Temas

Angeologia      |      Apologia Cristã      |      Antropologia Bíblica      |      Bibliologia      |      Cristologia     Eclesiologia      |      Escatologia       |      Soteriologia      |      Hamartiologia      |    Pneumatologia      

Select the language

EBD - Escola Bíblica Dominical | Julho a Setembro de 2022.

Pesquisar este blog

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 16 de maio de 2022

Invista em uma velhice saudável

Muitas pessoas nascem com as patologias  osteoporose e a osteoartrite, e outras adquirem doenças ósseas mais tarde na vida. Todas causadoras de muitas dores. O detalhe importantíssimo para que se obtenha uma longevidade tranquila é cuidar corretamente da saúde desde o período da juventude. O zelo pelo nosso organismo é fundamental para envelhecer plenamente bem. 


As condições neurológicas degenerativas são muito comuns na terceira idade e acometem, geralmente, pessoas com mais de 65 anos, sendo consequência de muito dos hábitos adotados ao longo dos anos. Além dos problemas no esqueleto, existem outros. Os mais comuns são: doença de Parkinson; doença de Alzheimer; hipertensão; diabetes; câncer. É válido pensar na prevenção, escolhendo alimentação saudável, praticando atividades físicas e realizando exames médicos regularmente. Então, não viva o dia de hoje como se não pudessem ocorrer consequências ruins amanhã.

Além do bem-estar físico, temos uma alma e um espírito que também precisam da nossa atenção. Veja o aconselhamento bíblico.

Eclesiastes 11 - Liberdade com responsabilidade

9. "Alegre-se, jovem, na sua mocidade, e que o seu coração lhe dê muita alegria nos dias da sua juventude. Ande nos caminhos que satisfazem ao seu coração e agradam aos seus olhos; saiba, porém, que de todas estas coisas Deus lhe pedirá contas. 

10. Afaste do seu coração a mágoa e remova de seu corpo a dor, porque a juventude e a primavera da vida são vaidade. 

Eclesiastes 12 - A honra ao Senhor em todo tempo

1. Lembre-se do seu Criador nos dias da sua mocidade, antes que venham os dias maus, e cheguem os anos em que você dirá: "Não tenho neles prazer." 

2. Lembre-se do Criador antes que se escureçam o sol, a lua e as estrelas, e as nuvens voltem depois da chuva. 

3. Lembre-se dele antes do dia em que tremerem os guardas da casa, os seus braços, e se curvarem os homens que no passado eram fortes, as suas pernas, e cessarem os moedores da sua boca, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas, os seus olhos. 

4. Faça isso antes que as portas da rua se fechem e o ruído das pedras do moinho se torne difícil de ouvir; quando você se levantar à voz das aves, e todas as harmonias, filhas da música, começarem a desaparecer; 

5. quando você tiver medo do que é alto e se espantar no caminho; quando florescer como a amendoeira, e o gafanhoto lhe for um peso; e quando você perder o apetite. Porque o ser humano vai à morada eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça. 

6. Lembre-se do seu Criador, antes que se rompa o fio de prata, e se despedace o copo de ouro, e se quebre o cântaro junto à fonte, e se desfaça a roda junto ao poço, 

7. e o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu."


Texto bíblico extraído da tradução Nova Almeida Atualizada [SBB].

Nenhum comentário: