Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O cristão pergunta: pastoras evangélicas são cabeças de seus maridos?


Procuro ser um estudioso da Palavra. Tenho estudado há mais de 27 anos, procuro estudá-la e lê-la sem ter conceitos humanos pré-estabelecidos, andar a minha caminhada cristã sem estar preso aos dogmas denominacionais. Por favor, não confundam essa declaração. Não sou uma daquelas pessoas que são contra a estrutura das igrejas. Sou membro de uma delas e congrego regularmente.

Sobre a questão do pastorado, o machismo e o feminismo nas igrejas, vejo a situação da seguinte forma:

Se queremos nos manter em pé, precisamos vigiar para não cair (1ª Corintios 10.12). Vivemos em uma geração onde corremos o risco de misturar as filosofias humanas com o Evangelho de Cristo. Não nos esqueçamos: Deus não é machista e nem feminista. Então, imitemos essa característica divina dEle, amando o mundo inteiro sem fazer distinções.

O cristão deve ser submisso à Palavra de Deus, sempre. Se ouvimos uma pregação e quem prega  entrega orientações que se chocam com as determinações das Escrituras, como cristãos não devemos concordar com o que ouvimos. Não importa quem seja, homem ou mulher, pessoa neófita na fé ou o pastor-presidente da denominação.

A atitude de seguir quem não está pregando de acordo com a Bíblia denota idolatria, porque tais tipos de pregadores estão tentando (às vezes inconcientemente) tomar o lugar de Cristo. Oremos pelos tais. E na medida do possível façamos alertas pessoais a eles para que voltem ao caminho correto.

O lar não é a congregação cristã. Na estrutura do casamento, o Criador colocou o marido como o cabeça da mulher. Deus criou primeiro a família e depois a Igreja.

A ordem cronológica - primeiro o casamento e depois a igreja - denota o grau de importância dessas duas instituições. A igreja é composta de famílias, jamais o contrário.

a) É digno de nota que o primeiro milagre de Jesus Cristo foi a transformação da água em vinho – aconteceu na celebração de um casamento (João 2.1-25).

b) O apóstolo Paulo fez uma importantíssima observação: o obreiro que não governa bem sua casa, que é um chefe de família repreensível no governo da sua família, não está aprovado para ser ministro na igreja (1ª Timóteo 3.1-10; e 5.8).

Isso posto, creio que se um irmão tem uma esposa que é pastora, a liderança dela em casa não será maior do que a do marido. O marido sempre será o cabeça do lar, porque o ambiente do templo não é o mesmo ambiente de nossas casas.

O marido é cabeça de seu lar em todas as situações, inclusive acima da autoridade de um líder masculino, o pastor da igreja. Os pastores devem respeitar os membros de sua igreja como chefes de família. Tanto a Igreja como o lar recebem no Novo Testamento a analogia de um corpo humano. E os corpos normais possuem apenas uma cabeça, jamais duas!

Nunca se esqueçam: na Igreja, o Cabeça não é nem o pastor e nem a pastora, é Jesus (Efésios 1.22; 5.23; Colossenses 1.18). Se o líder da igreja – pastor ou pastora - interfere nos lares, as famílias serão como corpos com duas cabeças, corpos anômalos, defeituosos.

Vejam bem, Jesus é o Cabeça do marido em sua residência. A autoridade do homem casado precisa ser em amor a Deus e ao próximo. Quando o marido realmente ama ao Senhor, ele é capaz de se submeter à Palavra incondicionalmente. As Escrituras Sagradas ordenam ao marido se entregar à mulher como Cristo se entregou à Igreja, até à morte (Efésios 5.25) e manda que não sejam impacientes, grosseiros, contra ela e nem com seus filhos (Colossenses 3.19-21; Efésios 6.4).

Concluindo:

"Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo; pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas" - Colossenses 3.23-25.

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.