Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

A CARTILHA DE PODES-E-NÃO-PODES DO MINISTÉRIO DA CRÍTICA

O Ministério da Crítica peca por trocar a base dos seus julgamentos. Em detrimento das Escrituras Sagradas usa as cartilhas denominacionais (“pode-não-pode”) e até mesmo vídeos do YouTube, sem critério bíblico algum.


Todo cristão tem um parâmetro para viver a liberdade que Cristo dá. Existe o raio de ações do cristão, onde ele pode agir sem desagradar a Deus. E com freqüência, o cristão que vive essa liberdade são os alvos do Ministério da Crítica, que afirma ser pecado o que Deus não considera ser.


Mostrei em postagem anterior (aqui) os fariseus e os intérpretes da Lei, considerando pecador até Jesus Cristo, porque Ele estava agindo fora da cartilha das tradições humanas.


A carne se alimenta de religião. E a religiosidade carnal não sabe viver dentro da liberdade de Cristo, costuma criar muitas regras para que os salvos não sejam tão livres assim. Inventa a cartilha de “pode-e-não-pode” e passa a proibir muitas coisas que não são pecados, passando a considerar o mal bem e o bem mal (Colossenses 2.16-23; Isaías 5.20).


O julgamento não é pecado, mas há maneiras corretas e incorretas de julgar. A carnalidade julga incorretamente porque faz isso segundo as aparências, quando Jesus orientou fazer julgamentos examinando as Escrituras Sagradas. Não é possível aplicar a reta justiça sem o uso da Bíblia (João 5.39; 7.24; Jeremias 17.5-9).
.
E.A.G.

4 comentários:

Pensamentos diários sobre a vida Cristã disse...

Ola Pastor
Tenho em meu blog uma reflexão que trata do mesmo assunto de maneira diversa, que transcrevo aqui.

LUTAS E INIMIGOS

Inimigos, lutas, perdas e vitórias

17 E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.

Ao comentar com meus filhos sobre os três espíritos que atuam no mundo, o espírito de Deus, o Espírito do Homem e os Espírito de Satanás, ( não fiz referencia, é claro, ao famoso espírito de porco) meu filho mais novo (11 anos) me pergunta se pode o Crente fazer a obra de Satanás? Devido a minha afirmação que pode o Homem dar lugar ao Diabo.

Sobre esta questão que vamos falar.

Quando o crente faz a obra que deveria ser exclusiva do Inimigo de nossas almas?

A resposta foi simples,

Filho isto acontece quando o crente mente, inveja e trabalha contra o produto de sua inveja, rouba, se levanta contra outro crente, esquecendo de pagar o mal com o bem.

"Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos." (I Tessalonicenses 5 : 15)

E, principalmente, quando o crente toma para si a função de Cristo a função de julgar, esquecendo que para emitir julgamento tem que haver acusação, postulamos acusações contra nossos irmãos para podermos emitir julgamentos condenatórios.

Tiago 4. 12 Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?

Esta é uma parte complicada pois, em nossa cultura, todos são culpados até que se prove em contrário, temos casos famosos na imprensa, como o casal que foi condenado pela opinião publica e toda a Mídia por uma falsa acusação de molestar crianças, passados os anos o caso foi arquivado por falta de provas ou provas inconclusivas porem, o mal já estava feito, aquela família já estava destruída, lembro ter visto uma matéria pequena, alias mínima em relação ao estardalhaço produzido pela Mídia mostrando um Senhor alquebrado pelo peso das acusações.

"E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite." (Apocalipse 12 : 10)

Estamos cansados de sermos julgados e condenados sem direito à defesa.

E principalmente um detalhe que passa despercebido pela maioria, estamos aqui preocupados com os grandes pecados, como se Deus tivesse uma escala de grandeza para pecadinho vai pro inferninho, para pecadão vai para o lago de fogo.

A fofoca, sim os fofoqueiros de plantão quando não tem o que falar inventam

Agimos como se não houvesse Deus, mentimos, escondemos nossos pecados perseguimos uns aos outros e principalmente julgamos.

"Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo." (I Pedro 3 : 16)

"Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias." (Mateus 15 : 19)

Nestes dias vemos nossas igrejas repletas de pessoas vivendo seus dias como é descrito em Lc 17.27

"Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos."

Agimos como se não houvesse Deus, mentimos, escondemos nossos pecados perseguimos uns aos outros e principalmente julgamos.

Se o princípio da sabedoria é o temor a Deus, quando mentimos em nada temos temor.

Mas há de vir o Julgamento, eu mesmo tenho visto os que julgaram abatidos pela mão do

Senhor.

Em meu coração perguntei não há Deus?

Entendi o que o salmista fala quando inquire a Deus dizendo,

SALMO 56

1 TEM misericórdia de mim, ó Deus, porque o homem procura devorar-me; pelejando todo dia, me oprime.

2 Os meus inimigos procuram devorar-me todo dia; pois são muitos os que pelejam contra mim, ó Altíssimo.

Esta semana ouvi uma palavra reveladora, Deus nos promete vitória, ora sem luta não pode haver vitória e tendo luta temos inimigos.

Ter inimigos faz parte de nosso crescimento, assim como ter amigos porem, quando lidamos com o evangelho do João Bobo, sim João Bobo aquele brinquedo que apanha rindo, vai lá embaixo e sobe rindo pra levar outra.

Onde se quer bater e que o Crente apanhe e levante rindo e se oferecendo para apanhar novamente.

Então devemos nos entregar a Deus, mesmo que custe nossa ida para cavernas, ou para o exílio, onde foi encontrado Moises, sim há momentos em que o próprio Deus há de se levantar para lutar nossa luta, pois se fizeram pesadas às acusações sobre nossas vidas e nossas atitudes buscando reconciliação somente trazem o peso de mais acusações.

Sm 42.3 As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus?

Ó Senhor pelo teu nome fomos pisados, perseguidos e injuriados, sentimos que precisamos nos converter a cada dia para alcançar da tua misericórdia.

Nos permita sonhar os teus sonhos, enche-nos de seu amor e misericórdia, e que nossos inimigos encontrem paz.

Deus existe e aqueles que não o temem também irão encontra-lo seja nesta vida ou no julgamento, espero, sim espero com toda minha alma, que nem dos que nos detestam seja retirada à chance de arrependimento, pois esta vida é um breve momento se comparada com a eternidade, sim perdemos o temor ao Senhor quando perdemos a visão de tempo, o que são 70,80,90 anos em comparação com milhões ardendo no Inferno.

Há um destino para aqueles que se colocam como machado de Deus, Babilônia foi tirada do mapa e lançado sal para que nada crescesse naquele lugar.

"Tu és meu machado de batalha e minhas armas de guerra, e por meio de ti despedaçarei as nações e por ti destruirei os reis;" (Jeremias 51 : 20)

Este é o conselho que nos da o Senhor.

"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem." (Lucas 21 : 36)

Quanto a todos os que se sentem oprimidos, servindo a Deus:

- "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus." (Apocalipse 2 : 7)

- "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte." (Apocalipse 2 : 11)

- "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe." (Apocalipse 2 : 17)

- "E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações," (Apocalipse 2 : 26)

- "O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos." (Apocalipse 3 : 5)

- "A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome." (Apocalipse 3 : 12)

- "Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono." (Apocalipse 3 : 21)

Amem

Anônimo disse...

.

Irmão Eliseu,

Um texto equilibrado, esclarecedor e cristão. Postagens como esta levam o bom cheiro de Cristo para a Internet.

Continue trabalhando sua inspiração, para alegrar a nós, seus leitores.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá!

Obrigado pela visita.

Quanto ao ato de julgar, já publiquei artigos a respeito, afirmando que existe duas maneiras de fazer isso. Uma é certa e a outroa errada.

A correta é usando as Escrituras Sagradas, com total imparcialidade.

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes disse...

João

Obrigado pelas palavras amigáveis.

Que Deus seja glorificado.

Abraço.