Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 27 de maio de 2009

O SIGNIFICADO DO TERMO GRAÇA NA BÍBLIA SAGRADA

Graça, no hebraico, é “chen”. Significa curvar-se, abaixar-se, com a conotação de favor imerecido ou a condescendência de um ser superior por alguém inferior em valor e posição.
.Outra palavra para graça encontrada no Antigo Testamento mais de 250 vezes é “hesed”, traduzida ao português como misericórdia, com o significado de amor leal, firme e fiel.
.No Novo Testamento, graça é o mesmo que bondade excepcional de Deus para com os seres humanos (como pecadores), para tornar possível o perdão e a salvação (João 1.14; Efésios 2.4-5).

Essa misericórdia imerecida está sempre disponível para aqueles pecadores que crêem no Evangelho e obedecem ao Senhor (Atos 11.23; 20.32; 2ª Coríntios 9.14). Os cristãos primitivos usavam essa palavra quando se reuniam e se saudavam (Romanos 1.7; 1ª Coríntios 1.3; Gálatas 1.3).

E.A.G.

POLÍCIA FEDERAL PRENDEU E SOLTOU ÁRABE SUSPEITO DE PERTENCER A REDE TERRORISTA AL-QAEDA, DE BIN LADEN

Ontem, 26 de maio, a coluna de Jânio Freitas, no jornal Folha de São Paulo, trouxe a denúncia de que a Polícia Federal havia prendido um estrangeiro, origem desconhecida, por estar cometendo crime de racismo na Internet, e por suspeita de pertencer ao alto escalão da rede terrorista Al-Qaeda. Após isso, pulularam outras notas na imprensa. Vazou fora do Brasil a informação que o sujeito havia sido solto, mesmo sendo comprovado que ele mantinha um fórum em idioma árabe fomentando a política terrorista de Osama Bin Laden.

O mais curioso em tudo isso são as palavras do nosso Presidente: Pela própria matéria (do Jânio de Freitas, na Folha), parece que a denúncia não partiu do Brasil, e sim de fora. Acho desrespeitoso alguém de fora dar palpite sobre um cidadão, independentemente de sua origem, que foi preso e está sendo processado sob segredo de Justiça e que alguém de fora tenha dado palpite sobre as coisas brasileiras”.

É lógico que o Brasil é um País que tem sua soberania, mas saber que a Polícia Federal detém e solta alguém que notadamente tem ligações com grupo terrorista é algo de se espantar. E espanta mais ainda ver que o Presidente se irritou por vazar a informação que este suspeito estava solto.

Hoje, o Ministério Público Federal divulgou nota, assinada pela procuradora Ana Letícia Absy, procurando esclarecer o teor da nota de Jânio de Freitas. Deixou-nos saber que as informações sobre o suspeito chegaram do FBI; o suspeito tem origem árabe; é moderador de um fórum fechado na Internet, em idioma árabe, onde são encontradas mensagens discriminatórias e anti-americanas postadas em território brasileiro por estrangeiros residentes em nosso País. Após a varredura e análises nos computadores do suspeito, a 4ª Vara Federal Criminal de São Paulo decidiu que a prisão, após 21 dias, já não atendia aos pressupostos legais para uma prisão preventiva. Foi constatado que o investigado vive em situação regular no País, com comércio e residência em São Paulo e que não foi encontrado indícios de que o grupo de internautas do fórum racista integre ou tenha praticado qualquer ato de uma organização terrorista.

Por que será que o nome deste suspeito não veio a público? Por que será que o nome de tantos brasileiros acusados de crimes menores são jogados na lama todos os dias? Dois pesos e duas medidas... Isto é Brasil!

E.A.G.

terça-feira, 26 de maio de 2009

SEM PRECONCEITO JORNAL NACIONAL FAZ MATÉRIA SOBRE RELIGIÃO E MOSTRA OBRAS SOCIAIS DA ASSEMBLÉIA DE DEUS

A reportagem global foi ao ar na data de hoje. Os telespectadores evangélicos se mostram admirados por não encontrarem na matéria os velhos cacoetes preconceituosos contra os protestantes, como em tantas outras que a Rede Globo já produziu.

O templo-sede, da Igreja Assembléia de Deus, no bairro da Penha, Rio de Janeiro, onde o Pr Silas Malafaia é Vice-Presidente, foi uma das locações escolhidas para ilustrar a reportagem.

O Poder do Evangelho e o Dia de Acerto de Contas

"Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. Porque a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: “O justo viverá por fé." - Romanos 1.16.

"Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus. Assim, pois, cada um de nós prestará contas de si mesmo diante de Deus" - Romanos 14.12.

O EPITÁFIO DA FÉ - UMA REFLEXÃO SOBRE TIAGO 1.22,25



"Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos... não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar" - Tiago 1.22,25.

É um grande equívoco do crente que se contenta apenas em tomar conhecimento da Bíblia Sagrada, tem prazer em lê-la, mas não se esforça para pôr em prática as coisas que aprende nela. Gente assim, que possui intelecto que se alegra quando adquire dados novos, encontra ilustrações novas e claras de passagens bíblicas e sente prazer nisso, mas não toma o segundo passo, que é praticar o conteúdo apreendido, não são bem-aventuradas.

Por quê? Porque a fonte de prazer delas não é a Escritura, é apenas o processo evolutivo do conhecimento. Então, vão às aulas das escolas dominicais, fazem parte do quadro de alunos em faculdades de teológia, são assíduas nas igrejas e fazem parte daqueles grupos de membros que prestam atenção máxima, demonstrando grande devoção ao Senhor na hora da exposição da Palavra. Porém, não possuem nenhuma disposição para aplicar as ordenanças que toma conhecimento ao seu dia-a-dia... A fé dessa gente é inerte, não possue as obras.

Existem muitas pessoas assim. Mas não é apenas dentro das igrejas. Há quem se submeta a cursos seculares também. Fazem curso de auto-mecânica, mas não querem se sujar de graxa. Possuem diploma de medicina, mas não desejam clinicar jamais...

A informação intelectual não possue proveito algum se vivermos apenas na rotina religiosa de ler a Bíblia Sagrada todos os dias. É importante ler, mas o que mais importa é obedecer o que Deus nos ordena.

Coloque-se na posição de um patrão. Se por acaso você emitir ordens e tiver no staff da sua empresa um funcionário que sabe das novas regras a serem implantadas na empresa, mas não deseja se submeter a elas, qual será a sua reação? É o mesmo caso entre Jesus Cristo, o Senhor, e os discípulos que se contentam em apenas serem conhecedores das regras do cristianismo.

A fé de pessoas assim é morta. Certa vez, alguém explanando sobre o exercício da fé afirmou que é melhor não ter fé do que possuir uma fé que está morta. O cadáver precisa ser enterrado, não é saudável carregar o corpo em estado de putrefação para todos os lugares que andar. Fede, junta moscas em volta, provoca a presença de urubús plainando em círculos lá no céu.

Tiago, no capítulo 2 e versiculo 6, comparou a fé com um corpo. Estando no chão sem movimento algum, a atitude esperada de quem o observa é socorrê-lo, e o primeiro passo é saber se ainda respira. "Porque, assim como o corpo sem espírito (literalmente sem a respiração) é morto, assim também a fé sem obras é morta".

É preciso examinar a nossa fé, checar se ela respira espiritualmente: você faz gentilezas sem interesses, dá palavras de elogios genuínos e encorajamento aos cristãos mais fracos, evangeliza aos que ainda não conhecem a Jesus Cristo, ou sua fé é apenas mental?

Caso não encontre as atividades de uma fé viva, saiba que tudo é possível para Deus. Tome uma atitude e passe a agir, assim sua fé tornará à vida e poderá escrever uma frase na lápide dela: aqui jazia a minha fé, ressuscitou pela misericórdia de Deus e agora trabalha promovendo a expansão do Reino dos Céus.

E.A.G.

O MESTRE DA PACIÊNCIA


Conta uma lenda que um velho sábio, tido como mestre da paciência, era capaz de derrotar qualquer adversário. Certa tarde, um homem conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu com a intenção de desafiá-lo.

O velho aceitou o desafio e o homem começou a insultá-lo. Chegou a jogar algumas pedras próximo dele para incomodá-lo, cuspiu em sua direção e gritou todos os tipos de insultos.

Durante horas fez todo tipo de provocação, mas o velho permaneceu impassível. No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o provocador se deu por vencido e retirou-se.

Impressionados, os alunos quiseram saber do mestre como ele pudera suportar tanta indignidade.

O mestre perguntou:

- Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceitar, a quem pertence o presente?.

- A quem tentou entregá-lo. Respondeu um dos discípulos.

Explicou o mestre:

- O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos. Quando não aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava consigo. A sua paz interior depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma, a não ser que você permita.

__________
Autoria desconhecida.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

A GLÓRIA, O ORGULHO E A QUEDA DO REI UZIAS (FINAL)

Notas arqueológicas
.
A fé é algo maravilhoso. Por meio dela os crentes em Jesus Cristo não possuem apenas um livro chamado Bíblia Sagrada. Têm, também, experiências sobrenaturais com Deus. Quem crê não vive apenas no campo das retóricas (Deus existe ou não existe?), possui comunhão com o Criador no dia-a-dia. 

Além disso, paralelamente à crença em Deus, ao longo do tempo as diversas histórias bíblicas têm recebido a comprovação da arqueologia, mesmo em face de tantas dificuldades que é escavar em lugares como Israel e Palestina, onde os conflitos de guerra estão sempre presentes dificultando o trabalho. Imagine se os arqueólogos trabalhassem em tempos de paz, com a colaboração plena dos dois países?!
.
Descobertas arqueológicas têm comprovado a prosperidade de Judá sobre o reinado de Uzias. Torres e cisternas têm sido achadas em diversas escavações nas regiões de Qumran, Gileade e Berseba. Um sinete com o nome de Uzias foi achado numa cisterna de Tell Beit Mirsim.

Uma inscrição do rei Tiglate-Pileser III, rei da Assíria (747-727 a.C.) que atacou o reino do Norte e o levou ao cativeiro, Israel, provavelmente o cita quatro vezes: Azarias, Uzias, o judeu.
.
Uma pedra tumular de Uzias foi descoberta no museu Arqueológico Russo do Monte das Oliveiras, pelo Dr E.L. Sukenik, da Universidade Hebraica de Jerusalém. Possui a seguinte incrição em caracteres aramaicos: "Para aqui vieram os ossos de Uzias , rei de Judá - não abram". Uzias foi sepultado na cidade de Davi, mas ao que parece o túmulo foi esvaziado e os restos mortais do rei foram levados para outro lugar.
.

.
Consulta: Bíblia de Estudo NVI (Editora Vida); A Bíblia Vida Nova (Sociedade Religiosa Edições Vida Nova); Manual Bíblico de Halley (Sociedade Religiosa Edições Vida Nova).
.
[atualizado: 11h30 / 26 de maio de 2009]