Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

COMEDIANTE ROBIN WILLIANS FAZ PIADA SOBRE MULATAS E TRÁFICO CARIOCA E PROVOCA MELINDRES EM BRASILEIROS


Robin Willians em Bom Dia, Vietnam - o filme relata a guerra que os Estados Unidos não ganharam.
Nesta segunda-feira, 30 de novembro, Robin Willians se apresentou no mais popular programa de talk show americano, apresentado por David Lattterman, e fez piadinhas sobre o Rio de Janeiro ter ganho o direito de sediar as Olimpíadas de 2016. Afirmou não ter sido um resultado justo, porque enquanto a cidade de Chicago foi representada no Comitê Olimpíco Internacional (COI) pela primeira-dama Michelle Obama e a apresentadora Oprah Winfrey, o Rio Janeiro levou (entenda-se ofereceu) aos organizadores do evento meio quilo de pó (drogas) e cinquenta strippers.
Parte da piada de péssimo gosto que o ator Robin Willians fez sobre as brasileiras, entendo ser consequência da construção da imagem que o Ministério de Turismo brasileiro incentivou que se mostrasse no estrangeiro. Qual? A anatomia semi-nua das nossas belas jovens compatriotas. Por anos, ao apresentar o Brasil no exterior, mostrava-se nádegas de dançarinas mulatas usando biquínis ou fio-dental dançando samba.
O que isto significava para as mentes masculinas estrangeiras? Um convite para visitar o País ou visitar as nossas filhas, irmãs, primas, mães e vizinhas?
As minúsculas vestimentas das mulheres no carnaval, imagens mostradas ao vivo na televisão brasileira, livremente em qualquer horário do dia e da noite, devem ser menores do que as roupas das strippers americanas. Então, não entendo porque tantos melindres pela declaração de Robin Willians sobre as mulheres brasileiras com poucas roupas, promovendo a sede carioca das Olimpíadas de 2016.
Sabemos que não foi bem assim. Mas as piadas dos norte-americanos, dentro da cultura deles sempre acontece nessa linha sarcástica. Achincalham tudo e todos, até o presidente Obama, que ajudaram a eleger.
Sobre a declaração das drogas, lembro-me que há duas semanas atrás, eu assistia o programa da Oprah, canal GNT. Era uma matéria que apresentava diversas cidades ao redor do mundo e seu modo de vida. O Rio de Janeiro foi mostrado através de uma carioca de classe média e sua empregada. A equipe de reportagem mostrou a casa de ambas, sendo que a doméstica morava num dos morros dominado por traficantes. A apresentadora fez questão de dizer que a equipe de reportagem foi pressionada pelos chefes do tráfico a pagar 600 dólares para que pudesse ir ladeira acima e concluir a matéria na residência da empregada. Também foi comentado o caso do helicóptero da polícia, derrubado por traficantes do Morro dos Macacos, em Vila Isabel. E ao filmar a praia de Copacabana, foram feitas algumas distorções de imagens, evitando focar detalhes de corpos de mulheres pormenorizadamente.
Esta é a imagem do Brasil que o comediante vê.
A assessoria de Robin Willians informou que o episódio de "acusações" não passou de uma simples brincadeira.
Em seu currículo, ele tem problemas com álcool e cocaína. Por duas vezes foi internado para desintoxicar-se.
Após a entrevista, o Comitê Olimpíco Internacional publicou nota parabenizando o Rio de Janeiro pela conquista das Olimpíadas e declarou que cogita processar Willians. Os membros do COI, sim, têm o justo direito aos melindres.
E.A.G.

2 comentários:

Natalia disse...

Eu achei muito bom sim ele ser processado !Pena que essa é a imagem do Brasil lá fora.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Natalia

Cogitou-se na hipótese de processo. Até agora não soube se o discurso virou fato.

Acredito que tudo ficará como está.

Abraço.