Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O cristão pergunta: pastoras evangélicas são cabeças de seus maridos?


Procuro ser um estudioso da Palavra. Tenho estudado há mais de 27 anos, procuro estudá-la e lê-la sem ter conceitos humanos pré-estabelecidos, andar a minha caminhada cristã sem estar preso aos dogmas denominacionais. Por favor, não confundam essa declaração. Não sou uma daquelas pessoas que são contra a estrutura das igrejas. Sou membro de uma delas e congrego regularmente.

Sobre a questão do pastorado, o machismo e o feminismo nas igrejas, vejo a situação da seguinte forma:

Se queremos nos manter em pé, precisamos vigiar para não cair (1ª Corintios 10.12). Vivemos em uma geração onde corremos o risco de misturar as filosofias humanas com o Evangelho de Cristo. Não nos esqueçamos: Deus não é machista e nem feminista. Então, imitemos essa característica divina dEle, amando o mundo inteiro sem fazer distinções.

O cristão deve ser submisso à Palavra de Deus, sempre. Se ouvimos uma pregação e quem prega  entrega orientações que se chocam com as determinações das Escrituras, como cristãos não devemos concordar com o que ouvimos. Não importa quem seja, homem ou mulher, pessoa neófita na fé ou o pastor-presidente da denominação.

A atitude de seguir quem não está pregando de acordo com a Bíblia denota idolatria, porque tais tipos de pregadores estão tentando (às vezes inconcientemente) tomar o lugar de Cristo. Oremos pelos tais. E na medida do possível façamos alertas pessoais a eles para que voltem ao caminho correto.

O lar não é a congregação cristã. Na estrutura do casamento, o Criador colocou o marido como o cabeça da mulher. Deus criou primeiro a família e depois a Igreja.

A ordem cronológica - primeiro o casamento e depois a igreja - denota o grau de importância dessas duas instituições. A igreja é composta de famílias, jamais o contrário.

a) É digno de nota que o primeiro milagre de Jesus Cristo foi a transformação da água em vinho – aconteceu na celebração de um casamento (João 2.1-25).

b) O apóstolo Paulo fez uma importantíssima observação: o obreiro que não governa bem sua casa, que é um chefe de família repreensível no governo da sua família, não está aprovado para ser ministro na igreja (1ª Timóteo 3.1-10; e 5.8).

Isso posto, creio que se um irmão tem uma esposa que é pastora, a liderança dela em casa não será maior do que a do marido. O marido sempre será o cabeça do lar, porque o ambiente do templo não é o mesmo ambiente de nossas casas.

O marido é cabeça de seu lar em todas as situações, inclusive acima da autoridade de um líder masculino, o pastor da igreja. Os pastores devem respeitar os membros de sua igreja como chefes de família. Tanto a Igreja como o lar recebem no Novo Testamento a analogia de um corpo humano. E os corpos normais possuem apenas uma cabeça, jamais duas!

Nunca se esqueçam: na Igreja, o Cabeça não é nem o pastor e nem a pastora, é Jesus (Efésios 1.22; 5.23; Colossenses 1.18). Se o líder da igreja – pastor ou pastora - interfere nos lares, as famílias serão como corpos com duas cabeças, corpos anômalos, defeituosos.

Vejam bem, Jesus é o Cabeça do marido em sua residência. A autoridade do homem casado precisa ser em amor a Deus e ao próximo. Quando o marido realmente ama ao Senhor, ele é capaz de se submeter à Palavra incondicionalmente. As Escrituras Sagradas ordenam ao marido se entregar à mulher como Cristo se entregou à Igreja, até à morte (Efésios 5.25) e manda que não sejam impacientes, grosseiros, contra ela e nem com seus filhos (Colossenses 3.19-21; Efésios 6.4).

Concluindo:

"Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo; pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas" - Colossenses 3.23-25.

E.A.G.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Efésios 4.10-11: os cinco dons de Cristo para qualificar você a trabalhar na Igreja

Por Eliseu Antonio Gomes

"E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo" - Efésios 4.10-11.

Ao ler Efésios 4.10-11, esqueçamos os títulos que a liderança eclesiástica concede aos homens, pois nem sempre tais honrarias humanas se equivalem aos dons ministeriais dados pelo Senhor ao honrado. Por exemplo: quando o obreiro é separado ao cargo de pastor, espera-se que, antes, o mesmo já tenha recebido o dom pastoral da parte de Cristo. Percebemos que nem sempre o dom de Cristo e o cargo denominacional estão em paralelo na vida ministerial  de alguns obreiros. Infelizmente, existem homens com título de pastor mas sem ter recebido o dom de Cristo para pastorear.

Lemos no Novo Testamento que, querendo o aperfeiçoamento dos santos, Cristo deu cinco dons distintos aos cristãos. São: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores, e mestres. Cada qual têm a sua função no reinado de Deus, para que com estas capacitações o exercício do trabalho do Senhor tenha como consequência a edificação espiritual dos crentes.

Diante dessa informação ficamos cientes que nem todos são apóstolos (missionários), nem todos têm o dom para profetizar, ou a capacidade de evangelizar ou está em condições para pastorear ou ensinar.

E assim, dentro do Corpo de Cristo - que é a Igreja - é necessário haver unidade entre as repartições ministeriais:

1º - o apóstolo funda novos endereços de templos e implanta a ordem de cultos ao receber as almas evangelizadas;

2º - o profeta adverte aos crentes que vivem em desacordo com o reinado de Deus e traz mensagens de consolo aos cansados e desanimados;

3º - o evangelista vai ao mundão anunciar Cristo aos pecadores;

4º - o pastor acompanha a rotina das almas, que são  os crentes novos convertidos, cuida delas e prega a Palavra para alimentá-las e fazê-las fortes.

5º - o mestre ensina as Escrituras.

Dessa maneira, entendemos que é um erro cobrar evengelização de quem recebeu o dom para ser pastor, não é correto cobrar a prática pastoral de quem é evangelista, não devemos esperar haver a rotina de evangelização de quem é profeta, ouvir profecias de quem é apóstolo. Por quê? Porque nem todos têm a capacidade espiritual para trabalhar evangelizando, nem todos têm condições espirituais para ser útil pastoreando, nem todos estão aptos por Cristo para ir às missões, ou estão qualificados para ensinar a Palavra aos neófitos. 

Os cinco dons são capacitações de lideranças, é preciso haver humildade da parte de todos   os cristãos para que a Obra do Senhor cresça ordenadamente, segundo a vontade de Deus. O apóstolo precisa ser humilde quando ouve a profecia, ouve o pastor pregar e o mestre ensinar; e na mesma condição de humildade o mestre deve reconhecer a liderança do evangelista, do apóstolo, do pastor e do profeta. E de igual forma de uns para com os outros.

Oremos: se houver união e humildade por parte dos cristãos, principalmente entre quem seja líder eclesiástico, a Obra do Senhor caminhará sendo feita com perfeição, seguindo a vontade do Senhor.

E.A.G.

Postagens paralelas:

Profetas - reflexão em Efésios 4.9-13 

CPAD - EBD: 2º trimestre 2014 - Dons Espirituais e Ministeriais - servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

ELEIÇÕES 2010 - TIRIRICA TERÁ QUE PROVAR QUE SABE LER E ESCREVER PARA NÃO TER CANDIDATURA IMPUGNADA

Sem dúvida a música marca a vida das pessoas.

Alguns anos atrás, passei por um processo cirúrgico, fiz a operação em um hospital na Vila Mariana - SP, e passei o pós operatório internado por uns dez dias lá. Naquela época eu tinha uma criança pequenina na família, então, combinei com minha esposa que enquanto ficasse no leito ela compareceria apenas nos dias de visita, não precisava estar ao meu lado por longas horas durante os dias da internação, que dispensasse sua maior atenção com a filha. Para ocupar a mente com algo - não estava em condições para me mover e nem ler - pedi a ela que trouxesse um aparelho de som com fone de ouvidos. Até hoje me lembro da primeira vez que o liguei. Estava só, era madrugada. Ao ligar ouvi o Tiririca cantando Clementina, um hit do primeiro CD da carreira dele. Antes daquele momento, não sabia quem era ele e nunca havia ouvido àquela melodia e àquela letra. Lembro bem da vontade de rir e da dor que sentia devido a operação. Quando minha esposa veio à visita, comentei com ela. "Ele apareceu nas rádios e nos programas de televisão de repente, fez um sucesso imediato e de enjoar, de tanto que ouço essa música", disse-me.

Alguns até podem dizer que o Tiririca é um bom palhaço - no melhor sentido do termo - mas será que poderíamos considerá-lo como uma boa escolha para deputado federal? Não acredito, e o que me faz pensar assim é a qualidade de sua campanha. Faz piada em horário eleitoral, na hora errada, isso é motivo para chorar e ficar muito preocupado com o país.

Ao pensar na questão da responsabilidade dos partidos políticos, na questão da responsabilidade em escolher quem serão as pessoas que usarão suas legendas para alçar à carreira política, percebemos que eles não são sérios como deveriam ser.

Lugar de pastor é no púlpito, de palhaço é no picadeiro e de corrupto é na cadeia.
_________
.
Do site SRZD:

"O candidato a deputado federal, Francisco Everardo Oliveira Silva, o palhaço Tiririca (PR), poderá passar por um teste para comprovar que sabe ler e escrever. O promotor Maurício Antonio Ribeiro Lopes, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, pediu neste sábado autorização da Justiça Eleitoral para fazer o teste. De acordo com Lopes, existe a suspeita de que Tiririca é analfabeto. A lei eleitoral permite o voto dos analfabetos, mas proíbe a candidatura deles.

Caso a Justiça determine, o candidato terá que escrever o que for pedido e ler um trecho da Constituição. Lopes quer que Tiririca passe pelo exame na segunda-feira (27 de setembro). A suspeita acontece depois da reportagem da revista "Época", que mostrou indícios de que Tiririca é analfabeto. Para a revista, o humorista Ciro Botelho, que escreveu o livro "As piadas fantárdigas do Tiririca", afirmou que o candidato não sabe ler ou escrever. A reportagem também descreve situações em que o candidato mostra dificuldade de leitura.

Gibi distribuído para crianças

O promotor também disse que vai protocolar um pedido contra um polêmico gibi distribuído pela campanha de Tiririca. Para ele, o gibi pode ser considerado brinde porque é distribuído preferencialmente para crianças. Na página que leva o texto 'os idosos, que tanto trabalharam pelo Brasil, não foram esquecidos por Tiririca", o humorista aparece abraçado a um casal de velhinhos e afirma, em um balão: "Essa véia ainda dá um caldo' ".

Parentêses meus.
__________

E.A.G.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A MISSÃO PROFÉTICA NO NOVO TESTAMENTO - A BASE ANALÍTICA QUE DEFINE O FALSO PROFETA E O PROFETA VERDADEIRO

O ministério profético foi bastante atuante no Antigo Testamento. Todos os cristãos concordam que havia unção divina sobre tal ofício neste passado mais remoto. Mas, a crença sobre a existência do ministério profético não tem sido unânime para a contemporâneidade da Igreja. Nem todos crêem na operação dos dons do Espírito para os dias de hoje.

Os cessacionistas, baseando-se em Efésios 2.20 e 1ª Corintios 13.8-13 acreditam que os dons cessaram após a morte dos apóstolos. Mas essas passagens bíblicas não afirmam que a vigência do uso de dons cessaram.

Logicamente, os pentecostais acreditam que o ministério profético do Antigo Testamento é diferente em várias maneiras quanto à ministração profética no Novo Testamento e nos tempos atuais.

A Igreja do Senhor precisa de profetas. Através do Espírito Santo o Senhor concede ministérios proféticos. As revelações proféticas são para nos ajudar a lutar com discernimento, são para entender os propósitos de Deus, encontrar coragem e força, confirmação e orientação, em momentos que o coração está confuso e desanimado.

Compreende-se que alguns profetas do AT tiveram autoridade para escrever as Escrituras. E enquanto escreveram, eles tiveram unção que os tornaram inerrantes, pois registraram a Palavra de Deus. Nos dias de hoje, os profetam não têm autoridade para extrair, adicionar ou modificar nada nas Escrituras Sagradas.
Ao contrário disso, os profetas da atualidade são testados, na Era Cristã eles são analisados pelo conteúdo bíblico. Se agem contra a instrução da Bíblia Sagrada, devem ser refutados por todos. É preciso observar se o ministério deles possui coerência com a Palavra de Deus, se eles conduzem almas para Deus ou se através do que fazem estão destruindo vidas. Os dons do Espírito são para edificar e não destruir.

Em Atos, capítulo 11, encontramos a narrativa sobre um homem chamado Ágabo identificado chama de profeta.. Lucas escreveu que ele chegou a Antioquia acompnahdo de um grupo de outros profetas, profetizou corretamente que haveria uma grande fome, o que de fato aconteceu. Em outro mmento, em Atos 21, Ágabo profetizou amarrando as mãos de Paulo e os pés com o cinto dizendo que da mesma forma, Paulo seria preso pelos judeus e entregue aos gentios.

E.A.G.
__________

Artigo liberado para cópias, desde que sejam citados o link (HTML) do blog Belverede e o nome do autor do texto.

O presente artigo é publicado com o objetivo de servir de subsídio à revista Lição bíblica - O Ministério Profético na Bíblia; lição 13 – A missão profética na igreja; comentários do Pr. Esequias Soares (CPAD). 

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

SILAS MALAFAIA - O MANIFESTO DO PASTOR EM FAVOR DA LIBERDADE DE IMPRENSA A SER PUBLICADO NOS JORNAIS DO BRASIL EM 24 DE SETEMBRO

Inconformado com movimentos que tentam impedir a liberdade de imprensa, o pastor Silas Malafaia publica um manifesto nos principais jornais do Brasil nesta sexta-feira, 24 de setembro. Confira abaixo o texto na íntegra:

"MANIFESTO À NAÇÃO BRASILEIRA
Os evangélicos e a liberdade de imprensa

O povo evangélico, nos últimos vinte anos, tem sido alvo de incompreensões, calúnias, discriminações e preconceitos em várias reportagens, tanto por jornais e revistas quanto por rádio e televisão e até mesmo pela internet.

A conclusão que muitos poderiam chegar é que nós seríamos os maiores interessados no cerceamento da liberdade de imprensa e seu patrulhamento pelos órgãos governamentais. ABSOLUTAMENTE NÃO! MIL VEZES NÃO!

Eu mesmo já sofri muito com o que acabei de relatar acima. Mas nem assim, tão sujeito a ser caluniado, difamado ou incompreendido por meus atos e pelos princípios que defendo, posso concordar com qualquer movimento que venha impedir a LIBERDADE DA IMPRENSA.

A imprensa livre é fundamental para a manutenção do Estado Democrático de Direito. Só aqueles que querem sustentar ideologias ultrapassadas e antidemocráticas desejam exercer patrulhamento ideológico, cercear garantias individuais da cidadania e tentar colocar mordaça na imprensa.

Dentro de poucos dias, vamos ter direito a um dos atos mais importantes como cidadãos: VOTAR e escolher os nossos representantes em Brasília e em nossos Estados.

Não podemos errar. Precisamos saber, com muita clareza, em quem votar, analisando os princípios defendidos pelos que pleiteiam cargos eletivos. E os órgãos de imprensa são importantíssimos para ajudar em nossas análises e decisões. E isto só é possível com uma imprensa livre e isenta.

Nem o Presidente da República, partidos políticos, líderes religiosos, qualquer segmento da sociedade ou mesmo a imprensa são, isoladamente, os donos da opinião pública.

No dicionário Houaiss, há uma definição exemplar do que é opinião pública: “É o acordo da totalidade, ou grande maioria, das opiniões de uma coletividade sobre questões de interesse geral”.

Não tenho autoridade para falar em nome de todos os evangélicos do Brasil que representam aproximadamente 25% da população, mas tenho absoluta convicção de que a quase totalidade é a favor de um ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO e, para isto, é inconcebível ao nosso país não ter uma IMPRENSA LIVRE.

Pr. Silas Malafaia
Associação Vitória em Cristo"

ANDREA FONTES - PERMISSÃO (VÍDEO E LETRA)



O tempo não passa em vão
Cada minuto tem a sua explicação
No meu e no seu viver só vai acontecer
Somente aquilo que Deus preparou e nada mais


Nada além mais
Nada além mais vai acontecer no seu viver
Além do que Deus preparou pra você


Esqueça os porquês
Também os talvez
Só saiba que tudo aconteceu
Foi permissão de Deus


Cada lágrima - permissão de Deus
Cada sorriso - permissão de Deus
                                                           Cada perda é permissão de Deus
                                                           Cada conquista - permissão de Deus
                                                           Cada luta - permissão de Deus
   Cada vitória - permissão de Deus
   Cada morte é permissão de Deus
   Cada vida - permissão de Deus
   Tudo é pela permissão de Deus
   Permissão de Deus, permissão de Deus


   Ele é dono de tudo, passado, presente e futuro
   E tudo que acontece-rá será permissão de Deus.

   (Anderson Pontes)

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

NÃO VOTO EM DILMA HOUSSEFF NEM PARA SER AUXILIAR DE AJUDANTE DO SÍNDICO DE PRÉDIO!

Acho que é desespero do petismo: Está circulando na Internet um e-mail viral afirmando que os evangélicos votam em Dilma Rousseff. Isso não é verdade. Se por acaso você, cristão, receber uma dessas mensagens, avise seu contato, para que ele saiba que seu perfil está infectado com Trojan (Cavalo de Tróia), que a sua imagem está sendo usada indevidamente em campanha eleitoral.

O conteúdo do e-mail apócrifo supõe  que o nobre Bispo Manoel Ferreira (CONAMAD) representa as Assembleia de Deus no Brasil. Isso é mais um equívoco do lamaçal do petismo. Ferreira apenas representa menor parte das Assembleias de Deus, que é uma instituição com diversas lideranças distintas.. O fato de Dilma estar ao lado de Ferreira, inclusive, provoca mais a taxa de proporção de rejeição que ela tem do que a adesão a ela.

Mas, quais são meus motivos para não oferecer meu voto a essa mulher?

1º - Permita-me o trocadilho ululante: o Lula é o Lula e a Dilma é a Dilma.

Depois das eleições, o presidente será apenas mais um ex-presidente sem vez e voz no Brasil; e a Dilma, presidenta quererá mostrar que mulher sabe fazer e manda muito e esquecerá a mão no fogo que Lula pôs por ela. Deus nos livre que ela ganha essas eleições!

2º - O relativo sucesso econômico do governo Lula não é justificativa para o cristão votar em Dilma Rousseff.

As práticas do Partido dos Trabalhadores tem sido em sua maioria anticristãs. Dois motivos para desprezar o PT: apoio a união civil de homossexuais e o consentimento de adoção de crianças por eles; e, o esforço hercúleo para transformar a prostituição em profissão.

É preciso considerar que quem vai por estes caminhos não estão caminhando com Cristo. Quem dá o voto para políticos assim, estão dando autoridade para que eles institucionalizem essas coisas entre nós.

Ao votar, precisamos pensar no futuro que estamos criando. Perguntemos: quais são as bases da sociedade que estamos construindo ao votar? Queremos para nossos filhos e netos um país com casamentos gays regulamentados e com mulheres cujas carteiras profissionais tenha a anotação "profissão: puta", com sindicatos de putas do Brasil?

Desculpem o palavreado, esse não é o meu vocabulário usual, desculpem-me por não ter a capacidade para falar sobre essa situação vexatória sem esse vexame.

Por tudo isso, digo não ao Lula. Não votarei em quem ele quer que eu vote. Não voto porque não quero meu Brasil esculachado assim, como ele se acomoda e vai entregar à próxima gestão presidencial.

Relativamente, a Igreja do Senhor aceita na sociedade haver homem querendo viver com outro homem na condição de pares românticos. Como cristão e cidadão, eu respeito o direito de escolha de cada um constituir seu lar, não me importa de que tipo seja, pois a vida é deles. Porém, a Igreja do Senhor deve ter mantida a liberdade de avisar que este tipo de vida é pecado diante de Deus e dos seres humanos. E, também, creio que todo cristão precisa lutar em favor da criançada, pois penso que elas devem ter o direito pré-estabelecido de crescer em uma família heterossexual, porque nenhum ser vivo é gerado através da junçao carnal da prática de homossexualismo. A adoção por homossexuais coloca a petizada num ambiente que não é o mais semelhante, biologicamente, com uma família (por favor, não considerem isso uma ofensa, não é a minha intenção).

Essa luta é da Igreja do Senhor, o cristão não pode se calar diante dessa situação, principalmente na hora do voto.

3º - A Dilma foi guerrilheira, é acusada de pegar em armas e matar soldados rasos - garotos com 18 anos de idade - durante a Ditadura Militar. Passavam de carro na frente de quartéis e atiravam nos meninos que estavam de guarda nos muros. É preciso lembrar que nenhum garoto brtasileiro até o dia de hoje serviu o exército por vontade própria, há a exigência da Lei para vestir a farda. Então, tais atos de guerrilha são merecem total repúdio de quem se considera cidadão de bem.

Além dessa atrocidade, é dito que a guerrilha de Dilma assaltava bancos, também.

Ela e outros guerrilheiros estão livres por causa da Lei da Anistia, mas eu penso que isso deveria ser revisto, todos os assassinos deveriam esclarecer a razão dos atos que fizeram. E, enquanto não julgados não deveriam ser considerados heróis e nem vilões.

E.A.G.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dia da árvore: dia do blog cristão blogar Vida

Imagem: E.A.G.


Nem todos se lembram, mas hoje, 21 de setembro, é o Dia da Árvore.

E, nem todos se dão conta do papel importante delas na Natureza. Elas têm muitos valores. Protegem o planeta contra a poluição e a morte. Além de fornecerem sombras, produzem o oxigênio necessário a todos os seres vivos. Mutas dão frutos. Mas, até as que não são frutíferas têm missões especiais em nosso ecossistema. Também são importantes no quadro da cadeia alimentar, afinal, os insetos fazem delas seu abrigo e alimento, que por sua vez servem de alimentos a outros animais. E as folhas secas voltam ao solo e o enriquecem.

Alguns anos atrás, o pastor que recebeu este blogueiro como um novo convertido, fez um ato importantísso. Plantou uma árvore na frente da fachada do templo. Passaram-se mais de 27 anos, e ela floresce de tempos em tempos, lembrando que o Criador é um Ser cheio de ternura e nos dá flores.

O UBE Blogs, essa nossa associação de blogueiros evangélicos, nesta data agrega 9591 membros. Cada blog cristão que chega pode ser considerado como uma árvore à mais nessa imensa floresta, que é a Blogosfera. Dentro da Internet, o União de Blogueiros Evangélicos é o pomar que dá muito fruto, pois o blog cristão apresenta o Oxigênio chamado Jesus Cristo.

E.A.G.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

SESSENTA ANOS DE TELEVISÃO BRASILEIRA - HÁ O QUE COMEMORAR?

No sábado passado a TV brasileira completou 60 anos.

Neste pouco mais de meio século, ela tem sido a babá eletrônica da criançada, a companhia de senhoras solitárias, a arma da desinformação de empresários sem escrúpulos. Mas, não deveria ser assim, não é?

As Escrituras Sagradas nos recomendam viver em moderação, sem fanatismos. Trocando em miúdos, é o caso de assistir sem fanatizar.

O meio para conquistar uma vida feliz é ser uma pessoa moderada. Na moderação encontramos o equilíbro necessário para se manter em pé. A pessoa sem moderação é sempre muito exagerada, para mais ou para menos. Ela mergulha de corpo inteiro ou é ausente completamente de coisas e atitudes.

Quanto a televisão, assistamos. Mas sendo telespectadores ponderados e criticos. Assistir sem se deixar prender pela programação é o segredo para continuar no âmbito da normalidade, fora das massas de manobras dos programadores.

Hoje em dia algumas emissoras tentam manipular a opinião pública. Acredito que o efeito da tentativa dessa manipulação já não é mais o mesmo. É o tiro no pé ou pela culatra.

Estamos na era digital, quando todos os canais são postos no mesmo nível quanto à qualidade de som e imagem. Então, a nova geração está mais seletiva e dispersa. Tem opções, há oportunidade que não havia para os brasileiros de sessenta anos atrás.

Creio que hoje existam mais de 300 canais no Brasil, entre os abertos e por sistema de assinatura via satélites e cabos. Neste cenário, a Rede Globo - que deteve a atenção do povo brasileiro por mais de duas décadas - cai vertiginosamente nos índices de audiência há anos. Nos últimos meses, em alguns praças importantes, inclusive a carioca, onde a cota de patrocinador vale muito dinheiro, ela perdeu o posto de liderança nos domingos para a Rede Record. Situação inimaginável alguns anos atrás.

Além disso, existe a concorrência da Internet, faz tempo que a rivalidade entre os canais gira mais além da televisão, os telejornais noturnos não conseguem mais trazer furos de reportagens: quase tudo sai primeiro nos portais de Internet, como Terra, IG, R7, entre outros. Na questão de entretenimento, a Rede Mundial de Computadores se expande em sucessos audiovisuais como o site YouTube, por exemplo - fazendo com que os programadores tenham que brigar contra o comportamento da petizada que não sabe quem foi Assis Chateaubriand mas conhece Bill Gates.

Hoje, também, os canais seculares disputam a preferência do telespectador com canais cujos editoriais são cristãos Existe segmentos evangélicos por meio de aluguel de horários nos canais seculares e também os canais cujos donos são evangélicos.

Diante deste cenário, podemos dizer que a TV brasileira melhorou. É verdade que ainda está longe de ser a ideal para quem é cristão, mas progrediu um pouquinho.

E.A.G.

FIDELIDADE DE JACARÉ

Jacaré: predador temível
Répteis fiéis

Estudo de 10 anos feito no Rockefeler Wildlife Refuge, na Lousiania (EUA), mostrou que 70% das fêmeas de jacaré procuram o mesmo parceiro nas épocas de acasalamento. A pesquisa, feita por Stacy Lance, pesquisadora do laboratório ecológico Savannah River, rastreou um grupo de fêmeas e analisou o DNA de seus filhotes. Essa é a primeira prova de monogamia em uma espécie de crocodiliano.

Fonte: revista Planeta, edição dezembro 2009, página 20, ano 37, editora Três.

domingo, 19 de setembro de 2010

DAVID QUINLAN - ELE VEM

David Quinlan by Vanessa Picasa web

ECOLOGIA E FÉ CRISTÃ - EXISTE CRISTÃO ECOLÓGICO?

Quando o Criador incumbiu Adão com sua primeira tarefa, o trabalho era focado na ecologia. Ele deveria cuidar do ecossistema, manter e dar nome às plantas e animais.

Mas, infelizmente, hoje em dia não há consciência ecológica por parte da maioria dos cristãos. Pilhas descarttadas em lixo comum, óleo de cozinha derramado no ralo da pia, banhos demorados, lixo que não vai à lixeira - jogados nas ruas, nos rios, e oceânos. Todas essas práticas rotineiras são costumes errados, e trazem consequências ruins para o presente e para as próximas gerações. Em suma: usa-se água em exagero e também a contaminam!

Os ecologistas informam que atualmente a humanidade utiliza 30% à mais da capacidade de recursos extraídos da natureza, e o planeta não tem capacidade para recuperar no tempo hábil necessário esses recursos. Esse dado é alarmante, mas a maioria das pessoas parecem estar catatônicas, ouvem e não reagem positivamente com referência a isso. 

A reação mais fácil e natural é priorizar o que é reciclável, evitar poluir e economizar os recursos naturais que chegam em nossas mãos.

É preciso preservar o meio ambiente através de mudanças de hábitos. Não tenho feito muito, mas é um trabalho continuado, de formiguinha. Atitude discreta, mas consistente e permanente. Em casa, no blog, na igreja, na escola. 

Leia sobre o assunto: Ecologia, WWF, Envolverde.

E.A.G.

sábado, 18 de setembro de 2010

O TRÍPLICE PROPÓSITO DA PROFECIA - UMA REFLEXÃO SOBRE 1 CORINTIOS 14.3

O apóstolo Paulo escreveu suas cartas com vista a promover a edificação da Igreja. O capítulo 14 da epístola 1ª Corintios tem seu contexto nos capítulos 12 e 13.1-13.

Nos capítulos anteriores, Paulo escreveu sobre a importância de se priorizar a prática do amor cristão. Escreveu isso porque os crentes da congregação situada na cidade de Corinto estavam equívocados, eles priorizavam mais os dons espirituais.

Dom significa presente.

No capítulo 14, Paulo ensina que os dons espirituais devem ser usados praticando o amor de uns para com os outros. Comenta sobre a razão da existência de diversos dons para uma diversidade de pessoas, faz referência sobre a soberânia do Senhor ao distribuir os dons segundo a vontade dEle, ensina que nenhum dom deve ser desprezado pelos crentes, mas afirma que os melhores presentes são sempre os mais importante e devem ser preferidos e mais valorizados por todos. Então, revela o desejo que todos fossem presenteados com línguas estranhas, mas que preferia que todos tivessem
a capacidade de profetizar.

Por quê? Porque havendo mais profecias do que as línguas estranhas durante os cultos será caracterizado que o dom mais importante é o mais valorizado, dessa forma Deus é mais glorificado.

Apesar de que falar em línguas estranhas seja inútil para a igreja, tanto quem fala assim, quanto o crente que profetiza, ambos agem sob a atmosfera divina dentro da comunidade em que estão inseridos.
Falar em línguas estranhas e profetizar são duas ações que possuem o aval do apóstolo Paulo, os cristãos devem exercitar as duas atividades. Nenhuma dessas duas ações são proibidas pelo apóstolo. Na verdade elas devem caminhar juntas no cotidiano cristão, usando-se os devidos critérios bíblicos.
O propósito das línguas estranhas.
Dentro da comunidade cristã, quando o crente fala de maneira incompreensível, não comunica nada a seus irmãos em Cristo. Nenhuma vantagem é colhida dessa audição, afinal, nenhum ouvinte pode entender o que é dito, então, ninguém é edificado. Quem fala sem que o ouvinte entenda recebe apenas experiência espiritual para si, ocupa-se apenas em edificar a si mesmo.
É importante falar em línguas estranhas. Apesar da locução incompreensível não emitir nenhum conteúdo da parte do Espírito aos membros da Igreja, essa fala produz importantíssima edificação pessoal ao locutor. Essa experiência cria ânimo e incentiva a viver segundo a vontade de Deus. O crente acostumado a falar em línguas estranhas é edificado pelo Espírito ao falar, e neste processo ele recebe estrutura construída pelo Espírito e torna-se preparado para enfrentar com mais tenacidade os opositores do cristianismo, é capaz de usar as armas espirituais com desenvoltura.
O propósito do dom de profetizar.
Paulo escreve aos Coríntios afirmando que é preciso haver preferência pelo dom de profetizar mais do que pelo falar em línguas estranhas. Ele deixa claro o motivo dessa orientação. Quando o crente usa o dom de profetizar ele está fazendo o bem ao próximo e não apenas a si.
É importante pensar no próximo e profetizar, esta atitude cumpre o mandamento do amor e transforma o portador do dom em agente da graça do Senhor (1ª Corintios 14.3). Quem profetiza fala de modo a esclarecer e fortalecer a igreja; se aplica e faz cumprir os deveres práticos da religião, e insta os motivos para uma vida santa; apresenta as promessas e as esperanças do Evangelho, faz considerações realmente relevantes visando administrar o conforto em momentos difíceis.

O Pr. Esequias Soares, em seu comentário na revista O Ministério Profético na Bíblia - A Voz de Deus, nas páginas 86 e 87 da edição Mestre, compartilha com todos nós o seguinte, que adapto e  transcrevo em resumo:

"1. Edificação: Todas as profecias devem ser devidamente julgadas à luz da Bíblia, a fim de que não venham causar confusão e nem abalar a fé dos mais fracos. Não podemos nos esquecer que um dos principais objeticos da profecia é a edificação dos fiéis.

2. Exortação. No grego a palavra 'exortação' é 'paraklesis', de onde procede o substantivo 'parákletos' - defensor, advogado, intercessor, auxiliador, consolador, conselheiro - que Jesus empregou referindo ao Espírito Santo (João 14.16,26; 15.26; 16.7). Jesus é mencionado como Advogado em 1ª João 2.1. Assim sendo, o ato de exortar é imitar a Cristo e falar segundo o Espírito, animando, despertando, alertando, encorajando a todos, em público e de maneira particular.

3. Consolação. A consolação pelo Espírito fortalece a fé, produz nova experiência, renova a esperança e dissipa o medo".
Mais importante é dar do que receber.
Deus não faz acepção de pessoas. Mas ao ler a Bíblia percebemos que para Ele é sempre mais importante quem se preocupa e se ocupa em dar do que quem espera apenas receber.
Assim sendo, na esfera espiritual, quem profetiza, quem dirige seu ministério objetivando abençoar o próximo, sempre será considerado maior do que quem fala línguas estranhas. É considerado assim porque possue caráter benevolente.  
__________
Artigo liberado para cópias, desde que sejam citados o link (HTML) do blog Belverede e o nome do autor.
O presente artigo é publicado com o objetivo de servir de subsídio à revista Lição bíblica - O Ministério Profético na Bíblia; lição 12 - O tríplice propósito da profecia – A voz de Deus na Terra; comentários do Pr. Esequias Soares (CPAD).

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

UBE Blogs - sobre as comunidades oficiais nas plataformas Ning e Orkut

 Use o selo UBE 9 mil em seu blog!



 

Respondendo perguntas recorrentes.

Sobre a associação ao UBE:

1 – É necessário ao membro ser cristão evangélico;

2 - A filiação é de graça;

3 – Incentivamos que haja interação entre blogueiros nas comunidades UBE hospedadas nos sites Ning e Orkut;

4 - Para filiar-se à UBE Blogs Ning basta preencher o formulário e aguardar por pouco tempo. Confira como é fácil ser membro da comunidade: aqui.

5 - Leia a dica de como fazer para colocar o banner no seu blog: você já tem seu selo?

Na data hoje, estamos agregados em 9.530 membros na plataforma Ning e 3.147 no Orkut.

E.A.G.

Sete questões que todo cristão precisa analisar antes de votar nas eleições de 2010

Seja vivo e ativo, ouça e fale; envolva-se e transforme o futuro com ações inteligentes no presente.


1 - As pesquisas eleitorais não devem ser consideradas como método de escolha de candidato.

Não é porque alguém aparece em primeiro lugar que este alguém realmente está lá. Os institutos de pesquisas não perguntam para todos os eleitores brasileiros quem eles têm predileção. Então, por mais aproximadas que as amostragens estejam da verdade, sempre estarão na condição de espectro e jamais de realidade.

E, se por acaso, o intituto de pesquisa estiver certo ao apontar o candidato que está em primeiro lugar no pleito eleitoral, esta situação não deve influenciar o eleitor a votar no tal político felizardo. Vote por você mesmo, e não por influência de instituições ou terceiros.

2 - Dupla cidadania.

Se a Bíblia é a regra de fé do cristão, o conteúdo dela tem, sim, que ser considerada na hora do voto. Isso é ser coerente, não é ação contradizente.

O Estado é laico, mas a sociedade não é. Quando o cristão vota de maneira pensada, escolhendo quem tenha pensamentos alinhados com o cristianismo ele prova ser inteligente e estar de acordo com a fé que tem em Deus.

Então, usemos a urna com sabedoria, votemos em nosso favor, jamais votemos em quem é anticristão.

3 - Executivo e Legislativo.

O Congresso Nacional cria leis e o presidente sanciona ou rejeita as leis criadas. Conscientemente, como cidadão, o cristão deve votar no canditado a presidente que estiver mais alinhado com as suas ideias e fé.

No Congresso Nacional, políticos cristãos lutam para barrar leis antibíblicas. Essa oposição cristã precisa continuar nas próximas gestões, aumentar inclusive.

A Igreja de Cristo não quer o aborto e outras práticas anticristãs sancionadas. Então, não convém eleger uma pessoa ao cargo de presidente que esteja disposto a aprovar projetos de leis estranhos e contrários ao cristianismo. É preciso trocar a filosofia edonista assentada na cadeira presidencial, evitar que o próximo presidente seja alguém com a mentalidade disposta a sancionar os projetos pró-aborto, anticristãos.

Não faz sentido dizer “sigo a Cristo” e entregar o voto (dar autoridade política) para quem diz “Deus não existe”, e/ou “vamos criar leis contra a religião”.

4 - Não se deixe levar pelas propagandas fúteis do Horário Eleitoral.

Procure perceber o grau de intensidade da ação de marqueteiros políticos. Eles tentam vender ideias, deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidentes, igual elaboram peças publicitárias de sabão em pó ou frigideiras. A propaganda política tenta transformar gente carrancuda em sorridente. As estratégias de publicidade se parecem com "compre a assadeira X e todos os seus problemas acabaram". O consumidor compra o produto que não funciona, o fabricante não troca o produto quebrado e não devolve o dinheiro. Incrível!

5 - Vamos abortar o voto em candidatos favoráveis à legalização do aborto, PL 122/2006 e PNDH 3.

O partido do Lula contraria declaradamente a Palavra de Deus, tenta calar a voz da Igreja de Cristo com leis infames como o PL 122/2006 e o PNDH-3.

O PL 122/2006 quer criminalizar quem prega a Palavra de Deus, quer colocar na cadeia cristãos pagadores de impostos, tratá-los como bandidos pelo simples fato deles mencionarem que na Bíblia Sagrada existe a declaração que a prática homossexual é pecado.

No caso do PNDH-3, tenta legalizar o aborto e a profissão de prostituta, ensinar candomblé nas escolas e ao mesmo tempo proibir os símbolos cristãos em locais públicos.

Aborto! Eu apóio só um tipo de aborto. Quem dera todos os cristãos abortassem a ideia de votar em políticos aborteiros.

Como cristãos, não é conveniente dar aval para quem queira se eleger - viver às custas de altos salários do erário público -  e agir contra a vida humana. Portanto, não votemos , e se possível façamos campanhas contra todos os candidatos que desejam descriminalizar o aborto e quem apóie o conteúdo do PNDH-3.

6 - Crente não pode votar em crente? Pode, sim.

Os crentes em Jesus Cristo precisam escolher bem ao votar, saber escolher quem após eleito dê passos de acordo com a mentalidade cristã.

O Estado é laico, mas a sociedade não é. E dentro desta condição todo cristão precisa agir pela fé, votar apenas em quem não é contra dogmas cristãos e respeite os conceitos bíblicos.

Estamos em momento de decisão eleitoral, e para que os desejos de partidos anticristãos não se realizem é preciso que os cristãos votem conscientes, com o objetivo de afastar da vida política quem não está representando o ideal cristão.

Solicitar que o irmão vote em irmão não é uma solicitação com a finalidade de institucionalizar a religião, colocá-la no Poder. É fazer valer o que cremos enquanto cidadãos cristãos e evitar que apareçam leis contra a cristandade brasileira. Este ato é o mesmo que olhar para o amanhã e fazer com que o futuro seja o que sonhamos para nossos filhos, netos e bisnetos.

7 - O pastor e sua sugestão.

Todos os cidadãos podem e devem apoiar uma candidatura que se alinhe com seus pensamentos e ideais de vida.

Quando os pastores ensinam o rebanho sobre a responsabilidade do voto, dão apoio aos canditados alinhados com o cristianismo, não estão praticando a tentativa de voto de cabresto, apenas estão exercendo sua influência de liderança comunitária. É direito democrático que lhes compete. Não é crime indicar candidatos e nem fazer propaganda eleitoral. Basta seguir as regras eleitorais.

E.A.G.

Artigo publicado originalmente para o UBE Blogs. Liberado para cópias, desde que citado nome do autor e origem.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

PRONUNCIAMENTO DE JOELMIR BETTING CONTRA A PÉSSIMA POLÍTICA DE LULA



Pronunciamento de Joelmir Betting em editorial do Grupo Bandeirantes de Comunicação (Band), denunciando a péssima política de Lula contra a liberdade de expressão, contra a liberdade de religião e em favor do aborto.

E..A.G.

O significado de nomes - Inara, filha de Baal?


No dia 30 de março eu publiquei o artigo O profeta Jeremias e falso deus Baal. Através dele recebi a visita de uma internauta. Ela escreveu o seguinte:


"Boa noite! Procurando sobre o significado de meu nome, Inara, vi que era filha de Baal... mas quem era Inara na mitologia? Obrigada!"

Eis a resposta, postada aqui com pequenas mudanças:

Prezada Inara.

Seu nome lembra um hit de sucesso do grupo de pagode Katinguelê, e creio que deve tê-lo recebido por causa dessa música.

Lendo o que escreveu neste blog, fiz uma pesquisa.

Na Internet, vários sites brasileiros oferecem significados de nomes. De uns recebemos a informação que Inara tem origem indígena, sendo ela a progenitora da água. Outros, afirmam que Inara tem origem numa deusa mitológica hitita, a filha de Baal.

Mas, em alguns sites similares no idioma inglês, nos é informado que Inara é nome masculino. E que tem origem árabe. Apresentam nomes similares em húngaro (Iivire), irlandês (Íoivihar) e escocês (Ioivihar). Conferir: Behing the Name  e Baby Names. .

Inara em árabe é إنارةE é traduzido a partir da expressão “de iluminação”, termo que remete à janela aberta e às luminárias e quadros.

No site Wikipédia, em inglês, achamos Inara Serra. A página nos informa que trata-se de uma das principais personagens do seriado de ficção científica Firefly / filme Serenity, ao roteirista, produtor e diretor de Hollywood, chamado Joss Whedon (de Buffy a Caçadora de Vampiros, Angel). Inara Serra é interpretada pela atriz brasileira Morena Baccarin - uma carioca naturalizada americana. A personagem é uma mulher budista que presta serviços como dama de companhia.

Outra página da Wikipedia, em inglês, diz que Inara, no idioma hitita, seria a deusa dos animais selvagens e filha do deus Tempestade, remetendo este nome para a mitologia grega, mais precisamente aos personagens mitológicos Artemis, Perséfone e Deméter ( http://en.wikipedia.org/wiki/Inara ).

Na Bíblia Sagrada, embora os povos hititas (variante de heteu) sejam encontrados no Antigo Testamento, o nome Inara não é encontrado.

Voltando a citar os sites em inglês, dedicados a explicar significados e origens de nomes, encontrei neles, também, usuárias usando Inara. Elas também informam que a origem do nome é árabe, acrescentando que significa raios de luz, enviado do céu. Algumas delas, revelam que o nome teve influência na série da televisão Firefly.

Enfim, o nome Inara possui diversas informações que vão uma de encontro com as outras. Mas, acredito que ele tenha a ver com luz. Com a palavra os universitários de origem árabe!

Volte outra vez ao Belverede.

Abraço.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O DOM DA PROFECIA E O CHAMADO VOCACIONAL DOS PROFETAS NO NOVO TESTAMENTO E EM NOSSA GERAÇÃO

Existe diferença entre o dom da profecia e o ofício de profeta. O primeiro é um dom do Espírito e o segundo é uma função ministerial a ser utilizada na Igreja do Senhor, que é o Corpo de Cristo.

Determinado pregador certa vez afirmou o seguinte: O profeta poderá ser encontrado com o dom de profecia, mas nem toda pessoa que tem o dom de profecia poderá ser considerada profeta. No mesmo sentido acontece em Medicina: o médico presta atendimento médico, mas nem toda pessoa que oferece cuidados médicos é um médico.

Com isso, podemos dizer que nem todos que profetizam são profetas, nem todos os que têm o dom da profecia são chamados para o cargo de profeta.

O dom da profecia

O Espírito Santo distribui nove espécies de dons à Igreja de Cristo, entre eles a capacidade de comunicar mensagens visando exortar, consolar e edificar, de forma individual ou coletiva (Romanos 12:6 ; 1ª Corintios 14.3-4).

“A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum. Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas” - 1ª Corintios 12.7-10.

“Porque todos podereis profetizar, cada um por sua vez; para que todos aprendam e todos sejam consolados” - 1ª Corintios 14.31.

Um cristão portador de dom da profecia não é aquele que é usado para trazer correção para o corpo de Cristo de maneira específica. Este dom traz três resultados de acordo com 1ª Coríntios 14.3:

• Ela produz a edificação da vida cristã e caráter;

• Encoraja os crentes desanimados;

• Fortalece os crentes ao dar espaço à esperança.

Os profetas

Jesus Cristo fundou a Igreja. Nas páginas do Novo Testamento vemos que Ele organiza a liderança dela criando cinco ofícios ministeriais, cada qual com sua especificidade.

Os profetas são porta-vozes de Deus e porta-vozes que falam para a humanidade em nome de Deus.

"Ora, havia na igreja em Antioquia alguns profetas e mestres" - Atos 13.1.

“E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura são todos apóstolos? são todos profetas?” - 1ª Corintios 12.28-29 a.

“E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo” - Efésios 4.11-12.

Em virtude da construção gramatical no grego, fica claro que as cinco funções possuem estreita proximidade de ações entre si, porém, são distintas em suas funcionalidades.

Os profetas são as pessoas as quais Deus revela uma mensagem para o povo que atende às suas necessidades ou situações específicas na Igreja. Ele não age separado dos outros quatro ministérios.

As pessoas vocacionadas ao cargo de profetas proclamam a mensagem de arrependimento e esperança, denunciam o pecado e predizem o juízo futuro, inclusive em questões nacionais, ao receber revelações da parte de Deus. Eles têm consigo autoridade divina, embora não poucas vezes sejam reconhecidos assim no ambiente em que vivem. O próprio Jesus disse isso sobre os profetas, avisou que eles não encontram honra em sua pátria (João 4.44).

A mescla de proclamação e predição são encontradas no Novo Testamento. Como cristãos somos ordenados a viver como Cristo e proclamá-Lo a todos da nossa geração, anunciando o arrebatamento da Igreja e o Juízo Final.

A vocação profética tem origem em Deus

Em Atos 21.10-14, lemos o profeta em ação. Ágabo entrega ao apóstolo Paulo um recado do Espírito Santo, avisando-lhe que seria preso por judeus em Jerusalém e em seguida entregue aos gentios. A maneira que a mensagem é ministrada é totalmente diferente da forma ministrada por pastores, mestres, evangelistas ou apóstolos.

A função de profeta é uma função designada por Jesus Cristo e não pelos homens. Ninguém tem capacidade por si mesmo para se promover ao cargo e nenhuma denominação evangélica tem aval do Senhor para designar seu membro ao posto de profeta.

Infelizmente, muitas pessoas têm se autoproclamado como profetas por iniciativa pessoal, objetivando glória e vantagens para si mesmo e seu círculo social. Após se apresentar com este título, se acham no direito de criticar, repreender e prejudicar desafetos, criando “recados divinos” em mensagens que com muita clareza entendemos serem missões em causas próprias ou das intituições eclesiásticas que representam.

O profeta verdadeiro trabalha para converter almas para Cristo e jamais para si mesmos ou suas denominações evangélicas.

Leia mais: Efésios 4.11, Atos 11.27-30, 13.1; 15.32, 19.6.

E.A.G.
_________

Artigo liberado para cópias, é solicitado que sejam citados o link (HTML) do blog Belverede e o nome do autor.

O presente texto é publicado com o objetivo de servir de subsídio à revista Lição bíblica - O Ministério Profético na Bíblia; lição 11 - O dom ministerial de profeta e o dom de profecias – O ministério profético no Novo Testamento; comentários do Pr. Esequias Soares (CPAD).

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Salmo 23: Nova Versão Internacional (NVI)

Santa Isabel - São Paulo

O SENHOR é o meu pastor; de nada terei falta
Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas;
restaura o meu vigor. 
Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.
Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei algum perigo, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.
Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. 
Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice.
Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida,e voltarei à casa do SENHOR enquanto eu viver.
__________

Nova Versão Internacional

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O MINISTÉRIO PROFÉTICO NO NOVO TESTAMENTO - QUAL É E QUAL NÃO É A MISSÃO DOS PROFETAS DO SÉCULO 21

Ao morrer na cruz sem pecar, Jesus Cristo cumpriu a lei e nos concedeu a graça de Deus. Quando subiu, Ele deu dons aos homens, incluso o dom de profetas (Romanos 6.14; Efésios 4.7).

Para que serve a profecia?

O exercício do dom profético serve de sinal aos crentes (1ª Coríntios 14.22).
.
A Palavra de Deus incentiva aos membros da Igreja a desejar profetizar e alerta aos líderes não impedir que as profecias sejam proferidas (1ª Coríntios 14.1,4,5,12,19,31, 39).

.
O profeta da Verdade

O verdadeiro profeta exerce seu ministério reconhecendo a Jesus Cristo como único fundamento, único Senhor e Salvador, como foi revelado no primeiro século e está registrado nos Evangelhos.
.
No Dicionário Vine, o termo "fundamento" (fundada: themelios, themelion ) é apresentado como um adjetivo, relacionado com tithemi (colocar).

O apóstolo Paulo é contudente sobre a fundação da Igreja. Nenhum pregador cristão - seja ele um pastor, evangelista ou profeta ou outro servo de Deus - pode lançar outras bases além da que já existe. Nenhum outro fundamento pode ser estabelecido ao pregar o Evangelho (Romanos 15:20-21; 1ª Coríntios  3.11; Efésios 2.19-22).

Nos dias de hoje, a missão dos profetas, como também dos pastores, evangelistas e mestres, é amadurecer os santos, preparando-os para as obras do serviço cristão.

O profeta verdadeiro é alguém que recebe capacidade, segundo as Escrituras Sagradas, de entregar aos cristãos mensagens de exortação, consolo e revelação (1ª Coríntios 14.3, 30). O propósito da função de profeta é incentivar e instruir os cristãos na caminhada cristã,  fazer isso através de conselhos com bases bíblicas, instando-os ao arrependimento, apontando o caminho da justiça e da vivência com o poder de Deus. A tarefa profética objetiva à edificação através do ensino bíblico (Mateus 4.34; 9.35; Efésios 4:29; 1ª Tessalonicenses 5.11,19-21; 1ª Coríntios 14.3-4, 31).


O profeta verdadeiro não incita divisões

Ele esforça-se o máximo possível para manter a unidade da fé que vem com o conhecimento do Filho de Deus, conscientizando a todos que a Igreja é o Corpo de Cristo, um organismo espiritual indivisível.

O Evangelho, que nos apresenta o Filho de Deus, nos orienta a viver a unidade no Corpo de Cristo. A união dos cristãos, originadas da fé, é baseada no profundo conhecimento do Senhor. Esse conhecimento flue, naturalmente, da verdade das Escrituras Sagradas aos que abrem o coração para recebê-la.

O profeta do pai da mentira

É preciso fazer uso do discernimento espiritual para separar o profeta falso do verdadeiro, é preciso todo cuidado para não fazer confusão.

Em nossa geração, Deus não tem o propósito de preparar e usar um servo para ser um "super-crente" com a missão de estabelecer um "novo fundamento" no cristianismo, algo que suplante a revelação dos apóstolos e profetas da Igreja Primitiva. Os profetas de hoje em dia têm como parâmetro pregar a Palavra de Deus, do Gênesis ao Apocalípse, sem distorcer,  diminuir ou aumentar seu conteúdo.

Não existem novas revelações da parte de Deus a serem anexadas às Escrituras Sagradas. Não existem "novas informações” a serem consideradas no mesmo peso da autoridade do Evangelho, nada e nem ninguém pode substituir as revelações de Jesus e dos apóstolos contidas no Novo Testamento. 

Portanto, o profeta que trouxer novidades além das Boas Novas reveladas por Cristo e pelos apóstolos é uma pessoa anátema, sua mensagem deve ser refutada  pelos cristãos.

Conclusão

A mensagem profética não se condiciona aos concílios ecumênicos, não se submete às convenções e interesses humanos. E o porta-voz dessa mensagem é uma pessoa sem medo de transmiti-la. Nenhum dispositivo da terra cala a boca de um verdadeiro profeta, nada o impede de falar a verdade, ele é capaz de dar sua própria vida para comunicar a mensagem do Senhor.

Caro leitor, com esse entendimento retido, e lendo e meditando na Palavra, você será capaz de reconhecer os falsos profetas, as falsas profecias e os falsos ensinos, que o Espírito Santo, por meio das Escrituras Sagradas, diz que estarão presentes na Igreja nos últimos dias.

E.A.G.
_________

Artigo liberado para cópias, desde que sejam citados o link (HTML) do blog Belverede  e o nome do autor. (Eliseu Antonio Gomes - http://belverede.blogspot.com).

O presente artigo é publicado com o objetivo de servir de subsídio à revista Lição Bíblica - O Ministério Profético na Bíblia; lição 10 – O ministério profético no Novo Testamento ; comentários do Pr. Esequias Soares (CPAD).

Thalles Roberto - Deus da minha vida - vídeo e letra



Thalles Roberto, mineiro, entra para o cenário musical evangélico saído da música secular brasileira, era backing vocal do conjunto Jota Quest.

Deus da minha vida

Deus meu, Pai meu, Amor meu,
Tudo, razão de tudo!
Deus meu, ar meu
Farol que eu preciso
Como eu preciso!

Eu preciso Te sentir todo dia!
E olhar pra Tua luz pra não me perder!
Meu Senhor Tu és a minha alegria
E eu preciso

Deus da minha vida
Fica comigo
Sou a Sua casa
Mora em mim

Deixa eu Te dizer o que eu preciso
Pai, eu preciso do Senhor!

Composição: Thalles Roberto

E.A.G.