Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Jesus Cristo e a idolatria da Igreja Católica Apostólica Romana - resposta para um católico

Algum tempo atrás, fiz uma postagem sobre a idolatria católica referente a Maria (veja-a aqui), quando afirmei que dificilmente um católico reconhece ser idólatra.

Naquela postagem, citei duas passagens bíblicas:

Atos 4.12: "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos".

1ª Timóteo 2.1,5: "Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; (...) Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem" - 1ª Timóteo 2.1, 5.

E, recentemente, recebi uma postagem de um blogueiro católico replicando a postagem:  

“Digamos que eu venha a concordar com sua definição para idolatria: 'É trocar o lugar que só pertence a Deus por uma ou mais pessoa ou coisa'. Essa definição não deixa de estar certa, mas não é precisa e clara".

Assim sendo, partirei aos esclarecimentos nesta nova postagem.

O internauta católico escreveu sobre minha citação de Atos 4.12 o seguinte: 

“Ora, o que isso tem a ver com a intercessão de Maria? Sua intercessão não é a redentora, aquela operada por somente Cristo. Sua intercessão, é igual a que seus amigos, parentes, pastores fazem por você, ou seja, orar para Deus por alguma pessoa”.

Resposta: Com todo respeito aos católicos, preciso dizer que sinto tristeza ao vê-los rezando a Maria. Explico a razão.

Sei que Maria foi uma mulher que buscava viver em santidade, ela já faleceu. Os mortos em Cristo dormem no Senhor, afirmam as Escrituras Sagradas em 1ª Corintios 11.30.

Então, pedir para uma pessoa interceder em vida é diferente de pedir para alguém interceder em morte. Se eu peço ao meu pastor para orar por mim, saiba que nunca pensei em dobrar os joelhos perante ele e ele jamais aceitará qua alguém faça isso. Tal situação é diferente daquelas em que o católico acende vela e dobra seus joelhos para uma falecida. Por favor, não interprete essa frase como desrespeito a você.

A reza é mais ou menos assim: "Santa Maria mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte, amém".

Leia, ou releia, Hebreus 9.27. Está escrito: Depois da morte segue-se o juízo. 

E, além de neste momento Maria dormir e aguardar o juízo eterno, em vida ela nunca teve os atributos da onipresença e onisciência, ou seja, ela não pôde, e não pode, estar em todos os lugares tendo ciência de todas as coisas que aconteceram, e acontecem hoje, ao mesmo tempo, em todas as partes do mundo.Como ser humano, ela não teve, e não tem hoje, a possibilidade de fazer mediação em nível global.

Sobre 1ª Timóteo 2.1,5, a crítica foi essa:
 
"Se você tivesse passado o que completa esse versículo entenderia o que estou falando. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos. Ora, a intercessão de Maria, como as do seu pastor não tem nada a ver com essa mediação única, que só Cristo faz, ou seja, salva-nos. Suas próximas colocações, logo são feitas partindo por a premissa errada. :)".

Resposta:
Maria foi uma mulher admirável, se consagrava ao Senhor, porém isso não lhes tirou  as falhas de ser humano. Exemplo: perdeu o menino Jesus por três dias. Confira:  Lucas 2.43-46..

Respeito você, respeito todos os católicos, e admiro Maria como a mulher que Deus escolheu para gerar seu Filho. E digo: ela cumpriu seu papel como mãe de Jesus Cristo. E a missão dela é apenas o que está relatada na Bíblia Sagrada.

Embora respeite você e os católicos em geral, divirjo da doutrina do catolicismo romano no ponto doutrinário da intercessão, pelos motivos expostos acima.

Entendeu? Por exemplo, nunca foi possível Maria tomar notas de solicitaçoes das oraçãos de brasileiros, um católico fervoroso rezando em Campinas, e ao mesmo tempo anotar petições de  um italiano na Itália, ajoelhado lá na Sicília. Embora virtuosa, ela não teve, e não tem,.atributos de divindade. Ela foi uma pessoa com limitações.

