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domingo, 13 de julho de 2008

A DEFINIÇÃO DO SUBSTANTIVO VERDADE NOS IDIOMAS BÍBLICOS E EM LATIM

Por Marilena Chauí

Nossa idéia de verdade foi construída ao longo dos séculos, com base em três concepções diferentes, vindas da língua grega, da latina e hebraica.

GREGO

Em grego é alétheia ("a" indica negação e "léthe" significa esquecimento). Em outras palavras, o não-esquecido, o não-escondido, o não-dissimulado. "é uma auto-manifestação da realidade ou manifestação dos seres à visão intelectual dos humanos. Ela é uma qualidade das próprias coisas (o manifestar-se ou mostrar-se a si mesmas e o verdadeiro está nas próprias coisas, quando o que elas manifestam é a sua realidade própria. Conhecer é ver e dizer a verdade que está na própria realidade, e portanto a verdade depende de que a realidade se manifeste, enquanto a falsidade depende de que ela se esconda ou se dissimule em aparências. Por isso, na concepção grega, o verdadeiro é o ser (o que algo realmente é) e o falso é o parecer (o que algo aparenta ser e não é).

LATINO

Em latim, verdade se diz veritas e se refere à precisão, ao rigor e à exatidão de um relato, no qual se diz com detalhes, pormenores e fidelidade o que realmente aconteceu. Verdadeiro se refere, portanto à linguagem como narrativa de fatos acontecidos, refere-se a enunciados que dizem fielmente as coisas tais como foram ou aconteceram"

Em outras palavras, no grego a aparência (refere-se ao fato) é o contrário da verdade, e no latino, o contrário da verdade é a mentira e a falsificação (refere-se à linguagem)!

HEBRAICO

Em hebraico, verdade se diz emunah e significa "confiança". Agora são as pessoas e é Deus que são verdadeiros. Um Deus verdadeiro e um amigo verdadeiro são aqueles que cumprem o que prometem, são fiéis a palavra dada ou a um pacto feito: enfim, não traem a confiança.

A verdade se relaciona com a presença de alguém (Deus ou humano) e com a espera de que aquilo que foi prometido ou pactuado irá cumprir-se ou acontecer. Emunah é uma palavra da mesma origem que "amém" e significa "assim seja". A verdade é uma crença fundada na esperança e na confiança em uma promessa , estando referida ao futuro, do que será ou virá. Sua forma mais elevada é a revelação divina e sua expressão mais perfeita é a profecia.

Resumo:

Alétheia - as coisas como são e sempre serão, tais como se manifestam agora ao nosso espírito;

Veritas - aos fatos que foram (relatados);

Emunah - em relação às coisas que serão (e que foram prometidas).


Fonte: Convite a Filosofia, capítulo 3 - As Concepções da Verdade, livro lançado pela Editora Ática.

Veja mais neste blog: O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA

sábado, 12 de julho de 2008

Os deuses estranhos entre os protestantes do século 21

"Tirai os deuses estranhos que há no meio de vós"
 Gênesis 35.2 

Apologetas cristãos. Creio que sejam pessoas sinceras. Creio que elas acreditam nas coisas que afirmam, pensam que estão sendo justas mas, algumas delas, estão equivocadas quanto ao modo de agir.

Desde a década de 1990 alguns preletores e escritores, da linha tradicional e pentecostal, no afã de praticar apologia cristã, têm "descrito" com muita firmeza o interior dos corações alheios. Quase sempre as vítimas dessas críticas são os irmãos neopentecostais.

Os “apologetas” agem como se conhecessem todos os cantores e pregadores neopentecostais, de todos os cantos do Brasil e do mundo em todas as épocas da existência humana. Eles agem como se tivessem a especialidade de formular críticas certeiras, como se fossem pessoas todas-poderosas. Sem pensar, fazem acusações contra os cantores e pregadores neopentecostais dizendo que os tais sempre agem objetivando apenas o lucro alto e buscando adoração pessoal. Contra os cristãos que os admiram, eles os acusam de praticar idolatrias, dizem que idolatram os pregadores e cantores neopentecostais.

Nós sabemos que os atributos de onisciência e onipresença pertencem só a Deus.

Os apologetas afirmam que agem assim usando discernimento. Discernimento? Onde existe discernimento em se apresentar como conhecedor dos corações desconhecidos? Falar de pessoas que nunca viu como se as conhecesse? Esse comportamento não se chama discernimento. Consultemos os dicionários no verbete preconceito. Isso se chama preconceito!

Como um crente pode dizer que outros crentes estão idolatrando cantores evangélicos se nunca os viu na vida, nunca conversou com eles? Será que os crentes, alvos da acusação de serem idólatras, não estão apenas buscando e adorando a Deus por intermédio das pregações e dos louvores que ouvem?

Deus falou fortemente em meu coração sobre a situação de quem se coloca como se fosse portador de onisciência e onipresença: é pecado agir assim! Expressar-se como se tivesse atributos divinos, julgando pessoas desconhecidas, é um grande pecado que virou modismo no meio evangélico tradicional e pentecostal. Alguns pregadores têm usado púlpitos e escrito livros se comportando como deuses! E quem os têm reverenciado como se eles dissessem /escrevessem verdades, reverenciado a forma como agem contra seus semelhantes, os está recebendo como deuses!

Com neutralidade cito dois exemplos:

Quem pode sondar os corações da vocalista do Diante do Trono? Quem pode vê-la se dobra, ou não, seus joelhos e dá glórias ao Senhor atrás da porta do seu quarto fechado à chave? Deus ou o homem? Ela é vítima dos "apologetas"...

Quem pode sondar os corações dos vocalistas do conjunto Voz da Verdade? Quem pode vê-los se dobram seus joelhos, ou não, e dão glórias ao Senhor atrás das portas do seus quartos, fechado à chave? Deus ou os homens? Eles são vítimas dos "apologetas"...

Quem pode sondar os corações de quem ouve o Diante do Trono e o Voz da Verdade? Quem pode ver se esses crentes dobram seus joelhos, ou não, na intimidade das suas vidas e rendem glórias a Deus? É o Todo-Poderoso ou os homens? Eles são vítimas dos "apologetas"...

Oremos uns pelos outros! 

É óbvio e ululante: todos nós, por mais consagrados que sejamos temos nossas mentes limitadas; nenhum ser humano possui a capacidade de julgar o coração alheio, ainda mais os corações de crentes desconhecidos. Não é possível saber o que se passa dentro do coração das outras pessoas. Nós seres humanos ocupamos um espaço físico por vez. Quem adota o modismo de se comportar como um deus peca, afinal, até quando presenciamos alguns fatos corremos o risco de o relatar de forma errada!


Atualizado em 20 de outubro de 2021. Troca de imagem e tipo e cor da fonte.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

CD E DVD DE R.R. SOARES LEVAM MULTIDÃO A SÃO PAULO

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Festa foi transmitida, ao vivo, pela rede Nossa Rádio

Foto: Marcos AC e Stock Gospel - Julio Pereira

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Por Davi de Castro
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O Vale do Anhangabaú foi cenário de uma gigantesca festa, no feriado estadual do dia 9 de julho, no centro de São Paulo. Mas não era uma alusão à Revolução de 1932. Tratava-se do lançamento do CD Minhas Canções na voz dos Melhores - vol. 3, com músicas do Missionário R.R. Soares; da gravação, ao vivo, do DVD do álbum, com a participação de cantores da música gospel brasileira, e da comemoração do 6º aniversário da Nossa Rádio/SP, responsável pela promoção do evento.

Já era noite quando uma cantata, envolvendo milhões de vozes e lanternas acesas, simbolizando a luz da juventude que destrói as trevas, encerrou a festa cantando Acenda uma Luz. No púlpito, sobre o palanque, ao lado da esposa, Magdalena, dos filhos e de amigos, o Missionário orava ao Senhor e clamava b~ençãos para a humanidade.

Diante de um palanque montado sob o viaduto do Anhangabaú e cercado de luzes especiais, painéis, cinegrafistas, jornalistas, radialistas e técnicos, o evento teve início às 15h, com a equipe de comunicação da Nossa Rádio e a supervisão do Pr. Jayme de Amorim Campos, líder da Igreja da Graça no estado de São Paulo.

A apresentação dos cantores ficou a cargo de André Soares (filho do Missionário) e Gabriela Oikawa (ex-apresentadora do programa Clip RIT). Além da transmissão, ao vivo e em rede, pela emissora, o espetáculo de fé foi exibido também pela RIT (Rede Internacional de Televisão) para o Brasil, os Estados Unidos e a Europa. Nos bastidores, também era grande a movimentação de pessoas envolvidas na estrutura do evento, como médicos, enfermeiros, bombeiros, convidados e pastores de várias regiões do Brasil.

Dentre os cantores que participaram do CD e DVD, estavam Felipe Rocha, Rosivaldo Russo, Sandrinha, Camila Caetano, Bia Brandão, Mattos Nascimento, Ludmila Ferber, J. Neto, André Valadão; a Banda & Voz e o Ministério de Adoração da IIGD.

Fonte: Jornal Show da Fé - agosto de 2008 / ano 2, nº 31.