Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

1ª TIMÓTEO 5.8 - QUANDO O CRENTE É PIOR QUE O DESCRENTE

Willow Raven | The Culpeppers - Family of Faith

Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente” - 1ª Timóteo 5.8, ARA).


Que palavra dura!

Como pode um crente ser pior que um incrédulo? Como pode alguém em quem julgamos habitar o Espírito Santo, acreditamos estar lavado pelo sangue do Cordeiro, julgamos ser nascido de novo, ser cidadão do Reino de Deus ser pior que o descrente?


Pois é... Pode. O texto nos dá uma sinalização de como isso é possível – “negou a fé”, possui a fé, mas não a pratica.

O marido que maltrata, falta com a devida atenção, humilha com atos e palavras, espanca sua mulher, está negando a fé. A esposa que negligencia os cuidados ao marido, não direciona os encantos femininos para ele, idem. Os pais que irritam seus filhos e os filhos que desrespeitam e não honram os pais, de igual forma, estão em estado pior do que os incrédulos.

Baseado em outros textos bíblicos, levo o raciocínio adiante. Os maridos e as esposas que deixam de orar em favor de seus cônjuges também se enquadram na mesma condição: negam a fé em grau maior ou menor.


Sendo cristãos, temos que abrir os olhos e a boca para interceder pelas nossas famílias, porque esta é a vontade do Senhor. Ele ouve as nossas petições.

Se você é solteiro ou já enviuvou, passou pelo divórcio, pode pensar que não se enquadra neste ensino. Porém, deve estar igualmente atento, pois o mandamento do amor não está restrito apenas aos casados. "Ter cuidado dos seus" é querer e agir em favor de todos em ordem de proximidade e possibilidade. As Escrituras mandam, direta e indiretamente, interceder pelas autoridades, pelos nossos vizinhos, pelos colegas de escola e trabalho, pelos amigos, parentes distantes, pelos irmãos da nossa congregação. Temos que ser bênção para todos, dando atenção, ajudando.


O dever de amar a todos tem dois ângulos. Agora, alguém, em algum lugar, preservando a prática da sua fé em Cristo, está orando por mim, pois se preocupa com o meu bem-estar. E eu, estando receptivo aos ensinos bíblicos, tomo a mesma atitude por estas pessoa.

O nome disto é família, igreja, Reino de Deus. Chame como quiser, mas não negue a sua fé.

Fonte: newsletter Dalva dos Santos Ferreira

Texto originalmente intitulado "1 Timoteo 5:8 - Pior", de autoria desconhecida e adaptado ao blog.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.