Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Ósculo santo - o que é isso?



No meio cristão evangélico, uns se cumprimentam dizendo "a paz do Senhor" e apertam as mãos, outros, falam "a paz de Deus", e recebem como resposta um "amém". Também, há comunidades que usam "paz e graça", como forma de saudar. 

E, ainda, há denominação evangélica - a mais conhecida é a Congregação Cristã no Brasil - que dentro de seus templos após dizerem "a paz de Deus" homens beijam homens e mulheres beijam mulheres na face.

Ao me converter a Jesus Cristo na Assembleia de Deus, aprendi a cumprimentar com aperto de mãos e com "a paz do Senhor". Mas não faço questão desse cerimonialismo. Entendo que é um costume, apenas. Não considero doutrina bíblica. O importante é ter a paz, ser pacificador, e não apenas saudar usando a palavrinha paz.

Às vezes, cumprimento usando a frase "paz e graça", ou "a paz de Deus", aos que possuem o hábito de saudar com essas outras formas.
Apesar de respeitar as denominações que usam a saudação com beijo, não entendo que os versículos encontrados no Novo Testamento sejam mandamentos universais. Beijar neste caso, é costume local. Até os dias de hoje os cidadãos do oriente, para o local que as cartas foram escritas, se beijam.

Paulo escreveu orientando sobre todos os tipos de saudações, e não apenas para a saudação do ósculo. Ele quis explicar que é preciso saudar sem fingimentos no estilo Judas Iscariotes, que fosse saudação santa. É preciso saudar com sinceridade de coração, com sentimento de fraternidade, não apenas pela força do hábito, sem sentimento de obrigação protocolar ou movido por interesses pessoais.

Do ósculo santo para a mão santa.

Em outra ocasião, Paulo fez pedido parecido. Escreveu: "Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda" - 1ª Timóteo 2.8.

Não se trata de um mandamento de orar com as mãos levantadas. Mas uma chamada de atenção sobre a conduta de quem ora. É bom orar, mas tendo cuidado para que a vida seja sem raiva do próximo, sem brigas com o próximo. Viver irado e em contenda faz com que a pessoa não tenha mãos santas, e nem a saudação santa.

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.