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terça-feira, 16 de julho de 2019

A Mordomia da Alma e do Espírito

Por Eliseu Antonio Gomes

Ao negar a existência de Deus, o Criador, os materialistas negam a existência do espírito humano, admitem que o homem possui apenas um corpo com um cérebro inteligente; não acreditam em nada de ordem espiritual; dizem que a Bíblia Sagrada é um livro cheio de lendas, contos e invencionices religiosas;  acreditam que o ser humano surgiu "por acaso" e "evoluiu "por acaso". Estão enganados pela falsa "Teoria da Evolução". "Em sua soberba, o perverso não investiga; tudo o que ele pensa é que Deus não existe (10.4); diz o insensato no seu coração: 'não há Deus.' Corrompem-se e praticam iniquidade; já não há quem faça o bem" (53.1).

Desta maneira, os materialistas se enquadram na classificação de "néscios" (Salmos 14.1, ARC).  As três palavras hebraicas traduzidas por "néscio” focalizam  deficiências morais ao invés da deficiência mental. É o insolente, imprudente. Retrata a pessoa de má vontade em aprender ou fazer o que é certo, aquele que tem sua alma fechada a Deus e à moralidade. E sendo eles desse jeito, obviamente, desprezam a necessidade de exercer a mordomia da alma e do espírito.


A tricotomia do ser humano - "O mesmo Deus da paz os santifique em tudo. E que o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" - 1 Tessalonicenses 5.23.

Nós, os cristãos evangélicos, concordamos que Deus nos criou como uma unidade física e incorpórea. Entendemos que a natureza humana é dividida em três partes: o corpo, a alma e o espírito. A dimensão imaterial, subdividida em alma e espírito aparace nas Escrituras em Hebreus 4.12: "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para julgar os pensamentos e propósitos do coração."

Em 1 Coríntios, Paulo se refere aos seres humanos como "segundo a alma" (em grego: psuchikos, 2.14), "espiritual" (pneumatikos, 2.15) e "carnal" (sarkiros, 3.1, 3). Esta percepção do apóstolo parece mostrar a dimensão corporal e abstrata do ser humano.

O texto 1 Tessalonicenses 5.23 distingue "alma" de "espírito". Nesta passagem, temos "alma" significando a parte interior do ser, distinta do "espírito", porém, intrinsecamente ligada a ele, formando o "homem interior" (Romanos 7.22).

A alma,  a mentalidade, a vontade e as afeições. são apenas expressões diferentes para a variedade de funções do singular aspecto imaterial da natureza humana.  Em sentido teológico, a alma é a sede das emoções do amor (Cantares 1.7): ela fica triste (Marcos 14.34); ansiosa (Salmos 36.62); alegre (Salmos 86.4).

Na tradução grega do Antigo Testamento (a Septuaginta), a palavra “alma” ou "psique" ocorre cerca de 950 vezes. É freqüentemente a palavra usada para traduzir a palavra hebraica "nephesh". Possui uma gama de significados, que é pertencente a esta existência física em que estamos: pessoa; vida; respiração; apetite.  A alma é a sede das emoções e sentimentos. Descreve-se a alma como a parte interior do homem, ou seja, a sua personalidade; entende-se que é a base das experiências conscientes; e que no sentido impessoal da vida, é a própria vida.

O termo hebraico "nephesh" renderiza a palavra "coração" cerca de 25 vezes no Antigo Testamento.

O cristão deve andar no Espírito. "Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito" - Gálatas 5.25.

O vocábulo "pneuma" se refere a "espírito" no Novo Testamento. O termo alude à parte imaterial da personalidade do homem (1 Coríntios 7.1, 34); sua fonte de discernimento (Marcos 2.8) e emoções e vontades (João 11.33; Atos 19.11). Quando o espírito está regerado, submete-se ao senhorio de Cristo, é capaz de atender sem dificuldades  ao que o Espírito Santo lhe diz, e incorpora ao seu dia-a-dia a produção do fruto do Espírito.

A expressão "andar no Espírito" tem o mesmo sentido de ‘‘guiados pelo Espírito” (v. 18). Quando o cristão vive pela fé, permanece sensível ao Espírito, à medida que a vontade do Senhor dirige sua caminhada. As nossas decisões e ações mostram se vivemos na dependência do Senhor, a constatação de que andamos com Ele depende de nossas atitudes, se elas são marcadas pelo pecado ou pelo fruto do Espírito.

A alma humana comunica-se com Deus através do espírito. O crente espiritual é destacado pela atuação do Espírito Santo em sua vida, enquanto que o carnal é identificado por sua natureza guiada pelos próprios desejos desenfreados (Gálatas 5.16-25). Paulo esclarece aos crentes gálatas, e consequentemente aos cristãos de todos os tempos, que a opção que adotamos, seja esta satisfazer os desejos da carne ou ser submisso ao Espírito, terá impacto definitivo e irreversível sobre o momento presente e sobre a existência além túmulo, na  eternidade (ver 6.7-10).

                 
O pecado atingiu a todos. "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado veio a morte, assim também a morte passou a toda a humanidade, porque todos pecaram"- Romanos 5.12.

Deus nos fez constituídos de três partes, portanto, o homem é um ser tricotômico, constituído de corpo, alma e espírito. E no exercício da mordomia da alma e espírito, que estão envolvidos pelo corpo, o cristão necessita entender que precisa buscar a santificação completa do seu ser, pois a prática do pecado o separa de seu Criador.

Muitos teólogos observam Romanos 5.11-12 e discutem sobre como a morte é transmitida a todos os homens através do pecado de Adão. Paulo explica a questão,  afirma que a nossa herança racial de Adão é de pecado, morte, alienação. Agora, no entanto, pertencemos a Cristo e recebemos por Ele a herança de justiça e vida.

A morte é um termo que envolve detalhes de difícil compreensão, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Na Bíblia Sagrada, em um parcela considerável de vezes, ela não é citada abordando o caráter biológico, mas, dentro de uma descrição da condição espiritual do homem, incapaz de compreender a corrupção moral interior que separa os seres humanos de Deus e faz do julgamento final uma certeza amedrontadora. O pecado de Adão tem como consequência ambas as mortes: a biológica e a espiritual. Jesus, por outro lado, oferece a vida, a oposição a morte, nos faz viver para Deus ao garantir um futuro brilhante e eterno para nós.


Não há homem que não peque. "Não há nenhum justo sobre a terra que faça o bem e que não peque" - Eclesiastes 7.20.

O pecado pode se referir a atos específicos que violam padrões estabelecidos por Deus, mas também podem centralizar a atenção na corrupção natural do homem. Neste último sentido, o pecado é um princípio que habita na personalidade humana. É a distorção da criação de Deus, uma perversão de nossos desejos naturais egocêntricos e mesquinhos (Romanos 7.17).

É preciso crer no fato de que Jesus Cristo já pagou a penalidade pelo nosso pecado. O Evangelho do Senhor diz que Ele viveu uma vida sem pecado e que Deus tirou de nós o nosso pecado e colocou-o sobre Ele enquanto Ele estava na cruz. Aprouve a Deus que Jesus Cristo morresse em nosso lugar para pagar a dívida que nós jamais teríamos condições de pagar.

Os materialistas se avaliam uns pelos outros, lidam com graduações de bom e mau tendo como base a filosofia que criaram, anti e extrabíblica. Por este motivo as Escrituras declaram que a humanidade está corrompida, "não há quem faça o bem" (Salmos 53.1). Assim como Davi, o cristão autêntico anela pela salvação que Deus dá, em Cristo alcançamos o resgate dos nossos pecados (53.6).


Sem santificação ninguém verá a Deus. "Procurem viver em paz com todos e busquem a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" - Hebreus 12.14.

O crente alcança santidade através da obra de Cristo ao responder ao Espírito, que trabalha para fazê-lo cada vez mais santo. A  palavra “santificar” tem vários significados. Representa a obra definitiva de Cristo, aplicada ao indivíduo na salvação, através da qual somos puros diante de Deus (Romanos 15.16; 1 Coríntios 1.2). Indica a transformação moral gradativa em direção à verdadeira santificação operada à medida que o crente atende às orientações da Palavra de Deus e ao Espírito (João 17.17; Hebreus 10.29).

Na atividade de exercer a mordomia da alma e do espírito, o cristão deve rejeitar o sentimento de amargura (12.14-15). O autor de Hebreus nos exorta a vivermos firmes na graça de Deus, empreender esforço à paz e à pureza. Se falhamos em não notar o amor e o objetivo subentendido às orientações de Cristo, registradas na Bíblia Sagrada, é provável que nos transformaremos em pessoas amarguradas, o que nos fará perder a comunhão com Deus. Para evitar isso, precisamos considerar as dificuldades, que experimentamos nessa vida, conforme a perspectiva da graça de Deus.


O sangue de Cristo nos purifica de todo o pecado. "Se andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado" - 1 João 1.7.

Ao interpretar o texto de João, no capítulo 1 e versículo 7 da sua primeira carta, muitos entendem a ''luz” como pureza, mas este texto nos diz que quando andamos na luz, o sangue de Cristo nos purifica de todo o pecado. Se formos honestos conosco mesmos e com Deus, veremos nossos pecados à luz da Palavra de Deus e clamaremos a Cristo por purificação. Ao orar, é necessário que se faça a confissão dos pecados, conforme a instrução de João nos versículos 9 a 10, da sua primeira carta.

O vocábulo grego para confissão é "homologeo", que significa “dizer a mesma coisa”, isto é, admitir. Confessar não é pedir desculpas, se apresentarmos desculpas ou nos recusarmos a admitir que determinado procedimento é pecaminoso, construímos uma barreira entre nós e Deus, mas ao concordar com Deus que a prática de determinada ação é pecado Deus nos perdoa e é quando o sangue de Jesus nos purifica e há  a continuidade ao processo de purificação das injustiças que o Espírito começou em nós.

Vejamos um pouco mais a respeito do sacrifício vicário de Cristo em nosso favor? "Portanto, se o sangue de bodes e de touros e a cinza de uma novilha, aspergidos sobre os contaminados, os santificam quanto à purificação da carne, muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!" - Hebreus 9-13-14.

Adore a Deus na tricotomia de quem você é. "E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito" - 2 Coríntios 3.18.

Aqui na Terra encontramos limitações e contrariedades, mas não será para sempre que viveremos sujeitos às tribulações deste mundo. O Criador fez o ser humano perfeito, criados pelo Todo-Poderoso para louvá-lo. Se na plenitude que fomos criados, voluntariamente, o adoramos na beleza de sua santidade, somos por Ele transformados em tamanho espiritual, crescemos no espírito até chegar à estatura de Cristo. E num dia determinado por Ele seremos levados deste mundo caótico para estar para sempre num lugar de paz e alegria eternas, que é o Céu. Ali, na morada celestial, este corpo que agora é sujeito às doenças, ao cansaço e envelhecimento, será transformado e ficará parecido em glória ao corpo de Cristo. Então, não sentiremos dor, nunca mais adoeceremos, não haverá motivos para lamentar, não haverá mais mortes (1 Coríntios 15.51-54; Filipenses 3.20-21; 2 Tessalonicenses 2.10; Apocalipse 21.4). É tempo de adorar ao Senhor no corpo, na alma e no espírito. Convém fazer isso.

Conclusão.

Para os materialistas, a única coisa que se pode provar existente é a matéria, as energias físicas e os processos físicos. Em face desta visão míope que domina uma parcela da humanidade incrédula, muita gente caminha para a perdição eterna (1 Coríntios 3.7). Os crentes em Cristo sabem que alma e espírito, entes distintos que constituem o "homem interior" do ser humano, são a essência de cada pessoa que vem ao mundo numa estrutura tricotômica, e o seu corpo nada mais é do que o seu "invólucro", que embora sujeito às limitações físicas, com suas necessidades orgânicas, é o templo do Espírito Santo (1 Coríntios 6.19-20).

Diante deste panorama, mantenhamos o nosso ser, em sua plenitude, preparado para o dia do Arrebatamento da Igreja. Na condição de mordomo, o cristão deve conservar a si mesmo preparado para a Segunda Vinda do Senhor Jesus Cristo.

E.A.G.

Compilações

Guia do Leitor da Bíblia - Uma análise de Gênesis ao Apocalipse capítulo por capítulo, Lawence O. Richards, quinta edição, 2006, Rio de Janeiro/RJ (Casa Publicadora das Assembleias de Deus - CPAD).

Lições Bíblicas. Tempo, Bens e Talentos - Sendo Mordomo fiel e prudente com as coisas que Deus nos tem dado. Elinaldo Renovato. Lição 3: A Mordomia da Alma e do Corpo. Terceiro trimestre de 2019. Bangu, Rio de Janeiro/RJ (Casa Publicadora das Assembleias de Deus - CPAD).

