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sexta-feira, 25 de março de 2016

Ele Vive!

False-Easter-Bunny-coelho-da-pascoa-falso- Jesus-Cristo-vive-ressuscitou-verdade-e-vida normal- Christ-lives-resurrected-truth-and-normal-life

O artigo passou por atualização, quando se fez necessário abrir nova página para o mesmo aqui neste blog: O real sentido da Páscoa. Agradecemos sua atenção.

Páscoa, qual é o significado dela para você?

A Páscoa é apenas um período do ano para você saborear chocolate, vendidos em embrulhos coloridos? Não é preciso sofrer, deixar de comer os ovos de chocolate, sentir a vontade e não se satisfazer. Além de saborosos, os ovos são alimentos nutritivos também. Então, coma-os em família e agradeça a Deus por esta comida prazerosa. Mas jamais se esqueça que a Páscoa celebra a libertação.

Primeiro a liberdade do povo judeu,  que escapou da escravidão no Egito através do socorro de Deus. Depois, a oportunidade da humanidade experimentar a plena libertação das guarras do diabo. Todas as almas que reconhecem a Jesus Cristo como Salvador e Senhor estão livres da escravidão diabólica. Confira na Bíblia: João 3.16; Atos 4.12.

Aproveite essa ocasião para desfazer as mentirinhas. Coelhos botam ovos de chocolates? Não iluda as crianças com essa estória sem nexo. "Quem diz a verdade manifesta a justiça"
(Provérbios 12.17).

Jesus disse para Nicodemos: "Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo".
(João 3:7). O renascimento da fé é uma figura de linguagem, que significa mais do que crer em Deus, é viver com Ele e para Ele, sabendo que depende dEle para estar vivo, ativo, saudável, inteligente, feliz de verdade e pronto para ir morar no Céu.

Jesus ressuscitou para eu e você renascêssemos em Cristo! "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo". (2 Coríntios 5:17).

Deus marcou encontro com Luiz Inácio Lula da Silva

"Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos" - Gálatas 6.7-9 (NVI).

"Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos" - Gálatas 6.7-9 (NVI).

O ex-presidente Lula parece estar incitando as militâncias petista e sindicalista à guerra civil.

Eu tenho fé que se acontecer uma tentativa de investida violenta, Deus intervirá de maneira imediata e sobrenatural contra quem se levantar contra os cristãos sinceros. Lula conhecerá a mão de Deus, o peso da proteção da Mão Amiga daqueles que são fiéis aos propósitos de justiça que o Senhor espera encontrar em cada um de nós.

Por quê? Porque esta não é a geração de mártires da Igreja em território brasileiro, é momento da Igreja do Senhor - que não é composta de placas denominacionais, mas de corações devotos a Jesus - avançar e vencer, nos campos físico e espiritual. 

Portanto, não deixe de orar por Lula e seus aliados, para que quando acontecer seu encontro com Deus, se comporte tal qual Saulo de Tarso, se converta a Cristo, e não como o arrogante Herodes, que recusou-se a dar glória e adiantou o fim de sua trajetória neste mundo (Atos 9.3-9; 12.21-24).

Assistam ao vídeo do discurso de Lula, em vídeo apresentado no portal Globo News, atentando para 2:15,  nesta altura ele diz, dirigindo para as lideranças sindicalistas assentadas na bancada: "vocês têm que procurar a força-tarefa e perguntar se eles têm consciência do que está acontecendo neste País". Ouçam: http://goo.gl/5JnFzc

Termino esta postagem com a seguinte pergunta: Qual seria o motivo de sindicalistas procurarem policiais federais, se a função de sindicalistas é relacionarem-se com o empresariado, buscando interesses de trabalhadores filiados aos seus sindicados?

E.A.G.

quinta-feira, 24 de março de 2016

Deus console os enlutados quando a dor da morte e do luto chegar


Passei pelo luto duas vezes.

Na primeira, era 1977, eu tinha doze anos e uma fatalidade levou meu irmão de apenas nove anos de idade. Sonhei muitas vezes que aquela morte fazia parte de um sonho ruim e acordava decepcionado constatando a realidade da perda. Superei.

Recentemente, perdi minha mãe. Meu coração recebeu o consolo do Espírito, me avisando que ela estava salva em Cristo, antes mesmo que os médicos anunciassem o óbito dela. Mas, mesmo assim a reação física que experimentei foi algo inédito. Sendo eu uma pessoa contida, acumulando quatro décadas "de bagagem", percebi que ainda não me conhecia completamente. Fui surpreendido por um tremor nas carnes dos braços e pernas; não queria chorar, contudo as lágrimas desciam. a vista escureceu por alguns segundos e tive que ficar assentado. Acontecia sem que pudesse parar, como o descontrole de piscar os olhos, como a ação de respirar e inspirar... Superei isso, também. 

Nesta segunda ocasião, tive o desconforto de ouvir “pessoas espertas” dizendo que não deveria agir daquela maneira, como se estivesse premeditando, querendo dar um show. E era exatamente o oposto, quis me apresentar forte e fracassei no intento, nunca quero ser o centro das atenções em nenhuma situação.

Hoje, encontrei uma postagem que serve de suporte para quem sofre a dor da perda de entes queridos e além disso encontram pessoas que não sabem lidar com gente enlutada. Não pensei duas vezes sobre a necessidade de deixar o texto aos leitores de Belverede.

E.A.G.

__________ 

Marcelo de Oliveira e Oliveira

Em algumas partes do meio evangélico pentecostal, uma mãe chorar a morte do filho ou a esposa sofrer a partida repentina do esposo é “pecado”. Quer-se a todo custo que a pessoa enlutada permaneça firme na “obra de Deus”. Infelizmente, esse pensamento faz parte de uma perspectiva teológica equivocada e sem contexto de que os “mortos devem enterrar o seus mortos” e de que não há tempo para o “servo de Deus” sofrer as agruras da vida porque a “obra de Deus” não pode parar.

Pessoas que pensam assim, não têm noção de que a maior obra de Deus, neste caso, é consolar quem perdeu o seu ente querido: “Se alguém entre vós cuida ser religioso e não refreia a sua língua, antes, engana o seu coração, a religião desse é vã. A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo” (Tg 1.26,27).

Que tristeza ver pessoas se desumanizarem em nome de uma fé que nada tem a ver com o Evangelho! Pior ainda é contemplar gente disferindo ataques contra o dia de finados pensando defender a fé cristã. Não vou tão longe, no sentido de fazer culto aos mortos, pois pelo Evangelho eu sei que Deus é o Deus de vivos e que quaisquer pessoas que, em Cristo, passaram da vida para morte estão vivas. Entretanto, a memória de quem se foi deve ser preservada sim. A mãe deve viver o luto da passagem do seu filho. Ora, imagine a dor! Imagine o sofrimento! Imagine a angústia!

No luto, o tempo é de parar e de se recolher. É tempo de repensar a vida. É tempo da comunidade dos santos sair das quatro paredes para consolar, abrandar o sofrimento e dar o absoluto apoio para a pessoa enlutada. Não é tempo de cobrar a ausência aos cultos da pessoa enlutada. Por favor, não faça isso! Embora eu entenda que pode haver a mais pura e doce intenção nessa cobrança, isso soa despreocupação com o estado existencial de quem perdeu o ente querido.

Recentemente, aconselhei uma pessoa dilacerada pela dor da perda e pela dor de não ter achado em sua igreja local o consolo e o abraço amigo. Isso ocorreu fora do Rio de Janeiro. Como é triste batalhar a vida inteira pela causa do Evangelho e quando se mais precisar não achar apoio onde deveria havê-lo em primeiro lugar: “visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações” (Tg 1.27).

Com muito amor e carinho, a senhora sofrida ouviu de minha boca as palavras pelas quais passo a relatar: Minha irmã, ignore totalmente as palavras de quem pensa assim, pois ela não sabe o que diz. Não adianta persistir! Essa pessoa não entenderá o que realmente importa na causa do Evangelho. Quanto à senhora, chore a morte da sua filha. Chore, porque Jesus chorou a morte do seu amigo Lázaro, o que significa que o nosso Senhor compreende bem o que a senhora está sentindo. Leia diariamente os salmos 23 e 38. Esses salmos me confortaram muito quando fui atacado pela depressão. Leia-os orando, pedindo misericórdia e graça ao Senhor. Tenho certeza de que o nosso Senhor não lhe abandonará, como não me abandonou. Se puder, faça uma viagem com suas outras filhas e esposo. Vá para bem longe, procure estar mais próxima daqueles que te amam e lhe querem bem. Isso não vai sarar a dor da perda, porque não há nada que repare a dor de uma mãe que perdeu uma filha, mas tais atitudes certamente lhe trarão consolo e esperança. Mais paz e equilíbrio, sabendo que a sua filha amada agora está viva com o Pai.

Com isso, o Corpo de Cristo deve consolar uns aos outros para que todos tenhamos esperança em Deus (1 Ts 4.18).

Que essa humilde palavra também possa servir de consolo e paz para você, seja a que cobra o outro, ou seja a pessoa enlutada.

Fonte: http://marcelooliveiradeoliveira.blogspot.com.br/2015/11/quando-dor-da-morte-e-do-luto-chegar.html

A graça e a verdade vieram a nós por meio de Jesus Cristo


"Pois todos nós recebemos da sua plenitude, e graça sobre graça. Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo" - João 1.16-17. 
"Pois todos nós recebemos da sua plenitude, e graça sobre graça. Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo" - João 1.16-17.
Arte: Flamir Ambrosio, para a revista Geração JC (CPAD).

E.A.G.

terça-feira, 22 de março de 2016

O destino final dos mortos

Lições Bíblicas. Lição 13: O final de todas as coisas - esperança e glória para os salvos. Elinaldo Renovato (CPAD)
Por Eliseu Antonio Gomes

"Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso" - Lucas 23.43.

O que será depois da morte? Os salvos que estiverem nos túmulos, na vinda de Jesus, ressuscitarão em corpo glorioso (Filipenses 3.21), e irão ao encontro do Senhor, juntamente com os salvos transformados (1 Tessalonicenses 4.16, 17).

Há uma dificuldade em lidar com a morte e a finitude da vida. Inconscientemente, o ser humano tem a "consciência" da eternidade.

Após a morte e antes da ressurreição, os salvos não irão direto para os céus, a habitação de Deus, eles irão para um "lugar intermediário", onde aguardarão a primeira ressurreição (Apocalipse 20.6).

O Estado Intermediário

A Bíblia revela a realidade da eternidade em poucas referências, mas nos permite vislumbrar o que está reservado aos salvos e aos perdidos após a morte física (João 5.28, 29; Daniel 12.2, Apocalipse 22.12-14).

As Escrituras mostram com clareza que o Estado Intermediário, também nomeado como Estado Eterno, é o estado entre a morte física e a ressurreição, tanto dos salvos como dos ímpios. A morte não acaba com a existência humana; inicia outra fase dela. Portanto, ouçamos a pergunta de Jesus, na parábola do rico insensato, e meditemos: "Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?" - Lucas 12.20.

As duas ressurreições

"Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo" - João 5.28-29.

a. A primeira ressurreição. 
É a ressurreição dos salvos, na primeira fase da vinda de Jesus. Apocalipse 20.6 nos mostra que é "Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos"
b. A segunda ressurreição.
O livro de Apocalipse, no capítulo 20 e versículo 6, esclarece que haverá uma segunda ressurreição, que será para aqueles que passarão pela "segunda morte", ou seja, os perdidos, os ímpios. O salvo só morre uma vez (se não participar do arrebatamento da Igreja). O ímpio morre duas vezes: a morte física e a morte espiritual. Ressurgirão na "ressurreição da condenação".

O Lugar dos Mortos

Baseados no texto capitulado em Lucas 6, que se refere a Lázaro e o rico, os judeus criam que o Lugar do Mortos está dividido em duas partes: o rico, no Hades, "ergueu os olhos", e viu Lázaro ao longe (em cima), no "Seio de Abraão".

Não se trata de um lugar físico, mas de estado ou situação dos mortos. Provérbios 15.24 define este "lugar" com dois "compartimentos": Um chamado Paraíso, que está nas regiões celestiais "para cima"; outro, chamado Hades, "para baixo".

Lázaro, no "Seio de Abraão" corresponde ao Paraíso, que é o lugar de espera, dos justos, antes da primeira ressurreição; o Hades, corresponde ao lugar intermediário e provisório dos ímpios, que aguardam o julgamento final e a condenação definitiva ao sofrimento no inferno.

Paraíso

"Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: "Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo" - Mateus 25.34.

A palavra "paraíso" é de origem persa, significa um parque ou jardim de prazer. Foi usada pelos tradutores da Septuaginta para descrever o jardim do Éden (Gênesis 2.8). Aparece três vezes no Novo Testamento (Lucas 23.43; 2 Corintios 12.4; Apocalipse 2.7).

O paraíso está reservado para aqueles que pela fé foram alcançados pela graça de Deus, deram lugar a uma nova natureza, passaram a agir com amor no coração, vivendo com o objetivo de fazer o bem para o outro. Serve de "lugar de espera" para os justos, que aguardam a primeira ressurreição, quando irão ao encontro de Jesus para viverem eternamente com o Senhor.

