Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Viver em família ou sozinho?


Em 10 de Fevereiro, o portal IG publicou um artigo, cuja autoria é de Rafael Bergamaschi, título "Sozinhos e Felizes", sobre algumas pesquisas apontando ao aumento do número de pessoas habitando separadas de familiares e amigos.

Entendo que nenhum cristão deve abaixar a cabeça e resignado aceitar os males desse mundo. Pois, conhece a comparação que Jesus fez sobre aquele que quer segui-lo. Sal e luz. Dois elementos agentes.

O cristão recebeu como missão adotar o comportamento que opta por amar. O amor se consiste em ações positivas, na transmissão da benignidade à vida humana. Experimentamos o benefício da presença do Senhor em nossas vidas. Uma das formas de amar é fazer com que outras pessoas também conheçam o bem-estar que conhecemos.

É muito importante transmitir o estado de alegria que recebemos através da presença do Criador em nosso estilo cristão de viver. O crente em Cristo tem um chamado divino para a sua geração, o objetivo deste chamamento é para que ele ofereça a todos da sua época o sabor do Pão do Céu e a luz da Palavra de Deus.

Ao ler o artigo de Bergamaschi, veio em minha mente os seguintes textos bíblicos:

Gênesis 2.18: “Não é bom que o homem vida só...”.

Salmos 68.6: "Deus faz que o solitário viva em família...".

Provérbios 18.1: “Aquele que vive isolado busca seu próprio desejo; insurge-se contra a verdadeira sabedoria”.

Eclesiastes 4.8-10: “Há um que é só, e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão; e contudo não cessa do seu trabalho, e também seus olhos não se satisfazem com riqueza; nem diz: Para quem trabalho eu, privando a minha alma do bem? Também isto é vaidade e enfadonha ocupação. Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante”.

2 Timóteo 3.3: "...sem afeição natural..”.

Nem todos que estão sozinhos vivem assim por opção pessoal, alguns casos têm a ver com opção dos outros. É difícil declarar-se um ser rejeitado e comentar sobre os motivos da rejeição.

Creio que a motivação de algumas pessoas que preferem isolar-se seja algum trauma. Eles buscam na solidão a paz e a liberdade, que em minha opinião é apenas aparente em quase todos os casos.

No artigo, uma entrevistada se mostra feliz e diz que morar sem companhia dá a ela o privilégio de ir dormir e acordar quando desejar. Dormir quando quer e acordar quando quer, é uma condição que também pode ocorrer acompanhado. Basta haver respeito no lar. Tenho isso, moro em família, o relógio não me pressiona, o sono não é interrompido pelas pessoas que convivem comigo e nem interrompo o sono alheio.

Outros, falaram sobre amigos de Internet. Realmente, nestes tempos modernos é possível socializar-se virtualmente. Mas tais relacionamentos não substituem a vida presencial. A interatividade em redes sociais não são comparáveis ao calor de troca de olhares, não é possível sentir a latência do perfume, ter os contatos de abraço, o prazer de sentir a voz do outro dentro da rotina estabelecida debaixo de um teto compartilhado.

Deus abençoe a todos em relacionamentos interpessoais.

E.A.G.

Nenhum comentário: