Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Promoção: Às Margens do Quebar Editora Ágape

O blog A Tenda na Rocha estará sorteando dois exemplares do livro Ás Margens do Quebar, lançado em Novembro desse ano pela Editora Novo Século, sob o selo Editora Ágape. O livro, já em segunda tiragem, contém 54 mensagens Bíblicas e 184 páginas.

As visões junto ao Quebar.

Quando toda uma nação estava em cativeiro, formando um campo de mortos e feridos, Ezequiel ousou se isolar junto ao Rio Quebar para interceder e renovar os ânimos. Ali, no meio dos cativos o céu se abriu para o profeta que solitário vivenciou visões de Deus com promessa de restauração: "Junto ao Quebar ali esteve sobre ele a mão do Senhor" Ez 1: 3.

Esse relato nos convida a crer que Deus não abandona seu povo e mesmo diante de grande sofrimento Ele está trabalhando por conversões nos corações e mudança de direção. Deus renova vida e visões "junto ao Rio Quebar".

Para participar é só comentar no artigo da promoção o versículo: "junto ao Rio Quebar, se abriram os céus e eu tive visões de Deus" Ez 1:1. Prazo: de 20 a 22 de Dezembro 2011

O livro esta à venda em todo o Brasil.

Carlos Roberto Silva Prêmio Blogueiro Cristão 2011


Pr. Carlos Roberto Silva
Por João Cruzué

Em 2007, ano em que se iniciou um processo irreversível de mudança dentro da weblogosfera evangélica, até então pequena e elitista, foi instituído por nós o Prêmio Blogueiro Cristão. Esta distinção tem por objeto a premiação de blogueiros evangélicos que se destacam pela ética, comunicação educada, seriedade, regularidade, interatividade e principalmente pela consciência de levar o máximo de lideranças cristãs a publicar conteúdo cristão genuíno na Internet a começar por um blog.

O Pastor Rubens Teixeira, do Rio de Janeiro, na época coeditor do blog Holofote, foi o primeiro entre nós a receber o Prêmio Blogueiro Cristão, versão 2007. No ano seguinte, coube ao Pastor Altair Germano, do Estado de Pernambuco, o Prêmio Blogueiro Cristão de 2008. Em 2009 não houve consenso e o processo de escolha não foi concluído. Por isso, na versão de 2010, foi realizado um concurso de literário, e o vencedor do Prêmio Blogueiro Cristão 2010 foi o jovem cantor evangélico, Ministro do Louvor e pós-doutorando em Direito, Renato Collyer, da Igreja Metodista de Poços de Caldas.

Em 2011 voltamos ao processo de consulta entre os colegas mais antigos e participativos da blogosfera. Apresentamos quatro opções definidas e mais uma quinta opção, em aberto, para indicações pessoais. O resultado saiu bastante apertado e os três mais indicados foram: Valmir Milomem, editor do blog E agora como viveremos; Wilma Rejame, do Blog a Tenda na Rocha e o Pastor Carlos Roberto da Silva, do blog Point Rhema.

Quero anunciar formal e solenemente que a
Academia Brasileira de Blogueiros Evangélicos, instituição responsável pela outorga Prêmio a partir deste ano, concede ao Pastor Carlos Roberto Silva, da Igreja Ev. Assembleia de Deus em Cubatão/SP, o PRÊMIO BLOGUEIRO CRISTÃO 2011, pelo trabalho como editor do blog Point Rhema desde abril de 2007.

Por direito, o blogueiro que recebe este Prêmio, tem assento permanente em uma cadeira desta organização cujo compromisso é, ao mesmo tempo simples e sublime, apontar referências para promover o crescimento da publicação de conteúdo cristão na Internet, bem como preparar grandes formadores de opinião, comprometidos com a cosmovisão cristã. Consultado previamente se aceitaria o Prêmio, o Pastor Carlos se manifestou dizendo que estava aquém da distinção, mas aceitava com humildade a vontade dos irmãos e amigos que apreciam seu trabalho como editor do Point Rhema.

Parabéns Pastor Carlos Roberto!

João Batista Cruzué
Diretor da Academia Brasileira de Blogueiros Evangélicos.
Gestor da Associação de Blogueiros Cristãos e Editor do blog Olhar Cristão

O apóstolo Paulo legitima a prática do dízimo

Antes de tudo o mais, esclareço que sou uma pessoa totalmente independente de arrecadação de dízimos, ofertas, cestas básicas ou qualquer outro tipo de benefício. Nem eu e nem qualquer familiar recebe valores cuja origem é a igreja. É exatamente o contrário, entregamos com o objetivo que outros sejam beneficiários.

O dízimo ensinado de maneira contextualizada

Todos concordamos que é preciso usar a Bíblia Sagrada de maneira contextualizada.

Nas igrejas evangélicas, o ensino cristão sobre o dízimo não deve ter como base textual Malaquias 3.8-10. A base de contexto é a voluntariedade de Abraão e Jacó (Gênesis 14 e Gênesis 28), a profecia no Salmo 110.4 e Hebreus 5 e 7. Textos desvinculados das imposições da Lei de Moisés.


O dízimo e a acusação de barganhas com Deus

"E disse-me o SENHOR: ...eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la" - Jeremias 1.12.

Algumas pessoas que não são dizimistas se fazem de desentendidas, ou não entendem mesmo, que Deus fez promessas aos dizimistas e ofertantes e Ele cumpre o prometido. Esperar que Deus cumpra o que prometeu é exercício de fé, apenas crer que Ele não mente. O nome dessa esperança não é barganha. Se o contribuinte espera que o Senhor cumpra o prometido, então, isso seria uma barganha? Se for, é uma barganha criada por Deus.

"Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra; conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre" - 2 Coríntios 9:7-9.

"E Deus é poderoso para para fazer abundar em vós toda a graça". Graça significa favor que não merecemos. A promessa divina  está aí... É conteúdo da Palavra de Deus. Devo duvidar da fidelidade de Deus? Se crer nesta promessa estou agindo no sistema da barganha? É claro que não. Estou sendo crente em Deus!

O apóstolo Paulo e a citação de textos referentes aos dízimos


O apóstolo Paulo, em suas cartas, faz referência ao dízimo levítico para extrair dele o principio de que o obreiro cristão é digno de seu salário.

Vejamos:

“Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois? Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante. Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais? Se outros participam deste poder sobre vós, por que não, e mais justamente, nós? Mas nós não usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo. Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar, participam do altar? Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.” - 1 Coríntios 9:9-14.

Esta orientação de Paulo é baseada em Levíticos 6.16, 26 e Deuteronômio 18.1.

Vejamos, então:

“E o restante dela comerão Arão e seus filhos; ázimo se comerá no lugar santo, no pátio da tenda da congregação o comerão. O sacerdote que a oferecer pelo pecado a comerá; no lugar santo se comerá, no pátio da tenda da congregação.” – Levíticos 6.16, 26.

“Os sacerdotes levitas, toda a tribo de Levi, não terão parte nem herança com Israel; das ofertas queimadas do SENHOR e da sua herança comerão.” – Deuteronômio 18.1


O que fez Paulo? Usou textos da Lei de Moisés, trechos sobre a manutenção do templo judaico, para falar da necessidade de arrecadação de valores para a manutenção do templo cristão.

Paulo afirma que, assim como os sacerdotes da Lei comiam do que era originado de dízimos, a liderança cristã tem o mesmo direito. Assim sendo, Paulo reconhece que há legitimidade na prática do dízimo como forma de manter o serviço cristão.

Não existe contradição alguma nesta abordagem. Não estamos fazendo defesa da volta das práticas da Lei de Moisés para justificar dízimos. Estamos observando que a prática de manter a manutenção do serviço a Deus não está restrita ao Antigo Testamento, é incentivada pelo apóstolo.

A forma e a liturgia de cultuar com ofertas e dízimos mudaram da Antiga Aliança para a Nova Aliança, mas a função de adorar a Deus tem o mesmo princípio. É preciso manter a Obra de Deus colocando a mão no bolso.

Se o apóstolo Paulo não reconhecesse a legitimidade da prática do dízimo, jamais teria feito uso de textos sobre dízimos!

Conclusão


Reflitamos sobre a voluntariedade e o respeito com relação ao dízimo

O dízimo é usado na Igreja como prática de fé e amor ao Senhor e ao próximo. "Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria" - 2 Coríntios 9.7.

Aquele cristão que não quer ser dizimista não seja... Nenhum ministério cristão quer receber dinheiro de quem não está disposto a colaborar voluntariamente.


Todo cristão precisa estar consciente que a arrecadação é feita para investimentos em missões, em evangelismos, em ajuda humanitária, construções e manutenções de templos. Todos esses empreendimentos visam o bem-estar do homem, por quem Jesus Cristo morreu. Dízimo é ato de fé e de amor.

Quem quer colaborar entregando dízimos na igreja tem o direito de fazer isso e precisa ser respeitado nessa decisão. Ele colabora porque se propôs a contribuir com 10% do seu salário, é alguém livre para exercer sua fé e se sente feliz assim. Não critique-o. Ele não pede opinião e nem assessoramento financeiro de quem é contra o ato de entregar dízimos na igreja.


O dízimo não salva o dizimista. Mas, Deus conhece todos os corações. O coração  do cristão que não entrega o dízimo tem alguns motivos para não entregá-lo. Deus sabe quais são... E se esses motivos forem nomeados como ganância e avareza, é claro que este cristão não  entrará no céu, porque todo ávaro e ganancioso ama mais as coisas do que ao Senhor  e ao próximo.

E.A.G.

Consultas: Pequena Enciclopédia Bíblica O. S. Boyer, 19ª impressão, 1992 (Editora Vida); Lições Bíblicas, A Verdadeira Prosperidade - Vida Cristã Abundante, José Gonçalves, lição 6, 1º trimestre de 2012 (CPAD).