Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 10 de abril de 2022

O que são pecado, iniquidade e transgressão?

"Porque ele salvará o seu povo dos pecados deles" - Mateus 1.21. 

Um anjo do Senhor apareceu a José e disse-lhe que sua noiva, Maria, daria à luz e que o bebê seria chamado Jesus. Jesus é Aquele que nos salva dos nossos pecados, por isso Ele é chamado Salvador. Precisamos dessa salvação, porque o pecado é uma grande desgraça que se abateu sobre a raça humana e o mais profundo abismo que a humanidade já entrou [Salmos 40.2]. Por quê? Simplesmente porque o pecado é contrário à natureza de Deus, ofende a Ele, que é santo, e lança o pecador no império das trevas. O homem jamais conseguirá escalar esse abismo por conta própria, mas Jesus Cristo, o Deus Filho, fez isso por cada um de nós, que nos arrependemos da vida pecaminosa.

Por meio de Cristo, há esperança para o pecador arrependido [1 João 1.9]; se ao entender que pecar é uma ação muito grave e ofensiva contra Deus, e se houver a vontade de abandonar as práticas malignas e abandoná-las [1 João 2.4], É preciso converter-se dos maus caminhos, pois existe uma forte conexão entre o pecador impenitente, o pecado e o diabo [1 João 3.8].

Jesus está diante de cada um de nós e diz: Segue-me. 

Neste convite, "segue-me", está embutida a promessa "abençoarei você". Não importa onde estejamos, se somos ovelhas de Cristo, ouviremos a voz do chamado. Se o lugar é um deserto de provações, descaracterizado como Moisés, a voz do Bom Pastor o alcançará. Quem atende ao convite não permanece paralisado no pecado, desfaz relacionamentos mundanos, as obras da carne são invalidadas em sua vida. Abandona o pecado, a iniquidade e transgressão, que são ofensas contra Deus.

É necessário entender o chamado de Jesus. Aquele que atendeu ao chamado tem disposição para trabalhar em favor do Reino de Deus, torna-se capacitado para ministrar os dons espirituais, Atender o chamado significa entregar o coração por inteiro a Deus, romper com todos os valores carnais, desconectar-se completamente dos valores desse mundo, abandonar as atividades que entristecem o Espírito Santo [Gálatas 2.20].

É preciso guardar a Palavra de Deus no coração para que o chamado não seja contaminado com más conversações. O falatório profano e toda fofoca distraem o seguidor de Cristo. É necessário manter a vigilância, repudiar toda espécie de malignidade para não perder o foco. O cristão focado na vontade do Senhor tem aversão às obras da carne, odeia o pecado, a iniquidade e transgressão. 

O crente em Cristo tem inteligência espiritual, recebida através do conhecimento da Palavra de Deus. Por meio do conhecimento adquirido, quebra as amarras de pecados e passa a viver em novidade de vida.

Pecado, iniquidade e transgressão

No Salmo 51.1-2, o rei Davi ora ao Senhor dizendo: "Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado." Davi pede perdão ao Senhor depois de ser confrontado pelo profeta Natã em razão do adultério com Bate-Seba. Percebe-se que Davi fala de três diferentes ações que desagradam a Deus: o pecado, a transgressão e a iniquidade. Mas o que significam cada uma delas?

Pecado significa errar o alvo, ou seja, cometer algo diferente do que é a verdadeira vontade de Deus, e com tal atitude entristecer o Espírito Santo. Em Tiago 4.17, está escrito que "aquele que sabe que deve fazer o bem e não faz isso está pecando". Assim pode-se dizer que o pecado acontece quando deixamos de fazer o bem, quando desprezamos a vontade de Deus.

Por sua vez, a transgressão significa deixar de cumprir, deliberadamente, os mandamentos de Deus, as leis espirituais que Ele nos deu para serem praticadas. Sendo assim, mentir, adorar a outros deuses, deixar de honrar pai e mãe ou adulterar são exemplos de situações nas quais se desobedece um mandamento do Senhor [Êxodo 20.1-17].

A iniquidade significa todo o histórico de erros e situações malignas que se instalam e se perpetuam de geração em geração na vida das pessoas como uma herança das quais muitas vezes a pessoa iníqua  não tem consciência da situação em que está presa. Por exemplo, vê-se essa triste realidade quando em uma família existe um ciclo de maus hábitos, como de prostituição, violência e vícios que se repete de pai para filho.

Porém, apesar dos pecados, transgressões e iniquidades, Deus é um Pai fiel e justo e o seu amor pelo ser humano cobre a multidão de pecados [1 João 1.9; 1 Pedro 4.8]. O fundamental para receber o perdão divino é o arrependimento. Para isso, como Davi, é necessário humilhação diante de Deus e o reconhecimento do erro. É preciso pedir ao Senhor a purificação e a criação de um coração puro e verdadeiramente disposto a realizar a Sua vontade [Salmo 51.7-10]. Em suma, é essencial que haja a decisão firme de permanecer fiel aos mandamentos do Senhor, haver a intenção de não voltar a praticar o pecado, a iniquidade e a transgressão.

E.A.G

Nenhum comentário: