Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Kiss boate de 231 mortes em Santa Maria

Ivonio Hermes | Flicker
Boate Kiss em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, incendiada na madrugada de domingo (27), durante festa de estudantes universitários, deixa cerca de 233 jovens mortos.

Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros, a tragédia começou quando a banda Gurizada Pandeigueira se apresentava, um membro do grupo musical ateou fogo em um sinalizador - espécie de rojão -  para iniciar um show pirotécnico.  As faíscas atingiram a espuma do isolamento acústico no teto da casa noturna e deu início ao incêndio, que se alastrou rapidamente. O estabelecimento não atendia normas de segurança, havia superlotação e o alvará de funcionamento estava vencido.

Do outro lado, Armando Neto, manifestou-se em nome da administração da Boate Kiss, emitiu comunicado na págima oficial na rede social Facebook, alegando que o quadro de funcionários possui a “mais alta qualificação técnica” e estava “devidamente treinado e preparado para qualquer situação de contingência”.

Testemunhas disseram que a fumaça tomou conta do local e o pânico foi generalizado. Muitas pessoas não conseguiram chegar a saída de emergência por falta de placas de informação e houve tumulto na saída principal do estabelecimento, gerando quedas e pisoteamentos.

As mortes ocorreram por asfixiamento, a inalação da fumaça, não por queimaduras do fogo. Sobreviventes estão de sobreaviso, pois ainda correm o risco de desenvolveer pneumonia por intoxicação química.113 estão internadas e 79 são consideradas pacientes em estado grave.

Cadê os responsáveis? Um local assim deveria ser coberto com forro antichama. Isso parece ser consequência de corrupção entre fiscais municipais e donos do estabelecimento. Mas é cedo para ter a certeza disso.

E.A.G

Nenhum comentário: