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domingo, 5 de julho de 2015

O Evangelho da Graça

Por Eliseu Antonio Gomes

O apóstolo Paulo era um pastor dedicado em extremo com o rebanho do Senhor sob seus cuidados. Quando escreveu a primeira carta a Timóteo, este se encontrava em Éfeso, cumprindo a orientação de Paulo, a fim de ministrar as devidas orientações àquela igreja, ante as ameaças de falsos mestres que se infiltravam no seio dos irmãos e já estavam semeando seus ensinos perniciosos.

O jovem obreiro não era o pastor da igreja em Éfeso, mas recebera a pesada incumbência de não só advertir a igreja, mas de confrontar os que se tornaram instrumentos a serviço da semeadura das heresias. O problema era tão grave que Paulo fugiu ao seu estilo peculiar de redigir suas cartas. Normalmente, ele começava algumas de suas missivas com ações de graças (Romano 1.8; 1 Coríntios 1.4; 2 Coríntios 1.2).

O Evangelho. A palavra em si significa boas novas; por isso é alguma coisa especialmente distinta a qualquer ensino ou doutrina anterior.

Quatro características do Evangelho devem ser notadas:

1. O Evangelho do Reino. É a boa notícia que Deus propõe estabelecer na terra, em cumprimento do concerto davídico (2 Samuel 8.8), um reino político, espiritual, universal, sobre o qual o Filho de Deus, herdeiro de Davi reinará, e o qual será por mil anos, a manifestação da justiça de Deus entre os homens. Duas pregações deste Evangelho são referidas, uma passada, começando com o ministério de João Batista e terminando com a rejeição do seu Rei dos Judeus. A outra, ainda futura (Mateus 24.14), durante a Grande Tribulação, e imediatamente antes da vinda gloriosa do Rei.
2. O Evangelho da Graça de Deus. Ao desobedecer o Criador, Adão trouxe o pecado ao mundo. Então, cada ser humano nascido após a desobediência ocorrida no jardim do Éden herdou características da natureza pecaminosa. Para reverter este triste fato, Deus enviou ao mundo Jesus com a missão de resgatar a humanidade. Para resgatá-la, Cristo recebeu a condenação pelos nossos pecados sem jamais ter cometido pecado. Ele morreu na cruz em lugar de todos os pecadores e ao terceiro dia em que estava sepultado foi ressuscitado pelo Criador e agora está ao lado direito de Deus intercedendo por todos os seres humanos que o seguem como Senhor e Salvador.
Esta é a boa-nova: Jesus Cristo, o Rei rejeitado, morreu na cruz pelos pecados do mundo, ressurgiu para a nossa justificação, e que por Ele todos os que crêem são justificados de todas as coisas. 
3. O Evangelho Eterno (Apocalipse 14.6) que será pregado logo no fim da grande tribulação e imediatamente antes do julgamento das nações (Mateus 25.31). Este não é o Evangelho do Reino e nem da Graça. Embora seu tema é mais juízo do que salvação, e uma boa-nova para Israel e aqueles que tem sido salvos durante a Tribulação (Apocalipse 7.9-14; Lucas 21.28; Salmos 96.11-13; Isaías 35.4-10).
4. O que Paulo chama "meu Evangelho" (Romanos 2.16). Esse é o Evangelho da Graça de Deus no seu mais pleno desenvolvimento.
5. Há também "outro evangelho" (Gálatas 1.6; 2 Coríntios 11.4), que é falso, uma perversão do Evangelho da Graça de Deus, contra o qual somos advertidos. Nega a suficiência da graça divina para salvar, guardar, aperfeiçoar o crente, e mistura com a graça algum merecimento humano.

A graça. Os cristãos primitivos usavam essa palavra quando se reuniam e se saudavam (Romanos 1.7; 1ª Coríntios 1.3; Gálatas 1.3).

Graça, no hebraico, é “chen”. Significa curvar-se ou abaixar-se com a conotação de receber favor imerecido ou a condescendência de um ser superior por alguém inferior em valor e posição. Outra palavra para graça encontrada no Antigo Testamento mais de 250 vezes é “hesed”, traduzida ao português como misericórdia, cujo significado é amor leal, firme e fiel, apontando ao auxílio divino.

No idioma grego, usado no Novo Testamento, graça é o mesmo que bondade excepcional de Deus para com os seres humanos (como pecadores), para tornar possível o perdão e a salvação (João 1.14; Efésios 2.4-5).

"Graça a benignidade e caridade de Deus, nosso Salvador para com os homens... não por obras de justiça que houvéssemos feito" (Tito 3.4, 5), e é por isso constantemente contrastada com a Lei, em que Deus exige justiça do homem. Sob a graça, Ele concede justiça ao homem (Romanos 3.21, 22; 8,4; Filipenses 3.4).

A misericórdia imerecida está sempre disponível para aqueles pecadores que crêem no Evangelho e obedecem ao Senhor (Atos 11.23; 20.32; 2ª Coríntios 9.14). 

"Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam" 1 Timóteo 1.7. Na cidade de Éfeso, onde Timóteo situava-se, certas pessoas estavam ensinando doutrina falsa, eles não compreendiam o que ensinavam (4.1-13; 6.3-5, 20-21). Eram falsos doutores de Lei de Deus, queriam ser mestres mas seu ensino não tinha nada a ver com o plano de Deus. Abandonaram o que é realmente importante e se perderam em discussões inúteis. Por isso Paulo pede a Timóteo que diga a essas pessoas que parem com isso.

Paulo cuidava da qualidade exegética das Escrituras, veementemente refutava o falso ensino do caráter judaico. Ao escrever para Timóteo, ressalta que seus expoentes desejavam ser reconhecidos como mestres da Lei, título honroso no Novo Testamento - em Atos 5.34 é aplicado a Gamaliel. Eles extraíam da Lei, a porção legal do Antigo Testamento, mitos fantásticos e preceitos ascéticos, comprovando assim que realmente não compreendiam as Escrituras. Paulo usa o título pomposo contra os hereges ironicamente. 

Himeneu e Alexandre. A Lei não foi feita para os justos, mas para os injustos (1 Timóteo 1.9-10). Os justos não estão isentos da Lei, mas por causa da graça de Deus e da nossa fé em Jesus Cristo, temos a possibilidade de fazer o que é justo. Se fizéssemos isso ininterruptamente, não precisaríamos da lei. Mas não o fazemos. Ninguém vive cem por cento justo entre os cristãos; somos "obras em andamento". Assim, necessitamos que a lei nos aponte as falhas cometidas, para que confessemos os nossos pecados e recebamos do Senhor, que é fiel e justo, o perdão e a purificação (1 João 1.9).

A relação de vícios exposta em 1 Timóteo 1.9-10 segue em parte a ordem dos dez mandamentos, particularmente, daqueles que tratam do relacionamento humano (Êxodo 20.12-16). Explicam a utilidade da Lei para arguir os iníquos e convencê-los da sua transgressão.

Himeneu e Alexandre eram dois cabeças do grupo de falsos mestres, dos quais, por sua autoridade apostólica, Paulo cassou o direito de membro da igreja. Provavelmente, é o mesmo Alexandre, que um pouco depois foi a Roma depor contra Paulo, e talvez aquele que a princípio fora seu amigo devotado (Atos 19.33; 2 Timóteo 4.14).

A conservação da boa consciência e o naufrágio (1 Timóteo1.19-20). Neste texto, encontramos um surpreendente exemplo da disciplina apostólica, que mostra como o mal se apoderara da igreja primitiva. Aprendemos que quem descuida de conservar a boa consciência é capaz de perder a fé.

Paulo caracteriza os falsos mestres como:

1. Mestres de mitos e estórias fantasiosas judaicas que se baseavam em genealogias obscuras (1.4; 4.7; Tito 1.4; 3.9);
2. Presunçosos (1.7; 6.4);
3. Argumentadores (1.4; 6.4);
4. Desejosos de ensinar a Lei, mesmo sem conhecer aquilo de pretendiam ensinar (1.7);
5. Cheios de argumentos destituídos de sentido (1.6; Tito 3.9);
6. Pessoas que usavam as suas posições de liderança religiosa para obterem vantagens financeiras pessoais.
Conclusão

Com a graça de Deus e o apoio de homens fiéis, como Timóteo e Tito, o apóstolo fez frente aos falsos mestres que se levantam para prejudicar o trabalho iniciado e desenvolvido em muitas igrejas.
Na primeira epístola a Timóteo, Paulo designou o jovem obreiro para pastorear a igreja em Éfeso, para conter a maré de heresias diversas, dentre as quais o gnosticismo e o judaísmo. Nos dias atuais, há muitas heresias infiltrando-se nas igrejas, ou surgindo no seio delas. Os líderes do povo de Deus precisam agir com sabedoria, graça, e firmeza contra essas ameaças reais.

E.A.G.

Compilações



1 e 2 Timóteo e Tito - Introdução e comentário, J.N.B Kelly, volume 14, página 55, reimpressão 2011, São Paulo (Vida Nova). As Ordenanças de Cristo nas Cartas Pastorais, Elinaldo Renovato, páginas 21, 29, 1ª edição 2015, Rio de Janeiro (CPAD). 
Bíblia de Estudo Explicada S. E. McNair com texto bíblico Almeida Revista e Corrigida 1995, páginas 1356, 1488, edição 2014, Rio de Janeiro (CPAD).
Bíblia de Estudo NTLH, página 1226, edição 2005, Barueri, (Sociedade Bíblica do Brasil) 
Bíblia de Estudo Vida. edição de 1998, página 1849; São Paulo (Editora Vida). 
Manual Bíblico Henry H. Halley, página 559, reimpressão 1998, São Paulo  (Edições Vida Nova).
Pequeno Dicionário Bíblico S. E. McNair, página 1494, © 2006 (CPAD), publicaado como apêndice à Bíblia de Estudo Explicada S. E. McNair com texto bíblico Almeida Revista e Corrigida 1995, edição 2014 (CPAD).

sábado, 4 de julho de 2015

Casamento



Vanderleia Silva

Quando eu era menina, bem antes da adolescência, eu já sonhava com minha casa, meus filhos e marido. Acredito que seja o sonho da maioria das mulheres.

Quando entrei na adolescência os sonhos aumentaram mas se quer tinha em mente ou não fazia questão de pensar nas dificuldades que poderiam vir com um casamento.

Esses sonhos de uma felicidade sobrenatural, foram diminuindo à medida que comecei a frequentar o grupo de irmãs da minha igreja (mas nada que diminuísse o desejo de casar kk). Aceitei a Jesus aos 12 anos, aos 15 me batizei e logo fui frequentar o grupo da união feminina. Sem dúvida alguma, foi uma faculdade!

Ali percebia que por mais que um casal fosse feliz, eles encontrariam dificuldades que poderiam uni-los ou os separar de vez. Mas algo importantíssimo em um casamento é o desejo de cada um querer ser melhor para o outro.

Muitas vezes culpamos nosso cônjuge de algo, quando na realidade o defeito está em nós.

Com o passar dos dias, meses, o romantismo já não é garantia nenhuma de um belo casamento.

Vejo o casamento como o maior empreendimento na face da terra. É algo vindo do coração de Deus para a humanidade.

Vejo moças entrando em um casamento com erradas motivações, casam-se apenas para sair da casa dos pais, para poder ter sua vida sexual, para ter sua independência.

Sexo não sustenta casamento

E desejar ser independente é o mesmo que assinar seu divórcio, quando casamos somos um, nos tornamos uma só carne. “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Pois se caírem, um levantará o seu companheiro; mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.” (Ec 4:9-12).

Não diria em regras, mas para um casamento ser bem sucedido existem importantes elementos que contribuem para isso acontecer. 

1. Não se coloque em jugo desigual
2. Busque orientação e confirmação de Deus (este ponto posso falar de experiência própria, orei 3 anos antes mesmo de começar o namoro, depois mais 3 anos durante o namoro, e acredito piamente que o meu casamento tem a aprovação de Deus).
3. Oração
4. Perdão
5. Diálogo.

Por mais que seja abençoado e confirmado por Deus, ainda sim, existirá dias e momentos difíceis no casamento, mas nada impossível para o autor do casamento nos ajudar.


Veja o que a bíblia diz:

para os maridos:

“Portanto, deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão os dois uma só carne” (Gn 2.24)
• “Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” (Ef 5.25).
• “Igualmente, vós, maridos’, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não seja impedidas as vossas orações” (1 Pe 3.7).

para as esposas:

• "Olha pelo governo da sua casa, e não come o pão da preguiça” (Pv 31.27).
•“Todavia, aos casados, mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido” (1 Co 7.10).
• “Da mesma forma as mulheres sejam respeitáveis, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo” (1 Tm 3.11).
• “Semelhantemente, vós, mulheres, sede submissas a vossos próprios maridos, para que também, se alguns deles não obedecem à palavra, pelo procedimento de suas mulheres sejam ganhos sem palavra” (1 Pe 3.1).

Não tire Jesus de seu casamento, ele deseja participar ativamente, fazendo as mudanças que só ele pode fazer!

E esteja disposto(a) às mudanças que são necessárias!

Deus abençoe teu casamento.


Extraído de Cantinho Restaurado: http://cantinhorestaurado.blogspot.com.br/2015/06/casamento.html 

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Visite Cantinho Restaurado, o blog de Vanderléia M. Silva

Missionário ardente

Reprodução: Arlete Oliveira
Autoria: Wim Malgo

"Cingidos estejam os vossos corpos e acesas as vossas candeias. Sede vós semelhantes a homens que esperam pelo seu senhor, ao voltar ele das festas de casamento; para que, quando vier e bater à porta, logo lha abram" - Lucas 12.35-36 


Esperar por Jesus também inclui vigilância. Pois só assim estaremos de fato esperando por Ele. 

Há muitos anos atrás, devido ao meu ministério, muitas vezes, eu chegava tarde em casa. Às vezes, era madrugada quando eu finalmente retornava. Mas minha esposa sempre estava esperando por mim. Já de longe eu via que a luz estava acesa. 

Uma pessoa que espera pelo Senhor Jesus é também um missionário ardente. Por isso, o Senhor diz: "...estejam... acesas as vossas candeias".  Estai prontos para a viagem, cingi vossos corpos! 

Esperando por Ele somos firmados na Sua maravilhosa obra de salvação: "...assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação." Em outras palavras, esperar por Jesus para salvação está intimamente relacionado com a Sua primeira vinda, quando Ele carregou os nossos pecados. 

Quanto mais nos identificarmos com Ele, nos aproximando de Sua morte na cruz, tanto mais viveremos na esperança de que Ele em breve virá. Cruz e coroa se unem!

Fonte: http://www.chamada.com.br/perolas/?mes=Dezembro&dia=12
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Visite: Momento Versículos, o blog de Arlete Oliveira

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Uma mensagem à Igreja local e à liderança

Por Eliseu Antonio Gomes

Entre os ano 50 e 65 d.C, a Igreja era uma comunidade recém criada. Historicamente, há pouco havia nascido. Neste período, as cidades de Éfeso e de Creta foram evangelizadas pelo apóstolo Paulo. Ali, numa região de domínio romano e de predominância cultural grega, o Evangelho brilhou. Aquelas incipientes comunidades de cristãos não poderiam ficar sem a referência apostólica, por isso, o apóstolo dos gentios viu-se obrigado a escrever três cartas, cujos estudiosos classificam como cartas pastorais: 1 Timóteo, 2 Timóteo e Tito.

Os destinatários das cartas, Tito e Timóteo, eram dois jovens líderes, tinham a responsabilidade de conduzir as igrejas e seus ministérios de modo a agradar a Deus. As três cartas focam  sobre as ordenanças de Cristo aos pastores, apresenta as recomendações do apóstolo Paulo ao pastorado das igrejas fundada por ele e por extensão, o conteúdo visa ajudar aos pastores, mestres e estudiosos da Bíblia Sagrada de todos os tempos.

O perfil de Timóteo

Timóteo era jovem (1 Timóteo 4.12), tímido (1 Coríntios 16.10; 2 Timóteo 1.6, 7), fiel (1 Coríntios 4.17; Filipenses 2.19, 23), espiritualmente forte (1 Timóteo 6.11, 12) e fisicamente fraco (1 Timóteo 5.23) Ele era filho de uma judia e pai grego (Atos 16.1). Sua mãe se chamava Eunice e a sua avó Lóide, ambas eram crentes fervorosas (2 Timóteo 1.5; 3.14, 15). Era cooperador dedicado e querido do apóstolo Paulo, que o separou para a obra de evangelista (1 Corintios 4.17; 1 Timóteo 1.2, 6, 18, 4.14; 2 Timóteo 1.6, 4.5). Paulo achou por bem que fosse circuncidado por causa dos judeus (Atos 16.3)

O perfil de Tito

Talvez, convertido com a pregação de Paulo, Tito desempenhou parte de seu ministério como seu companheiro ministerial, evangelista e após isso foi enviado a Corinto e Creta para organizar as igrejas nomeando homens de bom caráter a exercer o presbitério, a fim de atender às necessidades da igreja (Tito 1.4; 2 Corintios 8.23). Tito aparece como um dos delegados no concílio de Jerusalém (Atos 15; Gálatas 2.3). Diferente de Timóteo, não sabemos detalhes de quem eram seus entes familiares, ele não foi constrangido a circuncidar-se (Gálatas 2.3). Tal qual Timóteo, seu nome aparece muitas vezes nas epístolas, o que nos leva a entender que ambos foram pastores de valor, homens ativos na obra de Deus.

