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sábado, 7 de janeiro de 2012

EBD 2012 - A prosperidade no Antigo Testamento e para o cristão hoje

José Gonçalves, o comentarista da revista Lições Bíblicas A Verdadeira Prosperidade - A Vida Cristã Abundante, publicada pela CPAD para atender os estudantes da Bíblia no 1º trimestre de 2012,  lição 2, cujo título é A Prosperidade no Antigo Testamento, foi muito feliz ao abordar qual é o propóstido de Deus ao abençoar os seus servos com a prosperidade.

Gonçalves fez uma paralelo entre prosperidade e solidariedade, explicou que a bênção da prosperidade é dada para compartilhamento com o próximo.  Quem é financeiramente próspero e é servo de Deus, uma de suas características é ser solidário, pois ama a Deus e ao próximo.

É importante frisar: prosperidade bíblica não representa acúmulos de riquezas, se bem que é possível ser rico e próspero. A essência da prosperidade bíblica é a estabelidade espiritual, emocional e física. É o completo bem-estar, do corpo, da alma e do espírito.

2 Crônicas 1.6-12. Encontramos a solidariedade no coração do jovem Salomão. Ele fez uma grande oferta ao Senhor. Depois, em sonho, o Senhor apareceu e disse´lhe: "Peça o que quiser". Ele pediu sabedoria para ter condições de ser um bom governante. Não pediu sabedoria para proveito próprio, era uma solicitação solidária, queria o bem coletivo. Deus gostou da característica do seu desejo, deu-lhe a sabedoria e também a prosperidade financeira.

Jó 42.10. O patriarca Jó é conhecido por seu sofrimento. Ele perdeu tudo que tinha. Ao seu lado, sobrou-lhe os companheiros de conversas e Deus, que parecia bem distante, embora sempre fosse o mais próximo dele. Enquanto aconteciam discursos, o drama persistia. Mas Jó resolveu orar intercedendo em favor dos  amigos. Deus gostou da iniciativa de solidariedade, então, mudou o cativeiro dele. fazendo com que  tudo que ele tinha perdido fosse restituído em dobro. E Jó veio a falecer com farturas de dias. Isto é, os dias de dores não significaram muito se comparados aos dias de bençãos.

O cristão precisa ser solidário para agradar ao Senhor. A solidariedade é a ação de amar o próximo, é atender ao que Jesus manda.

Jesus disse: Mais bem aventurada coisa é dar do que receber (Atos 20.35).

Alguém disse certa vez que ninguém é tão carente que não tenha algo de bom para oferecer, e ninguém é tão abastado que não necessite de alguma coisa. É verdade, embora aparentemente não possamos visualizar essa questão.

Você é mais feliz dispensando tempo de oração pelos outros do que por si mesmo, sonhando em ser bênção ao próximo do que ser abençoado. Invista no amor ao próximo. A contrapartida positiva é tão óbvia quanto a luminosidade do sol do meio-dia.

Poucas pessoas compreendem o mandamento de amar o inimigo (Mateus 5.44). Elas acreditam que Deus quer que o cristão sofra praticando o bem para quem lhe faz mal Não! Deus não é um ser masoquista. Amar quem se comporta como inimigo é uma das portas que se abertas na vida do cristão. dão acesso ao compartimento de bênçãos indescritíveis. Por quê? Porque ao praticar amor aos que se comportam como inimigos o cristão é portador do amor de Deus a quem não merece ser amado. E nesta ação, o cristão imita a Deus, que ama a todos sem que ninguém mereça ser amado.

Ame quem te odeia, elogie quem fale mal de você e ore por quem te persegue. Faça isso com o coração voluntário, pois o Senhor está presente e não o desamparará jamais nestes momentos. É difícil, mas não é impossível. Ore, e peça para Deus ajudar você nisso. Peça ao Senhor para preparar as situações em que você poderá fazer o bem. Tenha certeza, esse tipo de oração é respondida

É mais feliz quem dá amor do que quem recebe o amor. E este sentimento pode acontecer de muitas maneiras. Entregando cestas básicas, financiando o tratamento odontológico, ensinando uma fração matemática, perdoando ofensas, perdoando dívidas, esforçando-se para compreender as pessoas em situações ruins, passando um voto de confinaça para quem não pode provar uma afirmação sob suspeita, etc.

Quem é  solidário e recebe properidade. A maior bênção que o cristão recebe do Senhor são aquelas quando não espera que aconteça porque não precisa delas, quando não está pedindo nada. Essa é a bênção sacudida e transbordante. Deus dá e sobra. Então o cristã abençoado se transforma em vaso nas mãos dEle, é um intermediário nesses momentos, e é usado para transferir as bênçãos transbordantes para outras pessoas (Lucas 6.38).

Confira todas as abordagens sobre as matérias da revista no blog Belverede: EBD 2012 primeiro trimestre: Verdadeira prosperidade - vida cristã abundante

E.A.G.

Postagem paralela: EBD 2012 - o Rico Nabal e o pedido de ajuda de Davi

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Crentes desigrejados, certos ou errados?



O termo desigrejado é usado para aquelas pessoas que tem aversão às estruturas denominacionais em que os templos são liderados por pastores em templos. É importante observar a etimologia da palavra igreja no idioma do Novo Testamento quando abordamos o assunto.
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Em grego, o termo "igreja" é "eclésia", e "eclésia" significa ajuntamento de pessoas. Igreja significa congregação, isto é congregar é agregar em conjunto.

O termo "eclésia" é extraído de reuniões seculares, as assembleias públicas atenienses, quando os cidadãos gregos se reuniam democraticamente.

Sabemos que existem diversos líderes evangélicos que causaram decepções nos membros de igrejas. Os exemplos péssimos são os maiores motivos da existência de pessoas que rejeitam frequentar templos.

Mas, precisamos lembrar que líderes ruins sempre existiram. Paulo, João e Pedro os enfrentaram e fizeram tudo o que puderam para que as ovelhas de Cristo não se dispersassem por causa dessas pessoas.

Colocando à parte as opiniões humanas, é um erro pensar que podemos viver a fé cristã isoladamente.

No Novo Testamento, os cristãos são simbolizados como ovelhas e Jesus como o pastor delas. As ovelhas são animais que vivem em coletividade, que é o rebanho. A índole das ovelhas é de união: vão ao pasto juntas, comem e bebem juntas, dormem juntas...

A primeira vez que encontramos a palavra "igreja" no Novo Testamento, ela é pronunciada por Jesus Cristo. Ele diz para Pedro, referindo-se a Si mesmo, "sobre esta pedra edificarei a minha igreja" (Mateus 16.18).

A segunda vez que encontramos "igreja" no Novo Testamento, também é Jesus Cristo quem a cita (Mateus 18.12-20).

O contexto da segunda citação tem a conotação de uma coletividade e não de pessoas vivendo cristianismo isolado. Trata-se da parábola das Cem Ovelhas. Na parábola, Jesus, narra que se uma ovelha se perde, o pastor deixa as 99 em segurança e vai procurar à perdida. Ao encontrá-la cuida de suas feridas e traz ela nos braços de volta para junto do seu coletivo, o rebanho.

Folheando e lendo Atos dos Apóstolos, notamos que existia nos ministérios dos apóstolos o costume de realizar reunião entre os cristãos para cultuar a Deus.

O Espírito Santo se manifestpu aos crentes primitivos, quando eles estavam todos reunidos no Cenáculo. O apóstolo Paulo fundou congregações e tomou conta delas. Ele escolheu pessoas comprometidas com Deus para liderar, para cuidar daqueles que criam em Jesus Cristo, com o objetivo de ensinar a elas o Evangelho. Dois deles foram: Timóteo e Tito.

Com isso, precisamos pensar bem na questão de viver o cristianismo solitário, tal ideia não tem base neotestamentária.

E.A.G.

Michael W Smith Agnus Dei vídeo legendas português

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Justin Bieber no Late Show whith David Letterman


Ontem, meu fim de noite foi zapeando o velho controle remoto. Parei no GNT e fiquei vendo o programa da televisão americana Late Show whith David Letterman. Uma das atrações seria o garoto Justin Bieber, sucesso da música secular, descoberto no YouTube.

Gostei da entrada de Justin Bieber, ele fez questão de agradecer a Deus e aos fãs pelo sucesso.

O entrevistador mostrou que garotos são só garotos, independente da conta bancária, ostracismo ou evidência bem sucedida. Após perguntar a idade, resposta dezessete, ele perguntou sobre os pais e irmãos e em quantos lugares ele já havia cantado. Nos cinco continentes, disse. Letterman: quais são os cinco continentes? Aí a coisa ficou feia... Antártida, África, Oceânia, Asia... Austrália?  Não! Depois de enrugar a testa, balbuciar em solilóquio Letterman ajudou-o: Você cantou em Paris? Como a memória também funciona por associação, a resposta certa veio rápida: Europa!

E.A.G.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Ana Paula Valadão no Caldeirão do Huck: perplexidade de alguns evangélicos

No último sábado de 2007, Ana Paula Valadão acompanhada do grupo Diante do Trono participou do programa de Luciano Huck. Outros cantores evangélicos também. E isso provocou algumas críticas por parte de cristãos assembleianos. Uma dessas pessoas escreveu no Facebook: "Surpreso com a notícia no site da Globo. O grupo "Diante do Trono" cantando no caldeirão do Huck. Em meio as dançarinas, Ana Paula Valadão exclamou: 'Tu és bem vindo aqui Espírito Santo'. Antigamente, a ação evangelística tomava lugar nas portas das boates, cinemas e danceterias. Não dentro, adaptando a mensagem ao ritmo lá dentro tocado."

O assunto é delicado, se por acaso algum cristão assembleiano entender que haja contundência no que escrevo, por favor, não interprete como hostilidade. Eu dei meus primeiros passos na fé, e aprendi muito na Assembleia de Deus - ministério Lapa - SP, com o saudoso Pr. Valdir Nunes Bícego. Tenho um carinho especial por essa denominação evangélica.

Todos sabem que é importante seguir o exemplo de Jesus e ir ao mundo e pregar. É importante fazer o papel do bom evangelista, estar entre os pecadores e não pecar, fazer com que eles conheçam as Boas Novas de salvação. 

Jesus foi criticado por comer com publicanos, pecadores e prostitutas. Sabemos que “comer” tinha a conotação de alguma aproximação e amizade. Fico me perguntando se estamos do lado de Jesus ou do lado daqueles religiosos que o criticaram por compartilhar ambientes de pessoas com reputação desqualificada.

Objetivos

Cantar dentro de templos é uma atuação diferente de cantar fora deles. No interior da congregação você demonstra seu amor a Jesus. E isso é bom! Fora dos templos, o canto é um ato de amor às almas por quem Cristo morreu. E isso também é bom! E é importante lembrar que Deus não habita em suntuosos templos erguidos pela engenharia humana.

Influenciar é preciso

O sal não deve ficar no saleiro e nem a luz apagada durante as noites. O tempero não serve para a comida temperada e nem a lâmpada para o sol do meio-dia. Isto é, o conhecimento do Evangelho não pode ser retido entre as quatro paredes das igrejas e das casas dos cristãos.

Já reparou? Os crentes dizem aos pecadores: “venha à minha igreja”. Não é um erro convidar. Mas Jesus mandou IR AO MUNDO, pregar e fazer discípulos. O povo cristão se acomodou (a maioria e não todos) dentro de uma rotina religiosa. Espera dentro da rotina trabalho-escola-igreja que o vizinho, o colega da faculdade e do emprego se interesse em entrar em seu meio social, não pensa em ir ao meio social deles anunciar ao Senhor.

Creio que não há possibilidade de encontrar o público-alvo, no caso as dançarinas seminuas e os depravados que passam os domingos no sofá as observando, se o cristão evangélico não for aos estúdios e ocupar o espaço anunciando Jesus Cristo.

Ficaria muito feliz se pudesse assistir o staff da Patmus Music, gente talentosa que eu admiro e respeito, como Lília Paz, Vitorino Silva, Marcelo Santos da Silva, o grupo Ministério Hebron, entre outros, em programas seculares de televisão. Evangelismo assembleiano! 

O legado de David Wilkerson

No final da década dos idos de 1960, o Pr. David Wilkerson se afastou da comodidade de sua congregação e se misturou com os hippies para evangeliza-los. Aproximou de gente viciada, com a vida cheia de libertinagem nos subúrbios de Nova York. E por causa disso ele recebeu muitas críticas de evangélicos e esperou bastante tempo para ser compreendido. O livro A Cruz e o Punhal, da Editora Betânia, narra suas agruras, e é uma grande lição para nós. 

O público-alvo de Wilkerson era as gangues de Nova York. Os traficantes, os viciados, os assassinos. Ele foi ao submundo, esteve entre eles e anunciou o Senhor. Superou o jargão “venha para a minha igreja”. Repito: não é um erro convidar, mas Jesus mandou que fôssemos aos pecadores...

Letargia religiosa

Infelizmente, em décadas passadas a Assembleia de Deus perdeu a chance de evangelizar pelas emissoras de televisão. Enquanto “satanizava” este potente meio de comunicação e a política partidária, recolhida em templos, os ímpios receberam as concessões governamentais e criaram grandes canais de programação mundana.

Eu acredito que a Ana Paula Valadão e o grupo Diante do Trono faça algo parecido com o que Wilkerson fez. Mas ninguém queira encontrar na APV e no pessoal do DT perfeição, porque só Deus é perfeito.

Essa reflexão não é uma crítica com o objetivo de entristecer e desanimar. Desejo apenas provocar o autoexame em nossos costumes de pedir que os pecadores venham a nós.


Cantar dentro de templos é uma atuação diferente de cantar fora deles. No interior, você demonstra seu amor a Jesus; fora, é ato de amor às almas por quem Cristo morreu.

Postagem atualizada em 08 de outubro de 2021.