Tempo, Bens e Talentos - Sendo Mordomo fiel e prudente com as coisas que Deus nos tem dado. Elinaldo Renovato. Bangu, 1ª edição 2019, capítulo 3 - A Mordomia da Alma e do Espírito Humano. Rio de Janeiro/RJ (Casa Publicadora das Assembleias de Deus - CPAD).


domingo, 14 de julho de 2019

Padre Marcelo Rossi empurrado de altar por mulher durante missa


Aconteceu hoje no período da tarde durante transmissão pela emissora de televisão Canção Nova. O padre Marcelo Rossi ministrava aos católicos, de repente surge uma mulher correndo com braços estendidos e joga-o para fora do ângulo de visão da multidão que o acompanha em seu discurso religioso. O povo se levanta, assustado com a cena que os pega de surpresa.

Apesar de ser atirado de altura considerável da estrutura, Rossi disse depois: "Estou bem, nada de grave aconteceu comigo, sinto uma pequenina dor, o que é normal...". Ele deu glórias a Deus por não ter acontecido nada pior, fez menção a Maria também. Disse não ter intenção de prestar queixa à polícia e não querer ver a pessoa que o atacou, mas que havia concedido-lhe o perdão. 

Ao delegado, a agressora falou: "É uma coisa entre eu e ele, eu e ele...", alegou sofrer de transtorno bipolar. A missa não chegou ao fim. A identidade da agressora não foi revelada, foi afirmado que teria 40 anos de idade e que havia sido trazida ao local por uma excursão junto com um filho em idade infantil; a criança foi conduzida para uma equipe do Conselho Tutelar.

Atitude inaceitável, deplorável, digna de todo repúdio.

Fonte: TV Canção Nova via https://youtu.be/H8eYFszwDb0

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Conselhos para cristãos evangélicos divorciados


Por Gilson Bifano

Você se divorciou recentemente?

Muitos pastores e igrejas erram por não fazerem distinção a situação do divórcio e novo casamento e o mandado pastoral de ministrar em amor e com graça àqueles que tiveram o dissabor de passarem por uma experiência de divórcio. E pensando nessa necessidade, veja abaixo alguns conselhos práticos para quem se separou recentemente. 

Cuide-se. Procure cuidar da saúde. O divórcio tem um impacto tão grande nas emoções que o corpo pode  sofrer consequências. Cuide de suas emoções. Se achar que é preciso, não hesite em procurar ajuda terapêutica.

Cuide de sua alimentação, comece a se exercitar, procure ter uma vida saudável, especialmente se filhos pequenos e adolescentes estão envolvidos nesse processo.

Se você já viajou de avião, pode se lembrar daquela recomendação que as comissárias fazem, antes da decolagem: "Se houver despressurização na cabine, coloque a máscara de oxigênio primeiro em si e depois nas pessoas que estão ao seu lado, especialmente nas crianças." Você precisa estar bem para ajudar os seus filhos! 

Não se afaste da igreja. As igrejas, pelo menos muitas delas, já estão sabendo separar a teologia do divórcio da pessoa divorciada. Faça parte de uma igreja que seja, de fato, uma família. Uma igreja acolhedora ajudará você a superar essa fase difícil.

Conecte-se com pessoas que já passaram pelo divórcio. Um grupo de ajuda poderá ser muito útil a você neste momento. Muitas igrejas, hoje, já têm grupos de adultos solteiros que fazem programações de entretenimento e atividades culturais, bem como servem de apoio espiritual. De preferência, procure um grupo  que não esteja se reunindo com objetivo de arranjar casamento para seus membros.

Não fuja deste momento. Não sobrecarregue sua agenda para tentar esquecer a dor.  Se desejar chorar, chore. Elaborar o luto será importante para você prosseguir na vida de maneira saudável.

Reveja seu orçamento. Divórcio mexe com orçamento familiar. Converse com seus filhos sobre o novo momento e confie em Deus. Saiba que Ele não deixará faltar o que é necessário para a família.

Não fale mal do seu ex nem use seu filho como arma. Muitos cometem estes erros, falam mal do ex ou da ex para os filhos ou usam estes para feri-los. Lembre-se de que o casamento acabou, mas a relação pais e filhos continua.

Perdoe! Procure não guardar rancor do seu ex-marido ou ex-esposa. Perdoe a si mesmo. Perdoe seu ex-cônjuge. Guardar mágoa, rancor ou ódio só trará prejuízos para si mesmo.

