Research | Pesquisar artigos de Belverede

Carregando...

Select the language

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Deus: o nosso provedor

Por Eliseu Antonio Gomes

"Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz" - Salmos 37.11.

Embora o homem tenha livre-arbítrio, Deus é soberano. Soberania e livre-arbítrio sempre tiveram inúmeras tensões no campo da teologia. Quando levamos em conta a teologia bíblica defrontamo-nos com textos que nos mostram Deus respeitando a liberdade do homem, noutro momento lançando esta liberdade para segundo plano. Ora, Ele é um Deus soberano, eterno, majestoso e Senhor de todas as coisas. 

1. A razão de Isaque pensar em descer ao Egito

O procedimento de Isaque com seus vizinhos (Gênesis 26.1-5).

Deus havia feito uma promessa a Abraão e seus descendentes, porém isso, não significava que não enfrentariam obstáculos e crises. Tanto o patriarca Abraão quanto Isaque enfrentaram a crise da falta de alimento.

Semelhante às relações de Abraão com os vizinhos pagãos, os contatos de Isaque com o povo de Canaã tinham um padrão alterado de desconfiança, paciência e reconciliação. Até as bênçãos de prosperidade concedidas por Deus a Isaque pareciam impedir os esforços dele em estabelecer relacionamento pacífico com eles.

O tempo de fome naquela região semi-árida, forçou Isaque a buscar pastagem ao longo da planície costeira a leste do mar Mediterrâneo e ao sul e oeste de Canaã, em Gerar. Era território de Abimeleque, rei dos filisteus, perto da fronteira do Egito. Mas logicamente a região mais rica do delta do Egito estava atraindo Isaque para sua direção. Foi então que apareceu-lhe o Senhor (Gênesis 26.2). Deus disse a Isaque que ficasse longe do Egito. Renovou as promessas dadas a Abraão, e as aplicou a Isaque. Canaã seria a casa de Isaque e lá ele conheceria a presença de Deus. Novamente, Deus destacou a ideia da semente como as estrelas dos céus (versículo 4) e ressaltou a garantia de que todas as nações da terra colheriam bênçãos dos seus descendentes. A promessa de Deus foi passada para Isaque, porquanto Abraão obedeceu à voz do Altíssimo (versículo 5).

2. A crise que Isaque teve que enfrentar com seus vizinhos em Gerar (Gênesis 26.6-16).

Após ouvir a voz de Deus dizendo-lhe para não descer ao Egito, Isaque se estabeleceu em Gerar, ao sul de Gaza. O medo dificultou Isaque de estabelecer relações amigáveis com os vizinhos pagãos. Os valores morais daquela gente eram tais que uma família estrangeira se sentiria justificada em ter medo.

Em Gerar, aceitava-se que os reis pagãos tivessem direitos conjugal de toda mulher que lhes agradasse. Como Abraão, Isaque se defendeu de suposto dano pessoal no peculiar costume dos seus antepassados: o casamento com irmã-esposa. Neste arranjo, até uma prima ou uma não-parenta seria adotada na família como irmã do noivo e, assim, seria legalmente irmã e esposa. Ver: Gênesis 12.10-13; 20.2,11-13.

Em sua relação com Rebeca, Isaque informou os filisteus sobre o aspecto de irmã, mas não sobre o aspecto de esposa. Os pagãos não fizeram movimento que indicasse desejo por Rebeca. O rei Abimeleque viu casualmente Isaque no que teria sido uma situação comprometedora com uma irmã e suspeitou da verdade. Chamou Isaque, checou as suspeitas e, depois, o reprovou. Abimeleque declarou que Isaque poderia ter enganado um filisteu, fazendo este pecar contra Rebeca. O engano de Isaque, provocado por medo, diminuiu a opinião que o pagão tinha sobre ele, negando a oportunidade de o patriarca ser uma bênção. Isaque permaneceu no território fazendo bom uso dos poços cavados no tempo de Abraão.

Deus manteve sua promessa de abençoar Isaque. Os vizinhos filisteus ficaram invejosos e enciumados porque tudo que ele fazia parecia dar certo, e assim tornaram-se seus inimigos e tentaram livrar-se dele. A inveja é uma força que produz perversidade.

3. A demonstração de paciência sob pressão de Isaque (26.17-25)

Embora tivesse uma produção extraordinária das colheitas, resultado de irrigação possibilitada pela água tirada dos poços, Isaque também sofreu em Gerar. Apesar de o patriarca obter aumento da riqueza, por causa da bênção de Deus sobre ele, foi alvo da inveja no coração dos filisteus, que entulharam todos os poços que ele usava e depois o expulsavam Isaque da cidade (Gênesis 26. 7, 8, 15. 16).

Por duas vezes os filisteus entulharam seus poços. E Isaque buscava por água abrindo outro poço em área diferente e a continuar a preparar novos campos para plantação. Em vez de brigar, Isaque se mudava, cavava outros poços, os quais eram repetidamente entulhados na sua presença. Em vez dos filisteus aprenderem os novos e importantes métodos de agricultura com Isaque, tolamente preferiram fechar os poços e expulsar o patriarca para longe da convivência deles. O primeiro poço entulhado, Isaque chamou de Eseque (que significa disputa ou rixa); o segundo, nomeou-o de Sitna (que quer dizer "inimizade"; "hostilidade" e, o terceiro, que os filisteus não o incomodaram, deu-lhe o nome de Reobote quer dizer “lugar espaçoso, alargamento”, ou seja, local para homens que buscam a paz vivam em paz (Gênesis 26.18, 20-23).

Isaque, mesmo enfrentando problemas com a vizinhança, não deixou de trabalhar, de investir e crer na provisão divina. Em todas as circunstâncias Isaque pode ver a suficiência do Senhor.

4. Por que ao cristão, em tempos de crise, é preciso "cavar poços"?

Por três vezes Isaque e seus homens cavaram novos poços. Quando as duas primeiras disputas surgiram, Isaque mudou de lugar. Finalmente, na terceira perfuração do solo, descobriu o espaço que contentava a todos. Ao invés de dar início a um grande conflito, Isaque comprometeu-se com a paz.

Se você está atravessando uma crise, seja ela financeira, familiar, ministerial ou espiritual; não desanime. Peça a Deus sabedoria para saber quando se retirar e quando ficar e resistir. Continue a "cavar poços", onde o Senhor mostrar que deve "perfurá-los"; trabalhando e crendo na direção de Deus, você experimentará a provisão divina.

5. Não há solução mágica

No Brasil, a crise financeira está assolando todas as classes sociais, mas uma crise assim não acontece da noite para o dia. Há uma série de decisões macro e microeconômicas tomadas equivocadamente, tais atitudes trazem prejuízos irreparáveis a uma nação. Na esfera da economia doméstica, se não houver uma consciência de que se a nossa despesa for maior que a nossa receita, brevemente entraremos num colapso econômico. Má gestão e decisões equivocadas são as razões das principais crises financeiras. É o que ocorre com o nosso país e ocorre com inúmeras famílias.

Além disso, é uma verdade imponderável que problemas financeiros assaltam muitas vidas de surpresa. O desemprego, o problema de saúde. Muitos servos de Deus entram numa provação causticante onde só perceberam que entraram em crise tempos depois, pois não imaginariam de modo algum o que viria pela frente. Aqui está a soberania de Deus, no momento quando não há mais solução visível, nem perspectiva de auxílios externos, Ele age em nosso favor e derrama da sua misericórdia para conosco.

Compreendendo a natureza do Deus eterno, é que devemos olhar para os problemas deste mundo. Em tempos de crises financeiras não se volte às coisas desse mundo, mas busque a suficiência do Pai Celeste. São muitas pessoas que têm provado da provisão de Deus nos momentos de angústias e tribulações. Nossa parte é priorizar o Reino de Deus e a sua justiça, e o nosso Pai Celestial agirá em nosso favor (Mateus 6.31-33).

Conclusão

Deus cumpre a sua palavra e não leva em conta nossos erros de decisões fora da orientação dEle. O Senhor suporta nossas fraquezas por causa do projeto maior. Isaque falhou algumas vezes, entretanto deixou um excelente exemplo de homem humilde, gentil e cortês, não só para com os amigos, mas também com os inimigos. Não ter ido para o Egito foi um ato de obediência e reconhecimento da soberania divina para cuidar dele, de sua família e de toda a sua fazenda.

O Egito é símbolo do mundo, que atrai os incautos para afastá-los de Deus.

E.A.G.

Compilações
Comentário Bíblico Beacon - Gênesis a Deuteronômio - páginas 80 e 81, 4ª impressão/2012, Rio de Janeiro (CPAD).
Ensinador Cristão, página 39, ano 17, nº 68, outubro - dezembro de 2016, Rio de Janeiro (CPAD).
O Deus de Toda Provisão - Esperança e sabedoria divina para a Igreja em meio às crises, Elienai Cabral, 1ª edição 2016, páginas 64, 74, Rio de Janeiro (CPAD).

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

Assuntos abordados / marcadores

.Vida Cristã .Artigo e Comentário .cosmovisão .Comportamento .Televisão .Devocional .Política .Vídeo .CPAD .Líderes e liderados .Blogosfera Evangélica .Lições Bíblicas .Atualidade .Pais e Filhos .Família .Louvores .Charge Tirinha Cartum e Gravura .Fé .Dinheiro .Mulher .Motivacional .Apologia Bíblica .Fruto do Espírito X Carne .Casamento .Sexualidade .Crente Politizado .Música .Silas Malafaia Pr .CGADB .Etimologia Bíblica .Frases & Imagens Impactantes .Prosperidade .Profetas .Meio Ambiente e Sustentabilidade .Hermenêutica .Saúde .Livros e Leitores .Jovens .redes sociais .Conceitos e Preconceitos .Dupla Cidadania .Você sabia? .Bom humor .Ateísmo e Agnosticismo x Fé .Cinema .neopentecostais .Esporte .José Wellington Bezerra da Costa - Pr .Grupo de Colaboradores em Belverede .Antigo Testamento .Dica de Blogueiro .Personagens da Bíblia .Salmos .Introspecção .Marco Feliciano Pr .Pérolas .Sociedade Bíblica no Brasil .Verdades e Mentiras .Natal .Soteriologia .Ecologia .Aborto .Comunicado .óbito .Escatologia Bíblica .Internet .Samuel Câmara-Pr .pentecostalismo .Teologia .Gif .Ana Paula Valadão Bessa .[Fotos Belverede] .UBE .Novo Testamento .Questões (des)complicadas .RR Soares .Belverede .Daladier Lima .Missões .animal doméstico .Facebook .Carlos Roberto Silva Pr:: Blog Point Rhema .Fanatismo .Pneumatologia - A Doutrina do Espírito .Provérbios de Salomão .Quem sou eu? .Aline Barros .Crônicas e fábulas .Diante do Trono .Dízimos e ofertas .João Cruzue .Bíblia de Estudo .Billy Graham .Virtualidade Real e Realidade Virtual .Editora Vida .Namoro .Poema e Poesia .Páscoa .Sermão do Monte .Guerra e Paz .Gênesis .Nani Azevedo .Hamartilogia - A doutrina do pecado .Julio Severo .Sociedade Bíblica Trinitaria do Brasil .Jeremias .Nova Tradução na Linguagem de Hoje .Postagem Factual .Valmir Nascimento Milomen-Pb .Carta de Tiago .Geremias do Couto-Pr .Lília Paz .Homilética .Altair Germano - Pr .Educação .Fotos - Templos Evangélicos .rádio .André Valadão .Arlete Oliveira .Dia das Mães .Livros da Bíblia .Nova Versão Internacional .Randy Glasbergen .Sammis Reachers .Arqueologia Bíblica .Bem aventurança .Geografia Bíblica .Patmos Music .Priscila B Gomes .Rachel Sheherazade .animal selvagem .Angeologia .Banda Voz da Verdade .Carnaval .Editora Central Gospel .Thalles Roberto .Virada de Ano .Wilma Rejane .YouTube EBD / sumário .Cassiane .Editora Vida Nova .Editora Mundo Cristão .Ezequias Soares-Pr. .Jabes de Alencar - Pr. .LUCAS - O Evangelho escrito por Lucas .Opinião .Pesquisa .Prêmio Smilinguido .Crianças .Dia dos Pais .Exegese .Magno Malta .Martinho Lutero Carta de Paulo aos Filipenses .Botânica .Dia das Crianças .Islamismo .animal aquático .Cartas do Apocalípse .Charles Darwin .Fotos .Gutierres Siqueira .Insetos .Max Lucado .Shirley Carvalhaes X criacionismo versus darwinismo .A Bíblia Viva .Arminianismo .CONAMAD .Calvinismo .Cosmovisão Cristã .Eclesiologia .Eyshila .Fernanda Brum .Harpa Cristã .Jaime Kemp - missionário .Livro de Daniel .Lydia Moisés .Primavera .Twitter .Barack Obama .Donald Zolan .Editora Betânia .Marisa Lobo .Mulheres na Bíblia .Tania Guahyba .grafite .pássaros na Bíblia Charles Haddon Spurgeon .Dia dos Namorados .Edições Vida Nova .Josué Gonçalves - Pr. .Mensageiro da Paz .Paulo César Baruk .Reinaldo Azevedo .Soraya Moraes .Verão .Walter Brunelli - Pr. .teatro .Árvores da Bíblia .Abba Press .Abraão de Almeida-Pr. .Bruna Karla .Carla Ribas .Dia Internacional das Mulheres .Dia de Finados .Esdras Costa Bentho-Pr .Instagram .Livro de Jó .Michael W. Smith .Montes da Bíblia .Neiva Silva .Oficina G3 .Oprah Winfrey .Outono .Regis Danese .Silas Daniel - Pr .Valdomiro Santiago - Apóstolo Yosef Nadarkhani .Albert Einstein .Antonio Gilberto - Pr .Cristina Mel .Cristologia .Dia da Mentira .Evangelho de Mateus .Flamir Ambrosio .Gediel Mendes .Gunnar Vingren .Jorge Tadeu Mudalen .João Ferreira de Almeida .Lauriete .Lázaro (ex-Olodum) .Morris Cerullo .Slide .Vanderleia M. Silva . A. W. Tozer . Pregador Luo . Silmar Coelho - pastor .Adhemar Campos .August Rodin .Bom dia .Claudionor de Andrade - pastor .Dia da Bíblia .Elaine de Jesus .Hillsong .Inverno .John Piper .Lea Wasiliew .Livro de Êxodo .Lucilene Batista de Brito Shirota .Nova Bíblia Viva .Política Brasileira .Rose Nascimento .Timidez e Ousadia .orai por Israel .publicidade WhatsApp .Alan Kardec .Apocalípse 16 .Bete Gomes .CPAD Music .Canon .Carta aos Romanos .Central Gospel Music .Daniel Berg .Danielle Cristina .David Quinlan .Editora Chamada da Meia-Noite .Editora Hagnos .Eduardo Cunha .Enéas Tognini - Pr. .Genivaldo Tavares de Melo .Gesiel Gomes - Pr. .Google .Hernades Dias Lopes .João Alexandre .Livro de Jeremias .Livro de Rute .MK Music .Marcelo Santos .Martin Luther King .Nito [Rubens Eduardo] .Pena de Morte .Quarteto Harmonia Celeste .Ray Comfort .Robinson Monteiro .Russel P. Shedd .Third Day .Tim Laheye .Voltaire .Watchman Nee Damares .2 Coríntios- Carta de Paulo .A Mensagem .Adolf Hitler .Alda Célia .Amizade .Andrea Fontes .Anita Malfatti .BLOG .Banda Catedral .CIMEB .CPAD News .Carta aos Gálatas .Cintia Kaneshigue .Dia do Professor .Dia do Trabalho .Dwight L. Moody .Eber Cocareli - Pr .Editora Betel .Editora Candeias .Editora United Press .Edna Goetten .Elinaldo Renovato - pastor .Fecomex .Feliciano Amaral .Google Plus (G+) .Gutemberg - Johannes .Isaac Newton .Içami Tiba .Jairo Elin Gollmann-Ev .John Wesley .Jorge Araujo .Katie Bivens .Katsbarnea .Kelem Gaspar - Missionária .Link Quebrado .Livro de Amós .Livro de Isaías .Livro de Malaquias .Lourival de Almeida - Pr .Marcelo Crivella .Orquestra Jahn Sorheim .Ozeias de Paula .Paulo Romeiro-Pr .Quatro por Um .Raquel Melo .Robson Silva .Ronaldo Bezerra .Sociedade Bíblica Internacional .Sonia Hernades - bispa .Talita Pagliarin .Tradução King James Atualizada (KJA) .Victorino Silva .folhetos evangelísticos Graça Music Juliana Bezerra Gomes Nésia de Araujo Gomes William Brassey Hole . .Introspecção . C. S. Lewis .1 Timóteo .2 Carta de Pedro .A Nova Bíblia Viva .Adilson Lopes .Anderson Freire .Antropologia Bíblica .Antônio Cirilo .Ao Cubo .Arautos do Rei .Bezerra da Silva .Bill Gates .Boa noite .Boa tarde .Brenda-Santos .Bruna Olly .Bruna Surfistinha .C.I. Scofield .CPOL - Curso Preparatório para Obreiros de Pirituba .Caramuru Afonso .Carlos Alberto Bezerra Jr .Carta de Paulo aos Colossenses .Casamento em jugo desigual .Charles C. Ryrie .Ciclo das quatro estações .Claudio Duarte - pastor .Cleber Lucas .Comunidade Internacional da Zona Sul .Contos .Cristiano Santana .Curiosidades bíblicas .Danny Berrios .Dany Grace .Deigma Marques .Dia Nacional da Consciência Negra .Discopraise .Downloads .E-books .EBI .Editora Atos .Editora Bom Pastor .Editora Cultura Cristã .Editora Dynamus .Editora SEPAL .Editora Sextante .Eduardo Campos .Elienai Cabral - pastor .Escola Dominical .Estevan Hernandes - Apóstolo .Evangelho de João .Evangelho de Marcos .ExpoCristã. .Fernandinho .Ficção Evangélica .Filho do Homem .Flamarion Rolando .Frederick K.C.Price .Geisa Iwamoto .Graça Editorial .Grupo Elo .Heber Sousa - pastor .Hebraico .Hieronymus Bock .História Mundial .Homenagem .Igreja Evangélica Indiana .Il Divo .Imprensa Bíblica Brasileira .Instituto Cristão de Pesquisa - ICP .Jair Messias Bolsonaro .Jamily .Jeanne Mascarenhas .Jimmy Swaggart .John Bevere .John Bunyan .John Lennon .Jonas .Josias Botelho .José Wellington Bezerra da Costa Junior - pastor .José Wellington Costa Neto - pastor .Kleber Lucas .Leandro Marques .Lidia Caetano de Sousa - missionária .Literatura .Livro de Deuteronômio .Livro de Eclesiastes .Livro de Habacuque .Livro de Joel .Livro de Josué .Livro de Juízes .Livro de Miquéias .Livro de Números .Livro de Oséias .Livro do Apocalipse .Lições Bíblicas - Jovens .Ludmila Ferber .Lívia Malta .Magno Paganelli .Manuel Ferreira - Bispo .Marcio Melânia .Mariana Valadão .Marina Silva .Mario Teixeira .Marquinhos Gomes .Michelangelo .Mike Smith .Ministério Hebrom .Ministério de Adoração .Missões na Índia .Neemias .O Livro de Ageu .Oração .Os presidenciáveis para 2018 no Brasil .Paul Wilbur .Pedofilia .Política Internacional .Profetas .Você sabia? .Quarteto Gileade .Rachel Novaes .Rebanhão .Recursos .Ressurreição .Rob Bell .Rodolfo Abrantes .Ron Kenoly .Saudade .Snezhana Soosh .Sociedade Bíblica Íbero-Americana .Sofonias .Sony Music .T.A. Hegre .Templo Soul .Vineyard .Voices .Walciley Vieira .William Shakespeare .Wim Malgo .áudio Alberto Rezende - pastor Charles Studd Elizeu Martins - pastor futebol

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Sobre ilustrações no Belverede

O Direito Autoral de algumas imagens encontradas aqui não pertence ao Editor do blog. Esta situação se dá porque elas estão na Internet sem que haja a informação de quem seja o Dono.

Caso você seja o detentor do conteúdo, queira que seja feita a indicação autoral, ou não seja de sua vontade o compartilhamento, solicitamos que nos faça saber disto. Por favor, acesse a página do próprio texto e deixe recado no próprio texto em questão, ou use a página Contato.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.