Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

A opinião de Marco Granconato sobre o perfil do crente neopentecostal no site Seara News e meu comentário divergente


"Porque nada podemos contra a verdade, porém, a favor da verdade" - 2 Coríntios 13.8. A Apologia Cristã deve ser realizada com bom senso.
Por Eliseu Antonio Gomes

"Porque nada podemos contra a verdade, porém, a favor da verdade" - 2 Coríntios 13.8.

Marcos Granconato, pastor da Igreja Batista; bacharel em Direito; professor de Teologia Sistemática e ministrante de cursos de História da Igreja do Seminário Palavra da Vida de Atibaia-SP; é formado em mestre de teologia histórica. Escreveu os livros “A Essência do Evangelho de Paulo”, comentando Gálatas, e “Eles falaram sobre o inferno”, “A Prática da Igreja de Deus”.

No artigo, nomeado "As seis principais faltas do Evangélico NeoPentecostal" [*], assinado por Granconato, publicado no site Seara News, sem declaração da data em que foi postado, existem sentenças assim:

• O neopentecostal dá crédito fácil à mentira.
• É inútil mostrar biblicamente ao neopentecostal que ele está errado.
• O neopentecostal é um grande ignorante da Palavra de Deus.
• Os neopentecostais não têm uma história de conversão.
• O neopentecostal tem um testemunho de vida moral horrível.
• As reuniões neopentecostais são marcadas por um constante vai-e-vem de centenas e até milhares de pessoas. A cada dia o auditório muda.

A minha contestação para tais afirmações é única e exclusivamente em favor da Apologia Cristã, que deve ser realizada de maneira cuidadosa e imparcial, com todo bom senso, visando atacar o pecado e nunca pessoas. Não faço defesa velada de igrejas neopentecostais - das quais eu conheço membros e divirjo de muitas práticas litúrgicas e já apresentei aqui neste blog as minha divergências. Basta seguir a tag (categoria: assunto) "neopentecostais" para lê-las.

Vamos ao meu comentário no blog, enviado em 27 de fevereiro de 2016 às 5h41,  (até o momento, o que escrevi aguarda a publicação):

__________

"Olá. Sou um cristão pentecostal, nascido e criado em família evangélica pentecostal, membros de uma das igrejas pentecostais mais antigas do Brasil.

Li o artigo, quis sair para outras partes da internet, mas me senti tocado a dizer algo a respeito do assunto sobre neopentecostais, e retornei para cá. O nobre articulista parece ser conhecedor de alguma denominação neopentecostal. E partindo desse conhecimento, faz uma generalização, tratando muitas como se fosse uma só; diferentes como se fossem iguais. E toda espécie de generalização não é justa. E, conforme consta em 1 Coríntios 6.9, os injustos não herdarão o reino de Deus, portanto, cuidado!

Quem salva o ser humano é Cristo, ninguém é salvo pelo convencimento de pastores, sejam eles pentecostais, neopentecostais, reformados, ou de qualquer outro rótulo. De modo algum venho aqui fazer apologia de movimentos religiosos. O que eu pretendo é tão-somente dizer que o Espírito sopra onde quer, e nenhum cristão é capaz de controlá-lo. Aliás, nenhum ser humano tem tamanho poder!

Assim como não é correto julgar livros pelas capas, não é prudente fechar análise de um movimento religioso assistindo o seu programa via transmissão em televisor ou em rádio, assentados comodamente dentro do recinto do seu lar ou em quaisquer lugares que não seja o ambiente da igreja criticada. E é exatamente o que muitos irmãos em Cristo, que acredito serem sinceros e cheios de boa intenção, fazem ao descrever igreja x, y, z… Contentam-se com os aparelhos eletrônicos, quando deveriam comentar após observação meticulosa no próprio lugar.

Quero deixar dois depoimentos aqui, não cito nomes porque não tenho a permissão de fazê-lo publicamente, mas com certeza poderei apresentar as pessoas se essa for sua vontade. Não sentirei decepção se resolver não publicá-los. Se não os publicar, como cristão, entenderei e o respeitarei, continuando a visitar este espaço. Porém, eu me sentirei obrigado a orar mais por você!

Primeiro testemunho:

Conheço uma jovem senhora, pertencente à classe média paulistana, vivia no mundo das drogas pesadas e em vida sexual totalmente desregrada. Encontrou um rapaz na noite da cidade e com ele teve um filho, casou-se depois com o pai da criança, mas não largou os vícios e nem abandonou o comportamento sexual errado. Apaixonado, o marido tentou mudá-la e ela o expulsou de sua vida. Divorciaram-se e ele casou-se com outra. Três anos depois, ela converteu-se em uma congregação neopentecostal, uma dessas cujo líder tem programas diários na televisão. Os obreiros da tal igreja disseram que ela não deveria se conformar com o estilo de vida do mundo e buscar em Deus a reestruturação de sua família, e ela começou a clamar jejuando, a ponto de todos ficarem preocupados, pois emagreceu demais… Cerca de doze meses após, o marido recebeu do filhinho uma Bíblia de presente e um convite para vê-lo adorar a Deus em uma festividade de Dias dos Pais que haveria na congregação. Ele foi ao culto, converteu-se naquela ocasião. Não muito tempo depois, ele divorciou-se da segunda esposa e casou-se pela segunda vez com a primeira. Detalhe: a segunda esposa foi tocada por Deus em sonhos que lhe diziam que vivia em relacionamento ilícito, foi em uma Igreja Batista e converteu-se lá. Para a glória de Deus, eis o depoimento de uma família reestruturada há quase cinco anos atrás!

Segundo testemunho:

Mulher mãe de dois garotos adolescentes se converte. Junto com ela, vão à igreja o marido e os filhos, que sendo instrumentistas, passam a louvar ao Senhor nos cultos (com seus instrumentos). Depois, convertem-se seus avós, algumas tias, dois cunhados e respectivas famílias… Os filhos casam-se com jovens daquela congregação. Quase dez anos depois de convertida, esta mulher descobre que o marido teve vida conjugal infiel antes de converter-se e é pai de um casal de jovens um pouco mais novos que os filhos dela. O que ela faz? Perdoa-o, dizendo “isto foi coisa do velho homem” e ajudando-o pagar a pensão alimentícia das crianças que ele teve no relacionamento extraconjugal. A mulher da aventura amorosa foi evangelizada e converte-se também. Este depoimento é composto de gente que está em igreja neopentecostal.

Enfim, não pretendo me estender para depoimentos de pessoas fora do meu círculo social, embora ainda tenha mais testemunhos de gente de dentro…"
__________


E.A.G.

* - http://www.searanews.com.br/as-seis-principais-faltas-do-evangelico-neopentecostal/#comment-3515 

Nenhum comentário: