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Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Ator Tonico Pereira mostra indignação contra atuação dos deputados federais em transmissão ao vivo da Rede Globo

Ontem a Rede Globo apresentou a premiação Melhores de 2015 no Domingão do Faustão. Após a entrega de troféus, o apresentador enfileirou os artistas globais e, em clima antecipado de reveillon, fez uma pergunta coletiva: "o que você espera para 2016?". 

O ator Tonico Pereira, quando perguntado, foi categórico:

- Eu quero uma Câmara dos Deputados que, fundamentalmente, represente o povo brasileiro, porque a culpa não está só no Executivo, não. Temos uma quadrilha lá".

Outros colegas de profissão também demonstraram revolta contra a classe política do Brasil. A atriz Cássia Kiss, muito indignada, falou sobre o seu desejo para o próximo ano. Desabafou:

-  Ah, eu vou ser muito política. Eu quero muito que o governo raciocine qual é a função dele. Para quê ele existe? Para trazer educação. Nós pagamos o governo. O presidente é quase o nosso empregado".

Fernanda Torres também quis protestar ao falar sobre a esperança que tem para 2016, deu sua estocada na questão da análise do processo de cassação do deputado e presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ):

- Espero que a Comissão de Ética não adie nova votação para 2017.

Corajosos, ou se esqueceram das benesses da Lei Rouanet. Sim, porque este governo deve ser corrupto e corruptor, provavelmente faça do incentivo à cultura um filtro, que se abre para alguns artistas e é fechado para muitos, funciona condicionado, favorável apenas a quem 'faz vista grossa às barbáries que ocorrem nas esferas dos poderes Executivo e Legislativo.

E.A.G.

O meu Live Traffic Feed na manhã de 14 de dezembro de 2015

Nesta manhã de segunda-feira, 14 de dezembro, após passar em revista as redes sociais que administro e algumas que faço parte como membro, fiz a minha postagem neste blog. Até aí, a rotina... 

Mas, fiquei bastante incentivado a continuar com este blog - depois de um período em que por ordem pessoal estive afastado - ao observar a gadget do Live Traffic Feed. Ali constavam visitantes de quatro países ao mesmo tempo: a Rússia, Estados Unidos, Espanha, Brasil. Veja o print ao lado.

Mostrar isso não é uma questão de vaidade, para mim é uma resposta, um refrigério, um grande incentivo a prosseguir publicando matérias relativas à Bíblia Sagrada. Essa gente tem fome do Pão do Céu. E é obrigação compartilhar essa comida.

E.A.G.

O justo cuida da vida de seus animais

"O justo tem consideração pela vida dos seus animais, mas as afeições dos ímpios são cruéis" - Provérbios 12.10 (NVI).

Em novembro, testemunhei uma pessoa abandonando seu cão perto da minha casa. Pôs o cãozinho para fora do carro, fechou a porta e deu a partida. O animal saiu em desabalada carreira atrás do automóvel, correndo o risco de ser atropelado. Crueldade sem medidas!

E.A.G.

domingo, 13 de dezembro de 2015

Mateus, o Evangelho do reino de Deus

Autoria e data

Segundo a tradição (Papias de Hierápolis, 155 d.C, o autor do livro é Mateus (em hebraico, homem fiel), também chamado pelo nome Levi (Mateus 9.9, 10; Marcos 2.13-15; Lucas 5.27-29). Ignácio (115 d.C.) reconhecia esse Evangelho como de autoria de Mateus.

Como escritor, Mateus oferece um estilo metódico. Apresenta uma alternância surpreendente de grandes blocos de discursos voltados para o ensino e seções narrativas. Ao final de cada seção há um modo elaborado com o propósito de unir o material narrativo com a seção de ensinos formando uma sequência natural (conferência: Mateus 7.28; 11.1-7).

Quando foi chamado entre os doze apóstolos, Mateus era publicano, ou cobrador de impostos, provavelmente sua função era receber direitos alfandegários perto do mar da Galileia.

A data do Evangelho de Mateus deve ser posterior da de Marcos, sendo o mais tardar em 68. d.C. As expressões "até ao dia de hoje"(27.28; 28.15) indicam um período de tempo substancial entre os eventos no livro e a ocasião em que foram escritos.

Propósito

O Evangelho de Mateus, segundo informação de Papias, adaptava-se, e ainda hoje de adapta, para convencer os judeus sinceros que Jesus de Nazaré é o Messias prometido no Antigo Testamento.

Mateus é um judeu escrevendo para judeus. O apóstolo é reconhecido como um habilidoso editor que esforçou-se para dispor o material narrativo disponível em uma forma mais conveniente para o uso litúrgico da comunidade cristã. Também, fez registros com objetivo apologético, visando municiar os cristãos com citações das Escrituras que os ajudassem a fazer frente às críticas contra o cristianismo.

O autor escreve sob um ponto de vista definido: ele pretende mostrar que os eventos principais na vida de Jesus aconteceram  em cumprimento às profecias do Antigo Testamento. Assim, introduz citações diretas do texto hebraico por meio da fórmula "para que se cumprisse". A expressão parece ter feito parte de uma coleção prévia e ilustra a forte convicção dos cristãos sobre o elo íntimo existente entre o cristianismo e o Antigo Testamento.

Características

O Evangelho de Mateus foi o mais usado nas primeiras gerações de cristãos, conforme o demonstram citações encontradas em escritores cristãos primitivos. A obra tem exercido grande apelo ao longo da História Cristã, e uma das razões para isso é a narrativa do Sermão do Monte.

Alguns autores descrevem o Evangelho de Mateus como uma biografia teológica. Também, é observada a aplicação para fins litúrgicos, que pode ser verificada a partir de uma análise do seu propósito e estrutura.

O esboço do livro:

A ordem da matéria desse evangelho não é cronológica. Os assuntos são apresentados em grupos: discursos (Sermão do Monte. capítulos 5, 6 e 7); os milagres (capítulos 8 e 9); as parábolas (capítulo 13); a denúncia dos fariseus (capítulo 23); a profecia da destruição de Jerusalém e o fim do mundo (capítulos 24 e 25).

I - O primeiro período em duas partes (capítulos 1 e 2):
a. o nascimento, a infância e a juventude de Jesus;
b. o silêncio biográfico.

II - O segundo período (capítulos 3 e 4), aproximadamente de seis meses, entre 27 e 29 d.C., abrange o auge do ministério de João Batista e sua pregação; assinala o batismo e a tentação de Jesus; o começo do ministério de Jesus em várias partes da Palestina; a chamada dos primeiros discípulos.

III - O terceiro período (capítulos 5 ao 18), aproximadamente em 27-29 d.C., tempo do ministério de Jesus na Galiléia, inclui excursões dentro de territórios circunvizinhos, assinala o Sermão do Monte, milagres, parábolas, a confissão de Pedro, a transfiguração.

IV - O quarto período (capítulo 19 ao 20), de seis meses, aproximadamente em 29 d.C. narra sobre o ministério de Jesus em várias partes da Terra Santa, o Mestre enfatizando na sua pregação, sua morte e ressurreição e que a sua crucificação estava próxima.

V - O quinto período (capítulos 21 ao 28), relata a semana da paixão, ressurreição, as aparições e a ascenção de Jesus, salientando-se a sua entrada triunfal em Jerusalém, várias parábolas, seu discurso contra os escribas e fariseus, seu sermão profético, a última páscoa, a ceia do Senhor Jesus no jardim do Getsêmane, a traição, Jesus perante as autoridades do sinédrio e do governo, a crucificação, Jesus no túmulo, a ressurreição, as aparições.

O Sermão no Jardim das Oliveiras (24.1 - 25.46) predisse a destruição de Jerusalém em 70 d.C.

Conclusão

O Evangelho termina com uma instrução e desafio para ir ao mundo e fazer discípulos; o evangelho não é apenas para os judeus, mas para todos os povos. Mas esta instrução não é a última. A declaração final é a tranquilizadora "eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" (28.20).

E.A.G .

Toda a Bíblia em um ano: Mateus a Filipenses, volume 3, Darci Dusilek, páginas 12-14, 9ª edição, 2013, Rio de Janeiro (Horizontal Editora).
Bíblia Sagrada com dicionário e concordância - gigante; apêndice: Conciso Dicionário Bíblico (Ilustrado), páginas 299, 300; 2ª edição, 2013, Santo André/SP (Geográfica Editora).

sábado, 12 de dezembro de 2015

O que você faz quando os problemas se agigantam?

As filosofias secularista e humanista são fortes em nossa cultura, incentivam cada um de nós a realizar e realizar e realizar... Apregoa-se: pense positivo e creia em si mesmo.

Embora não exista nenhum erro em desenvolver e sustentar a autoestima, acreditar em nossa capacidade empreendedora e talento para negócios e relacionamentos interpessoais, é necessário nos lembrar que as nossas habilidades admiráveis, aptidões especiais/ ou possibilidade de fazer e produzir, toda inteligência e destreza para executar e atingir nossos objetivos, nada mais são do que apenas condições favoráveis dadas por Deus.

Não somos e jamais seremos autossuficientes - não importa se saudáveis ou doentes, bem-quistos ou desprezados pela sociedade, paupérrimos ou milionários, introvertidos ou extrovertidos, feios ou bonitos.

É correto concluir que precisamos conscientemente depositar plenamente nossa confiança e fé primeiramente em Deus, que nos criou e nos sustenta vivos e ativos.

Após a advertência contida no versículo 5 do livro de Jeremias, eis que encontramos a promessa divina, no versículo 7: "Bendito é o homem' (a pessoa) 'cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está" (parênteses meus , tradução NVI).

E.A.G.