Em O Segredo, segundo as faculdades teológicas, encontra-se a mistura a Teologia Narrativa, Teísmo Aberto, Teologia da Esperança, Ortodoxia Generosa, Teologia Quântica e Evangelho de Auto-ajuda.
Nesta mistura, uma das induções mais emblemáticas é o pensamento positivo. A escritora afirma que basta pensar e acreditar que receberá o que quer. “No momento em que você deseja alguma coisa, e acredita, e sabe que já a tem no invisível, o Universo inteiro se move para deixá-la visível”, declara ela. Rondha Byrne, com esta teoria, consegue convencer multidões de que é possível conseguir curas de doenças, realizar-se com a conquista de um grande amor, possuir jóias e automóveis de luxo num simples passe de mágica.
Entre os apologetas / apologistas brasileiros, nota-se que eles entraram na onda de afirmações de que a confissão positiva é originária do neopentecostalismo. É um erro crasso, porque os neopentecostais, mesmo que haja erros hermenêuticos naquilo que pregam, não excluem Deus nos seus anseios pelas coisas dessa vida.
Os pilares que a escritora apresenta para provar ser capaz de passar a sua mensagem, segundo ela mesma, vem de verdades milenares. Diz que aprendeu com sábios, cientistas, filósofos e gentes de sucesso. Ensinamento genuinamente bíblicos é coisa rara de se encontrar nas páginas do seu livro. A fé cristã e Deus estão descartados do processo.
Parecer deste blog:
Não é um erro almejar ter uma vida tranqüila nas áreas amorosa e financeira. O pecado está em colocar as coisas e a si mesmo acima de Deus e do próximo. Os bens materiais não devem ser desejados e usados com finalidade egoísta. Quando o coração ama o semelhante, sabe compartilhar suas posses com quem precisa de ajuda, está alinhado com os propósitos do Senhor.
“Agrada-te do Senhor e ele satisfará os desejos do seu coração” - Salmo 37.4;
“Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário, qual é o proveito disso?” - Tiago 2.14-16.
E.A.G.
Leia mais neste blog:
Refutação biblica às idéias de Rondha Byrne, autora do livro O Segredo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário