Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 13 de julho de 2008

A DEFINIÇÃO DO SUBSTANTIVO VERDADE NOS IDIOMAS BÍBLICOS E EM LATIM

Por Marilena Chauí

Nossa idéia de verdade foi construída ao longo dos séculos, com base em três concepções diferentes, vindas da língua grega, da latina e hebraica.

GREGO

Em grego é alétheia ("a" indica negação e "léthe" significa esquecimento). Em outras palavras, o não-esquecido, o não-escondido, o não-dissimulado. "é uma auto-manifestação da realidade ou manifestação dos seres à visão intelectual dos humanos. Ela é uma qualidade das próprias coisas (o manifestar-se ou mostrar-se a si mesmas e o verdadeiro está nas próprias coisas, quando o que elas manifestam é a sua realidade própria. Conhecer é ver e dizer a verdade que está na própria realidade, e portanto a verdade depende de que a realidade se manifeste, enquanto a falsidade depende de que ela se esconda ou se dissimule em aparências. Por isso, na concepção grega, o verdadeiro é o ser (o que algo realmente é) e o falso é o parecer (o que algo aparenta ser e não é).

LATINO

Em latim, verdade se diz veritas e se refere à precisão, ao rigor e à exatidão de um relato, no qual se diz com detalhes, pormenores e fidelidade o que realmente aconteceu. Verdadeiro se refere, portanto à linguagem como narrativa de fatos acontecidos, refere-se a enunciados que dizem fielmente as coisas tais como foram ou aconteceram"

Em outras palavras, no grego a aparência (refere-se ao fato) é o contrário da verdade, e no latino, o contrário da verdade é a mentira e a falsificação (refere-se à linguagem)!

HEBRAICO

Em hebraico, verdade se diz emunah e significa "confiança". Agora são as pessoas e é Deus que são verdadeiros. Um Deus verdadeiro e um amigo verdadeiro são aqueles que cumprem o que prometem, são fiéis a palavra dada ou a um pacto feito: enfim, não traem a confiança.

A verdade se relaciona com a presença de alguém (Deus ou humano) e com a espera de que aquilo que foi prometido ou pactuado irá cumprir-se ou acontecer. Emunah é uma palavra da mesma origem que "amém" e significa "assim seja". A verdade é uma crença fundada na esperança e na confiança em uma promessa , estando referida ao futuro, do que será ou virá. Sua forma mais elevada é a revelação divina e sua expressão mais perfeita é a profecia.

Resumo:

Alétheia - as coisas como são e sempre serão, tais como se manifestam agora ao nosso espírito;

Veritas - aos fatos que foram (relatados);

Emunah - em relação às coisas que serão (e que foram prometidas).


Fonte: Convite a Filosofia, capítulo 3 - As Concepções da Verdade, livro lançado pela Editora Ática.

Veja mais neste blog: O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA

Um comentário:

João Paulo Mendes disse...

Paz do Senhor meu irmão,

É verdade que a verde é algo que tem faltado em muitos homens e mulheres que se julgam ser veradeiramente servos dEle, perderam ao longo da caminhada, ou o fazem propositalmente, o conceito de verdade e por isso fazem da mentira, do oportunismo, e de suas próprias vontades suas verdades mas, o que realmente deveriam fazer é andarem em conformidade com a Verdade, que para nós cristãos é a Palavra do Senhor, que quando conhecida pelo homem o liberta. Jo 8.32

Joao Paulo
www.joaopaulo-mendes.blogspot.com