Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 10 de junho de 2009

O DIA ESTÁ RAIANDO

Por Pr. Samuel Câmara

Conta-se que um velho sábio perguntou a seus alunos: "Como podemos saber que a noite é finda e o dia está raiando?". Um dos alunos respondeu: "Quando vemos uma árvore à distância e sabemos se é uma mangueira ou um jambeiro". "Quando vemos um animal e sabemos que é uma raposa, não um lobo", respondeu outro.

"Não", disse o mestre. Os alunos, confusos, esperaram a resposta. O sábio calmamente respondeu: "Sabemos que o dia está raiando quando vemos outra pessoa e sabemos que é nosso irmão ou irmã. Do contrário, não importa que horas sejam, ainda é noite".

Esta pequena estória ilustra o quanto é importante enxergar o "outro" pelo seu valor intrínseco como pessoa, pelo que Deus lhe conferiu, não por causa de aparências, títulos ou conveniências sociais. É uma pessoa, merece respeito. É meu irmão ou irmã em Cristo, merece respeito. E respeitar as pessoas é uma forma inconteste de demonstrar amor.

Creio que essa verdade perpassava a mente de Jesus quando se dirigiu a Seus discípulos e recomendou e "receita" que os identificaria como "seus discípulos" perante o mundo: "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros" (João 13.35).

Uma das mais sutis formas de desrespeito é o não reconhecimento do labor de alguém, só pelo fato do seu trabalho ser "diferente". Não respeitar diferenças é o mesmo que querer fazer um jambeiro parecer com uma mangueira; ou o lobo parecer com uma raposa.

O apóstolo Paulo foi categórico em exaltar o valor intrínseco de cada discípulo de Cristo, exatamente em expor as diferenças entre os mesmos, quando fez a analogia do corpo: "Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo" (1ª Corintios 12.12).

Lembro-me da estória de um homem que, por causa da catarata, passara muitos anos sem enxergar, a não ser borrões. Depois de passar por uma delicada cirurgia, passou a usar óculos "fundo-de-garrafa". O homem ficou maravilhado com as paisagens, a beleza das cores, que há muito não via. Mas seu nariz protuberante protestou veementemente: "Chega, é muito peso! Se quiseres olhar bem, coloque esses óculos em outro lugar, não em mim. Eu não preciso deles!".

Depois de muito protestar, finalmente foi atendido. Na primeira caminhada daquele homem "sem óculos", ele deu uma forte topada e caiu de frente, e foi parar no hospital. Quando saiu, estampava na face os curativos de um nariz machucado.

Paulo fez essa mesma apologia: "O certo é que há muitos membros, mas um só corpo. Não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós. Pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários" (1ª Corintios 12.20-22).

Às vezes queremos ser exclusivistas, achando que a graça de Deus achou o "caminho certo" em nós, e que todos os outros estão errados. Foi o que ocorreu com os discípulos, que disseram a Jesus: "Mestre, vimos certo homem que, em teu nome, expelia demônios e lho proibimos, porque não segue conosco". Mas Jesus lhes disse: "Não proibais; pois quem não é contra vós outros é por vós" (Lucas 9.49-50).

Pedro aprendeu a lição, e disse: "Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus" (1ª Pedro 4.10). Para alguns, a graça é uniforme, não multiforme; é a "minha" graça, o meu jeito de fazer as coisas.

A lógica perversa é esta: se nossos métodos são diferentes, então o "outro" tem de estar errado. Ora, "quem é que te faz sobressair? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te vanglorias, como se o não tiveras recebido?" (1ª Corintios 4.7).

Paulo expressou a mesma solicitude, ao julgar diferentes formas de pregação do evangelho, inclusive as impróprias: "Alguns, efetivamente, proclamam a Cristo por inveja e porfia; outros, porém, o fazem de boa vontade... Todavia, que importa? Uma vez que Cristo, de qualquer modo, está sendo pregado, quer por pretexto, quer por verdade, também com isto me regozijo, sim, sempre me regozijarei" (Filipenses 1.15-18).

Agora, não devemos de modo algum confundir graça com conivência, nem humildade com frouxidão moral, tampouco "deixa como está pra ver como é que fica" com "vai e não peques mais". Pois "cada um dará contas de si mesmo a Deus".

O dia está raiando. Se pelo menos respeitarmos uns aos outros, então estaremos apenas no primeiro passo de amor para sermos conhecidos como discípulos de Cristo.

Samuel Câmara é Pastor- Presidente da Assembléia de Deus Belém / PA - Igreja Mãe ; Pastor de Honra da Convenção Estadual da Assembleia de Deus no Amazonas; Presidente da Rede Boas Novas e Rede Assembleia de Deus; formado em Teologia pelo Instituto Bíblico das Assembléias de Deus (IBAD); licenciado em Filosofia e Pedagogia; Bacharel em Direito.

Fonte: Blog do Pastor Samuel Câmara / CGADB Para Todos

terça-feira, 9 de junho de 2009

A PARÁBOLA DO DINHEIRO SUJO E AMARROTADO

Conta-se que um determinado pregador ao assumir o microfone começou sua explanação para uma audiência de duzentas pessoas mostrando a todos um nota de r$ 100,00, fez a seguinte pergunta:

- Quem gostaria de ganhá-la? Quem quer esta nota levante a mão, por favor.

Logo diversas pessoas se manifestaram mostrando interesse pelo dinheiro oferecido.

- Darei a nota para um de vocês, mas antes permita-me manuseá-la. Então, começou a amassá-la bastante. Em seguida voltou a fazer nova pergunta:

- Quem aqui deseja ganhar estes cem reais amassados?

O mesmo número de mãos levaram.

- Bem, agora vou fazer isso...

O pregador jogou a cédula no chão e começou a pisoteá-la, depois pegou-a e mostrou a todos que ela estava muita suja e amarrotada:

- Meus amigos, quem não se importa com o estado deplorável desta nota e a deseja?

As mesmas pessoas levantaram suas mãos em sinal de que gostaria de tê-la para si.

- Nós aprendemos uma lição com este dinheiro – explicou o pregador – Vocês o desejam porque sabem que apesar de todas as circunstâncias que ele passou, continua com o mesmo valor. O amor de Deus por nós é igual. Ele nos ama muito, deseja ardentemente que nós sejamos dele apesar de todos os pesares. O Senhor não se importa qual seja nosso estado, mesmo que nos sintamos inúteis. Se estamos sujos no chão e amarrotados pelo sofrimento causado pelo pecado, o valor que temos para Ele continua sendo inestimável. Aos olhos de Deus, o nosso valor não é estipulado por aquilo que fazemos de bom ou ruim, mas por quem somos em Cristo Jesus.

Você sempre será especial para Deus!

Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores – Romanos 5.8.

Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? - Romanos 8.31.

E.A.G

Vida sem sentido? Jesus Cristo é o presente de Deus para você compreender a razão do seu viver

Alguma vez você perguntou porque sua vida parece não ter sentido? Se sim, saiba que Deus pode trazer significado para o seu viver se você seguir os cinco passos relacionados: 

1 - Reconheça que Deus ama você e tem um plano especial para sua vida.

“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” - João 3.16.

2 - Reconheça que todos nós somos pecadores.

“Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” - Romanos 3.23.

Quando uma pessoa vive fora dos padrões do cristianismo, anda à parte da vontade de Jesus Cristo, o que se consiste em rebelião contra Deus.

É inútil tentar encontrar o significado da vida ignorando a Jesus Cristo. “Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte" - Provérbios 14.12.

Nosso esforço não pode nos salvar. “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” - Efésios 2.8-9. 

3 - Jesus Cristo morreu e ressuscitou por causa dos nossos pecados.

Ele morreu em nosso lugar. “Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores” - Romanos 5.8. 

Jesus é o caminho para uma vida nova. “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram, ; eis que surgiram coisas novas” - 2ª Coríntios 5.17. 

Jesus nos dá paz interior. “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” - Romanos 5.1.

Jesus nos dá liberdade. “Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres” - João 8.36.

Jesus nos dá a vida eterna. “Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” - Romanos 6.23.

4 - Peça perdão para Deus.

Confesse. “Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia”- Provérbios 28.13.

Temos promessa de perdão da parte de Deus. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça”- 1ª João 1.9. 

5 - Deposite sua confiança em Cristo para recebê-lo como Salvador.

Jesus está esperando você. “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele e ele comigo” - Apocalipse 3.20. 

Receba-o em seu coração agora. “Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus” - João 1.12.

Ore. Em oração, diga ao Senhor que o aceita como seu Salvador e Senhor, que se arrepende por todos os erros que cometeu e ofereça seus coração como habitação dEle. 

Por causa da sua decisão haverá festa no céu. “E lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”- Lucas 15.10.

SP - Eleitores evangélicos aguardam definição de Kassab sobre local da nova edição da Marcha para Jesus

Está marcada para o dia 14 de junho a data para a nova passeata LGBT na Avenida Paulista. No entanto, ainda não existe definição de dia e local para a Marcha Para Jesus na cidade de São Paulo. Esta situação claramente demonstra que o Prefeito Gilberto Kassab quer sufocar a mais ordeira e a maior das manifestações populares da América Latina, nossa Marcha Para Jesus.

Kassab retirou a Marcha Para Jesus da Avenida Paulista. Ao fazer isso, usou o argumento que a concentração de pessoas atrapalha o acesso aos hospitais que existem na região. É esdrúxula tal afirmação, pois se atrapalha, ocorre o mesmo na passeada de gays, que ele mantém e participa alegremente.

