Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

SALMO 133 - Tradução: O Livro


Como é bom e agradável que os irmãos vivam em união!
 ♦
 Dá satisfação como quando vemos o óleo perfumado descer sobre a cabeça do sacerdote, descendente de Aarão, perfumando-lhe o rosto, a barba e as roupagens.
 ♦
 É como quando o orvalho cai sobre o monte Hermon, e sobre os montes de Sião. Porque é assim que o Senhor nos pode dar a sua bênção, o seu mandamento é vida eterna!

A PRIMEIRA MENÇÃO DO TERMO GRAÇA NAS ESCRITURAS SAGRADAS

O pecado e a misericórdia de Deus
.Porém Noé achou graça diante do SENHOR – Gênesis 6.8.
.Em Gênesis, capítulo 6, existe o relato da corrupção do gênero humano e pela primeira vez surge nas Escrituras Sagradas o uso do termo graça.
.
Naquela época a média da vida humana era de 800 anos (conferir no capítulo 5). A narrativa bíblica relata que os seres humanos de multiplicaram e que os filhos de Deus tomavam para si mulheres formosas e dessa união nasciam pessoas que se tornavam gigantes (em hebraico, “nephilim”, uma derivação do verbo cair). Então, o Criador disse: “O meu espírito não agirá para sempre no homem” e colocou um parâmetro de 120 anos para a raça humana.
.
Dentro do capítulo 6, o contexto nos faz entender que o espírito citado na sentença divina, é referência ao poder vivificante que causava a longevidade, o fôlego prolongado da vida.
.
Deus é onisciente
.
Para o trecho bíblico de Gênesis 6.6 é preciso considerar que o termo arrepender-se não é usado no sentido de voltar atrás coisas que iria fazer. Diz o texto que Deus olhou o comportamento dos seres humanos e viu que eles eram maus ininterruptamente em todos os sentidos e se arrependeu (ficou muito triste – “niham” em hebraico) e mudou de ânimo sobre os planos aos quais havia tomado para com àquela geração perversa ao extremo.
.Gênesis 6.6 em nada aponta para uma surpresa triste sofrida pelo Criador diante de algo que não esperava acontecer. Aqui o texto usa do recurso antropomórfico (ou antropopático). A linguagem antropomórfica serve para facilitar a comunicação e ser melhor entendida a reação de Deus naquele instante, fazendo analogia com os seres humanos. É assim em outras passagens bíblicas também, quando as Escrituras dizem que Deus tem olhos, boca, mãos, como se de fato, Deus que é Espírito, também tivesse. O Criador não dispõe de corpos de carne e ossos como nós temos, e também não tem diante dEle nenhuma situação inesperada . Ele tem diante de Si todas as coisas de todas as épocas ao mesmo tempo, pois é onipresente e está fora do tempo e espaço que vivemos.
.Os filhos de Deus
.Existem diversas interpretações sobre quem seriam os filhos de Deus. Uns dizem serem anjos, mesmo havendo o texto bíblico de Marcos 12.25 afirmando que anjos não procriam, outros, a descendência de Sem que se casou com a descendência de Caim, mas tudo não passa de conjecturas porque o texto é obscuro. A certeza é que a conseqüência dessas uniões geraram homens valentes, poderosos e de renome. E dessa nova geração houve a multiplicação da maldade sobre a terra. Deus viu que todos os desígnios daquela geração eram maus e determinou enviar o dilúvio, acabando com a Humanidade, “porém, Noé achou graça diante do SENHOR”.
.
.
E.A.G.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O QUE ACONTECE QUANDO UMA MOSCA CAI EM UMA XÍCARA DE CAFÉ?

O italiano — joga a xícara fora e vai embora com raiva..
. .
O francês — joga fora a mosca e bebe o café..
.
O chinês — come a mosca e joga fora o café..
..
O russo — bebe o café com a mosca, desde que não tenha que pagar mais pela mosca.
.
O judeu — vende o café para o francês, a mosca para o chinês, compra uma nova xícara de café e usa o dinheiro extra para inventar uma dispositivo que impeça que moscas caiam no café.
..
O palestino — culpa os judeus pela mosca ter caído no seu café, protesta na ONU por esse ato de agressão, pega um empréstimo da União Européia para comprar uma nova xícara de café, usa o dinheiro para comprar explosivos e, em seguida, explode a cafeteria onde o italiano, o francês, o chinês e o russo estão todos tentando explicar ao judeu que ele deveria ceder o seu copo de café para o palestino.