Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Um comentário sobre os protestantes cristãos e a salvação

Praticamente todos os cristãos evangélicos sabem, mas é sempre bom deixar as coisas bem esclarecidas em determinados pontos. O quê? Se apresentar como cristão protestante não é uma condição que leva a alma humana ao céu. Para ser salvo, não basta se dizer "sou cristão", da ala tradicional, ou pentecostal, ou neopentecostal, nem ser militante da doutrina calvinista ou arminiana.

E, nenhuma denominação evangélica têm o poder de salvar ninguém.

Os prerequisitos bíblicos para a salvação, são:

1 - Crer em Jesus como Senhor e Salvador (Atos 4.12)

Considerar Jesus como Senhor é mais do que dizer isso com nossos lábios. A mera confissão se constitui em fé morta, enquanto que a fé viva é ativa, faz com que o crente passe a agir obedecendo a Cristo.

Quem realmente aceita a Jesus como seu Senhor passa a viver segundo as vontades dEle. Para obedecer a Cristo é necessário conhecer tudo o que Ele disse. O Novo Testamento contém os Seus ensinos. Após conhecer esses ensinamentos, passamos a saber o que Ele quer de nós. Os servos fiéis seguem as vontades do seu Senhor.

A melhor maneira de conhecer ao Senhor, saber o que Ele espera de todo cristão, é ler e orar, com o coração disposto à submissão. A leitura do Novo Testamento e a oração são as atitudes que produzem resultados espirituais positivos entre os cristãos e Jesus Cristo.

2 - Colocar a fé em prática (Romanos 2.21-24; Tiago 1.22-23)

Crer não é apenas um esforço mental, é seguir o mandamento de amar a Deus e ao próximo.

a) Amar a Deus significa o mesmo que obedecê-lo de maneira espontânea, sem a busca de tirar proveito próprio dessa relação.

Não existe quem ame a Deus de verdade sem obedecê-lo. A obediência é a tradução do amor verdadeiro, e a rebelião - declarada por contestações ou no silêncio do desprezo - é a tradução do amor a si mesmo, é a manifestação da egolatria.

b) Amar o próximo é o mesmo que fazer o bem ao próximo, quer mereça ou não. O cristão fiel faz o bem a todos, até aos inimigos, porque Jesus manda, porque está consciente que a obediência ao mandamento do amor é a diferença entre ser fiel e rebelado, ser ovelha e bode, ser joio e trigo, ser luz e trevas.

3 - O Padrão dos crentes protestantes

Os protestantes consideram os personagens da Bíblia pessoas falhas, pecadoras. Nenhum prostestante segue os apóstolos Paulo, Pedro, ou outros apóstolos. Fazer deles padroeiros não é uma doutrina da Igreja Reformada, é doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana.

É um erro pensar que os apóstolos são modelos aos crentes protestantes! Quando Paulo escreveu "sejam meus imitadores", ele não estava aconselhando a imitar sua pessoa como ser humano. Ele acrescentou: "como eu sou imitador de Cristo" (1ª Corintios 11.1).

Assim sendo, a lição é: sejamos imitadores de Cristo, e não meros imitadores de homens.

Apesar de Martinho Lutero, João Calvino, Unrico Zuínglo e Jacó Arminio serem considerados grandes reformadores, os protestantes têm como modelo a ser seguido apenas Jesus Cristo.

Imitar homens é perigoso, é praticamente uma idolatria, pois Jesus deixa de ser entronizado em nossos corações.

Eu procuro sempre olhar a Igreja como Organismo Espiritual, cuja cabeça é Cristo. Ou seja: eu nunca esqueço que a Assembleia de Deus – denominação evangélica onde cresci e me converti - é apenas uma denominação, uma instituição humana (esta afirmação não é um desprezo!).

A Assembleia de Deus contém muitos cristãos que fazem parte do Corpo de Cristo, mas ela não é a Igreja, é apenas uma organização criada por homens. E como tal, possui seus equívocos - só Jesus não tem pecado. Nesta mesma condição estão todas as denominações evangélicas: Batista, Presbiteriana, Quadrangular, Deus é Amor, etc.

A Igreja é simbolizada pela anatomia do corpo humano, com seus membros diferentes e com funções diferenciadas e essenciais. Cada membro é útil em sua ação específica, útil a si e coletivamente. Mas, alguns líderes de denominações – assembleianos, batistas, presbiterianos, e outros - se esforçam para que todos os membros do Corpo de Cristo sejam iguais – segundo a doutrina denominacional em que vivem e desejam que todos a vivam também. Impossível acontecer essa padronização de fé e ações, então, eles criticam uns aos outros porque têm características e funções diferentes!

Conclusão

Observando os protestantes, encontramos diferenças teológicas encontradas na maneira de professar suas crenças. A diferença faz com que hajam diversas denominações evangélicas através de liturgias distintas, - agrupados nos movimentos tradicionais, pentecostais e neopentecostais. Mas esta diferença não interfere na questão da salvação.

Os pentecostais e os neopentecostais crêem, e recebem o batismo e os dons do Espírito, os tradicionais, não... Porém, os três movimentos crêem que a salvação é apenas crendo em Jesus Cristo como Salvador e Senhor.

Como alguns dizem: maior é a semelhança que une a cristandade do que a diferença que a separa.

E.A.G.

O artigo está liberado para cópias, desde que citados o link (HTML) do blog Belverede e o nome do autor.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

1 Timóteo 6.8 - Apologia da miséria ou não?

Dinheiro não nasce em árvores... Trabalhe com dedicação!

"Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes" - 1 Timóteo 6.8.

"Sustento" em grego é diatrofe/ diatrophas. Tem a ver com "ter com o que se alimentar".

E em nosso idioma, o que significa? O Michaellis explica assim:
"sus.ten.to sm (der regressiva de sustentar) 1 Ação ou efeito de sustentar ou sustentar-se. 2 Conservação, manutenção. 3 Aquilo que serve de alimentação; alimento. 4 Amparo, arrimo".

Ter o seu sustento é viver em dignidade, ser independente na área da sobrevivência, não mendigar o pão. É digno de nota o quarto termo elencado no dicionário. Arrimo denota "pessoa que serve de amparo a outra". Ou seja, ter sustento é ter condições de ajudar o próximo, não viver apenas com o suficiente para si, no nível da miserabilidade.

Sobre a questão do dinheiro, há quem radicalize afirmando que o capitalismo é um sistema do Anticristo. Mas, é sempre necessário analisar tudo com moderação, colocando todos os assuntos dentro do aspecto das palavras de Jesus Cristo, olhar tudo pelo aspecto espiritual.

A constatação de Jesus:
"Os pobres sempre tendes convosco" - João 12.8 a.

A reflexão importantíssima de Jesus:
"Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber" - Atos 20.35 b.

Com essas duas afirmações de Cristo, e o contexto bíblico sobre dinheiro, podemos constatar:

• Mais bem-aventurado é o crente que tem posses e com ela o coração liberal para compartilhar o que tem;

• Deus não condena a riqueza. São condenáveis a opressão dos ricos, a avareza e a ganância desenfreada, a falta de amor a Deus e ao próximo.

E.A.G.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Sobre os pais e o Dia dos Pais


Na Wikipedia, lemos:

" O Dia dos Pais tem origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai".

Se você é homem, e ainda não teve a oportunidade de ter um filho, com certeza chegará o dia da sua paternidade. Então, você se lembrará de quando era apenas um filho. As palavras de seu pai serão lembradas, e muitas delas serão usadas por você ao educar a sua criança!

Os pais devem ser honrados pelos filhos por toda a vida:

Deuteronômio 5.16: "Honra teu pai e tua mãe, como te ordenou o Senhor, o teu Deus, para que tenhas longa vida e tudo te vá bem na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá".

Provérbios 30.17: "Os olhos de quem zomba do pai, e, zombando, nega obediência à mãe, serão arrancados pelos corvos do vale, e serão devorados pelos filhotes do abutre".

Efésios 6.2: "Honra teu pai e tua mãe" - este é o primeiro mandamento com promessa".

Os filhos são bênçãos do Senhor e precisam ser respeitados pelos pais:

Salmo 127-3-5: "Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal".

Colossenses 3.21: "Pais, não irritem seus filhos, para que eles não desanimem".

Textos bíblicos extraídos da tradução Nova Versão Internacional.

E.A.G.

Dalmo Dallari

Política

"A força do grupo compensa a fraqueza do indivíduo" - Monstesquieu (filósofo).

Citação do jurista Dalmo de Abreu Dallari no programa Mulheres, TV Gazeta - entrevista à apresentadora Cátia Fonseca, ontem, em 5 de agosto.

Aula de cidadania: mais do que escolher o candidato pela sua cultura, é preciso observar seus interesses também. De nada adianta votar em quem tenha diversos cursos superiores, pareça forte, se os objetivos dele estiverem voltados ao individualismo.

E.A.G.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A PARÁBOLA RUSSA DOS TRÊS VISITANTES


Numa manhã, uma jovem senhora chegou das compras e encontrou próximo ao seu quintal três velhinhos meigos. Então, considerando que estavam com fome, disse-lhes:

- Aceitam entrar em minha casa para saborear café com leite e alguns pãezinhos?

Em unísso, os três senhores perguntaram:
- Seu marido está presente?



- Não, ele já foi à empresa trabalhar.

- Então, não podemos aceitar o seu convite tão gentil - respondeu o trio.
Ao anoitecer, o esposo voltou ao lar. A bondosa esposa contou a ele sobre os três senhores, e ao contar fez questão de demonstrar toda sua admiração pelo respeito que eles demonstraram diante da ausência do marido.


- Eu os vi perto do jardim - disse o marido - vá e diga-lhes que estou aqui. Peça-os para entrar, serviremos a janta para eles.

Então, ela saiu e os convidou.


- Nós não poderemos entrar juntos em seu lar - responderam os três ao mesmo tempo.

- Por quê?!

O mais idoso respondeu calmamente:


- Vou me apresentar: Chamo-me Amor. Este meu amigo chama-se Estabilidade Financeira, e este outro Sucesso.


A mulher sorriu.

- Agora, vá e pergunte ao seu marido qual de nós ceará com ele e sua família.

Ao saber, o esposo ficou muito feliz.
- Qual deles pediremos para sentar-se conosco à mesa?

- Como assim, qual? - perguntou o homem, com ar de surpresa pela dúvida de sua mulher - chame o sr. Estabilidade Finaceira, pois encherá nossa casa de fartura.



- Querido, por que nós não convidamos para a nossa casa o sr. Sucesso? Se for assim enriqueceremos bastante - replicou ela.
A filha adotiva do casal os ouvia no canto da sala:

- Papai e mamãe, eu gostaria de dizer que acho melhor convidar o amor - sugeriu aos dois. Assim, nós seremos muito mais amados e teremos mais capacidade de amar.

- Achei muito boa a ideia de nossa filha - disse o marido.

A esposa, então, saiu e conversando brevemente com os três, convidou-o:

- Venha e seja o nosso companheiro na refeição.

O sr. Amor agradeceu por ser o escolhido e acompanhou-a ao seu lado direito. Atrás deles, os senhores Estabilidade Financeira e Sucesso os acompanharam para dentro da casa.


- Meu primeiro convite era dirigido aos três, e disseram-me que deveria ser apenas um o convidado. Convidei o sr. Amor! - falou a jovem senhora, muito surpresa.

- Se o seu marido tivesse convidado o Fortuna - explicou o Amor - eu e o Sucesso ficaríamos esperando-o lá fora. Se convidasse o Sucesso, eu e o Estabilidade Financeira o esperaríamos também. Mas, quando eu sou o convidado, os dois me acompanham sem nenhum impedimento. Onde há amor, existe também estabilidade e sucesso.

E.A.G.

Autoria indefinida. Texto adaptado.