Tais poderes de mediadora, ouvir a todos em todos os lugares simultaneamente, se equiparam aos atributos divinos de Deus. Só Deus é onisciente, onipresente e onipotente!

Por causa disso sinto tristeza. Essa crença católica no poder de intercessão de Maria se configura em idolatria, sim. Crer que ela tenha os atributos iguais ao de Deus, em vida ou em morte, não tem aval bíblico. É o mesmo que endeusá-la.

Infelizmente, esta doutrina da intercessão não parou na pessoa de Maria. São muitos os nomes que os papas ao longo dos séculos têm canonizado, "alçado" ao posto de mortos intercessores de vivos, com poderes de estar em todos os lugares ao mesmo tempo, ouvindo preces e levando solicitações para Deus..

E.A.G.

10 comentários:

Anônimo disse...

Voce é um infeliz Elizeu. Cego, um babaca como tantos outros evangelicos. Primeiro que voce le a biblia ao pé da letra, burro, se formos discutir aqui voce perde todas. Mas, vou dar um exemplinho simples pra voce, imbecil. Leia transfiguração de Jesus. A existencia viva de dois espiritos visiveis a olho nu pelos apostolos, sinal que estão vivos, e trabalhando, e que nunca morreram, morre-se a carne e não o espirito a alma, outro ex. leia sobre saul, que foi falar com a medium, para que ela recebesse Salomão, vivo, entre os mortos(subjetivo), leia-se o rico lazaro e o mendigo que estava no seio de Abrão. Acho bom os evangelicos melhorarem seus conceitos. kkkkk Leia a biblia, recado, leia a biblia, ela é clara. kkk

Nelson Monteiro disse...

Caro Eliseu, agradeço sua atenção e postagem especial para mim. Seu novo post está cheio de erros, como o outro que comentei, que se deve a causa de seu estudo sobre o catolicismo ter sido fraco ou de fontes não confiáveis.

Eliseu:

"Assim sendo, partirei aos esclarecimentos nesta nova postagem.

O internauta católico escreveu sobre minha citação de Atos 4.12 o seguinte:

“Ora, o que isso tem a ver com a intercessão de Maria? Sua intercessão não é a redentora, aquela operada por somente Cristo. Sua intercessão, é igual a que seus amigos, parentes, pastores fazem por você, ou seja, orar para Deus por alguma pessoa”.

Resposta: Com todo respeito aos católicos, preciso dizer que sinto tristeza ao vê-los rezando a Maria. Explico a razão.
Sei que Maria foi uma mulher que buscava viver em santidade, ela já faleceu. Os mortos em Cristo dormem no Senhor, afirmam as Escrituras Sagradas em 1ª Corintios 11.30."

Nelson:

Mesmo que sua posição quanto aos mortos estivesse certa (o que não está ler aqui http://www.digitusdei.com.br/2009/12/debate-sobre-vida-apos-morte.html) não mudaria o fato de que pedir intercessão não é idolatria. Ora, se Maria e os outros santos não estão ouvindo, estou rezando para o vento, mas isso não implica à idolatria, caso fosse, deveria ser, também, para nossos pedidos de intercessões aos vivos, pois a única diferença é que um está vivo e o outro não. Tem que ter, pelo menos, alguma lógica para isso ser verídico. Não se muda num passe de mágica.

Nelson Monteiro disse...

Eliseu:

Então, pedir para uma pessoa interceder em vida é diferente de pedir para alguém interceder em morte.

Nelson:

Sim, a diferença é um estar morto e o outro vivo. Agora, você que tem que me mostrar que estando morto vira idolatria. Nós cremos que a alma está vivíssima, e a partir dessa crença que pedimos intercessões, essas intercessões que o próprio Deus leva aos santos.

Eliseu:

Se eu peço ao meu pastor para orar por mim, saiba que nunca pensei em dobrar os joelhos perante ele e ele jamais aceitará qua alguém faça isso.

