Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Mateus 7.1-2 proíbe o cristão fazer julgamentos

"Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós" - Mateus 7:1-2.

Estas palavras de Jesus Cristo não são uma proibição aos cristãos quanto a julgar. Na verdade, é o estabelecimento de critérios para se fazer o julgamento, uma orientação para que a crítica cristã seja sempre construtiva, edificante.

Como cristãos, não devemos julgar esquecendo de fazer uso da Palavra de Deus, são as Escrituras que devem sempre servir de parâmetro para que avaliemos pessoas e situações, se certas ou erradas (Salmo 119.105).

Jesus Cristo disse: "Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça" - João 7.24.

Salomão escreveu: "Quem fala a verdade manifesta a justiça" - Provérbios 12.17.

Um dos nove dons do Espírito Santo entregues à Igreja é o discernimento de espíritos, ou seja, a capacitação para julgar corretamente as motivações de todas as ações (1ª Coríntios 12.8-11).

Toda exortação precisa ser feita com amor (Filipenses 2.1-3).

A apologia cristã deve ser usada como reação e jamais uma ação. O apologista do Evangelho de Cristo é a pessoa que se manifesta diante de perguntas, está sempre bem preparado para responder aos que perguntam a razão da fé cristã - 1ª Pedro 3.14-17; 4.15-16.

O cristão é incentivado a batalhar, com ânimo e cuidado constante, em defesa de sua fé - Judas 3.

Enfim, as palavras de Jesus Cristo registradas por Mateus no capítulo 7, apenas alertam sobre a qualidade do juízo que o cristão exerce. Quem julga segundo os critérios desse mundo, sem nenhum amor  ao próximo, no Dia do Julgamento final clamará por misericórdia e não a encontrará (Tiago 2.13)  mas àqueles que julgam misericordiosamente, encontrarão a misericórdia divina  (Mateus 5.7).  

E.A.G.

Um comentário:

Fernando Teixeira disse...

Ótima postagem! PARABÉNS

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.