Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

A INCOMPATIBILIDADE DA FÉ CRISTÃ COM O PRECONCEITO

Ter amor verdadeiro é questão de ser portador da fé viva em Deus

A fé sem amor é morta, ela só trabalha através do amor (Gálatas 5.6).

O alicerce do cristianismo é amar o próximo como amamos a nós mesmos.

O Salmo 40 é o salmo da paciência. Em se tratando de relacionamentos com o próximo, diante de qualquer circunstância adversa, é melhor esperar em Deus porque Ele é justo e não erra em Suas conclusões sobre ninguém.

O preconceito nasce da falta de paciência

Um adágio popular diz que a pressa é inimiga da perfeição. E o apóstolo Paulo, em sua carta aos crentes colossentes (3.14), escreveu que o amor é o vínculo da perfeição.

Para ser alguém justo jamais devemos agir de acordo com o que as situações parecem ser. O justo não julga pela aparência, mas sim pela reta justiça, que “declama” o Salmo 40.

Quem se apressa em opiniões e atitudes se desvincula totalmente da sua fé em Deus.

Uma pessoa apressada no falar e formular conceitos, é alguém que não atingiu maturidade na fé, vive segundo uma religiosidade peculiar, ainda não aprendeu exercer o amor ao próximo que o Senhor exige.

Jesus Cristo ordena que todos amem a todos. Porém, o apressado em falar e agir fala e faz coisas sem o conhecimento ideal da realidade dos fatos. Mente, de forma consciente e inconsciente. Mentir é faltar com o amor.

A fé em Deus nos capacita a esperar nEle, clamar a Ele e ter a certeza que seremos ouvidos por Ele. Mas, infelizmente, são muitas as vezes que encontramos gente religiosa faltando com a paciência e consequentemente deixando de exercer o mandamento do amor e errando por faltar com a verdade.

A falta de paciência quase sempre gera atitudes preconceituosas e muito injustas contra o próximo.

Ser alguém paciente é ser alguém amoroso.

O conceito é gerado pela análise paciente e o preconceito nasce da pressa

Não é novidade: sabemos que o diabo é pai da mentira. Assim sendo, não podemos ter contato com a mentira de maneira alguma. No entanto há alguns religiosos que faltam com a verdade, são autores delas. E há outros que participam dessas mentiras como seus divulgadores.

Tanto o primeiro quanto o segundo envolvido com a mentira estão errados. O segundo por maldade, associação com o mentiroso e/ou a falta de paciência em averiguar se o que está dito é mesmo fato ou mera versão mentirosa.

A base do conceito de um cristão autêntico é a verdade, que jamais se relativisa.

É fato que eu estou aqui, agora, criando este artigo; é fato que em outro momento, você, leitor, está lendo a digitação deste meu artigo. Essa é a verdade! Poderão existir mil versões sobre isso, mas todas elas estarão fora desta nossa realidade, serão meras fantasias.

Eu escrevo e você lê: neste fato não existe outra verdade de outro alguém sobre o que acontece agora! Porém, alguns apressados, preconceituosos, quando confrontados sobre a questão das verdades e das versões, afirmam que disseram a verdade deles. Que verdade? Não existe mais de uma verdade para um só fato. A verdade não é relativa!

Conclusão

O preconceituoso, por várias razões erradas, se apressa para agir e falar, não se interessa em verificar as bases das situações em que se envolve, coisas que comenta. Desconhece ou despreza o valor que Deus dá aos que amam a justiça e esperam nEle para assim, com e em Deus, continuar agindo justamente.

Por causa disso o preconceituoso dá passos imperfeitos, falta com o amor a Deus e ao próximo, toma partido em favor de fatos verdadeiros ou versões mentirosas como que por acidente de percurso.

E.A.G.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

A DEFINIÇÃO DO TERMO PRECONCEITO NO DICIONÁRIO MICHAELLIS

.
.
Pre.con.cei.to substantivo masculino (pre+conceito).

1 Conceito ou opinião formados antes de ter os conhecimentos adequados.

2 Opinião ou sentimento desfavorável concebido antecipadamente ou independente de experiência ou razão.

3 Superstição que obriga a certos atos ou impede que eles se pratiquem.

4 Sociologia Atitude emocionalmente condicionada, baseada em crença, opinião ou generalização, determinando simpatia ou antipatia para com indivíduos ou grupos. Preconceito de classe: atitudes discriminatórias incondicionadas contra pessoas de outra classe social. Preconceito racial: manifestação hostil ou desprezo contra indivíduos ou povos de outras raças. Preconceito religioso: intolerância manifesta contra indivíduos ou grupos que seguem outras religiões.


Veja mais neste blog:

A definição do termo fé

A definição do termo preconceito.
.Fonte: Michaellis 2000 / volume 2 - Moderno Dicionário da Língua Portuguesa (Ediora Melhoramentos / Reader's Digest).

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Resposta aos ateus - Revista criacionistas


Periódico gratuito online terá 'revisão pelos pares' feita por pessoas que concordem com a linha da publicação.

SÃO PAULO - O grupo cristão "Answers in Genesis" (Respostas no Gênese) lançou neste mês uma revista para divulgar pesquisas "sobre a criação e o dilúvio global num contexto bíblico". A publicação é gratuita e está disponível online.

A mesma organização religiosa, chefiada pelo líder evangélico Ken Ham, já havia financiado a abertura de um museu do criacionismo nos Estados Unidos.

Segundo disse ao website da revista Nature o editor-chefe da nova publicação, Andrew Snelling, artigos apresentados serão analisados por pessoas que "apóiam as posições adotadas pela revista", num processo que emula a revisão pelos pares adotada em revistas científicas tradicionais, como Science e a própria Nature. Snelling é um geólogo de Brisbane, Austrália.

Em seu primeiro número, já na internet, a revista, chamada Answers Research Journal, traz artigos sobre o papel dos micróbios nos seis dias da criação, tal como descritos na Bíblia, e um texto tentando conciliar processos de transformação geológica com a idéia de que o planeta Terra teria apenas poucos milhares de anos de existência.

O consenso científico é de que a Terra se formou juntamente com o restante do Sistema Solar, a partir de uma nuvem de gases e poeira, há cerca de 5 bilhões de anos, e de que as formas de vida existentes são fruto de um processo de evolução por seleção natural.

Fonte: Estadão

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

25 DE JANEIRO É ANIVERSÁRIO DA METRÓPOLE - SÃO PAULO - 454 ANOS

Imagem: Priscila B Gomes
.
Vale do Anhangabaú / Prédio Banespinha - centro da cidade de São Paulo
.

O RETRATO FALADO DE JESUS CRISTO


O imperador Tibério César, contemporâneo de Cristo, escreveu a Públio Lêntulus, seu pró-cônsul na Galiléia, perguntando como era Jesus.

Ele precisava responder a uma interpelação do Senado Romano. Cristo preocupava os senadores. A resposta de Públio foi feita em uma carta muito rica em detalhes.

A correspondência foi encontrada em Roma, séculos depois, no arquivo do Duque de Cesadini. Talvez, seja o único documento com valor histórico que detalha a aparência humana do Filho de Deus.

“Sabendo que desejais conhecer quanto vou narrar; existindo nos nossos tempos um homem, o qual vive atualmente de grandes virtudes, chamado Jesus, que pelo povo inculcado como profeta da verdade, e seus discípulos dizem que é o Filho de Deus, criador do céu e da terra, e de todas as coisas que nela se acham e que nela tem estado; em verdade, ó César, cada dia se ouvem coisas maravilhosas deste Jesus: ressuscita, cura os enfermos, em uma só palavra; é homem de justa estrutura e é muito belo de aspecto.

Há tanta majestade no rosto que aqueles que o vêem são forçados a amá-lo ou teme-lo. Tem os cabelos da cor da amêndoa bem madura, são distendidos até as orelhas, e das orelhas até as espáduas são da cor da terra, porém, mais reluzentes.

Tem no meio da sua fronte uma linha separando os cabelos, na forma em uso nos Nazarenos; o seu rosto é cheio, o aspecto é muito sereno, nenhuma ruga ou mancha se vê em sua face, de uma cor moderada; o nariz e a boca são irrepreensíveis.

A barba é espessa, mas semelhantes aos cabelos, não muito longa, separada pelo meio; seu olhar é muito especioso e grave; tem os olhos grandiosos e claros; o que surpreende é que resplandece no seu rosto como o raio do sol, porém, ninguém pode olhar fixo o seu semblante, porque quando resplandece apavora e quando ameniza faz chorar; faz-se amar e é alegre com gravidade.

Dizem que nunca ninguém o viu rir; mas, antes, chorar. Tem os braços e as mãos muito belos; na palestra contenta muito, mas o faz raramente, quando dele alguém se aproxima, verifica que é muito modesto na aparência e na pessoa.

É o mais belo homem que se possa imaginar, muito semelhante a sua mãe, a qual é de rara beleza, não se tendo jamais visto, por estas partes, uma donzela tão bela...

Das letras, faz-se admirar de toda a cidade de Jerusalém; ele sabe todas as ciências e nunca estudou nada.

Ele caminha descalço e sem coisa alguma na cabeça.

Muitos se riem vendo-o assim, porém em sua presença, falando com ele, tremem e o admiram. Dizem que um tal homem nunca fora ouvido por estas partes.

Em verdade, segundo me dizem os hebreus, não se ouviram jamais tais conselhos, de grande doutrina, como ensina este Jesus, muitos o têm como divino e muitos me questionam, afirmando que é contra a lei de tua majestade.

Diz-se que este Jesus nunca faz mal a quem quer que seja; mas, ao contrário, aqueles que o conhecem e com ele têm andado, afirmam dele ter recebido grandes benefícios e saúde, porém à tua obediência estou prontíssimo para aquilo que a tua majestade ordenar, será cumprido.

Vale, da majestade tua, fidelíssimo e obrigadíssimo.

L’indizione sétima, luna seconda”.

Públio Lêntulus

Fonte: Folha Evangélica / Ano IX - Nº 78

Nota: o texto acima, um pseudo-epígrafo, tem sua autenticidade contextada.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

O que não está de cabeça para baixo?

De c@beça pra ba!xo


Mayta tem apenas quatorze anos, é de Jaguaquara, Bahia. Define-se assim: “Aparentemente apenas uma garotinha normal. Mas você não sabe o que se passa dentro de mim... Ouço coisas q ninguém diz. Falo coisas q ninguém ouve. E sinto coisas q ninguém entende...”
_______

Às vezes tudo fica de cabeça pra baixo... Meu quarto, minha casa, meus amigos... Nunca sei exatamente o motivo...

As coisas às vezes são mais divertidas de cabaça pra baixo... Mas ficam de cabeça pra baixo somente alguns segundos... É uma pena porque eu prefiro assim... Mas às vezes as coisas ficam até 7 minutos e 24 segundos de cabeça pra baixo... É realmente emocionante... Você já deve ter visto várias coisas de cabeça pra baixo também...

Vou contar o dia em que tudo virou de ponta-cabeça por 5 minutos e meio...

- Maytta... Não inventa arte, viu? - gritou minha mãe lá da cozinha.

- Mãe... Num vou inventar nada não...

- Olhe lá viu?

- Tá, mãe... tá bom...

De repente, em menos de 3 segundos, tudoooo fica de cabeça pra baixo, menos eu...

Minha mãe andava pelo teto, os móveis pendurados ameaçavam cair... Os objetos incrivelmente em seus lugares sem cair no chão; até mesmo as roupas em cima (ou seria embaixo?) da cama continuavam lá... Minha amiga chegou andando pelo teto também... As torneiras ligadas funcionavam como uma fonte (daquela que joga água pra cima, sabe?)...

- Mãe, como você não cai daí? - perguntei eu, curiosíssima - tá com ímã nos pés, é?

- É filha... Estou sim... - respondeu ela em tom irônico após uma gargalhada...

Eu ri também... Continuamos conversando... E eu, olhando para o relógio que estava no meu braço (que incrivelmente não estava de cabeça para baixo também)...

Em cinco minutos e meio, aproximadamente, tudo volta ao normal com uma simples frase que a minha mãe diz:

- Filha, deixa de coisa... O que você está tentando fazer virada de cabeça pra baixo ai nesse canto de parede? Vamos! Desvire! E vá arrumar seu quarto, que está de pernas pro ar!

Das outras vezes, tudo era muito rápido porque eu estava apenas dando um mortal (como na foto), dando uma estrelinha ou uma simples cambalhota!

~_**May**_~

_______

E.A.G.

Fonte: blog Do Meu Jeito | http://maytta.blogspot.com/ 

Observação: Esta postagem é uma singela homenagem. Considero a criatividade muito importante na vida de todos nós. De alguma maneira ela transcende e beneficia muitas pessoas, não apenas ao portador da mesma. É um dom de Deus.

Atualização: 24 de agosto de 2019.