Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

domingo, 27 de janeiro de 2013

EBD 2013 - 1º Trimestre: Elias e os profetas de Baal

Elias e os profetas de Baal é o nome da quarta lição da revista Lições Bíblicas, à Escola Bíblica Dominical (EBD), publicada pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), com comentários de José Gonçalves. A matéria foca o confronto de Elias, que em si é uma comparação de altares. Os sacerdotes de Baal dedicaram culto a Baal e Elias ao Deus verdadeiro. E essa distinção religiosa tem uma lição muito importante aos cristãos. 

Um dia, ouvimos o chamado do Salvador e passamos a servir a Ele como Senhor. E para o restante de nossos dias é assim que deve permanecer a nossa disposição. Mas, infelizmente, assim como aconteceu com a religiosidade dos judeus, acontece com diversos cristãos nos dias atuais (1 Reis 18.21). 

Os deuses da atualidade são diferentes, mas quem incentiva o ser humano a distanciar-se do Deus verdadeiro ainda é Satanás e o propósito continua igual: afastar as criaturas do seu Criador. Os falsos profetas induzem o povo a servir ao dinheiro, ao culto pessoal e de terceiros e às placas denominacionais. Isto ocorre, inclusive, com a introdução de sincretismo religioso.

É perfeitamente aceitável a analogia da vida cristã com um altar. Cristo deve ser entronizado em nossos corações e adorado como único Deus verdadeiro em nossas vidas, diuturnamente. Cada decisão que tomamos é um tijolinho posto no altar espiritual. A vida cristã é construída corretamente através do conhecimento das Escrituras Sagradas e da decisão de afastar-se do pecado (Salmo 119.11).

Paulo escreveu: "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus" - Romanos 12.1-2. 

O apóstolo Tiago descreveu o comportamento daqueles que, apesar de extremamente religiosos, constroem altares desagradáveis ao Criador. Por ser influenciados com o estilo desse mundo, vivem a religiosidade carnal, mundana, impulsionada pelos interesses de Satanás "Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica (...) De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?" - Tiago 3.13-15; 4.1.

É preciso promover a verdadeira adoração. Ela é praticada através de imparcialidade baseada nas Escrituras Sagradas.

"E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada (...) Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz" - Tiago 1.5; 3.17-18.

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.