Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 1 de setembro de 2009

PASTOR SILAS MALAFAIA: UM HOMEM ACIMA DA CRÍTICA – UM COMENTÁRIO DE ELISEU ANTONIO GOMES QUE NÃO FOI PUBLICADO NO BLOG DE ALTAIR GERMANO

Primeiramente, quero dizer que repeito o Pr. Altair Germano, fazem dois anos e meio que o acompanho, não me sinto hostilizado pelo fato do meu comentário não estar online no blog dele. Na minha concepção, todo blogueiro tem direito de administrar seu blog, como administra sua vida, sua carreira profissional e a sua casa. O episódio não abala minha consideração pessoal por ele.

Entendo que o blogueiro é igual um cicerone e um moderador de debates ao mesmo tempo. Como anfitrião, cuida bem daqueles que o prestigiam, lendo e comentando seus arigos; e como moderador, o blogueiro é a pessoa responsável pela boa condução, direção, e evolução dos assuntos abordados por ele. Reconheço que esta mescla de funções não poucas vezes é difícil de conciliar.

Depois que digitei o comentário naquele blog, ontem por volta das 23 horas, voltei hoje às 13 horas para ver como estava o andamento e percebi que o texto não foi ao ar. Então, passando os olhos no blog, percebi que o Pr. Altair, está como membro da Comissão Regional do Centenário das Assembleias de Deus no Brasil, CPAD e COMADALPE, situação que ao meu ver fez com que escolhesse pela não publicação do que eu escrevi, pois o compromete nesta função
__________

"Pr. Altair

A ASSEMBLEIA DE DEUS DO SÉCULO XXI - Eu, nascido em berço assembleiano, filho de um pai que fundou congregação no final década de 50, toda 60 e meados de 70, em São Paulo, digo-lhe o que ele na larga experiência afirma. É o seguinte: não existe mais a Assembleia de Deus do passado, ela acabou! Esquecemos da obviedade da vida, cada ano que passa o passado se torna mais distante, e isto tem transformado a Assembleia de Deus em outra instituição, que esqueceu de mudar a razão social.

Mudou como? Com Josés e seus contracheques! Com pastores-pugilistas! Com a ausência de cultos onde o Espírito confirma o ministério do líder. Lembra de Marcos 16.20? Pois bem, hoje em dia os líderes assembleianos acostumaram-se a repudiar os doentes que os chamam pedindo oração para cura! Incrível! A retórica é a da conformação. “Conforme-se com seu cancerzinho, irmão”.

SILAS NO MEU BLOG... - Não defendo o Pr. Silas, apenas sou imparcial... E alguns parecem sentir incômodo pela minha imparcialidade, e chegam a me ofender. Não publico, mas arquivo tudo.

Criei postagens em meu blog citando o Pr Silas Malafaia, Morris Cerullo, a prática da OFERTA ALÇADA e a promessa bíblica relacionada a ela (vide Malaquias 3.8). E fiz uma série de posts incentivando os leitores a refletirem e comentarem sobre tudo isso usando a Bíblia Sagrada. O número de acessos aumentou, mas, infelizmente, são poucos que apareceram para comentar usando argumentos bíblicos rebatendo a questão.

APOLOGIA BÍBLICA? - Nesta minha imparcialidade, tenho encontrado alguns irmãos na blogosfera cristã, gente assembleiana, fazendo "apologia bíblica" de um pequeno recorte da Bíblia Batalha Espiritual e Vitória Financeira (pobreza é escravidão). E alguns até têm a coragem (para não usar outro termo) de dizer que não leram o estudo que comentam, não conhecem a BBEVF. Esta situação não é apologia, tem outro nome. É preconcepção; não é ato de apologeta / apologista, é ato de preconceituoso!

A FALA DO PROGRAMA DE TELEVISÃO - Sobre o fato de Silas Malafaia ter dito que não está se incomodando com os críticos, creio que se referia aos que o taxaram como um alguém que se inseriu no movimento neopentecostal, pois naquela fala foi categórico ao dizer “sou pentecostal”.

Realmente é estranho o descreverem assim, pois neopentecostal é uma designação para as igrejas fundadas por volta de 1960. No Brasil, uma das primeiras é a Deus é Amor.

Silas Malafaia não é perfeito. Ninguém é! Talvez o grande erro de todos nós é querer encontrar a perfeição que só Jesus tem! E nisto, está incluso o próprio Vice-Presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil.

TAMBÉM SINTO FALTA DE ARGUMENTAÇÕES BÍBLICAS - No programa em questão, o Pr. Silas Malafaia pede argumentos bíblicos aos que criticam suas posturas.

Gostaria que expoentes da Assembleia de Deus explicassem porquê mantém na denominação a prática do dízimo, defendendo-o com unhas e dentes, e ao mesmo tempo desprezam as ofertas alçadas. As duas práticas estão citadas no texto bíblicos de Malaquias 3 e acompanhadas das mesmas promessas.

A IDENTIDADE ASSEMBLEIANA - Outra pergunta sem resposta: porque o silêncio e a falta de ênfase na questão dos cheques? Dois pesos e duas medidas talvez seja a causa do primeiro grande racha da denominação no século XXI. Esta situação é uma panela de pressão prestes a estourar, quando acontecer a explosão, será uma situação sem nenhum controle. Mas, mesmo com as divisões e subdivisões, todos os assembleianos de hoje continuarão usando o selo Assembleia de Deus amanhã. Creio que esta seja a identidade assembleiana!

Com pesar",

E.A.G.

Nenhum comentário: