Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 4 de julho de 2022

Grande incêndio no templo da Assembleia de Deus em Oklahoma [EUA]


Um incêndio destruiu o templo da primeira igreja Assembleia de Deus na cidade de McAlester, Oklahoma, Estados Unidos. "Restaram apenas tijolos enegrecidos", escreveu Dan Van Veen em seu artigo, postado no site oficial da Assembly of God [AG].

Jerry Burnside exerce o ministério pastoral na AG há 50 anos e serve como pastor naquela congregação desde 1984. Segundo ele, o espaço da congregação estava cedido para votação eleitoral quando o fato lamentável aconteceu. Ele chegou ao local por volta de 5h15 para abrir a porta aos funcionários envolvidos no processo da eleição e recebeu a notícia que havia chamas no interior do prédio e deveria se afastar por medida de segurança. Não demorou para ver a fumaça saindo pelo telhado, o fogo rompê-lo e o teto de madeira da catedral ser destruído totalmente em apenas 30 minutos. Só depois os bombeiros chegaram. A congregação estava em atividade há 44 anos. 

Ainda, Burnside afirmou que o Covid-19 havia desanimado os membros, contava menos de 100 frequentadores como consequência da pandemia. O incêndio provocou novo ânimo no roll da membresia, muitos membros retornam oferecendo-se para ajudar. As lideranças eclesiásticas nacional e distrital ofereceram oração e apoio à reconstrução, e também outras igrejas regionais se prontificaram a colaborarem. Enquanto o novo templo não é erguido, as próximas ministrações de cultos foram marcadas para realização em um ginásio, que pertence a igreja, havendo a cogitação de acontecer em uma tenda, a ser levantada dentro de 10 acres de terreno que a igreja também é proprietária.

O incidente aconteceu no último 28 de junho, não causou vítimas. As autoridades municipais investigam a causa do sinistro.

O pastor relatou que perdeu todos os paletós e sua biblioteca, que incluía bíblias presentadas por seu pai. E demonstrou ser confortado ao saber que um membro da família, que é morador em uma região elevada a poucos quilômetros da igreja, ao ver a coluna de fumaça subindo registrou aquele momento em foto. A imagem mostra um arco-íris sobre a coluna de fumaça. A cena capturada pela câmera o fez lembrar das Escrituras, no livro de Isaías, 61.3, onde se lê que  Deus põe sobre os que choram em Sião uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria em vez de lamento e manto de louvor em vez de espírito angustiado.  

É sempre importante relembrar que a história da Assembleia de Deus brasileira tem um elo com o movimento pentecostal americano. Os fundadores da AD no Brasil, Gunnar Vingrem e Daniel Berg, frequentaram as famosas reuniões na rua Azuza, em que houve o derramamento do Espírito Santo, e o fogo pentecostal na América do Norte replicou aqui em terras tupiniquins. Primeiro, em 1911, Gunnar Vingren optou por chamar a denominação de Missão da Fé Apostólica, sete anos depois a renomeou com o mesmo nome da igreja norte-americana. 


Com informação de https://news.ag.org/

2 comentários:

Odair José disse...

A paz do Senhor meu nobre irmão em Cristo. Venho por meio desta, em primeiro lugar, parabenizá-lo pelo excelente blog, pelos conteúdos maravilhosos e pela oportunidade em aprender todos os dias. Por outro lado, informar e, ao mesmo tempo, pedir autorização para publicar alguns texto, que acho relevante no meu blog. Dessa forma, agradeço a atenção e despeço-me com fraterno abraço em Cristo. Deus o abençoe sempre!

Att. Odair José, Poeta Cacerense

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Odair.

Que bom saber da sua atividade como blogueiro. E é claro que tem a autorização para replicar as minhas postagens, que tenha interesse. Sei que não é preciso dizer sobre a menção de autoria e link do Belverede.

Obrigado por suas palavras gentis.

Que o Senhor continue a abençoar você.

Abraço.