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segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

As luzes do mundo



"Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida" - João 8.12.

Na ocasião desta frase, minutos antes os fariseus haviam trazido uma mulher flagrada em adultério, para que Jesus Cristo a julgasse. Ele calmamente ajoelhou-se e escreveu algo no chão, e em seguida disse para a multidão que o rodeava: "quem não tiver pecado, que atire a primeira pedra nesta mulher". E começando das pessoas mais velhas, todos os presentes de retiraram sem apedrejá-la. 

A proposta de julgar a mulher adúltera era um laço dos fariseus para flagrar Jesus em um erro. A Lei ordenava que o casal de adúlteros fossem apedrejados, não apenas o homem ou a mulher. 

Quando Jesus Cristo declarou-se como a luz do mundo, a energia elétrica não havia sido inventada, o período noturno era iluminado com o uso de fogo em lamparinas, a iluminação artificial era bem menor do que temos nos dias atuais. A vida de quem não segue Jesus é assim: visão limitada e escuridão total. E desse jeito, usam a Palavra de maneira distorcida ou jamais fazem menção dela.

Sigamos a Jesus, assim como Ele, façamos o uso correto da Palavra de Deus em todas as situações da vida: "Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa" - Mateus 5.13-15.

E.A.G.

A opinião de Marco Granconato sobre o perfil do crente neopentecostal no site Seara News e meu comentário divergente


"Porque nada podemos contra a verdade, porém, a favor da verdade" - 2 Coríntios 13.8. A Apologia Cristã deve ser realizada com bom senso.
Por Eliseu Antonio Gomes

"Porque nada podemos contra a verdade, porém, a favor da verdade" - 2 Coríntios 13.8.

Marcos Granconato, pastor da Igreja Batista; bacharel em Direito; professor de Teologia Sistemática e ministrante de cursos de História da Igreja do Seminário Palavra da Vida de Atibaia-SP; é formado em mestre de teologia histórica. Escreveu os livros “A Essência do Evangelho de Paulo”, comentando Gálatas, e “Eles falaram sobre o inferno”, “A Prática da Igreja de Deus”.

No artigo, nomeado "As seis principais faltas do Evangélico NeoPentecostal" [*], assinado por Granconato, publicado no site Seara News, sem declaração da data em que foi postado, existem sentenças assim:

• O neopentecostal dá crédito fácil à mentira.
• É inútil mostrar biblicamente ao neopentecostal que ele está errado.
• O neopentecostal é um grande ignorante da Palavra de Deus.
• Os neopentecostais não têm uma história de conversão.
• O neopentecostal tem um testemunho de vida moral horrível.
• As reuniões neopentecostais são marcadas por um constante vai-e-vem de centenas e até milhares de pessoas. A cada dia o auditório muda.

A minha contestação para tais afirmações é única e exclusivamente em favor da Apologia Cristã, que deve ser realizada de maneira cuidadosa e imparcial, com todo bom senso, visando atacar o pecado e nunca pessoas. Não faço defesa velada de igrejas neopentecostais - das quais eu conheço membros e divirjo de muitas práticas litúrgicas e já apresentei aqui neste blog as minha divergências. Basta seguir a tag (categoria: assunto) "neopentecostais" para lê-las.

Vamos ao meu comentário no blog, enviado em 27 de fevereiro de 2016 às 5h41,  (até o momento, o que escrevi aguarda a publicação):

__________

"Olá. Sou um cristão pentecostal, nascido e criado em família evangélica pentecostal, membros de uma das igrejas pentecostais mais antigas do Brasil.

Li o artigo, quis sair para outras partes da internet, mas me senti tocado a dizer algo a respeito do assunto sobre neopentecostais, e retornei para cá. O nobre articulista parece ser conhecedor de alguma denominação neopentecostal. E partindo desse conhecimento, faz uma generalização, tratando muitas como se fosse uma só; diferentes como se fossem iguais. E toda espécie de generalização não é justa. E, conforme consta em 1 Coríntios 6.9, os injustos não herdarão o reino de Deus, portanto, cuidado!

Quem salva o ser humano é Cristo, ninguém é salvo pelo convencimento de pastores, sejam eles pentecostais, neopentecostais, reformados, ou de qualquer outro rótulo. De modo algum venho aqui fazer apologia de movimentos religiosos. O que eu pretendo é tão-somente dizer que o Espírito sopra onde quer, e nenhum cristão é capaz de controlá-lo. Aliás, nenhum ser humano tem tamanho poder!

Assim como não é correto julgar livros pelas capas, não é prudente fechar análise de um movimento religioso assistindo o seu programa via transmissão em televisor ou em rádio, assentados comodamente dentro do recinto do seu lar ou em quaisquer lugares que não seja o ambiente da igreja criticada. E é exatamente o que muitos irmãos em Cristo, que acredito serem sinceros e cheios de boa intenção, fazem ao descrever igreja x, y, z… Contentam-se com os aparelhos eletrônicos, quando deveriam comentar após observação meticulosa no próprio lugar.

Quero deixar dois depoimentos aqui, não cito nomes porque não tenho a permissão de fazê-lo publicamente, mas com certeza poderei apresentar as pessoas se essa for sua vontade. Não sentirei decepção se resolver não publicá-los. Se não os publicar, como cristão, entenderei e o respeitarei, continuando a visitar este espaço. Porém, eu me sentirei obrigado a orar mais por você!

Primeiro testemunho:

Conheço uma jovem senhora, pertencente à classe média paulistana, vivia no mundo das drogas pesadas e em vida sexual totalmente desregrada. Encontrou um rapaz na noite da cidade e com ele teve um filho, casou-se depois com o pai da criança, mas não largou os vícios e nem abandonou o comportamento sexual errado. Apaixonado, o marido tentou mudá-la e ela o expulsou de sua vida. Divorciaram-se e ele casou-se com outra. Três anos depois, ela converteu-se em uma congregação neopentecostal, uma dessas cujo líder tem programas diários na televisão. Os obreiros da tal igreja disseram que ela não deveria se conformar com o estilo de vida do mundo e buscar em Deus a reestruturação de sua família, e ela começou a clamar jejuando, a ponto de todos ficarem preocupados, pois emagreceu demais… Cerca de doze meses após, o marido recebeu do filhinho uma Bíblia de presente e um convite para vê-lo adorar a Deus em uma festividade de Dias dos Pais que haveria na congregação. Ele foi ao culto, converteu-se naquela ocasião. Não muito tempo depois, ele divorciou-se da segunda esposa e casou-se pela segunda vez com a primeira. Detalhe: a segunda esposa foi tocada por Deus em sonhos que lhe diziam que vivia em relacionamento ilícito, foi em uma Igreja Batista e converteu-se lá. Para a glória de Deus, eis o depoimento de uma família reestruturada há quase cinco anos atrás!

Segundo testemunho:

Mulher mãe de dois garotos adolescentes se converte. Junto com ela, vão à igreja o marido e os filhos, que sendo instrumentistas, passam a louvar ao Senhor nos cultos (com seus instrumentos). Depois, convertem-se seus avós, algumas tias, dois cunhados e respectivas famílias… Os filhos casam-se com jovens daquela congregação. Quase dez anos depois de convertida, esta mulher descobre que o marido teve vida conjugal infiel antes de converter-se e é pai de um casal de jovens um pouco mais novos que os filhos dela. O que ela faz? Perdoa-o, dizendo “isto foi coisa do velho homem” e ajudando-o pagar a pensão alimentícia das crianças que ele teve no relacionamento extraconjugal. A mulher da aventura amorosa foi evangelizada e converte-se também. Este depoimento é composto de gente que está em igreja neopentecostal.

Enfim, não pretendo me estender para depoimentos de pessoas fora do meu círculo social, embora ainda tenha mais testemunhos de gente de dentro…"
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E.A.G.

* - http://www.searanews.com.br/as-seis-principais-faltas-do-evangelico-neopentecostal/#comment-3515 

Charge: crianças e o ovo de chocolate

Charge. Crianças e o ovo de chocolate



Atualização: 13 de maio de 2022; 02h17.

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Quais os frutos sua árvore está dando para Jesus?

"A árvore boa não pode dar frutas ruins, e a árvore que não presta não pode dar frutas boas” – Mateus 7.18 (NTLH). Sermão do Monte“A árvore boa não pode dar frutas ruins, e a árvore que não presta não pode dar frutas boas” – Mateus 7.18 (NTLH).

Há alguns anos, cultivo em vasos a planta Asfodeláceas, cujo nome popular é Babosa. E, para minha surpresa, no ano passado, sem que eu plantasse, apareceram pés de tomate, que cresceram e frutificaram ao lado da Babosa . Provavelmente, as sementes vieram junto com a água ou os insumos depositados na terra. Os tomates serviram para dar sabor em alguns sanduíches com queijo prato e mussarela. E minha esperança é que neste ano os frutos apareçam outra vez.

Podemos dizer que é jargão entre os cristãos usar a frase “o crente tem que fazer a diferença neste mundo”. Afinal, muitos fazem uso dela sem refletir que sua origem está em Malaquias 3.18. Não contextualizam a mensagem embutida na frase. E desta maneira descontextualizada, afirmam que esta diferença a ser apresentada deve ser externa. Esperam vê-la no cumprimento grande do cabelo da mulher, no tamanho maior do vestido e da saia, a recusa de usar anéis, braceletes, pingentes, maquiagens... Quanto aos homens, a recusa de calçados do tipo tênis, a recusa de camisetas estampadas, a recusa do tecido jeans, não deixar cabelo e fios da barba crescidos.

Alguns líderes evangélicos, lançam regras de comportamentos sobre o povo, impõem uma etiqueta no modo de vestir-se alegando que são padrões de bons costumes, a afirmação perante a sociedade da identidade denominacional. Desconsideram que ao ser humano a palavra "bom" tem condição de relatividade: algo que parece bom ao irmão x é considerado péssimo para a irmã y; o que é excelente ao irmão w é totalmente repugnante ao irmão z...

Alguns pregadores, ao usarem o microfone misturam a doutrina de Cristo com doutrinas criadas pelo homem, eles defendem o que acreditam ser os “bons costumes” criando uma confusão na mente de muitos que os ouve, deixando a ideia errada que esses "bons costumes" são a doutrina de Cristo, fazem parecer que é ao usarem versículos bíblicos fora de contexto, intercalando com críticas contra as irmãzinhas que cortaram ou tingiram o cabelo; contra a jovem que usa batom, contra a senhora que usa calça comprida.... Para este tipo de pregação, os teólogos classificam como a prática da EISEGESE.

Eu respeito todas as mulheres cristãs que gostam de se vestir conforme os usos e costumes impostos pelos líderes de suas congregações, aqueles vestidos longos, e que optam também por não usar brincos e nem a maquiagem facial. Mas é necessário vigiar. O perigo está em passar a acreditar que este estilo de vida leva à salvação. Somos salvos através do sacrifício de Jesus, jamais pelo que façamos ou deixamos de fazer, o estilo de roupa que usamos ou desprezamos. Não é isso que o Evangelho afirma? Obedecer regras de usos e costumes não santifica ninguém, apenas transforma pessoas sem religião em pessoas religiosas. E religiosidade não salva.

Eu não escrevo considerando a situação pela ordem pessoal. Sempre escrevo e escreverei considerando situações pela ordem espiritual. Exemplo: você é uma alma, cujo futuro tem a possibilidade de seguir para duas direções, ou céu ou inferno.

Toda pregação deve ser embasada em 100% na Palavra de Deus, pois só a Palavra de Deus nos alimenta espiritualmente.

Repito trecho de um artigo colocado no blog Belverede: “Sempre será preciso analisar o conteúdo da pregação de quem faz uso do microfone e púlpitos, porque o cristão é seguidor de Cristo, não é seguidor de ilustre pastor evangélico X ou Y, para quem ama a Deus de verdade importa obedecer a Deus e não aos homens. O ouvinte cristão deve proceder como os crentes de Bereia, sempre examinar as Escrituras com o objetivo de checar se o conteúdo da pregação está em pleno acordo com o ensino bíblico (Atos 5.29; 17.11).”.

A conversão cristã nada tem a ver com mudança de estilo de roupas e cortes de cabelo, ou maquiagem facial. Tais mudanças acontecem também entre os não-convertidos ao Senhor. Veja as pessoas que devem se apresentar perante os juízes desse mundo, até um boçal usa terno e gravata nos tribunais, mas mesmo assim não deixa de tomar atitudes próprias de boçais depois que sai daquele lugar.

A conversão cristã é interna. É ter disposição de orar, pedindo a Deus com sinceridade de coração, o bem de seus perseguidores; amar os inimigos; é perdoar 70 vezes 7 a mesma pessoa que peca contra você o mesmo tipo de pecado no mesmo dia.

Concluindo esta reflexão, quero dizer que sempre que conversei sobre assuntos de usos e costumes, em campo neutro, aonde não sou o mediador do debate, os crentes defensores dessas ideias ao se depararem com argumentos citando a Bíblia Sagrada e sendo obrigados a responderem usando-a também, partiram para ofensas de ordem pessoal contra mim, usaram palavreado impróprio de gente cristã, se esqueceram do amor cristão e quiseram brigar; inventaram mentiras; lançaram calúnias. Sempre os perdoei, porque a minha conversa está no campo da espiritualidade e não da carnalidade. Esses episódios - da falta de argumentação bíblica dos defensores de usos e costumes e agressões verbais em lugar de Bíblia - só reforçaram o meu ponto de vista. Qual? A conversão cristã é uma situação interna e não de aparências externas. 

E.A.G.