Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 14 de junho de 2008

A SUPERSTIÇÃO DO JEJUM


Ontem foi mais uma sexta-feira, dia 13, quando encontrei novamente algumas pessoas dizendo que esta data atrai azares. E, outra vez, ouvi fórmulas mágicas para se escapar das maldições oriundas dessa ocasião. Também me lembrei que a superstição é uma prática religiosa.

No Mini Dicionário Aurélio encontramos:

"Superstição sf . 1. Sentimento religioso baseado no temor e na ignorância, e que induz a admitir falsos deveres, recear coisas fantásticas, etc. 2. Crença em presságios tirados de fatos apenas fortuitos. 3. Apego exagerado e/ou infundado a algo".

Eu não desprezo a prática do jejum. Jejuar é bom, mas viver no jejum é exagero. O jejum serve para quebrar a carne, deve ser feito com raciocínio bem ativo, pois o nosso corpo é templo do Espírito Santo e precisamos cuidar dele (Romanos 12.1-2).

Está errando quem pratica o jejum como uma fórmula supersticiosa acreditando que só assim, através do rigor ascético, alcançará as respostas positivas e proporcionará alegria ao Senhor. Quem está agindo desse jeito precisa rever seu conceito sobre a fé cristã pois está escrito nas Escrituras Sagradas que agradamos ao Pai quando obedecemos aos mandamentos de amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Não é parando de nos alimentar.

Para Deus sempre é mais importante a razão das coisas que fazemos do que propriamente o que fazemos. Ele vê as intenções de cada coração.

Há muitos religiosos jejuando com propósitos errados. A Bíblia mostra que existem pessoas equivocadas cuja sua prática de jejum responde aos anseios da sua carne e não às necessidades do seu espírito.

Isaías 58.4a - "Eis que, para contendas e debates, jejuais e para dardes punhadas impiamente";

Colossenses 2.17a, 20-23 - "Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados... Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêssemos no mundo, tais como não toques, não proves, não manuseies? As quais todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; as quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade em disciplina do corpo, mas não são de valor algum, senão para a satisfação da carne".


E.A.G.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

CONHEÇA O PROF. JOSÉ AMÉRICO VITORINO E O SEU BLOG

.
.

C.E.U. - CENTRO DE ESTUDOS UNIFICADOS - TEOLOGIA

A definição do blog: "Neste blog estaremos estudando as Verdades Bíblicas e, em paralelo, outras doutrinas não-cristãs, a fim de crescermos na Graça e no conhecimento. ' Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará" (Jesus - Jo 8.32).

A apresentação do blogueiro: "Eu sou o Prof. José Americo Vitorino. Tenho 54 anos e fui espírita kardecista por 12 anos e babalorixá (pai-de-santo) de Umbanda Omolokô, Nação Lunda-kioko, sudoeste de Angola por mais 10 anos.

Congreguei na Igreja Presbiteriana Renovada de Vilhena-Ro, e na Igreja Presbiteriana Renovada de Pirapozinho-SP, onde recebi a Unção de Evangelista. Congreguei, ainda, na Igreja Presbiteriana do Brasil, Presbiteriana Independente, Assembléia de Deus-Belém e na Igreja Evangélica Pentecostal Formosa, onde recebi a Unção de Pastor. Durante todo esse tempo, eu sempre busquei a verdade, e, para isso, 'mergulhei de cabeça' em tudo que propus executar. Hoje sou Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia/Seminário Teológico Peniel. Sou formado em Letras Anglo-Portuguesas com Pós-Graduação 'Latu Sensu' em Didática Geral. Como Professor Estadual ministro aulas de Português e Inglês para o Ensino Fundamental Médio. Foram muitos anos de estudo, pesquisas e decepções, mas valeu a pena. Tudo isso permitiu o meu encontro com a única Verdade Absoluta existente neste planeta, Jesus Cristo. Decidi então criar este blog, para, através dele, auxiliar tantos quantos, estejam, como eu, buscando a verdade, auxiliar, tantos quantos, estejam, como eu, buscando a verdade. Assim, estarei colocando, aqui, várias informações resultantes do meu estudo, meditação e experiência, para que cada um possa analisá-las e reter o que considerar realmente verdadeiro. Que Deus abençoe a todos quantos visitarem este blog, examinando as informações nele contidas".
.
.

E.A.G.
.
.

HAPPY BIRTHDAY TO ME!


.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

CONVITE AOS USUARIOS DO SITE ORKUT




A comunidade tem por finalidade unir internautas cristãos evangélicos, que possuam blogs / pretendentes a montar um - seja de qual site de hospedagem for. A comunidade tem o espírito de equipe virtual composta por formadores de opinião.

A intenção dessa aproximação é facilitar o intercâmbio entre blogueiros, em caráter interdenominacional, para troca de know how quanto à utilização das possibilidades de uso de software e hardware, trocas de informações relativas ao meio cristão, e promover com maior rapidez o crescimento da BLOGOSFERA EVANGÉLICA.

É importante a existência de um ponto de encontro entre quem fala tendo o que dizer - web designer, fotógrafo, chargista – e sendo todos portadores de uma fé em comum.

Visite a comunidade. Aqui.





E.A.G.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

RETRATO DO ESTERIOTIPO EM VEJA

.. ..
Por Dalardier Lima
.

Coluna Gente da Revista VEJA, edição 2063, 04/06/2008: "Poucos brasileiros encarariam com tanta disposição quatro dias de viagem de barco pela Amazônia, dormindo na rede e cercado por 100 evangélicos que só liam a Bíblia, como fez o americano SETH KUGEL. Colaborador do caderno de turismo do The New York Times, ele escreveu sobre a experiência e voltou ao Brasil sete vezes..." e continua a coluna.

É assim que a grande mídia, que quer se parecer vanguardista enxerga os evangélicos brasileiros. Um bando de vidrados em mantras, repetindo versos da Bíblia, enquanto as pessoas estão dormindo em redes nas viagens pelo rio Amazonas, é a tortura para quem não sabe nadar ou pode viajar de avião. O que não dirá dos demais? Só liam a Bíblia, um livro atrasado? Deveriam ter lido VEJA, que é moderna, de vanguarda! Ou quem sabe Playboy, que é da mesma editora?

É aquela velha história, a imprensa olha para uma cidade miserável do Afeganistão e diz: Olhem, vejam só como são atrasados, são muçulmanos! Vivem no obscurantismo. Falam sobre Dubai, muçulmana, e dizem: Olhem, vejam que vanguarda, quantas edificações maravilhosas! As mulheres aqui são tradicionais, guardam os preceitos do Corão.

Os judeus são filmados balançando a cabeça repetidamente, no Muro das Lamentações por exemplo, enquanto memorizam ou recitam passagens da Torá (os cinco primeiros livros do Velho Testamento em Hebraico)? Aquilo é tradição religiosa, é o supra-sumo da religião judaica.

A revista deveria se prestar a informar seus leitores. Aqui em Igarassu/PE, tem umas senhoras carolas que passam na frente da Assembléia de Deus, na avenida que liga suas casas á Igreja Católica. Próximo á igreja evangélica, mudam de calçada, como se algum mal fôssemos lhes fazer. O que não ouço no dia-a-dia e sou obrigado a desfazer vocês não imaginam. São coisas absurdas que determinados líderes religiosos inescrupulosos propagam e a mídia endossa.

No fim das contas o problema se resume a dinheiro. São judeus que financiam a mídia. Quanto aos muçulmanos, quem é doido de falar mal deles, apenas mascaram o estereótipo? Conosco é diferente. É o povo que não é, somos milhões, mas a mídia solenemente nos ignora. Ah! Além da Bíblia eu leio VEJA, toda semana. Como a Bíblia é milhões de vezes mais importante do que a revista, leio-a todos os dias, a revista somente quando chega. Deveria ser diferente?
.
.
Fonte: Reflexões Sobre Quase Tudo
.
.

domingo, 8 de junho de 2008

A OSMOSE E OS PASTORES DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS

Uma reflexão feita em 07/10/2006 em outro blog e publicada mais uma vez, agora, aqui...

A IURD não é uma fábrica de pastores

Antes de tudo, esclareço que não possuo nenhum vínculo com a Igreja Universal do Reino de Deus. Estejam eles certos ou errados, o juiz deles é Deus.

Por diversas vezes tenho ouvido comentários, na base da crítica negativa, piadinhas, sobre os pastores da Igreja Universal do Reino de Deus. Dizem que foram feitos em série ou coisa parecida, por se parecerem muito uns com os outros na fala e trejeitos.

Essa observação sobre os pastores da IURD possuirem gestual e maneiras de falar, estilo de roupas e corte de cabelos iguais, de certa forma procede.

Digo de certa forma, porque é uma observação feita ao longe, vendo eles na TV. Sendo assim, não é totalmente válida, afinal, os pastores estão submetidos à formatação dos programas da televisão, tão-somente. Não posso falar sobre o dia-a-dia deles por não conhecê-los pessoalmente.

Existe um fenômeno chamado osmose. O ser humano absorve-o com muita frequência. E não ocorre apenas com o grupo de pastores da IURD. É geral no gênero humano.

Osmose é quando uma pessoa ao conviver muito com outra, passa a agir e falar e até pensar igual. Ao longo dos anos, o marido recebe influência da esposa e vice-versa, e, acabam muito parecidos um com o outro. Os filhos com seus pais. Etc.

Tanto o influenciador quanto o influenciado, em quase todos esses casos, mal percebem o que está acontecendo entre eles.

Os fatores que levam a isso são variados. Osmose em si não é algo bom ou ruim. Cada caso é um caso que deve ser avaliado particularmente.

A MELHOR OSMOSE É SE PARECER COM CRISTO E COM DEUS.
.
.

Fonte: Alfa e Ômega
.
E.A.G.
.