A Palavra de Deus diz que quando nos encontrarmos com Cristo estaremos imediatamente com Ele num estado de descanso (Apocalipse 14.13), de serviço (Apocalipse 7.15) e de santidade (Apocalipse 7.14).

O Sheol (inferno)

"Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos" - Mateus 25.41.

Sheol é um termo hebraico que às vezes significa tumba, ou lugar ou estado dos mortos, e outras vezes, um lugar ou estado dos mortos em que existe o elemento de miséria e castigo, mas nunca um lugar de felicidade ou bem-aventurança depois da morte. (Salmos 9.17; 49.15).

No Novo Testamento, o termo Sheol, é traduzido por Hades, significa "o mundo dos espíritos idos", descrito como um lugar destinado aos ímpios. É o destino de perversos em natureza, sem amor no coração, que vivem a vida com o objetivo de fazer o mal e a perversidade para o outro. Ali eles aguardam a "segunda ressurreição", quando irão para o juízo do trono branco, o Juízo Final. E receberão o castigo por suas obras e serão lançados definitivamente no inferno (Salmos 9.17; Apocalipse 20.15; 21.8; 22.15).

Ideias equivocadas acerca do Estado Intermediário

A vida após a morte dá margem para muitas especulações. As teorias do estado intermediário, ou situação após a morte, não significa um estado de purificação, retorno eterno, ou de uma inconsciência sem fim. Para se ter uma ideia das especulações que proliferam ao longo da história da humanidade, veja:

• Purgatório
A Igreja Católica prega que há o Purgatório, lugar onde os fiéis, mesmo que não vivam em corrupção, têm de passar, para purgar-se os pecados chamados "veniais". Afirma que mesmo os mais fiéis passarão por um processo de purificação antes de tornarem-se aptos para entrar na presença de Deus.
A Bíblia não autoriza esse ensino, tal doutrina católica foi aceita por volta do século XII e posta em prática após o Concílio de Tentro no século XVI.
• Reencarnação (Espiritismo, Hinduísmo, Budismo e outras religiões orientas)
O Espiritismo, e adeptos de outras religiões orientais, ensina que após a morte ocorre o processo de reencarnação, que se consiste em períodos de purificação. Tal doutrina declara que as pessoa reencarnadas recebem outra identidade, podem reencarnar como seres humanos, animais, plantas ou coo um deus.
A Bíblia condena esta crença herética. Disse Jesus: "Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida" - João 5.24. A declaração de Cristo está com os verbos no presente, assim descarta a ideia de que alguém possa ser salvo após a morte física por meio de reencarnações (Confira: 2 Coríntios 6.2; Romanos 8.1).
O Espiritismo ensina que é possível comunicar-se com espíritos de pessoas falecidas por intermédio de um médium. Deus proíbe tal prática: Levíticos 19.31; 20.6, 7; Deuteronômio 18.9-12; Isaías 8.19-22. Na passagem bíblica do rico e Lázaro, vemos que não é permitida a comunicação dos vivos com os mortos (Lucas 16.27-30).
• Sono da alma
Os Adventistas do Sétimo Dia ensinam que as pessoas, após a morte física, passam para um estado chamado "sono da alma": a crença de que a alma permanece em um estado inconsciente até a ressurreição. Para isso, tomam ao pé da letra textos como o de Mateus 9.24 e João 11.11, que dizem que Lázaro dormia, bem como a filha de Jairo.
A equivocada interpretação da Bíblia pode ser refutação com as citações de Abraão, Isaque e Jacó em Mateus  22.32, que declara que Deus é Deus de vivos e não de mortos; e, Lucas 16, que em cujo relato apresenta o rico plenamente consciente, solicitando ajuda ao Pai Abraão.

Conclusão

Enfim, o estudo da Escatologia é muito edificante aos cristãos em todos os tempos. Diversos sinais dão a entender que a vinda de Jesus é um evento que pode ocorrer a qualquer instante. Que estejamos aguardando o retorno do Messias; o arrebatamento da Igreja do Senhor Jesus Cristo.

E.A.G.

Ensinador Cristão, ano 17, nº 65, janeiro a março de 2016, Rio de Janeiro (CPAD).
Lições Bíblicas Adultos - O final de Todas as Coisas: Esperança e glória para os salvos, Elinaldo Renovato, página 96, 1º trimestre de 2016, Rio de Janeiro (CPAD). 
O Final de Todas as Coisas - Esperança e glória para os salvos, Elinaldo Renovato, páginas 144, 145,146 1ª edição 2015, Rio de Janeiro (CPAD).