Nelson: Você partiu para outra discussão que é: os tipos de culto. Estávamos discutindo apenas sobre intercessão. Ou você quer dizer que se pedirmos intercessão a Maria e não prestarmos culto nesse pedido não estaremos idolatrando, é isso? Sobre as diferenças de cultos tenho dois posts para te ajudar, são eles: http://www.digitusdei.com.br/2009/12/idolos-vs-imagens.html http://www.digitusdei.com.br/2010/08/mais-sobre-adorar-e-ajoelhar-se.html

Eliseu:

"Tal situação é diferente daquelas em que o católico acende vela e dobra seus joelhos para uma falecida. Por favor, não interprete essa frase como desrespeito a você."

Nelson:

Vou retornar a pergunta: Então, para você não é o pedido de intercessão que é idolatria, mas a forma que esse pedido é feito aos mortos? Por exemplo, se eu pedir sem nenhuma reverência (aos mortos) não estarei idolatrando, enquanto se eu pedir reverenciando (os mortos) estarei idolatrando?
Deixei os links aí acima. Peço que leia. Se não leres, na próxima, eu colo aqui.

Nelson Monteiro disse...

Eliseu:

A reza é mais ou menos assim: "Santa Maria mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte, amém".
Leia, ou releia, Hebreus 9.27. Está escrito: Depois da morte segue-se o juízo.

Nelson:

Eu não estou vendo contradição nisso. Parece-me que você confundiu na "hora da nossa morte" com "depois da morte" de Hebreus. Não pedimos intercessão à Maria depois da morte e antes do juízo. Não existe isso na doutrina católica.

Eliseu:

"E, além de neste momento Maria dormir e aguardar o juízo eterno, em vida ela nunca teve os atributos da onipresença e onisciência, ou seja, ela não pôde, e não pode, estar em todos os lugares tendo ciência de todas as coisas que aconteceram, e acontecem hoje, ao mesmo tempo, em todas as partes do mundo.Como ser humano, ela não teve, e não tem hoje, a possibilidade de fazer mediação em nível global."

Nelson:

Sobre a suposta dormição de forma literal ler aqui no meu blog: http://www.digitusdei.com.br/2009/12/debate-sobre-vida-apos-morte.html
Quanto aos atributos de Deus, é mais ignorância de sua parte. Ninguém diz que Maria está em todos os lugares ao mesmo tempo e ninguém diz que Maria tem ciência de todas as coisas que aconteceram, acontecem ou acontecerão. A Santíssima Maria está no céu, e só pode interceder por nós porque o SER onisciente (DEUS) mostra as intercessões feitas para ela. Em outras palavras: Ela não 'capta' nossas orações, é Deus que 'capta' é as diz. Logo, isso não é onisciência.

Nelson Monteiro disse...

Eliseu:

"Sobre 1ª Timóteo 2.1,5, a crítica foi essa:

"Se você tivesse passado o que completa esse versículo entenderia o que estou falando. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos. Ora, a intercessão de Maria, como as do seu pastor não tem nada a ver com essa mediação única, que só Cristo faz, ou seja, salva-nos. Suas próximas colocações, logo são feitas partindo por a premissa errada. :)"."

Resposta: "Maria foi uma mulher admirável, se consagrava ao Senhor, porém isso não lhes tirou as falhas de ser humano. Exemplo: perdeu o menino Jesus por três dias. Confira: Lucas 2.43-46.."

Nelson:

Uma resposta nada a ver com minha refutação. Mas vamos lá: "Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos." Ora, isso não foi culpa de Maria, Jesus por livre vontade quis ficar. Aliás, não foi culpa de ninguém. Jesus não se perdeu. Pensaram que vinha com a multidão. Por isso que: "andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos".

Eliseu:

Respeito você, respeito todos os católicos, e admiro Maria como a mulher que Deus escolheu para gerar seu Filho. E digo: ela cumpriu seu papel como mãe de Jesus Cristo. E a missão dela é apenas o que está relatada na Bíblia Sagrada.

Nelson:

Só tenho a discordar.

Nelson Monteiro disse...

Eliseu:

Embora respeite você e os católicos em geral, divirjo da doutrina do catolicismo romano no ponto doutrinário da intercessão, pelos motivos expostos acima.