Aguardamos o posicionamento do Prefeito. Queremos ver se agirá com preconceito religioso novamente, dificultando a execução do evento religioso e promovendo a causa dos homossexuais.  

A boa gestão de um Prefeito só ocorre quando governa em benefício de todos, não é quando atende somente aos interesses de uma minoria.

BLOGOSFERA CRISTÃ: BLOGAGEM EM NOME DA ORGANIZAÇÃO OU EM NOME DA IGREJA - O ORGANISMO?


Por mais incrível que possa parecer, existem insatisfeitos com a democratização dos blogs. Estes, perecem ser os mesmos que se comportam como se as ovelhas de Cristo fossem ovelhas deles. Os mesmos que confundem o valor dos mandamentos de Cristo com os estatutos das suas denominações. Invertendo a ordem de qual vale mais.

Eu tive o dissabor de cruzar com pessoa assim na esfera virtual. No blog da tal pessoa só é permitido elogiar, as críticas, mesmo que construtivas, o meu caso era esse, jamais são publicadas.

A noção que recebi nesta experiência ruim é clara. Blogueiros com o perfil que tive contato estão acostumamos com os monólogos dos púlpitos, com a confecção e vendas dos seus livros e de seus artigos em periódicos, mas ainda não se sentem bem com a interatividade dos blogs, que permite contra-argumentações. Então, passam a combater seus próprios irmãos em Cristo ao invés de lutarem contra o mundo, o pecado e o diabo. Infelizmente...

Mas, a vida continua! E a cada dia que passa percebo que é maior o número de blogs criados por internautas originários da vida comum . São essas gentes que verdadeiramente têm o poder de trazer para a Internet o Evangelho do jeito exato que ele é, porque são cristãos sem laços de compromissos com as prisões do denominacionalismo. Blogueiros assim podem nos brindar com artigos relacionados ao organismo – a Igreja – e não tão-somente, artigos feitos sob medida para atender interesses das suas organizações – as denominações. E assim sendo, poderemos ler e refletir sobre assuntos essencialmente bíblicos, e não sobre pendengas sobre cartilhas criadas por homens que tentam escravizar quem está liberto por Jesus.

É claro que não generalizo, sei que existem blogueiros ligados às denominações e, ao mesmo tempo, maduros a ponto de anunciar a Cristo e não, apenas, destacar interesses de organizações.

E.A.G.

domingo, 7 de junho de 2009

COMO MEMORIZAR AS ESCRITURAS

Você duvida que possa guardar em sua memória versículos da Bíblia? Se a resposta é sim, então, as sugestões a seguir talvez sejam úteis para você.

Repita o versículo em voz alta

Já reparou que ao pensar em uma música e ouví-la diversas vezes faz com que a letra se torne memorizada sem nem ao menos pensar em memorizá-la ou se esforçar para que isso aconteça?

O ouvido tem memória! Utilize o "chip de memória" que está incorporado em você. Diga o versículo que quer decorar em voz alta, de modo que possa ouvi-lo bem, além de vê-lo e pensá-lo.

Acostume-se a decorar o versículo juntamente com a referência bíblica e seu tema

Crie o hábito de decorar o texto bíblico citando em que livro ou carta ele está. Assim: 1 - o tema; 2 - o versículo; 3 - a referência; 4 - outra vez a referência.

Exemplo:

Tema - Promessa de salvação;

Versículo - "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna";

Referência - João 3.16.


Fazer assim, repetindo em voz alta as etapas fará com que fixe a passagem em sua mente e futuramente possa lançar mão dela sem precisar abrir sua Bíblia.

A utilidade da Escritura Sagrada

Memorizando versículos compridos

Se um texto for considerado demasiandamente grande, e o considera de difícil apreensão, então, faça o processo de memorização por etapas. Comece a recitação dele com a primeira oração, e vá progressivamente, para a segunda, e até conseguir dominá-lo por completo.

Não se esqueça: primeiro fale o tema, depois recite o versículo, em seguida a referência duas vezes.

Conclusão

O verdadeiro segredo para memorizar é repetir, e repetir, e repetir... Por que você acha que retemos tanto as mensagens de publicidade de rádio e televisão? É porque a ouvimos com bastante frequência. Ao ouvir os versículos bíblicos muitas vezes, eles serão inseridos em nossas mentes também.

A memória das Escrituras não é o mais importante, temos que pedir a Deus para que tenhamos o profundo entendimento dos seus significados e um coração disposto a aplicá-la corretamente em nosso viver.

E.A.G.

Fonte: Livreto Viver em Cristo - Associação Evangelística Bílly Graham / material do Minha Esperança Brasil. Autoria: Robert Boyd (texto adaptado ao blog).