Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

MODERNISMO É PECADO? POR QUÊ?

Os Amish são cristãos oriundos da Suiça. Crêem em Cristo, celebram o batismo de adultos e usam a Bíblia Sagrada nos cultos. As maiores concentrações das comunidades Amish situam-se na Pennsylvania, Estados Unidos. Seus membros acreditam viver a Reforma Radical. São avessos à eletricidade, fotografia, e qualquer forma de tecnologia. Com tal filosofia, pensam estar separados do mundo que as Escrituras Sagradas condenam.
.
A diferença de quem serve a Deus e de quem não serve, que importa, é concernente à modernidade? Não, a diferença importante está no coração de quem ama ou despreza a Palavra de Deus.
.
Primeiro, os Dez Mandamentos foram escritos em pedras, depois veio o papiro, a imprensa, hoje estão em sites...
.
Modernismo: ser uma pessoa moderna não é ser uma pessoa pecadora. Desde o Éden que o pecado está no mundo. Então, o problema do ser humano é bem antigo, nada tem a ver com modernidade.
.
Alguns colocam a conotação de modernidade às novidades que fazem confronto e causam choques aos usos e costumes. É um erro, porque a tradição das igrejas não salvam o ser humano da perdição eterna, pois não são a doutrina de Cristo.
.
O mundo condenado por Deus não é o físico, onde estão as coisas visíveis, os usos e costumes. O mundo que Deus condena é o espiritual, onde está o diabo, fazendo oposição ao Criador, incitando os homens a desobedecer a doutrina de Cristo.
.
A apostasia não é deixar de cumprir usos e costumes, apostatar é conhecer a Palavra de Deus e ignorar a doutrina de Cristo; quem obedece apenas usos e costumes, ou seja as tradições religiosas, obedece apenas instituições humanas.
.
Devemos fazer a diferença sendo seguidores de Jesus Cristo, colocando a Palavra de Deus acima das tradições passageiras desse mundo.
.
"Os fariseus e seus escribas murmuravam contra os díscipulos de Jesus, perguntando: Por que comeis e bebeis com publicanos e os pecadores" - Lucas 5.30.
.
Quando Jesus estava em seu ministério terreno, Ele e os seus discípulos foram acusados de comer e beber com os pecadores.
.
Dois detalhes importantes:
.
1º - Comer e beber era sinônimo de haver intimidade, laços fortes de amizade, do tipo condenado no Salmo 1;
.
2º - A consideração do termo "pecadores", em Lucas 5.30, é falha. Tal crítica seguia a ótica das tradições religiosas e não o parecer das Escrituras Sagradas. Os fariseus e escribas consideravam pecadores todas as pessoas que não viviam de acordo com a interpretação farisaica da Lei de Moisés. Para eles, inclusive Jesus Cristo era pecador!
.
E.A.G.

Nenhum comentário: