.
.
.
.
.
Às vezes eu pergunto, já perguntei para muitas pessoas, o que é santidade.
As respostas mudam mas o conceito não:
- Quer dizer separado, irmão.
Então, prossigo:
- Separado de quem e do quê?
- É separação do mundo.
- E o que significa mundo para você?
- Mundo são as gírias, essas modas e músicas dançantes.
E eu costumo dizer:
- O mundo que a Bíblia Sagrada condena é o sistema criado por Satanás para que os seres humanos desobedeçam aos mandamentos de amar ao Criador em primeiro lugar e ao próximo como a si mesmo. As regras das denominações evangélicas e doutrinas de usos e costumes não são mandamentos bíblicos. E muitas pessoas por conta de zelar dos usos e costumes denominacionais, da denominação que freqüenta, se esquecem do que o Senhor pede. Ele mandou amar os semelhante, amar até aos inimigos! Mas por amor às denominações alguns chegam a desprezar a ordem para amar a todos. Quem ama a Deus obedece a Deus.
Na altura desse tipo de conversa, algumas pessoas tentam desconversar, outras alteram a voz para um tom acima, mais agressivo e outras chegam a partir para as ofensas.
Será que alguém assim é espiritual ou mundano?
Para defender um credo religioso será que Deus concede licença para agir aborrecendo e odiando o próximo? Jamais! Não há margens para regateamento com o Senhor. Ele é Senhor e quem quiser segui-lo deve ser servo. Os servos obedecem.
O mundo não é caracterizado pelos padrões culturais e nem são todos os costumes fora dos parâmetros denominacionais coisas mundanas. Não está escrito isso na Bíblia Sagrada.
Praticar mundanismo é o mesmo que faltar com amor ao próximo.
Quando alguém pratica o ódio e aborrecimentos propositais contra o próximo então esse alguém, ateu ou religioso ao extremo, está sendo alguém mundano.
O mundano não ama a Deus, embora possa até usar o nome dEle, porque o ato de aborrecer (mesmo um inimigo declarado) é o mesmo que aborrecer alguém que é a imagem e semelhança do Criador.
É apenas através do amor que uma pessoa se torna instrumento de Deus. Amando, a pessoa leva Deus a todos, porque Deus é amor.
Resposta da pergunta no topo desta postagem: Santidade é amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, mesmo que esse próximo odeie você.
.
.
.
E.A.G.
.
.
.
[atulizado em 30/10/2007] .
2 comentários:
eu creio, que o lado religioso se perdeu muito quando a ciência começou a questiona-lo e isso desprestigiou a "igreja"... mas com toda certeza, vivemos num mundo convencionado... por quem e para chegoa onde é algo que até temo por saber... enfim... divagações! muito legal o blog, parabéns!
concordo com vc.
apesar d às vezes ser muito difícil amar e até mesmo repeitar o semelhante, devemos fazê-lo.
Postar um comentário