Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

CATÁSTROFE EM PETRÓPOLIS, TERESÓPOLIS E NOVA FRIBURGO


Montanhas de Petrópolis by Claudio Brisiguello - Flickr

Políticas públicas equivocadas

As catástrofes das enchentes no Rio de Janeiro, em Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e cidades adjacentes já soma 541 mortes. Ela tem a ver com a urbanização à revelia de órgãos públicos; rios canalizados equivocadamente, impermeabilização do solo exageradamente, casas construídas em locais irregulares, falta de coletas do lixo e entulhos. As autoridades deveriam ser chamados às suas responsabilidades por causa da má administração e tantos descasos.

Vale lembrar o seguinte: o governo federal liberou R$ 780 milhões para os municípios atingidos pela catástrofe. E a verba de R$ 1 bilhão.para a reforma do estádio do Maracanã.

A dimensão do problema é bem maior do que dimensionamos

Não é só o Brasil que está afetado, e nem é só o Rio de Janeiro

Alguns dias atrás vimos na televisão neve caindo em excesso em Nova York, e, não lembro em qual país e cidade da Europa, havia sol quando no passado era tempo de cair neve.

Neste início de ano, o estado de São Paulo também tem sido grandemente castigado pelas chuvas. A população da capital tem passado por alagamentos, sofrido bastante.

O derretimento das geleiras

Pesquisei sistematicamente isso no final de 2010, por causa de um TCC sobre Meio Ambiente.

Por causa da pesquisa, penso que não é apenas por má administração pública que acontece enchentes. Existe o fator mudança climática, sendo o principal fato o Aquecimento Global, que provoca derretimento de geleiras. Elas são enormes, algumas em dimensão continental. Estão se diluindo dia a dia no Alasca, nos Andes, no Himalaia, em montanhas da África, no Kilimanjaro, e na Antártica. E isto provoca o aumento dos níveis de água nos mares.

Chove... Os rios levam a água pluviométrica aos mares e lá essas águas de chuva recebem assentamento em nível mais alto e com maior demora porque se encontram com as águas das geleiras. O nível dos mares estão mais altos por causa das águas das geleiras! Por causa disso vemos mais alagamentos que anos atrás, quando as geleiras estavam firmes, antes do derretimento.

Repito: isto não tira a responsabilidade das autoridades públicas, prefeitos, governadores e presidentes. Do Brasil e exterior. Eles precisam enfrentar o problema e viabilizar formas de driblar tudo isso.

A triste, trágica e singular história de Petrópolis

Infelizmente, nessa horrível catástrofe, que no momento da redação dessas linhas conta 43 mortes, podemos ver a razão do nome daquele município. Petrópolis significa "cidade das pedras".

As enxurradas dos temporais fizeram com que enormes pedras rolassem ladeira abaixo, algumas com dois metros de altura, e junto com a violência das águas derrubassem árvores, destruíssem pontes, passassem por cima de automóveis e casas, ceifassem vidas. E, mostrassem que haviam muitas residências construídas sobre rochas, cobertas por camadas de terras, que deslizaram empurradas pelas fortes infiltrações de águas.

E.A.G.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Propaganda de desodorante Axe usa "anjos" para chamar atenção polemizando


A peça publicitária, foi feita pela agência inglesa BBH, chama The Fall (A Queda).

Pela ótica da qualidade de direção e produção artística, é ótima. Parece cinema, com seus efeitos especiais e visuais. Mas pela ótica sociológica, deixa a desejar, ao mostrar anjos, na forma corpórea de mulheres, caindo do céu... Quem criou o roteiro conhece a narrativa bíblica que informa a queda de Lucifer e da terça parte dos anjos, sabe que a Bíblia Sagrada diz que foram precipitados do céu e hoje são chamados de demônios.

Então, os produtores desse comercial se mostram gentes sem temor de Deus, com certo conhecimento das Escrituras, e com a intenção de provocar quem tenha fé e reverência ao Criador.

Os produtores dessa publicidade criaram a mensagem com objetivo de atingir um público-alvo específico, que é o masculino na faixa da adolescência, entrando na fase adulta. Ou seja, a produção do comercial criou uma mensagem contestadora dirigida aos garotões que estão vivendo a fase em que sentem vontade de contestar quase tudo, porque é só assim que sabem se autoafirmarem e se sentirem melhores.

Conhece o jovem estilo rebelde-sem-causa? Com complexo de inferioridade? Inseguro perto das garotas? Em casa trata os pais como seres de outro mundo, e na escola quer chamar atenção fazendo coisas erradas? É para eles esse comercial.

O âmago da mensagem é uma acachapante propaganda enganosa: "use o spray e se tornará irresistível para as mulheres"! Cadê o Procon para barrar esse slogan mentiroso?

Você é cristão e gostou da abordagem dessa publicidade e quer protestar? O spray desodorante da concorrência é ótimo. Compre-o. Esse é o melhor protesto que consumidores podem e devem fazer, funciona muito bem.

E.A.G.