Nelson:

Motivos estranhos. Pois não deu para saber se diverge pela intercessão em si ou o culto de dulia, seja na intercessão ou não.

Eliseu:

"Entendeu? Por exemplo, nunca foi possível Maria tomar notas de solicitaçoes das oraçãos de brasileiros, um católico fervoroso rezando em Campinas, e ao mesmo tempo anotar petições de um italiano na Itália, ajoelhado lá na Sicília. Embora virtuosa, ela não teve, e não tem,.atributos de divindade. Ela foi uma pessoa com limitações."

Nelson:

Isso mesmo. Por não poder fazer isso, Deus comunica nossas orações a ela.

Eliseu:

Tais poderes de mediadora, ouvir a todos em todos os lugares simultaneamente, se equiparam aos atributos divinos de Deus. Só Deus é onisciente, onipresente e onipotente!

Nelson:

Errou outra vez. Sua falha é não compreender de que forma ela adquire conhecimento de nossos pedidos. Agora, já explicado, se você for honesto, é hora excluir essa postagem e a outra que comentei.

Nelson Monteiro disse...

Eliseu:

Por causa disso sinto tristeza. Essa crença católica no poder de intercessão de Maria se configura em idolatria, sim. Crer que ela tenha os atributos iguais ao de Deus, em vida ou em morte, não tem aval bíblico. É o mesmo que endeusá-la.

Já explicado.

Eliseu:

Infelizmente, esta doutrina da intercessão não parou na pessoa de Maria. São muitos os nomes que os papas ao longo dos séculos têm canonizado, "alçado" ao posto de mortos intercessores de vivos, com poderes de estar em todos os lugares ao mesmo tempo, ouvindo preces e levando solicitações para Deus..

Nelson:

Já explicado ;)

www.digitusdei.com.br

Eliseu Antonio Gomes disse...

Prezado anônimo.

Ler a Bíblia? Este conselho é bom, e costumo fazê-lo constantemente sempre que há oportunidade.

Se eu leio-a? Sim, há quase 25 anos, ininterruptamente. É importante conhecê-la do Gênesis 1.1 ao Apocalípse 22.21.

Conheço as passagens bíblicas que citou. Elas são importantes, e precisam ser todas contextualizadas ao comentá-las. Depois dessa sua participação, começo a pensar em fazer publicações neste blog sobre cada uma delas.

Da sua parte, a minha opinião é que precisa rever seu jeito de agir. Usar o anonimato para defender sua fé, e ofendendo, desabona suas crenças.

Abraço.

Salviano Adão disse...

Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA” que é a palavra de Deus,” e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Será que tem uma seqüência para salvação? Religião salva alguém? O que é pecado contra o próprio corpo? O que é caminho da carne?
O que a bíblia diz sobre: Idolatria, o que a bíblia fala sobre imagens e esculturas? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? Crer em Deus é fato! Mas se eu não aceitar Jesus, se eu não confessar Jesus como meu único salvador, mesmo assim serei salvo? Qual é o verdadeiro batismo e a verdade sobre a ceia do Senhor? Quebrando maldição, como assim? Ganhar o mundo inteiro e perde a sua alma? Essas e outras perguntas e resposta você vai encontrar no site. www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com “Seja sua bíblia de católico ou de evangélico.” Você pode dizer, eu já estou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, divulgue este site, fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” II (Pedro cap 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (I A Timóteo cap 2 ver5e6) Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e mal. Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, que tenho proposto a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas... (Deuteronômio cap 30 ver 15 e 16)
Quer saber mais acesse:
www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
“Seja sua bíblia, de católico ou de evangélico.”

ebly disse...

Eliseu que Deus te abençoe! eu tanbém fui cega! igual a essas pessoas! sendo enganadas pela visão mentirosa que satanás coloca em suas mentes! para roubar a glória de Cristo! sendo que Deus não dividi a glória dele com ninguém.satanás os enguana atraves de varias meios! o que podemos fazer e orar para que Deus possa tirar as escama dos seus olhos! caso contrário iremos nos estressar, ou até mesmo pecarmos! amar ao teu próximo como a ti mesmo!