Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 22 de maio de 2009

RONDHA BYRNE - A AUTORA DO LIVRO O SEGREDO E AS INFLUÊNCIAS NEGATIVAS QUE ELA CAUSA NO SEIO DA CRISTANDADE

A australiana Rondha Byrne, autora de O Segredo, é expressão máxima da imagem de escritora de sucesso no mundo dos livros. Ela foi apontada pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, alguém que já acumulou uma fortuna de mais de U$ 50 milhões. Vendeu mais de 2 milhões de cópias em DVD e 13 milhões de exemplares de seu livro.

Em O Segredo, segundo as faculdades teológicas, encontra-se a mistura a Teologia Narrativa, Teísmo Aberto, Teologia da Esperança, Ortodoxia Generosa, Teologia Quântica e Evangelho de Auto-ajuda.

Nesta mistura, uma das induções mais emblemáticas é o pensamento positivo. A escritora afirma que basta pensar e acreditar que receberá o que quer. “No momento em que você deseja alguma coisa, e acredita, e sabe que já a tem no invisível, o Universo inteiro se move para deixá-la visível”, declara ela. Rondha Byrne, com esta teoria, consegue convencer multidões de que é possível conseguir curas de doenças, realizar-se com a conquista de um grande amor, possuir jóias e automóveis de luxo num simples passe de mágica.

Entre os apologetas / apologistas brasileiros, nota-se que eles entraram na onda de afirmações de que a confissão positiva é originária do neopentecostalismo. É um erro crasso, porque os neopentecostais, mesmo que haja erros hermenêuticos naquilo que pregam, não excluem Deus nos seus anseios pelas coisas dessa vida.

Os pilares que a escritora apresenta para provar ser capaz de passar a sua mensagem, segundo ela mesma, vem de verdades milenares. Diz que aprendeu com sábios, cientistas, filósofos e gentes de sucesso. Ensinamento genuinamente bíblicos é coisa rara de se encontrar nas páginas do seu livro. A fé cristã e Deus estão descartados do processo.

Parecer deste blog:

Não é um erro almejar ter uma vida tranqüila nas áreas amorosa e financeira. O pecado está em colocar as coisas e a si mesmo acima de Deus e do próximo. Os bens materiais não devem ser desejados e usados com finalidade egoísta. Quando o coração ama o semelhante, sabe compartilhar suas posses com quem precisa de ajuda, está alinhado com os propósitos do Senhor.

“Agrada-te do Senhor e ele satisfará os desejos do seu coração” - Salmo 37.4;

“Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário, qual é o proveito disso?” - Tiago 2.14-16.

E.A.G.

Leia mais neste blog:

Refutação biblica às idéias de Rondha Byrne, autora do livro O Segredo.

Nenhum comentário: