Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 10 de setembro de 2022

A soberania de Deus e a teoria do caos

Avião comercial sequestrado se aproxima do World Trade Center.
 Colisão causada pelos terrorista faz cerca de 3 mil mortes.
Crédito: Seth MacAllister - AFP.
 
Em 1969, Edward Lorenz, professor do Instituto de Tecnologia Meteorológica de Massachusetts, com o objetivo de explicar a impossibilidade de previsão de fenômenos atmosféricos por mais que alguns dias, apresentou no '139º Encontro da Associação Americana para o Avanço da Ciência' uma metáfora denominada Efeito Borboleta. Fez referência à teoria do caos, que alega haver a possibilidade de um simples bater de asas de uma borboleta em um país ser capaz de influenciar o curso natural das coisas, como provocar uma tempestade em outro país. 

A teoria do caos parece responder à subjetividade de quebras da nossa rotina diária. Pequenos atrasos podem provocar grandes alterações ao nível infinitesimal. A exemplo disso, relembramos o atentado terrorista em Nova Iorque no dia 11 de setembro de 2001. Uma empresa que tinha o seu escritório em um dos andares do World Trade Center, convidou os seus sócios e empregados que por alguma razão haviam sobrevivido ao ataque, para compartilhar as suas experiências. 

Entre outros motivos de outros sobreviventes, repare como sete pessoas continuaram vivas pelas razões mais simples, escaparam da morte por detalhes pequenos: 
1. Um atendente perdeu o ônibus;

2. Um vigilante recebeu um telefonema que acabou resultando em poucos minutos de atraso antes do atentado;

3. O diretor de uma pequena empresa decidiu participar de uma reunião na escola do seu filho antes de comparecer ao trabalho; 

4. Uma secretária se atrasou porque o alarme do seu relógio não havia sido programado na hora certa;

5. Outra secretária foi atingida por cocô de pombo e precisou retornar para casa e trocar a roupa;

6. Uma faxineira entrou em trabalho de parto um mês antes do previsto;

7. A história mais impressionante foi a de um senhor que ficou com uma bolha no calcanhar por causa do par de sapatos novos. Antes de chegar ao trabalho, decidiu parar em uma farmácia para comprar um curativo e por este motivo não se transformou em mais uma das vítimas do atentado.
É exatamente assim que Deus trabalha. Não existe caos em suas intervenções. Ele está no controle, age de muitas maneiras e não deve explicações a ninguém. Portanto, em tudo dê graças ao Senhor, cultive a gratidão por como está neste momento e por tudo que tem. Respire fundo quando a ansiedade e a pressa quiserem tomar conta do seu coração. 

Então, em todas às vezes que o começo do seu dia for composto de fatos inesperados, quando os filhos demoram em se arrumar, ou que você precisar procurar a chave do carro por não estar no lugar que costuma guardar, não fique chateado ou frustrado, pondere que é assim que o Pai celeste quis que acontecesse. Apesar de todos os pesares que cruzarem seu caminho, aproveite o dia para abraçar e sorrir. Faça declarações de amor hoje porque amanhã pode ser tarde demais.

Havendo esta conscientização em mim, se passo por uma contrariedade, como o pequeno incidente que provoca meu atraso em meio ao trânsito lento, se perco o ônibus ou trem, quando é preciso atender alguém sem haver tempo suficiente para isso, e muitas outras coisas que me desesperariam, penso assim: Não devo perder a calma. Este é o lugar exato no qual devo estar nesse exato e precioso momento.

Autoria desconhecida. Texto adaptado ao blog Belverede a partir do compartilhamento de Yuri Simao, em 29 de julho de 2022, na  página www.facebook.com/photo/?fbid=10160331335046383&set=a.10150573403281383

Nenhum comentário: