Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A luz de Deus, o sol e a lua


O primeiro dia:

"E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro" - Gênesis 1. 3-4.

O quarto dia:

"E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi. E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra, e para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.  E foi a tarde e a manhã, o dia quarto" - Gênesis 1. 14-19.

Diante desses dois textos bíblicos, pergunta-se:

Como no primeiro dia Deus criou o dia e a noite, a luz e as trevas, porém só no quarto dia criou o sol e a lua? O quê iluminava os primeiros três dias e noites? Bem, podemos entender que estes dias e noites foram dias e noites diferentes de todos os demais dias e noites que vieram a existir depois. O mundo passava pelo estágio da formação, não estava completo.

Sempre que me deparo com essa questão, percebo que as pessoas que questionam sobre a ordem cronológica da existência da luz e da criação dos luminares, pensam que o Criador tem as limitações que pertencem aos seres humanos, olham para o Criador como dependente da própria criação.

Vejamos:

Deus é Espírito, não tem as limitações que os seres humanos têm. Ele não precisa dos astros sol e lua (criados por Ele) para enxergar, já que o seu próprio rosto resplandece mais do que a luz do meio dia (Atos 9)

Apocalípse 21.23 "E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada."

Apocalípse 22.5 "E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre".

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.