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Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 14 de julho de 2016

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Pecado, misericórdia e perdão



"O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia" - Provérbios 28.13.
"Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve" - Salmos 51.1-3, 7.

Todos nós, cristãos, sabemos que o que foi pecado no passado, é pecado no presente e continuará a ser no futuro. Também sabemos, mas não podemos esquecer jamais, que a misericórdia divina sempre será misericórdia divina. Além disso, retenhamos na memória, que todos estamos sujeitos a pecar, e se o coração for contrito, Deus jamais deixará de perdoar o pecador arrependido.

"O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia" - Provérbios 28.13.

Aquele que confessa seus erros, dá sinal que reconhece ter pecado e demonstra possuir traço de humildade.

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" - 1 João 1,9.

Quem ainda não fez sua confissão para Deus, confesse crendo que Ele é misericordioso e o perdoará.

E.A.G.

A vida mudou em São Paulo, mas Deus continua a ser o mesmo Pai bondoso que sempre foi


Diante de todas essas dificuldades, para quem crê em Deus sempre haverá consolo, esperança e socorro.
Rio Tiete entre as vias marginais.

Em São Paulo, na década dos anos 1980 para trás, não era contra lei o pobre cavar e manter um poço de água no quintal. As famílias mais pobres tinham água de graça para matar a sede e fazer a higiene pessoal da família inteira; não havia restrição para criar porcos, galinhas, patos, marrecos e até aquele peru do Natal. E assim, com pouquíssimo custo, era fácil ter alguma mistura na mesa para todos se satisfazerem, sem precisar ir às compras.

Nos idos 1980 e anos anteriores, existia espaço para plantar árvores frutíferas, legumes e verduras no quintal de casa. Eu tive o meu própria abacateiro! Via de regra, havia variedade de alimento sobre a mesa, ninguém espera o dia da feira ou procurava o mercado que oferecesse a melhor promoção. Hoje, pais de família gemem com a inflação em alta e descontrolada, sofrem com acúmulo das dívidas, deixam grande parcela do salário nos estabelecimentos comerciais e têm que pagar até pela sacola de compras. 

Agora, ao invés de encontrar peixes nos rios, riachos e lagoas, encontra-se poluição; no lugar de matas e ambientação aos pássaros e outros bichos, temos a invasão habitacional desorganizada, no lugar de preparo do solo para plantação encontramos o cimento frio.

Para muitos habitantes paulistanos, falta o emprego e o dinheiro para sobreviver nesta grande cidade, que é centro de desespero, zona de asfalto cheio de buracos e enchentes devastadoras, o mesmo lugar que outrora representava o sonho de progresso de nordestinos e tantas outras gentes.

Antigamente, era menos complicado ser pobre em São Paulo. 

Porém, diante de todas essas dificuldades, para quem crê em Deus sempre haverá consolo, esperança e a resposta certa. 

Qual? Salmo 121 responde.

1 Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?
2 O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.
3 Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda.
4 É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel.
5 O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita.
6 De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua.
7 O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma.
8 O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.

E.A.G.

Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo descritos na Bíblia Sagrada como figuras femininas


É necessário deixar claro que a Divindade é incorpórea, não é macho e nem é fêmea. As descrições que lemos são apenas figuras de linguagem.
Os leitores mais atentos da Bíblia Sagrada notam que Deus, Cristo e o Espírito Santo, além da descrição masculina também são retratados como figuras femininas.

É necessário deixar claro que a Divindade é incorpórea. As figuras femininas que descrevem Deus, Jesus e o Espírito nas Escrituras, não sugerem que Deus, Jesus e o Espírito são personagens fêmeas ou machos, apesar de o gênero masculino prevalecer: Senhor, Rei, Juiz, Pai, marido.

As descrições que lemos são apenas figuras de linguagem, são representações de Deus em linguagem antropomórfica - linguagem figurada de parte do corpo humano ou de animais para descrevê-lo mais claramente.

Não existe o propósito de justificar a necessidade, do uso de “mãe” ou pronomes femininos para enfatizar a feminilidade ou ambivalência sexual da Divindade. E de igual maneira, os pronomes masculinos que encontramos na Bíblia, quaisquer referências para Deus, Jesus e o Espírito, não justificam afirmar que a Divindade seja macho.

Outra vez: Deus, Jesus e o Espírito não possuem corpo de homem e nem de mulher.

Vejamos alguns textos que apresentam a Trindade figurando no modo feminino:

• DEUS (como figura de uma mãe)

"Esqueceste-te da Rocha que te gerou..." - Deuteronômio 32.18.

"Confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR DEUS é uma Rocha" -  Isaías 26.4.

"Por muito tempo me calei, estive em silêncio e me contive; mas agora darei gritos como a parturiente..." - Isaías 42.14.

As figuras femininas que descrevem Deus, Jesus e o Espírito nas Escrituras, não sugerem que Deus, Jesus e o Espírito são personagens fêmeas ou machos.
• ESPÍRITO SANTO (como figura de uma mãe)

"...e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas" - Gênesis 1.2.

Este versículo, no original hebraico tem um sentido mais amplo do que a tradução de João Ferreira de Almeida. Espírito é Ruah, um substantivo feminino. O verbo "movia" (rãhaph) tem raiz primitiva em "chocar". Isto é, o texto ilustra o Espírito como uma ave-mãe chocando um ovo.

• JESUS CRISTO (como figura de mãe)

"Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!" - Mateus 23.37.

Não é prudente pensar ou afirmar que Deus é machista. Tanto o homem quanto a mulher são sua imagem e semelhança. "E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou" - Gênesis 1.27. Homem neste texto tem a conotação de Humanidade e não o gênero masculino.

É importante ler e conhecer a Bíblia e praticá-la sem mistura com os conceitos humanos. Deus não é machista e nem feminista, está acima das filosofias deste mundo, desde o primeiro dia da criação. Faço votos que as ideias machistas e feministas não atrapalhem nossas vidas cristãs. Ao ler a Bíblia Sagrada, que a nossa mente esteja vazia dos pensamentos desse mundo, pois não é possível receber e guardar a Palavra de Deus se não houver espaço vago no coração para armazená-la.

Esta redação é um resumo do assunto, existe muito mais para ser mostrado, porém, entendendo que o que está mostrado já é o suficiente para que quem ler possa perceber a ideia a ser transmitida, termino aqui a explanação.

Veja mais aqui no Belverede: Linguagens antropomórfica e antropopática na Bíblia

E.A.G.

terça-feira, 12 de julho de 2016

Mulheres pastoras, apenas uma heresia para a concepção de alguns machistas de plantão?


Quando Paulo usa o termo masculino para falar sobre pastores na obra, sem mencionar o cargo reservado para as mulheres, é preciso expandir a visão de leitor da Bíblia para o de um estudioso da história, analisar a cultura em que o apóstolo vivia. E qual era a situação a ser ponderada? Os judeus jamais aceitariam uma mulher liderando na igreja. Naquele tempo tal indicação ao ministério seria uma pedra de tropeço, como foi a discussão sobre comer carne sacrificada aos ídolos.
Arte: pastora cuidando de seu rebanho. Artista: Julien Dupre. 

Na postagem publicada ontem por mim (Caso Bianca Toledo...), recebi visitas comentadas. Uma delas tem o seguinte conteúdo, ipsis leteris:

"A verdade: Nao existem fundamentos biblico,para separação de mulheres ao ministério pastoral! Isto pertence só aos homens,e quem quiser que vá questionar com o soberano Deus!Deus nunca chamou mulheres para exercer este oficio!"

Nunca pretendi tomar partido com ênfase neste assunto, sempre fiquei na posição de observador, mas neste momento penso ser importante colocar meu ponto de vista na superfície deste tema.

