Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 20 de maio de 2012

Multishow centenário Lacta ao vivo


Neste domingo, 20 de Maio de 2012, o Multishow transmitiu ao vivo, direto do Anhembi - SP um show com apresentações de Thiaguinho, Luan Santana e Ivete Sangalo. O evento foi promovido pela Lacta, empresa de chocolates, que comemora 100 anos de existência.

Você poderá perguntar qual é a razão de um blog com editorial evangélico falar de um show assim, com as músicas "do mundo".  Bem, ser crente em Deus não significa alienar-se. Jesus lembrou bem isso aos dizer que estamos no mundo. Ele precisava dizer essa nossa situação tão óbvia, afinal, são muitos que confundem alienação com santidade.

O apóstolo Paulo, escrevendo aos crentes da cidade de Corinto, provou não ser uma alienado. Em sua carta ele cita uma fala de uma peça teatral escrita por Menandro, que nunca foi um cristão. "As más conversações corrompem os bons costumes", encontrada em 1 Corintios 15.33, é de autoria do teatrólogo, escrita para a peça chamada Thais. Mais sobre isso: aqui. 

O repertório apresentado no show e a vida no dia-a-dia.

Não assisti a primeira parte da programação, achei o evento depois que acabou um bom programa evangélico. Zapeei o controle remoto e cheguei ao Multishow. Não assisti a apresentação que foi feita pelo Waguinho, ex-integrante de uma grupo de pagode. Sintonizei quando já estava em andamento o jovem Luan Santana.

Como não deveria deixar de ser, tanto o Luan quanto a Ivete entoaram letras que expressam sentimentos humanos. Pela música são extravasadas esperanças de encontrar o par perfeito, contam o romance em crise, emitem promessas de satisfazer sonhos... Isto está inerente em cada alma.

As intenções de relações amorosas descambam para o lado errado quando o par, ou uma das pessoas entre o casal brinca com os sentimentos, tem o sex appeal descontrolado. Como? Vive o sexo sem compromisso, fora do casamento. Pareço pudico ou falso moralista? Estão aí as taxas de pesquisas mostrando as crises da sociedade, garotas com bebês no colo, sem o apoio do pai da criança e sem condições, psicológicas e financeiras, para fazer o papel de mãe. Depois dos nove meses a apaixonite acaba e resta a obrigação de educar a vida inocente que não pediu para nascer. E, pior do que isso é quando o aborto é apresentado como a solução para resolver o "problema" que cresceu no útero da garota.

Um pingo é letra e meia palavra basta?

Na apresentação de Luan Santana, uma garota lançou um sutiã no palco. Com a criatividade natural de artistas, o cantor conversou com a fã. Cantou três trechos de músicas com teor sensual para ela. Ao final, disse que não sairia com ela ao término do show, porque todas as outras fãs são muito ciumentas. Outras fãs jogaram a mesma lingerie, o cantor repassou-as para outros componentes da banda, pendurando em seus instrumentos.

A cultura de oferecer a peça íntima pode ser engraçada à beirada do palco para alguns, ousada para outros, e vista como atitude moderna de gente descolada. Mas a garota que faz coisa parecida longe do show, inserida no cotidiano de sua vida, pode ter a certeza que os homens têm preferência por mulheres que se preservam, eles recusam para relações de compromisso sério aquelas que se expõem demais, se mostram dadas.

É claro que os homens não dirão sobre essa preferência sempre que perguntados, afinal, a etiqueta recomenda fazer declarações politicamente corretas, para não ser chamados de machistas, moralistas, preconceituosos, ultrapassados, ou coisa do gênero.

A boca fala do que o coração está cheio.

Ivete Sangalo se apresentou bastante espontânea, parecia estar em casa. Tirou o par dos sapatos, refez a maquiagem... E entre uma e outra música revelou que nos próximos dias completará 40 anos. Disse que se olhou no espelho e sentiu muito bem com o que viu, pegou o telefone e falou ao marido que ele é um sortudo. Aconselhou as mulheres presentes a usarem recado em público e serem "lobas loucas" apenas entre as quatro paredes com seus parceiros. Quem sabe, o termo loba-louca seja uma alusão para a canção A Loba, cantada por Alcione (é possível encontrar no YouTube), ou ao livro Idade da Loba, de Regina Lemos, que registra a situação atual de mulheres ativistas nos idos de 1960 e que à epoca do lançamento da obra girava perto dos 40 anos.

Ainda, Ivete agradeceu a Deus por ter feito ela uma cantora.

Concentrações de fé e concentrações seculares.

Bem, é mais do que claro que o agrupamento de pessoas em eventos de cunho religioso é bem diferente. As pessoas comparecem com o objetivo de louvar a Deus e de alguma forma ser alcançadas com bênçãos. É claro que existem problemas entre os cristãos. Mas, não é possível fazer uma comparação entre um e outro tipo de evento porque a diferença é enorme.

Não me dirigindo especificamente à celebração da Lacta, já ouvi depoimentos de policiais afirmando que em shows seculares é comum encontrar usuários de drogas e o delito do tráfico, depredações do patrimônio público e de patrimônio particular, além de outros tipos de problemas. E, no caso de concentração religiosa, é quase que nulo o trabalho da polícia, inclusive até o lixo é encontrado em pequeno volume espalhado pelo chão.

E.A.G.

Nenhum comentário: