Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Ano bissexto. Por quê?



Hoje é 29 de Fevereiro de 2012. Um dia extraordinário, dia de um ano bissexto. Quem celebra o seu aniversário, a celebração será novamente apenas em 2016.

O ano bissexto contém 366 dias, em vez de 365, foi introduzido por Júlio César em 46 a.C., quando se reformou o calendário. No calendário Juliano, o dia à mais foi inserido em Fevereiro, dobrando o sexto dia (bis in latin sextus). A adição de um dia no calendário foi necessária em função da diferença de 6 horas aproximadamente, entre o tempo que leva para a Terra para fazer a sua revolução em torno do Sol e do ano calendário. O sistema introduzido recebeu o nome do imperador romano, mas foi desenvolvido pelo astrônomo Sosígenes de Alexandria, um grego.     

O ano solar durava 365,2422 dias (365 dias, 5 horas, 48 ​​minutos e 46 segundos), 11 minutos e 14 segundos a menos do que a média do calendário juliano (365 dias e 6 horas). A diferença é de apenas 0,002%, mas ao longo dos séculos, o desvio torna-se maior (cerca de 3 dias a cada 4 séculos). A introdução de um dia a cada 4 anos é compensada pela diferença, respeitando assim a posição das estações.

O Papa Gregório XIII introduziu a reforma do calendário em 1582, para trazer de volta a data de início da Primavera, 21 de Março, e assim evitar que a Páscoa passasse a ser celebrada no verão. Na época, diversos países, com maioria de cristãos ortodoxos, rejeitaram, mas no século seguinte ele foi adotado.

Curiosidade de 29 de Fevereiro de 2012: O Google homenageia, em logotipo alterado, Gioachino Antonio Rossini, em seu 220º aniversário. Rossini escreveu alguns quartetos de cordas e muitos números de óperas. O doodle também celebra o ano bissexto através do  artista, que nasceu em 29 de Fevereiro de 1792.


Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.