Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 7 de janeiro de 2012

EBD 2012 - A prosperidade no Antigo Testamento e para o cristão hoje

José Gonçalves, o comentarista da revista Lições Bíblicas A Verdadeira Prosperidade - A Vida Cristã Abundante, publicada pela CPAD para atender os estudantes da Bíblia no 1º trimestre de 2012,  lição 2, cujo título é A Prosperidade no Antigo Testamento, foi muito feliz ao abordar qual é o propóstido de Deus ao abençoar os seus servos com a prosperidade.

Gonçalves fez uma paralelo entre prosperidade e solidariedade, explicou que a bênção da prosperidade é dada para compartilhamento com o próximo.  Quem é financeiramente próspero e é servo de Deus, uma de suas características é ser solidário, pois ama a Deus e ao próximo.

É importante frisar: prosperidade bíblica não representa acúmulos de riquezas, se bem que é possível ser rico e próspero. A essência da prosperidade bíblica é a estabelidade espiritual, emocional e física. É o completo bem-estar, do corpo, da alma e do espírito.

2 Crônicas 1.6-12. Encontramos a solidariedade no coração do jovem Salomão. Ele fez uma grande oferta ao Senhor. Depois, em sonho, o Senhor apareceu e disse´lhe: "Peça o que quiser". Ele pediu sabedoria para ter condições de ser um bom governante. Não pediu sabedoria para proveito próprio, era uma solicitação solidária, queria o bem coletivo. Deus gostou da característica do seu desejo, deu-lhe a sabedoria e também a prosperidade financeira.

Jó 42.10. O patriarca Jó é conhecido por seu sofrimento. Ele perdeu tudo que tinha. Ao seu lado, sobrou-lhe os companheiros de conversas e Deus, que parecia bem distante, embora sempre fosse o mais próximo dele. Enquanto aconteciam discursos, o drama persistia. Mas Jó resolveu orar intercedendo em favor dos  amigos. Deus gostou da iniciativa de solidariedade, então, mudou o cativeiro dele. fazendo com que  tudo que ele tinha perdido fosse restituído em dobro. E Jó veio a falecer com farturas de dias. Isto é, os dias de dores não significaram muito se comparados aos dias de bençãos.

O cristão precisa ser solidário para agradar ao Senhor. A solidariedade é a ação de amar o próximo, é atender ao que Jesus manda.

Jesus disse: Mais bem aventurada coisa é dar do que receber (Atos 20.35).

Alguém disse certa vez que ninguém é tão carente que não tenha algo de bom para oferecer, e ninguém é tão abastado que não necessite de alguma coisa. É verdade, embora aparentemente não possamos visualizar essa questão.

Você é mais feliz dispensando tempo de oração pelos outros do que por si mesmo, sonhando em ser bênção ao próximo do que ser abençoado. Invista no amor ao próximo. A contrapartida positiva é tão óbvia quanto a luminosidade do sol do meio-dia.

Poucas pessoas compreendem o mandamento de amar o inimigo (Mateus 5.44). Elas acreditam que Deus quer que o cristão sofra praticando o bem para quem lhe faz mal Não! Deus não é um ser masoquista. Amar quem se comporta como inimigo é uma das portas que se abertas na vida do cristão. dão acesso ao compartimento de bênçãos indescritíveis. Por quê? Porque ao praticar amor aos que se comportam como inimigos o cristão é portador do amor de Deus a quem não merece ser amado. E nesta ação, o cristão imita a Deus, que ama a todos sem que ninguém mereça ser amado.

Ame quem te odeia, elogie quem fale mal de você e ore por quem te persegue. Faça isso com o coração voluntário, pois o Senhor está presente e não o desamparará jamais nestes momentos. É difícil, mas não é impossível. Ore, e peça para Deus ajudar você nisso. Peça ao Senhor para preparar as situações em que você poderá fazer o bem. Tenha certeza, esse tipo de oração é respondida

É mais feliz quem dá amor do que quem recebe o amor. E este sentimento pode acontecer de muitas maneiras. Entregando cestas básicas, financiando o tratamento odontológico, ensinando uma fração matemática, perdoando ofensas, perdoando dívidas, esforçando-se para compreender as pessoas em situações ruins, passando um voto de confinaça para quem não pode provar uma afirmação sob suspeita, etc.

Quem é  solidário e recebe properidade. A maior bênção que o cristão recebe do Senhor são aquelas quando não espera que aconteça porque não precisa delas, quando não está pedindo nada. Essa é a bênção sacudida e transbordante. Deus dá e sobra. Então o cristã abençoado se transforma em vaso nas mãos dEle, é um intermediário nesses momentos, e é usado para transferir as bênçãos transbordantes para outras pessoas (Lucas 6.38).

Confira todas as abordagens sobre as matérias da revista no blog Belverede: EBD 2012 primeiro trimestre: Verdadeira prosperidade - vida cristã abundante

E.A.G.

Postagem paralela: EBD 2012 - o Rico Nabal e o pedido de ajuda de Davi

Um comentário:

Anônimo disse...

A paz,

Que maravilhoso conteúdo que aguarda os estudantes desta revista, quando as pessoas descobrirem que tudo o que elas precisam para prosperar é estar plantando uma semente de liberalidade, mudariam seu conceito sobre todas as coisas sobre este assunto.
Ótimo post.