Objetivo

Este site tem a finalidade de, com toda a simplicidade das pombas, prudentemente, mostrar o que o crente em Jesus espera. Reflexão. Informação. Opinião. Fotografia. Troca de ideias. Blog idealizado por Eliseu Antonio Gomes. Criado em 12 de junho de 2007.

Select the language

Arquivo | 13 anos de postagens

Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Não pare de orar pelos seus entes familiares

O esposo da Cecília não é cristão e eventualmente aceita um convite para ir à igreja. Apesar disso, vez ou outra, ela pede a ele para acompanhá-la. Então ouve a resposta habitual "Hoje não!", quando fica chateada e no primeiro momento diz para si mesma: "Não sei porque o chamei, se já sei que a resposta é sempre a mesma." Ela frequentemente ora para que ele e outros familiares e amigos tenham um relacionamento com Deus baseado no que Cristo fez por nós. Mas com o passar do tempo, às vezes se sente cansada e diz para Deus: Senhor, por que ainda devo orar?"

Provavelmente, isso já tenha ocorrido com você. Você ora mês após mês, ano após ano, pela recuperação da saúde de um parente, pelo crescimento espiritual de outro, pela mudança de comportamento de "Beltrano", pela intervenção divina na vida de Cicrano, mas as situações não mudam. Em momentos assim, é  fácil defender nosso desânimo e mergulhar em decepção e no amor insensível. Precisamos vigiar os nossos corações contra tais atitudes. 

Deus chama os cristãos a serem firmes e a permanecerem fiéis, lembrando que a volta de Cristo acontecerá inesperadamente, como um ladrão no meio da noite. Somos chamados a permanecer em santidade, a lutar contra o cansaço, a orar sempre e nunca desanimar, pois a oração nos ajuda a progredir espiritualmente e nos mantém prontos para toda boa obra.

Certa vez, alguém perguntou à mãe de João e Carlos Wesley a qual de seus filhos amava mais. Ela respondeu: "Ao mais enfermo, até que melhore, e ao que está longe de casa, até que regresse." O cristão é assim, ora mais em favor da pessoa que tem mais problemas para resolver, até que os resolva, ama mais aquela pessoa da qual está mais tempo separado, até que a encontre, se alegra com seus pontos fortes, se preocupa com suas fraquezas e dá graças a Deus continuamente pelo progresso que conquistam, pois o Espírito Santo, que faz morada em seu ser, é amável e afetuoso.

Em vista disso, mesmo quando nos sentimos cansados espiritualmente por clamar e interceder por alguém e erroneamente pensamos que a resposta à nossa oração demora a chegar, não podemos parar de orar. Quando o desapontamento surgir, precisamos pedir perdão a Deus e pedir forças para não sermos dominados pelos sentimentos destruidores da nossa fé. É necessário entregar a Deus em oração aqueles que nos cercam.

O texto em 1 Samuel 12.23 é útil para nossa meditação sobre este assunto: "Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vocês. Pelo contrário, eu lhes ensinarei o caminho bom e direito." Este versículo me faz lembrar de dois mandamentos: amar a Deus sobre todas as coisas e ao semelhante como a si mesmo (Mateus 22.37-39). Se eu desistir de orar pelo próximo, serei omisso com suas necessidades e dessa maneira demonstro falta de amor e atenção fraternal em relação a eles. E se eu não amo o outro, não estou sintonizado com o meu Deus. 

A Palavra de Deus diz que não é por força ou por violência, mas pelo Espírito de Deus (Zacarias 4.6). O que isso significa? Deus é quem realiza a obra. Ele responde à nossa oração preparando o caminho para o Espírito Santo agir na vida das pessoas. Ao mesmo tempo nós devemos continuar orando pois esse é o nosso dever, sabendo que a resposta virá em tempo oportuno. 

Não temos capacidade de mudar os outros, mas com a ajuda de Deus podemos melhorar a nós mesmos. E quando Deus faz a obra em nós, Ele pode mudar os outros através de nós.

E.A.G.

Consulta: Presente Diário 2016, 21 de outubro, Clicia Pinto das Dores. São Paulo [Rádio Trans Mundial].

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Billy Graham - procurando Deus onde Ele não está


O significado de Provérbios 31.6-7: a Bíblia Sagrada permite a embriaguez?

A Bíblia encoraja a embriaguez? À primeira leitura, Provérbios 31.6-7 pode levar alguém a pensar que as Escrituras Sagradas nos incentivam a beber, se estamos em estado de pobreza e amargurados, com o objetivo de que o entorpecimento dos sentidos nos faça esquecer os nossos problemas. Será que esta interpretação está correta? 

Se assim fosse, este versículo seria uma brutal contradição às outras passagens bíblicas que trazem advertências sobre os danos causados pela complacência à ingestão exagerada de álcool.

No dia da entrega de relatório 'CPI da Covid-19' retira acusações contra Jair Bolsonaro

Lei define que acusar presidente sem provas é crime. Então, a Comissão Parlamentar de Inquérito desistiu de usar os termos genocida, genocídio, homicida e homicídio. Houve desentendimento entre os senadores e prevaleceu a turma que quis retirar do relatório as palavras que incriminariam o presidente como autor dessas atrocidades. Esquerdistas radicais lamentaram.

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Victor Kuligin, os mártires da fé e a felicidade e prosperidade do cristão

"Sempre que ouço alguém dizer que Deus deseja que sejamos felizes e prósperos, não posso deixar de pensar: Diga isso aos mártires." - Victor Kuligin, autor de livros evangélicos. Diferente de Kuligin, creio que Deus deseja a felicidade e prosperidade do cristão aqui nesta esfera física e também no porvir. E exponho minha posição usando textos bíblicos e um depoimento sobre algo ocorrido em minha vida.

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Isto é fakenews: revista insinua que Jair Bolsonaro é ditador e genocida

Jornalista em militância comunista faz uso da imagem de Jair Bolsonaro insinuando que ele seja ditador e genocida. Mas a esquerda é que tem característica nazista. Esquerdistas imitam Adolf Hitler ao tentar impor à sociedade o desarmamento da população brasileira. Quando Hitler quis dominar a Alemanha, fez antes uma bem-sucedida campanha de desarmamento. 

sábado, 16 de outubro de 2021

A graça de Deus oferecida aos mentirosos, bestas ruins e ventres preguiçosos

Uma breve reflexão sobre a Carta de Tito. Paulo, o mais destacado missionário do Novo Testamento, depois de Jesus Cristo, foi exímio plantador de igrejas, teólogo, pescador da almas, autor de quase metade dos livros do Novo Testamento. Ele redigiu a Carta a Tito. Por sua vez, Tito foi um dos ministros que incorporou a equipe de auxiliares do apóstolo e único gentio a receber uma epístola contida no Novo Testamento.

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Cantares de Salomão 2.1 - A Rosa de Sarom citada na Bíblia não é referência a Jesus Cristo

Na Biologia, a planta que produz a Rosa de Sarom é identificada como Circus Hibiscus. Também é conhecida como arbusto Althea, é nativa do leste asiático. Especialistas em botânica afirmam que após o plantio, desenvolve-se sem requerer grandes cuidados, pois a espécie prospera de modo quase independente. Para mantê-la de maneira ornamental e agregar valor paisagístico admirável, basta ao cultivador fazer podas periódicas bimestrais. 

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

O catolicismo de Bolsonaro e seus eleitores evangélicos

Talvez não seja preciso lembrar que em 1980 o dia 12 de outubro, por força da lei número 6.802, sancionada por João Batista Figueiredo, então presidente da república, foi transformado como um feriado nacional em que se celebra a figura católica Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil. A medida foi tomada pelo fato do pontífice João Paulo II ter visitado o nosso país naquele ano. Consequentemente, o dia 12 de outubro nunca mais foi apenas o Dia das Crianças, conforme oficializado em 1924 por outro presidente, chamado Arthur Bernardes. 

Sobre a religião do atual presidente Jair Messias Bolsonaro e os