Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O que é escatologia bíblica?

Em Lucas 21.36 está escrito: Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e possais estar em pé na presença do Filho do Homem" (ARA). Este versículo bíblico afirma que devemos vigiar e orar para escapar dos juízos divinos contra o mundo.

Como fazer isso? Estudando escatologia. Ao estudá-la, faça isso em oração e pedindo ao Senhor que ilumine o seu entendimento.

O que escatologia?

A escatologia bíblica utiliza a Ciência da Metodologia Indutiva, para chegar à verdade revelada da Palavra de Deus contida nos escritos originais, em hebraico e grego . Assim, transpõe as barreiras culturais e linguística de mais de dois mil anos. Leva em consideração a linguagem distinta do texto bíblico, pesquisa a cultura diferente que existia na época em que o texto foi escrito. Analisa imagens, símbolos e metáforas, com a finalidade de elucidar quais textos usam mensagens literais e simbólicas.

Escatologia bíblica é a doutrina que lida com as “últimas coisas” relacionadas a Cristo e a Igreja, por meio da soberania de Deus, "segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor" (Efésios 3.11). A palavra tem raiz no idioma grego: “eschatos” (último); “logos” (estudo). Fazendo uso de análise exegética das Escrituras Sagradas, estuda todas as nossas crenças cristãs quanto ao fim dos tempos. A matéria ensina sobre os eventos que estão para começar a acontecer a qualquer instante. Aborda a vinda de Cristo e o que isso acarretará para a humanidade (os salvos, os não salvos e os judeus).

Expressões bíblicas escatológicas: “últimos dias” (Isaías 2.2; Miquéias 4.1); “últimos tempos” (1 Pedro 1.20) e “última hora” (1 João 2.18).

A escatologia faz uso das profecias.

De Gênesis à Apocalipse a Bíblia está cheia de profecias. Quem quiser entender corretamente as profecias da Palavra de Deus, deverá seguir as diretrizes teológicas, que representam parâmetros importantes aos estudiosos das Escrituras Sagradas.

O que é profecia? A palavra grega para profecia é “propheteia”, originárias de duas outras palavras gregas, pró (para frente) e “phemi” (falar). Significa falar a respeito da mente e do conselho de Deus. Por esta definição entendemos que a Escritura em certo sentido é profecia.

Eventos escatológicos

1 Tessalonicenses 4.16-17: O que acontecerá no Arrebatamento da Igreja;
2 Coríntios 5.10: O Tribunal de Cristo;
Daniel 9.25-27: Quanto tempo durará a Grande Tribulação?
Zacarias 14.4: Jesus voltará a Terra outra vez? Sim!
Apocalipse 20.11-15: O que a Bíblia diz sobre o Juízo Final;
2 Pedro 3.13: As revelações bíblicas sobre Novos Céus e Nova Terra.

Escatologia não é futurologia

Existem muitos futurólogos no mundo, mas somente a Bíblia contém a verdade sobre o futuro.  Ela foi divinamente escrita, portanto nenhum leitor pode interpretá-la fazendo especulações ou interpretações e conclusões próprias.

É preciso estudar escatologia com o cuidado de não ir além do que está escrito (1 Coríntios 4.6). Para conhecer o futuro, é preciso buscar na Palavra de Deus o que está revelado.

Conclusão

Deus anuncia em sua Palavra o fim desde o princípio e, desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam, e declara: “o meu conselho será firme e farei toda a minha vontade” – Isaías 46.9,10.

Os eventos escatológicos sempre ocorrem no sentido de montar o cenário ao esperado momento da Segunda Vinda de Cristo aos desdobramentos que acontecerão após este glorioso episódio da História do ser humano na Terra.

E.A.G.

Texto resumido e compilado, de:

Bíblia de Estudo Indutivo (Editora Vida), edição de 1997;
Biblical Eschatology Blog
Curso Bíblico de Escatologia - Eliseu Pereira
Pr. Jorge Albertacci
Lições Bíblicas - Juvenís; O que a Bíblia fala sobre o futuro da Igreja (CPAD);

7 comentários:

Oldemar Dressler disse...

TEOLOGIA!!! Creio ser um assunto digno de maior atenção. Jesus prometeu vir em um dia em que nigem estivesse esperando. Virá para os que estarão amando a sua vinda. Por esta razão penso ser o tempo de se dicutir e etudar a exaustão o momento em curso. Pois ninguem mais busca interesse em pregar ou mesmo ouvir sobre a vinda de Jesus para proceder o rapto da igreja. Negar isso é negar os principios do evangelho
proldemar.blogspot.com.br

Altemar Oliveira disse...

Graça e Paz, amado irmão eliseu,
Gostaria de aproveitar o tema e convidá-lo junto com seus seguidores a participar de nosso I Seminário Teológico com o seguinte tema:
Entendendo as 7 cartas às Igrejas da Àsia - Uma análise Histórica.
mais detalhes no link:
http://fateos.org/mail.html.
Em Cristo.
Pr. Altemar Oliveira

Altemar Oliveira disse...

Graça e Paz, amado irmão eliseu,
Gostaria de aproveitar o tema e convidá-lo junto com seus seguidores a participar de nosso I Seminário Teológico com o seguinte tema:
Entendendo as 7 cartas às Igrejas da Àsia - Uma análise Histórica.
mais detalhes no link:
http://fateos.org/mail.html.
Em Cristo.
Pr. Altemar Oliveira

guiomar disse...

de uma certa maneira a castolgia está ligada ao Epocalipse. Para podermos entender melhor é preciso que estaremos sempre por dentro de todas as cartas escritas e principalmente estarmos totalmente ligados ao epocalípse.

Pastor José Costa disse...

O estudo da escatologia aqui colocado nos nos dá uma visão muito boa dos acontecimentos futuros no que diz respeito ao povo de DEUS.
Convido a todos para ler também sobre este assunto no meu blog...blogdoprjosecosta.blogspot.com.
Grato
Pr José Costa

Fabio Silveira de Faria disse...

Gostei imensamente desta explicação. A transmitirei para aqueles que ainda
não possuírem o conhecimento do assunto.
Fabio, cristaodebereia.blogspot.com

Di Vieira disse...

Bom é conhecer e entender o que nos diz a palavra de Deus e aprender o que ainda não entendemos com os que se dispõem a ensinar com amor e sabedoria todo o viver por Cristo e as profecias do final dos tempos. "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" de dúvidas, do medo e de crenças que fantasiam por ouvir
dizer e outros com a intenção de iludir.Obrigada por compartilhar conosco.
Saudações em Cristo!