Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Usos e costumes no lugar da doutrina de Cristo

O cristão precisa conhecer a Bíblia Sagrada, pois ela é o mapa que indica o caminho que leva ao céu. Quem a conhece não é vítima de engano. Sabe diferenciar a doutrina de Cristo de ensinos extra bíblicos.


Ter culto três ou quatro vezes na semana e preferir por um dia ou outro é costume; congregar-se regularmente com os irmãos na fé para mútua edificação é doutrina bíblica. 

Mulher usar ou não usar calça comprida e homem usar ou não bermuda é costume; vestir-se com pudor e decência e não esbanjar sensualidade é doutrina bíblica.

Preferir dizer "Graça e paz", "Paz do Senhor" ou apenas "Boa noite, irmãos" é costume; viver em paz com seus irmãos é doutrina bíblica.

Homem usar ou não usar barba é costume; homem portar-se com varonilidade é doutrina bíblica.

Obreiros se vestirem de terno e gravata ou não para o culto é costume; obreiros se vestirem de amor, fé, pureza e santidade é doutrina bíblica.

Cantar hinos da Harpa Cristã, do Cantor Cristão, do Novo Cântico ou não usar nenhum hinário oficial é costume; louvar a Deus com alegria no coração nas assembleias é doutrina bíblica.

Pintar a igreja de branco, azul, bege ou preto é costume; preservar pela ordem e decência no ambiente de culto é doutrina bíblica.

Chamar o líder de "pastor", "bispo", "presbítero", "ancião" ou outro título que seja, é costume; submeter-se à liderança eclesiástica e honrá-la é doutrina bíblica.

Dizer "glória a Deus", "aleluia" ou bater palmas é costume; ficar sentando ou de pé enquanto canta é costume; orar de pé, de joelhos ou sentado é costume; adorar a Deus com sinceridade, alegria e fervor através das orações e dos cânticos, e permitir a expressão dos dons espirituais no culto é doutrina bíblica.

E por aí vai. Cada igreja quer defender seus costumes e tradições, e pode fazê-lo para fins de organização com equilíbrio e humildade, sem denegrir o servo alheio por ter costumes diferentes. Porém, toda igreja tem o dever de conhecer, crescer e desenvolver-se nas doutrinas bíblicas! Pois elas é que são de fato essenciais ao Cristianismo genuíno. Deus não tem compromisso com nossos costumes, Ele tem compromisso com Sua doutrina, que é universal, atemporal e supradenominacional!

Título original: Usos e Costumes versús Doutrinas Bíblicas. Autoria: Tiago Rosas, escritor e pregador do Evangelho. https://www.facebook.com/TiagoRosasOficial

Nenhum comentário: