Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Filipenses 4.13 - tudo posso em Deus

"Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece" - Filipenses 4.12-13 (ARA)
Você pode tudo em Deus, Ele dá forças aos seus servos.

“Posso todas as coisas naquele que me fortalece” - Filipenses 4.13.
.
Existem duas interpretações radicais sobre essa passagem bíblica. Alguns forçam o texto querendo dar-lhe o sentido que ele não tem.

Uma interpretação quer tentar fundamentar a filosofia de que todo crente em Cristo deve ser milionário, viver de triunfo em triunfo, esquecendo-se que Jesus Cristo afirmou que no mundo teríamos aflições (João 16.33).

Outra interpretação quer ensinar que humildade no conceito bíblico é ser pobre financeiramente, viver em humilhações. E por causa disso todos os cristãos deveriam desprezar o progresso financeiro e abaixar a cabeça para todos, nunca lutar por seus direitos. Ora, o crente é ensinado pelas Escrituras Sagradas a humilhar-se em oração apenas debaixo das potentes mãos de Deus, e não seu próximo (1ª Pedro 5.6). Deus não pede a ninguém que abra mão de sua dignidade socialmente. Como cristãos, fazemos bem ao amar o outro como amamos a nós mesmos, nada exageradamente, nem à mais e nem à menos (Tiago 2.8).
.
A carta aos filipenses é uma das cartas que Paulo escreveu enquanto estava preso. Nela, ele manifesta estar feliz apesar de todas as circunstâncias em contrário. Sua felicidade advém de Deus, e por meio de seu relacionamento com os crentes filipenses, que o socorreram. Os crentes de Filipos enviaram uma oferta bastante generosa a ele por meio de Epafrodito, a carta é uma resposta à congregação cristã, uma espécie de recibo, confirmando que ele recebeu a doação.
 
Filipenses 4: comentando 19 versículos.
 
Qual é o contexto mais próximo de Filipenses 4.13? O contexto mais próximo é o próprio capítulo 4.  Assim como toda a Bíblia Sagrada, este capítulo é precioso para nós.

Versículo 1: Exortação a igreja para que viva em união e alegria no Senhor.

Versículos 2 e 5: O apóstolo solicita às irmãs Evódia e Sintique que vivam em harmonia com o Senhor. Aparentemente elas não estavam convivendo bem entre si. Paulo pede a uma terceira pessoa de sua confiança, Sízimo, que as ajude viver em paz uma com a outra. Lembra que todos devem relacionar-se sendo gentis. ser amáveis uns com os outros.

Versículos 6 e 7: O apóstolo aconselha a não se preocupar com nada. Preocupar-se é ocupar-se antes do tempo certo. Portanto, é um equívoco pensar que esteja dizendo que Deus não precisamos levar a Deus petições sobre o o nosso cuidado diário. Ele declara que devemos orar a Deus e pedir tudo o que é preciso a Ele, com coração agradecido. Ao fazer isso, a paz de Deus protege nosso coração e nossa mente, pois agir assim é estar unido com o Senhor.

Versículo 8: Paulo ensina como é que devemos ocupar a mente. Ele diz que deve ser com coisas boas e verdadeiras, honestas, nobres; que contenham dignidade, sejam puras, agradáveis a todos, cheias de amor; sejam em gestos simpáticos, decentes; de boa fama. Mas... Mas deven ser feitas por motivo que sejam excelente e dígno de elogios. Isto é, não causem escândalos.
 
Versículo 9: Paulo se põe como exemplo dos fiéis entre os irmãos filipenses e pede que eles o imitem em atos a palavras. Em texto correlato, diz que o imitemos assim como ele é imitador de Cristo (1ª Corintios 11.1).

Versículos 10 e 11: Paulo alegra-se e agradece ao Senhor por ter sido lembrado pelos membros da congregação que pastoreia. Ele regojiza-se porque a lembrança é mais do que a saudação protocolar "como vai você?" . Enviaram-lhe ajuda material. E isso é fator de bênçãos de Deus para estes irmãos.

Versículo 12 e 13: Paulo explica que sua relação com as circuntâncias da vida não influem em sua relação com Deus. Na pobreza e na riqueza, na escassez e na fartura, sendo respeitado e desrespeitado, ele sabia se manter dentro da vontade do Senhor, pois tinha discernimento que Deus o fortalecia a prosseguir em seu apostolado.

Versículo 14-17: Paulo reforça que aos irmãos de Filipos que eles fizeram bem em lembrarem-se dele. Lembra que eles tinham esse bom costume, diferente dos irmãos de Tessalônica, onde passou necessidade e foi socorrido pelos filipenses duas ou três vezes anteriores. Afirma que a oferta gera lucro ao ofertante.

Versículo 17, textualmente: "Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que aumente a vossa conta" (Almeida revista e Corrigida).

Versículo 18: Paulo revela que está em abundância, devido as ofertas enviadas pelos crentes filipenses por meio de Epafrodito (chamado Epafras em outras ocasiões). Ele declara que este tipo de socorro material é o mesmo que um sacrifício de aroma agradável para Deus, sempre aceitável ao Senhor.

Versículo 19: Paulo declara sua fé, dizendo que Deus por meio de Jesus Cristo recompensará os filipenses por ajudá-lo em seu momento de necessidade.


Versículos 20-23: Saudação final.

“Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena” - Provérbios 24.10.


E.A.G.

O artigo está liberado para cópias, desde que citado o nome do autor e o link (HTML) do blog Belverede.

Nenhum comentário: