Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

terça-feira, 1 de setembro de 2009

A AMIZADE DE DAVI E JÔNATAS

E Jônatas fez jurar a Davi de novo, porquanto o amava; porque o amava com todo o amor da sua alma - 1º Samuel 20.17.

Sirlei S. Passolongo definiu a relação de amizade assim: Amigo é criança que nunca cresce, jovem que nunca envelhece, amigo é alguém que a gente nunca esquece.

Para outros, amizade é amar, ela está junto ao amor e também é o amor. É uma relação descrita como o mais nobre dos sentimentos, o mais humilde deles. Cresce a sombra do desinteresse, nutre-se brindando com a compreensão.

Amizade não é só receber, é dar também; não é magoar, é incentivar; não é descrer, é examinar e se esforçar para crer; não é ofender, é compreender e perdoar; não é humilhar, é defender; não é julgar sumariamente, é aceitar e contornar problemas.

Somente os honestos podem ter amigos, a lealdade é uma das qualidades mais valiosas da vida, para ser leal, uma pessoa não pode viver só para si mesma.

A amizade não admite sombras, fingimentos, e nem rusticidades. Exige sacrifício e coragem, compreensão e verdade. A verdade acima de todas as coisas.

Apesar de Davi ser perseguido pelo insano rei Saul, ele tirava forças da sua amizade com o filho de Saul. O relacionamento deles era caracterizado pela confiança, compreensão e encorajamento. Como teria sido difícil para Davi suportar esta perseguição injusta sem o apoio de uma amizade alicerçada no Senhor.

Davi, depois que se tornou rei honrou a amizade com Jônatas, que lhe havia pedido que tratasse sua descendência com benevolência. Convidou Mefibosete, filho de Jônatas, para morar em seu palácio e assim lhe proporcionou uma vida regalada.

Jônatas é um bom exemplo de amigo. Era corajoso e leal; jamais colocou o seu bem-estar à frente do bem estar daquele a quem amava. Às vezes ele tinha que lidar com a lealdade conflitante entre Davi e seu pai Saul. As saídas que encontrava nos ensina como ser leais e também o que deve dirigir a nossa lealdade. Na vida de Jônatas, a verdade sempre o dirigiu.

A história de Davi e Jônatas ilustra o valor da amizade. O testemunho de Davi e Jônatas nos lembram que precisamos nutrir as amizades que Deus nos dá.

O amigo é a primeira pessoa que aparece quando o mundo inteiro desaparece.

"E disse Jônatas a Davi: vai-te em paz, porque nós temos jurado ambos em nome do Senhor, dizendo: o Senhor seja perpetuamente entre mim e ti e entre minha semente e a tua semente" – 1ª Samuel 20.42.

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.