Locais, finalidades e datas

1 Timóteo.
Paulo escreveu esta carta a Timóteo, provavelmente da Macedônia, no início dos anos 60 d.C. (Efésios 1.3), para ajudá-lo a enfrentar eficazmente perigosos falsos ensinamentos que ameaçavam as igrejas da região de Éfeso. Havia muitas distorções do cristianismo, algumas delas pareciam ser de origem judaica, enquanto outras, provenientes do paganismo. Paulo adverte a Timóteo a combater todas elas (1.18-20; 4.1-5).
Aprendemos nas páginas da primeira carta a Timóteo sobre o assunto consciência. O objetivo da sua exortação era que o seu representante autorizado na liderança da igreja pudesse ter uma boa conciência (1.5; 3.9), e portanto evitar o naufrágio de sua fé (1.9). De fato, as maiores batalhas de Timóteo  viriam com aqueles cujas consciências haviam se tornado endurecidas e insensíveis (4.2). Então, fica a pergunta para nós: o que há em sua consciência neste momento?
Aprendamos, não há maior sentimento de liberdade que enfrentar cada dia com um boa consciência limpa. Estejamos estimulados a extinguir as velhas mágoas, cumprir uma promessa devida, desfazer mentiras.
2 Timóteo.
A segunda carta provavelmente foi redigida também em meados dos anos 60 do primeiro século da era cristã, a referência bíblica 2 Timóteo 4.6 sugere que a composição ocorreu enquanto Paulo estava preso em Roma. São as últimas palavras do então idoso apóstolo Paulo, que aborda assuntos importantes como sofrimento e provação. Faz alertas para que o destinatário de sua carta esforce-se para se apresentar como obreiro sem motivos para envergonhar-se e a manter sua habilidade no manejo da Palavra de Deus, seja frequente na periodicidade da pregação, e para que ao pregar não se esquecesse do que lhe fora ensinado a transmitir (2.1-13, 15; 3.1-9; 4.6-18).
O propósito da segunda carta escrita por Paulo a Timóteo é nos fazer entender que amadurecer em Cristo não significa meramente ficar mais velho, mas a cada dia mais sábio. Crescimento espiritual, sempre envolve três elementos: tempo, fadiga e cooperação. Tornar-se um experiente servo ou serva de Deus não acontece da noite para o dia ou por acidente. Envolve determinação a obedecer, estar decidido a tomar decisões difíceis e assumir compromissos que demandam empenho contínuo e demorado.
Tito.
A redação da carta destinada a Tito também é dos anos 60 d.C. O propósito da missiva era auxiliar em como deveria combater na região de Creta uma doutrina falsa similar a que Timóteo enfrentava em Éfeso. 
Paulo faz isso ensinando com ênfase o que as boas obras podem fazer por nós e não podem fazer por nós, tomando o cuidado de esclarecer que elas são importantes no serviço cristão. Elas são úteis para os crentes - que dão e que recebem - e devem estar no topo das tarefas a cumprir de cada um dos cristãos. Escolha uma e execute-a hoje (2.7, 14; 3.1, 8, 14).   
A epístola é uma clara demonstração de que a graça divina não é uma espécie de licença para o crente viver como se não existissem normas, mas algo que o leva a viver segundo a vontade de Deus. Paulo apresenta uma lúcida definição quanto à divindade de Cristo, descrevendo seu retorno como "o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo (2.13).
A saúde espiritual de uma igreja começa com uma liderança saudável. Conhecer a carta enviada a Tito e mensurar sua importância corretamente é vital para a boa execução do evangelismo, discipulado, enfim, para a plantação de igrejas fundamentadas na doutrina de Cristo.

Conclusão

Qual o antídoto para combater efetivamente o veneno do falso ensinamento? Ataque, indiferença, substituição? Paulo explicou assim: "Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade; (...) persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. (...) Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem". - 1 Timóteo 4.7, 13, 16.

O bojo das três cartas pastorais trazem em comum a necessidade de os pastores gerarem outros pastores. As palavras que Timóteo recebeu ("o que de minha parte ouvistes" - 2 Timóteo 2.2), acompanhada do mandamento ("isso mesmo transmite a homens fiéis, idôneos para transmitir a outros") demonstram o imenso cuidado de Paulo com o processo de qualificação pastoral no futuro.

E.A.G.

Compilações:
Bíblia Apologética de Estudo, páginas 1215, 1221, 1226, edição 2000, Jundiaí - SP (ICP - Instituto Cristão de Pesquisa).
Bíblia de Estudo Defesa da Fé, página 1916,  edição 2010, Rio de Janeiro (CPAD).
Ensinador Cristão, ano 16, nº 63, páginas 29, 31, 36, 2º trimestre de 2015, Rio de Janeiro (CPAD)
Pequena Enciclopedia Bíblica, Orlando Boyer, 30ª impressão 2012, páginas 520, 522, Rio de Janeiro (CPAD).
Revista Exposição Bíblica - Trabalhando até Jesus Voltar - 1 e 2 Tessalonicenses & Tito, Arival Dias Casimiro, página 51, Santa Bárbara d'Oeste - SP (Z3 Editora Ltda).
Caminhada Diária, nº 4, páginas 7, 10, não consta informação de data da edição, São Paulo (Editora Sepal)