Apegue-se a Deus. É verdade que Deus não deseja o divórcio, mas é verdade também que Ele ama, profundamente, todas as pessoas, inclusive os divorciados. Você é tão importante para Ele quanto aquele marido dedicado e aquela esposa amorosa de sua igreja.

E.A.G.

Fonte: Comunhão, ano 13, número 169, setembro de 2011, página 32. Jucutuquara / Espírito Santo (Next Editorial)

Gilson Bifano é pastor, escritor, pedagogo, filósofo e palestrante na área de casamento, família, sexualidade, educação de filhos e outros temas ligados à família. Lidera o Oikos - Ministério Cristão de Apoio à Família. Tem pós-graduação em Terapia da Família.

quinta-feira, 11 de julho de 2019

A escatologia na parábola O Joio e o Trigo

Na literatura mundial, de todos os tempos, não há livro mais cheio em material alegórico do que a Bíblia. As Escrituras Sagradas empregam a linguagem figurada para através delas transmitir verdades profundas e necessárias.

E nas páginas da Bíblia, não há nenhuma personagem que mais fez uso da parábola do que Jesus Cristo. Ao usar parábolas, Ele ilustrou lições com figuras familiares e fez referência especial aos seus diferentes efeitos produzidos nos homens de disposições diferentes, revelou o modo de progresso do Reino de Deus aqui na Terra e como será  a sua consumação.

Entre as parábolas que encontramos nos Evangelhos, a parábola do Joio e do Trigo é a que tem a explicação mais ampla sobre o Juízo Final e a natureza do Reino, de modo a não deixar dúvida na sua interpretação. Tudo ali está claríssimo: há um campo; há pormenores sobre este campo; fala de dois semeadores, um que semeia uma semente de boa qualidade e o outro que semeia ervas daninhas; fala do tempo da colheita e como e por quem ela será realizada.


"Jesus lhes propôs outra parábola, dizendo: 'O Reino dos Céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo. Mas, enquanto todos estavam dormindo, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e foi embora. E, quando as plantas cresceram e produziram fruto, apareceu também o joio. Então os servos do dono da casa chegaram e disseram: 'Patrão, o senhor não semeou boa semente no seu campo? De onde, então, vem o joio?' Ele, porém, lhes respondeu: 'Um inimigo fez isso.' Mas os servos lhe perguntaram: 'O senhor quer que a gente vá e arranque o joio?' O dono da casa respondeu: 'Não! Porque, ao separar o joio, vocês poderão arrancar também com ele o trigo. Deixem que cresçam juntos até a colheita. E, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ‘Ajuntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; mas recolham o trigo no meu celeiro.'" - Mateus 13.24-30.
Jesus diz que a boa semente foi lançada em boa terra, mas alguém semeou entre ela o joio. Esclarece que o joio precisa crescer junto com o trigo até a colheita, para depois ser arrancado, evitando desta maneira que, ao remover o joio, com ele seja tirado também o trigo. Percebendo a falta de compreensão dos discípulos, Cristo passa a revelar o significado de cada elemento que aparece na parábola. Explica:
"O que semeia a boa semente é o Filho do Homem. O campo é o mundo. A boa semente são os filhos do Reino; o joio são os filhos do Maligno. O inimigo que o semeou é o diabo. A colheita é o fim dos tempos, e os ceifeiros são os anjos. Pois, assim como o joio é colhido e jogado no fogo, assim será no fim dos tempos. O Filho do Homem mandará os seus anjos, que ajuntarão do seu Reino todos os que servem de pedra de tropeço e os que praticam o mal e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o sol, no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça." - Mateus 13.37-43.

Tanto Jesus como o Diabo são semeadores. A parábola diz com extrema clareza que Jesus plantou o trigo, que representa os cristãos; Satanás plantou o joio, que representa os falsos irmãos; o tempo da ceifa será o tempo do fim; e que os ceifadores são os anjos. Apesar de estar tão claro, há muitos que têm a mente cauterizada, confundem as palavras do Mestre, dando-lhes uma interpretação que Jesus jamais autorizou; não sabem diferenciar o joio do trigo, para eles qualquer gramínea é trigo, desde que esteja no campo. Pensam que já foi realizada a colheita. A colheita ainda não está feita.

O plantio de joio é a configuração de uma ação diabólica, traduz o retrato da prática do mal ao extremo. Como erva daninha, o joio não tem nenhum valor comercial e é uma semente que não é possível diferenciar quando comparada ao trigo até que tenha brotado. No círculo da cristandade, os maus são semeados entre os bons, e a diferença nem sempre é visível. Muitos que não são do Senhor assemelham-se aos que são: eles frequentam os cultos e participam diretamente da liturgia, são leitores da Bíblia, oram como se fossem cristãos fervorosos, mas não têm Cristo, seus corpos não são morada do Espírito Santo e não amam a Deus.

Ninguém se engane, não pense que nas igrejas há somente grãos. A vivência na comunidade cristã nos tem mostrado que nelas sempre houve e haverá também a palha. As folhas secas são os crentes que se julgam superiores ao joio e ao trigo. Eles não vigiam, não guardam a Palavra de Deus em seu coração, e de quando em quando, cortam a erva daninha que tenta sufocar o trigo, não se importam com o aviso de Jesus Cristo. O Senhor disse que a separação de um e outro só cabe a Ele realizar, pois o homem é incapaz de limpar a plantação. Portanto, enquanto houver o cultivo do trigal, isto é, igrejas avivadas antes do Arrebatamento, haverá também a erva daninha ocupando espaço na plantação.

A ceifa acontecerá na primeira fase da Segunda Vinda de Cristo, quando então o trigo será separado pelo Senhor definitivamente da erva maligna. Quando ocorrer o Arrebatamento, apenas os crentes perseverantes na doutrina do Senhor, que preservam a fé e a simplicidade, serão salvos, somente os salvos irão com o Salvador para o Céu. Não há salvação aos que vivem dentro das igrejas sob o manto da religião, agindo dissimuladamente, pensando que apresentar-se como crente lhe dá o direito de praticar todas as coisas que a sua imaginação inventar. Quem não estiver espiritualmente preparado não será arrebatado pelo Senhor  (1 Coríntios 15.42-44; 50-56; Filipenses 3.20-21; 1 Tessalonicenses 4.15-16).

Quando Jesus falou sobre o joio e o trigo, seu objetivo era mostrar aos crentes o perigo da má influência que há aos que são trigos, pois convivem com o joio, os falsos irmãos que carregam no coração o amor ao mundo e suas efemeridades.


Ninguém se iluda. Toda pessoa, por mais religiosa que seja, que não queira se converter dos desejos desenfreados da carne ao senhorio de Jesus Cristo, terá a mesma sorte da igreja em Laodiceia (Apocalipse 3,14-22). Não pense que por haver crido em Jesus, está transformado definitivamente em trigo; o crente que não se manter vigilante e dormir, como fizeram os crentes da igreja de Laodiceia, ouvirá contra si a mesma frase que os laodicenses ouviram: "estou a ponto de vomitá-lo da minha boca" (verso 15).

Por acaso, não tinha a igreja de Laodiceia possuído a vida e o amor de Cristo? Não foi, a princípio, modelo de fidelidade, sofrendo pela causa e nome do Senhor? Sim. Mas depois aquela igreja se tornou morna, nem fria e nem quente, indiferente, e perdeu o direito às bênçãos. Embora antes tivesse sido a representação do trigo, veio a tipificar o misto do joio e da palha. Tal deformação ainda acontece nos dias atuais.

Muitos vivem no meio religioso julgando que são trigo, porém, na verdade, são o joio ou a palha. Caso o indivíduo não seja um praticante da Palavra de Deus, mesmo que viva assiduamente dentro da igreja a vida toda, não receberá a salvação; é possível frequentar uma igreja por toda a vida e não ser salvo. Conferir: Provérbios 13.13; Tiago 1.19-27.

O "não vos conheço" será proferido para muitas pessoas que diversas vezes disseram "Senhor, Senhor" e não obedeceram aos mandamentos de amar a Deus e ao próximo, não apresentaram o fruto do Espírito. Muitos que profetizaram, manifestaram dons espirituais de curas e expulsaram demônios, estiveram entre os verdadeiros servos do Senhor, ouvirão a sentença "afastai-vos de mim". Mateus 7.22-23.

O joio é joio tanto dentro quanto fora da igreja; de igual modo o trigo é trigo em todo o lugar que estiver. Portanto, ninguém se glorie sendo joio, por crescer no meio do trigo, ou seja, estar atrelado à rotina da igreja. Chegará o momento em que o trigo será recolhido e guardado no celeiro e o joio posto à distância, para ser julgado e condenado a passar sua existência no castigo eterno.

Conclusão

A serpente entrou no Paraíso como se fosse a melhor amiga de Eva; o sangue de Abel foi derramado por seu irmão Caim; Judas infiltrou-se entre os doze apóstolos e beijou Jesus hipocritamente, Estevão e Tiago foram martirizados por pessoas que pretendiam erradicar o cristianismo, falsos cristãos atrapalharam os ministérios dos apóstolos Paulo, Pedro e João. O joio está presente na Terra há bastante tempo!

A Terra pertence a Deus e nela Jesus Cristo proclamou o Evangelho da salvação, entregou sua vida no sacrifício da cruz para, sem pecado, morrer no lugar de todos os pecadores, ressuscitar dos mortos para que os pecadores arrependidos de seus pecados tenham a oportunidade de abandonar a natureza nociva de joio pelo bom caratismo do trigo.

E.A.G.

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Cuidado com o que a memória diz

A Negação de Pedro.
 Arte do dinamarquês Carl Heinrich Bloch no ano de 1873.
Há memórias fortes e memórias fracas; há memórias privilegiadas e memórias que não vão além do nível comum. Quando perfeita, a memória pode ajudar de modo surpreendente quem a possui. Mas a memória também pode trair o seu dono. O indivíduo que confia demasiadamente nela corre o risco de entrar em situação vexatória, se o apontamento da memória não estiver exato, se a clareza de detalhes não for integral. 

Assim sendo, tenham o máximo de cuidado com a memória, pregadores, quando fizerem citação de trechos das Escrituras Sagradas, pois não é sempre que a memória retém as coisas satisfatoriamente.

Um dos pontos que muitos tropeçam com muita frequência, por confiarem na memória, é a narrativa sobre a negação de Pedro, quando Jesus estava sendo julgado. Comete-se equívocos quanto ao número de vezes que Pedro faltou com a verdade, dizendo não conhecer o Mestre, e no número de vezes que o galo contou naquela ocasião.  Todos que confiam na memória e afirmam que o galo cantou três vezes, antes que Pedro mentisse, infelizmente, estão confundidos. 

Quantas vezes o galo cantou antes de Pedro negar o Mestre? A Bíblia não declara que o galo cantou três vezes e nem Jesus fez essa afirmativa quando advertiu a Pedro acerca do ato da negação. O que está escrito é o seguinte: "Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás" - Mateus 26.34 (ARC). 

Três vezes se refere à negação e não ao cantar do galo. Observe com atenção a vírgula, antes da palavra "cante", e tudo estará esclarecido. O leitor apressado, que não respeita o sinal gráfico de pontuação que ali está, induz a memória a sugerir que o galo cantaria três vezes antes que Pedro cometesse seu ato falho.

O episódio que estamos comentando é um dos poucos que está registrado nos quatro Evangelhos: Mateus 26.31-35 e 26.69-75; Marcos 14.27-31 e 14.66-72; Lucas 22.31-34 e 22.54-62; e João 13.36-38 e 18.15-18, 25-27. Mateus e João relatam que antes que o galo cantasse uma vez, Pedro negaria o Senhor. Quem registra o número de vezes do canto do galo é o evangelista Marcos (14.72) e o faz nesses termos: "E no mesmo instante o galo cantou pela segunda vez. Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe tinha dito: “Antes que o galo cante duas vezes, você me negará três vezes.” E, caindo em si, começou a chorar" . 

O que acabamos de ler é exatamente o que está escrito nos Evangelhos. É claro que se tivéssemos que fazer uma recomendação aos que confiam em demasia na memória, diríamos que não convém confiar exageradamente. Confiar no que está escrito, sem alterar o lugar da vírgula.

Consulte a Bíblia antes de consultar a memória. Tome cuidado com os registros da sua memória.

E.A.G.
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Autor do artigo não identificado. Conteúdo extraído do periódico Mensageiro da Paz, ano 40, edição número 3, página 4, publicado em fevereiro de 1970 pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), cidade do Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro então denominado Guanabara. O conteúdo desta postagem é adaptado ao blog, com acréscimos de referências bíblicas, troca de vocábulos que caíram em desuso por outros agora em voga e uso das regras ortográficas da Língua Portuguesa que entraram em vigor em 1º de janeiro de 2009.