Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Falsos pastores ou pastores irredutivelmente equivocados?

Infelizmente, passam-se horas, dias, meses, anos e décadas e este recado continua bastante necessário.

A melhor definição que eu tenho para pessoas que se comportam como falsos pastores, ou pastores equivocados, são as figuras de enfermeiras e babás pegas no flagra maltratando o idoso e o bebê, apesar de sua função ser o de prezar pelo máximo cuidado delas, conforme pede, espera e remunera seus patrões. Elas são assalariadas para fazer o bem, porém, são incapazes de fazê-lo naturalmente. Hoje em dia câmeras escondidas cumprem o papel de ótimos vigilantes. As imagens revelam o caráter de quem vive de fachada. Então, é muito comum os programas jornalísticos mostrarem cenas de maus tratos cometidos contra seres indefesos por estes falsos profissionais. O que vemos é sempre revoltante.

O pastor se referindo a ele mesmo: "Eu sou ungido, ai dos que tocarem neste ungido do Senhor!"

Geralmente pastores que soltam pérolas assim são "hitlerzinhos", uns déspostas, e se consideram acima das críticas.

Como lidar com pastores equivocados ou falsos pastores?

De acordo com Jesus, todo pastor é chamado para servir, ser o menor entre todos na igreja. Esta foi a definição feita por Cristo quando os discípulos brigavam entre si tentando fazer prevalecer a ideia geral de qual deles era o maior, o mais importante entre os doze da turma que andava com o Mestre (Mateus 18.1-7).

Diante disso, ao líder evangélico que se comporta de maneira autoritária, como se fosse o maioral dentro da congregação cristã evangélica, só resta dizer-lhe: converta-se!

E, é necessário lançar um alerta para as ovelhas do Senhor que estiverem sendo humilhadas por eles. É preciso dizer-lhes: vocês são ovelhas de Jesus e não de um ser humano; fechem suas carteiras de dinheiro, parem de manter financeiramente o ministério de quem é déspota, vão ofertar e dizimar em outro templo, onde quem agora pisa em vocês não tem nenhum controle e autoridade. Vão em paz, porque vocês são livres e merecem fazer parte de um ministério onde o líder, que se apresenta como pastor, conheça e viva o real sentido da palavra ministro cristão.

O ministro cristão, que usa a distinção de pastor, mas não expressa amor divino aos membros da congregação que administra, representa as pessoas que o apóstolo João classificou de anticristos (1ª João 2.18), pois esperamos vê-los trabalhando para Cristo mas eles fazem o contrário, maltratam o rebanho de Cristo. Isto é revoltante.

A finalidade espiritual da função pastoral é, de todas as maneiras possíveis e necessárias, saber e estar sempre disposto a cuidar muito bem dos cristãos, é sempre estar em prontidão para alimentar as ovelhas do Senhor Jesus.

No Novo Testamento, passagem bíblica no Evangelho escrito por João, 21.15-17, encontramos a lição do significado da função pastoral:

"E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro:

- Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes?

E ele respondeu:

- Sim, Senhor, tu sabes que te amo.

Disse-lhe:

- Apascenta os meus cordeiros.

Tornou a dizer-lhe segunda vez:

- Simão, filho de Jonas, amas-me?

Disse-lhe:

- Sim, Senhor, tu sabes que te amo.

Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

Disse-lhe terceira vez:

- Simão, filho de Jonas, amas-me?

Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe:

- Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo.

Jesus disse-lhe:

- Apascenta as minhas ovelhas".

E.A.G.

Artigo relacionado: leia um texto que alude a João 21.25-17. Você me ama?
__________

Texto republicado com atualização. A primeira postagem se encontra no dia 27 de janeiro de 2010. O artigo pode ser copiado, desde que citado o nome do autor e o HTML (link) do blog Belverede.

3 comentários:

Anônimo disse...

Que matéria edificante!!!Deus continue lhe abençoando. Que blog maravilhoso!!!

cristina disse...

Essa matéria descreve exatamente o q está acontecendo na igreja a qual faço parte, exatamente assim, sem tirar nem pôr.É uma triste realidade....Meu esposo e eu ficamos impressionados com toda matéria,pq estamos vivendo isso....Q o Senhor continue lhe abençoando grandemente ....

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro (a) Internauta Anônimo.

A ideia ao escrever este blog é exatamente esta: abençoar vidas.

Ore por este blog, sem Cristo nada posso fazer.

Abraço.