Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

A TEOLOGIA PENTECOSTAL PREFERE OS PORCOS?

porco,gif

Postei as linhas que estão entre as àspas num dos mais recentes artigos de Gutierres Siqueira, cujo título é "Preferimos os porcos!" , um ótimo texto em defesa da vida e contra a prática do aborto e da eutanásia. As minhas palavras sairam num breve instante, nada foi pensado previamente, quando me dei conta tudo já estava na tela do computador, então, resolvi copiar e deixar registrado neste blog, também.

"Gutierres, você fez uma boa reflexão!
Hoje em dia, às vezes, me vejo angustiado com essa situação. Minha angústia cresce quando ouço líderes cristãos nos púlpitos, e leio-os na blogosfera e em livros, criticando as ovelhas que vão às igrejas em busca de cura e libertações de males que as afetam. Sejam por problemas no convívio familiar, na vida social ou esfera profissional.

Agora, ao findar do século XX e já bem perto do fim da primeira década do XXI, para alguns líderes cristãos, tenho a impressão que eles catalogaram como pecado ter fé em Deus e aceitá-lo como um Deus bom, que almeja fazer milagres na esfera humana da vida dos seus servos. Mas, que fique claro, tenho comigo que tal catálogo não é bíblico.
Com sua licença, quero dizer-lhe também que na minha cabeça, os tais líderes estão na mesma turma que você descreveu no presente artigo. Eles são do clube que escolheu conviver com os porcos.
Sei que você sabe, o Evangelho não mudou. Sei que sabe que o ministério terreno de Jesus é uma bela amostragem do Evangelho na prática diária. Jesus caminhou sobre a terra e curou milhares de pessoas, libertou muitos endemoninhados sem nunca repreender quem o procurava com interesses de curas e libertações de espíritos malignos.


Assim como foi no passado, hoje também não é pecado buscar a Jesus desejando milagres. Para basear este pensamento, menciono Tiago 5.13-15. Lemos neste trecho que a oração da fé, junto com a unção do azeite em nome do Senhor, cura o corpo doente, e se a pessoa adoecida, naquele momento do milagre estiver em pecado, do seu pecado é perdoada! O que isto significa? Resposta: Deus se interessa pelo bem-estar dos cristãos em todos os sentidos. Quem tem fé e busca a cura do corpo alcança a cura da alma também!

Por que censurar, então, as pessoas que possuem essa fé em milagres? Quais são os interesses de quem repudia os doentes e necessitados de soluções de seus problemas? Que Evangelho esses líderes pentecostais estão vivendo? Eles estão num ambiente de opulentas aparências litúrgicas, mas despidos do poder de Deus!
Não é à toa que no final de 2008 me deparei com uma jovem neopentecostal, que depois de ler o blog de um determinado irmão que se apresenta como apologeta / apologista, e missionário, se aproximou de mim, sabendo que sou blogueiro também, e fez uma confidência: “eu me sinto desanimada na fé quando leio o blog de gente igual a ele!”. Outra pessoa, um irmão em Cristo mais maduro, em visita à minha família, disse o seguinte: “Eu não leio livros, não ouço pregações e nem gosto de lembrar de crentes que gostam de criticar crentes. Depois que eu e a minha mãe nos afastamos de pastores assim, minha mãe foi curada de um doença que a medicina não cura, doença que a castigava por mais de trinta anos!”.
Alguns líderes pentecostais assembleianos, sem nenhum milagre no currículo do seu ministério, no afã de defender o que crêem ser o Evangelho, vivem de criticar, e neste costume, estão colocando pedras de tropeço na caminhada cristã de muitas almas. Muitas ovelhas estão cansadas, tristes, cheias de problemas solúveis se os pastores delas agissem, mas seus pastores não têm capacidade de resolver nada! Esta realidade é angustiante! Ao invés de solucionar, esses pastores dizem que é pecado desejar a solução! Eles querem muita distância dos rebanhos doentes e problemáticos, mas se esquecem que seus chamados ministerias é para servir a quem necessita.

Eu mesmo, já estive desanimado, não de Cristo, mas da convivência com quem defende rótulos religiosos de linhas doutrinárias e placas denominacionais. Por causa do meu cansaço e desabafos quanto a realidade do protestantismo (sem milagres) já fui até caluniado...

Nas retóricas tipo “aqui pentecostal, lá tradicional e acolá neopentecostal” perdemos a realidade das pisadas do Mestre que operava maravilhas todos os dias? Que Evangelho é esse que estamos vivendo? Onde está escrito nas Escrituras que é preciso ser assim ou assado para ser salvo? Na minha compreensão, se o neopentecostal, ou tradicional ou pentecostal crer que Jesus é seu único Senhor e Salvador, ele será salvo! Ponto indiscutível!

Crer em Cristo como Senhor significa obedecer o mandamento de amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Mas, não é o que vem sendo praticado pelos defensores de rótulos! Eles deixam de amar ao próximo para tentar fazer prevalecer as idéias do seu clube. Sim, deixam... Porque não são ações compatíveis fazer defesas pessoais e ao mesmo tempo amar a Deus e ao próximo. "O amor não busca interesse próprio" - 1ª Coríntios 13.
Enfim, aí estão acima doze parágrafos de um desabafo que talvez sirva de adendo ao seu post, ou não..."
E.A.G

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

PASTOR DA ASSEMBLEIA DE DEUS SE RECUSA A DUBLAR MILK, O POLÍTICO E ATIVISTA GAY HOMEMAGEADO POR HOLLYWOOD

Neste último domingo, 22 de fevereiro, Sean Penn, ex-marido de Madonna, ganhou sua segunda estatueta do Oscar. O prêmio foi pela interpretação do personagem Harvey Bernard Milk, no filme Milk – A Voz da Igualdade.
.O enredo cinematográfico, dirigido por Gus Van Saint, diretor gay, aborda a biografia do primeiro homossexual assumido a ser eleito para um cargo político. Narra desde sua chegada a São Francisco até seu assassinato.
.
Milk é idolatrado nas comunidades GLBTS dos Estados Unidos e diversas outras partes do mundo. Ganhou notoriedade por ser um grande ativista em favor da comunidade homossexual nas questões dos direitos civis, e foi assassinado em 1978 após renunciar ao seu cargo. O filme chegou aos cinemas justo no momento em que, através de um referendo, os gays da Califórnia perderam o direito de se casar.
.No Brasil, Marco Antonio Ribeiro, um pastor assembleiano cuja profissão secular é fazer dublagens de filmes e anúncios publicitários, é o dublador oficial de Sean Pean, além de Jim Carrey e Tom Hanks. Com a chegada de Milk – A Voz da Igualdade, ele recusou-se ceder sua voz ao ator Sean Pean para a versão em português.
.
Segundo uma reportagem publicada ontem pela Folha, o pastor disse: “"Não tive vontade porque tenho a voz envolvida com outras questões, assim como não faço determinados comerciais. Não tenho preconceito de nenhuma espécie, até porque preconceito vai contra os princípios do Evangelho pregado por Jesus Cristo, Evangelho este no qual creio e proclamo, lá diz que não devemos julgar para não sermos julgados".
.O Pastor Marco Antonio Ribeiro nasceu em lar evangélico numa família de pastores e levitas. Filho de Antonio Ribeiro e Elizabeth de Paula Ribeiro, desde pequeno participou de grupos e atividades da Igreja Assembléia de Deus. É casado com Claudia Sousa e é pai de Renan Ribeiro.
.
Aos 8 anos já participava da banda da igreja e fazia parte do grupo Infantil e do Ministério de Louvor quando começou a estudar violão. Cursou Teologia no Seminário Peniel no Rio de Janeiro. Foi líder Jovem e Professor da Escola Dominical e também presidente da AMEHFE (Associação Missionária Evangelística Heróis da Fé). Hoje atua como Pr. Presidente da Assembléia de Deus Ministério Kairos no Rio de Janeiro. Ministra pelo Brasil e no Exterior e oferece palestras na área de Administração Eclesiástica, uso da voz e postura no púlpito e como falar em público.
.
E.A.G.
.
Fontes: Olhar Cristão; Folha Online; Último Segundo; Veja; Wikipedia (Harvey Milk / Marco Ribeiro ).

domingo, 22 de fevereiro de 2009

O BLOGUEIRO E A COMUNICAÇÃO EFICAZ


Não basta entusiasmo, é necessário aprimoramento. O idioma é a ferramenta do blogueiro, então, algumas dicas úteis:
.
• Leia bons livros sobre oratória e homilética;
.
• Tenha sempre ao alcance um dicionário de português;
.
• Aprenda a resumir textos grandes a poucas linhas e palavras;
.
• Pergunte para pessoas de confiança o que elas entenderam ao ler o material que você escreveu.
.
• Quando perceber que seu conteúdo está escasso, pare, e se reabasteça. Ao blogueiro cristão a fonte de reabastecimento é a Bíblia Sagrada.
.
E.A.G.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

A fábula o alce e os lobos


A água do lago estava tão limpa que parecia um espelho. Todos os animais que foram beber água viram suas imagens refletidas no lago. O urso e seu filhote pararam admirados e foram embora.
.
O alce continuou admirando a sua imagem:
.
- Mas que bela cabeça eu tenho.
.
De repente, observando as próprias pernas, ficou desapontado e disse:
.
- Nunca tinha reparado, nas minhas pernas. Como são feias! Elas estragam toda a minha beleza!
.
Enquanto examinava sua imagem refletida no lago, o alce não percebera a aproximação de um bando de lobos que afugentara todos os seus companheiros.
.
Quando finalmente se deu conta do perigo, o alce correu assustado para o mato. Mas, enquanto corria, seus chifres se embaraçavam nos galhos, deixando-o quase ao alcance dos lobos. Por fim o alce conseguiu escapar dos perseguidores, graças às suas pernas, finas e ligeiras.
.
Ao perceber que já estava a salvo, o alce exclamou aliviado:
.
- Que susto! Os meus chifres são lindos, mas quase me fizeram morrer! Ah, se não fossem as minhas pernas!
.
Moral da história: Não devemos valorizar só o que é bonito, temos que valorizar o que é útil também.

Autoria desconhecida

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Billy Graham e a ante sala da apostasia

Por João Heliofar de Jesus Villar
.
A chamada do mais novo filme com tonalidade cristã nos Estados Unidos segue mais ou menos esta forma: “Dois homens ouviram o chamado de Deus. O primeiro se tornou ateu. O outro se tornou Billy Graham”. O longa “Billy Graham, the early years” (ainda sem título em português), que não foi lá tão bem recebido pela crítica especializada, conta a história dos primeiros anos do ministério do evangelista mais respeitado do mundo.
.
Desperta a atenção na publicidade do filme, a saga de dois homens que sentiam-se vocacionados a pregar o evangelho e tiveram destinos absolutamente diversos. O ateu é Charles Templeton, então o melhor amigo de Graham, que, no decorrer da caminhada, desertou da fé cristã.

10 proposta para que o pregador se saia bem na igreja que o convidou para pregar 
12 sugestão para combater o estresse
A ilusória prosperidade dos ímpios 
A vida de Billy Graham
Billy Graham fazendo a diferença em uma época de crise

A NOSSA INTERATIVIDADE



Propagandas de sites e blog
.
Quando os conteúdos dos comentários estão inseridos no contexto dos artigos deste blog, entendemos que a participação é viável, mesmo que fazendo a divulgação de outros sites e blogs, pois a participação complementa a abordagem do tema que apresentamos.
.
Comentários seguidos da url do blogueiro é visto como natural e aceitável. A apresentação da url serve de guia aos sites de pesquisa (Google, Yahoo-Cadê?, etc).
.
A partir de hoje comentários contendo divulgações de sites e blogs descontextualizados do assunto onde a postagem foi feita, não serão mais publicados.
.
Anonimato
.
Aceitamos postagens anônimas quando o internauta deseja aconselhamentos pessoais.
.
As críticas acompanhadas de sugestões são bem-vindas, desde que o internauta se identifique devidamente.
.
Comentários críticos de internautas sem identificação não são vistos com bons olhos por 99 de cada 100 leitores, inclusive os editores deste blog. Sendo assim, muito raramente serão publicados aqui.
.
Críticas & Sugestões
.
Não somos perfeitos, e uma visão externa apontando saídas são encaradas como participações amigas, contrutivas. Opiniões diferentes não são encaradas por nós como sinal de inimizade.
.
Então, interaja conosco! Poderá ser por aqui ou através do endereço eletrônico: Eliseu Antonio Gomes - eliseu07@hotmail.com .
.
E.A.G.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

PREGADORES SEM MENSAGEM

Por César Thomé

"Não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos" - Atos 4.20.

O bom funcionamento dos Correios, ou seja, a rápida e eficiente entrega de mensagens, é fundamental para o progresso e segurança de uma nação.

A história registra episódios marcantes vividos por muitos "correios" humanos, portadores de mensagens e valores. Assim, a maratona, hoje prova final das Olimpíadas, originou-se da lendária jornada de um mensageiro que teria percorrido cerca de quarenta quilômetros da vila de Maratona atá Atenas para anunciar a vitória em uma guerra.

Na história bíblica encontramos Aimaás, um desses "correios" que, sabedor da morte do príncipe Absalão, decidiu levar a notícia ao conhecimento de seu pai, o rei Davi. Mesmo contrariado em seu propósito pelo general Joabe, Aimaás lançou-se à tarefa. Percorreu velozmente o trajeto até a presença do rei. Reconhecido pelo sentinela, foi levado a Davi para comunicar as novas de que era portador. Contudo, diante do rei, esquivou-se de falar e declarou: "Não sei o que aconteceu". Indeciso e desarticulado, não entregou sua mensagem. Foi marginalizado pelo rei, que lhe disse: "Fique esperando ali do lado" (2º Samuel 18.19-30).

Nos dias de hoje, mesmo em nações onde há liberdade religiosa, muitos discípulos de Cristo adotam atitude similar. São confrontados com o Salvador, aceitam segui-lo, qualificando como seus discípulos, e usufruem de muitas de suas bênçãos. Estão preparados para a carreira cristã. São portadores da mensagem de esperança para o mundo perdido, mas, na hora decisiva, ocultam seu testemunho, escondem-se atrás de "biombos" como a timidez ou conformismo e, mesmo conhecendo a excelência do amor de Cristo, permanecem inexplicavelmente calados. São mensageiros que correm sem mensagem.

Não seja mais um destes. Aproveite toda oportunidade para anunciar o amor e a redenção do Salvador. Prossiga sua carreira, mas nuca sonegue as boas novas das quais você é portador.

Você tem uma mensagem de Cristo? Divulgue-a!

Fonte: Pão Diário, nº12 / Rádio Transcultural