Creio que não é uma credencial de igreja que faz alguém ser pastor. Vemos muitas pessoas por aí com a carteira, mas sem nenhuma característica para pastorear, inclusive até atrapalham os que são pastores de fato. Também, observamos muitas pessoas sem credencial, porém, fazendo ótimo trabalho pastoral, pois é uma característica que nasceu com elas, o pastorado flui nas ações delas com naturalidade, sem qualquer esforço. E entre esse pessoal “sem crachá”, há muitas mulheres trabalhando para o Senhor. Algumas igrejas reconhecem essa gente e os honra, mas outras não.

Eis minha resposta, com retoques:

Caro (a) Anônimo / Anônima.

Por favor, declare-se, não seja uma pessoa tímida. Ao expor sua identidade a sua argumentação terá mais peso de importância. Documento sem assinatura não tem legalidade, é como qualquer outro papel, pode ser queimado, rasgado, jogado no cesto de lixo e ninguém sentirá falta dele.

Quanto ao que disse: Deus chama homens para pastorear? Em qual texto bíblico você se baseou? Qual é o seu contexto? 

Convite para meditar em 1 Timóteo 3.1:

"Esta é uma palavra" fiel..."
Acredite nesta instrução de Paulo, pois este ensino é a mais pura verdade.

"...se..."
É uma conjunção que significa "na hipótese de..."; "no caso de...". Não se trata de uma ordem.

• "...alguém..." 
Um ou uma; algum ou alguma; pessoa; ser. Não especifica o gênero masculino ou feminino.

• "...deseja o episcopado..."
Em outras palavras: a pessoa que queira exercer o ofício pastoral.

"...excelente obra deseja. 
Entendeu?

Para contextualizar, vamos ao Antigo Testamento, meditar sobre chamadas ministeriais.

"E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos" - Zacarias 4.6.

Esta mensagem é endereçada ao primeiro governador de Judá após o cativeiro de judeus na Babilônia. Zorobabel liderou a reconstrução do templo ao lado de Josua, um profeta. Zorobabel é citado nas duas genealogias de Jesus Cristo (Mateus 1.12-13; Lucas 3.27); está apresentado na tipologia de Ageu (2.23), como o protótipo do próprio Jesus Cristo.

Ora, o que a mensagem entregue pelo anjo a Zacarias, com a incumbência de repassar para Zorobabel, nos diz? Não diz que é uma ordenança e "ai" que quem desobedecer a chamada, não afirma que uns são chamados e outros rejeitados a servir, por questão de ser homem ou mulher, ser feio ou bonito, negro ou branco, rico ou pobre. Não há especificação de pessoa quanto ao seu exterior, apenas ao interior, a chamada aponta ao coração: "quem deseja o episcopado / pastorado, excelente obra deseja"! Fala que o serviço a Deus deve ser voluntário!

Quando Paulo usa o termo masculino para ensinar sobre pastores na obra, não menciona o cargo reservado para as mulheres. Apesar disso, é preciso expandir a visão de leitor da Bíblia para o de um estudioso da história, analisar a cultura em que o apóstolo vivia. E qual era a situação a ser ponderada? Os judeus jamais aceitariam uma mulher liderando na igreja. Naquele tempo tal indicação ao ministério seria uma pedra de tropeço, como foi a discussão sobre comer carne sacrificada aos ídolos. 

Como líder, Paulo não deveria polemizar, apenas manter a paz coletiva.  "Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns" - 1 Coríntios 9.22. 

Vamos parafrasear Romanos 14.1-2? 

Texto original: "Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas. Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes."

Minha paráfrase, versículo 2: porque um crê que mulheres podem pastorear igrejas, e outro, que é fraco , acredita que só homens podem ser pastores. 

Enfim, me despeço com a paz do Senhor. Divergimos em algumas coisas, mas não na parte fundamental, que é a crença em Jesus como Senhor e Salvador. 

Deus continue abençoando você.

E.A.G.